quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Capa do dia

Câmara corta fornecimento de água a 500 munícipes por falta de pagamentos

A Câmara Municipal da Marinha Grande (PS) anunciou ontem que está a cortar o fornecimento de água a cerca de 500 munícipes por falta de pagamento, alertando os cidadãos para a necessidade de cumprimento dos prazos.
"Recentemente, o número de clientes registados com incumprimento de prazos de pagamento situa-se em cerca de 500", informa a autarquia, acrescentando que "é esse o número de suspensões do fornecimento do serviço que a Câmara Municipal está a efectuar".
O vereador com os pelouros da Água e do Saneamento, Paulo Vicente, explicou que não estão incluídos nesta lista os munícipes que informaram a autarquia de dificuldades em cumprirem com o pagamento da factura da água a tempo e horas.

Ler mais em Diário de Leiria

Força Aérea realiza exercício Real Thaw 2010

A Força Aérea Portuguesa (FAP) realiza entre os dias 25 de Janeiro e 4 de Fevereiro a edição de 2010 do exercício ‘Real Thaw’ (Descongelamento Real).
A actividade aérea será variada e, na sua maioria, executada a partir da Base Aérea n.º 5 (BA5), em Monte Real. Contudo, será também instalada uma ‘Base Aérea Táctica’, no Aeródromo da Covilhã, de onde serão operados os helicópteros ‘ALOUETTE III’, e onde estarão também instalados os militares do Exército Português que participam neste exercício.

Ler mais em Diário de Leiria

Aguiar Branco empossa Fernando Costa

O líder parlamentar do PSD na Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, é o convidado para presidir à cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos distritais de Leiria, agendada para a próxima segunda-feira (21h00) no Hotel Eurosol, em Leiria. Aguiar Branco vai empossar Fernando Costa, eleito no sábado passado presidente da Comissão Política Distrital, sucedendo a Fernando Marques, e os presidentes dos outros órgãos distritais, designadamente o Conselho de Jurisdição e Mesa da Assembleia Distrital.

Ler mais em Diário de Leiria

Falta de uma zona industrial afasta empresas do Arrabal

A falta de uma zona industrial no Arrabal, concelho de Leiria, está a afastar os empresários da freguesia. A preocupação foi manifestada ao Diário de Leiria pelo presidente da Junta de Freguesia do Arrabal, Arlindo Pereira, que teme o atraso no desenvolvimento económico do Arrabal.
"Há uma grande carência na implantação de postos de trabalho", porque "não há indústria na freguesia, considerou Arlindo Pereira.
O presidente da junta afirma não preconizar uma grande zona industrial na freguesia, mas entende que deveria ser criado um espaço em que "o pequeno comerciante por conta própria tenha onde montar o negócio".

Ler mais em Diário de Leiria

Reclusos escrevem ao Papa para que interceda junto do Governo na redução de penas

Um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional de Alcoentre está a promover um abaixo-assinado, que será enviado ao Vaticano, para que o Papa interceda junto do Governo na redução de penas de prisão e na amnistia para os pequenos delitos.
"A recolha de assinaturas está a decorrer em todas as cadeias do País" e conta já com uma "adesão acima dos 90 por cento", explicou ao Diário de Leiria Fernando Silva, advogado e porta-voz do grupo de reclusos que promoveu a iniciativa.
A visita do Papa Bento XVI a Portugal em Maio e as comemorações do centenário da implantação da República serviram de 'pretexto' para uma acção inédita no País, já que partiu dos próprios reclusos.

Ler mais em Diário de Leiria

Internacionais do Burkina Faso regressam a Leiria

Os jogadores da União de Leiria Panandetiguiri, Mamadou Tall e Ouattara, três jogadores que representaram o Burkina Faso no CAN, voltam mais cedo a Portugal e à formação leiriense.
Depois da derrota (1-0) frente ao Gana, o Burkina Faso ficou pelo caminho no Campeonato Africano das Nações (CAN), depois da estreia auspiciosa, empate a zero, frente ao Costa do Marfim.
O empate frente aos ganeses já servia aos pupilos de Paulo Duarte para seguir em frente na prova. Defrontariam Angola, mas o golo obtido por André Ayew, sobrinho do jogador do mesmo nome que jogou na União de Leiria e no Sporting, tudo deitou a perder para o trio dos atletas que representam o clube do Lis.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Capa do dia

Aumenta constituição de empresas em Leiria

Mais de nove mil processos foram constituídos na Loja da Empresa de Leiria, ex-Centro de Formalidades até ao final de 2009, o que significa um aumento de cerca de 10 por cento em relação a 2008.
Segundo os dados da Loja da Empresa de Leiria, a que o nosso jornal teve acesso, até 31 de Dezembro de 2009 deram entrada naquela entidade 10.444 processos, 9.088 dos quais foram concluídos. Os números representam cerca de 87 por cento, mais 10 por cento que no final de 2008, altura em que foram concluídos 7.290 processos.

Ler mais em Diário de Leiria

Crianças da Ortigosa meteram a mão na massa

“Já gosto de broa”, exclama o Henrique, enquanto esperava que uma técnica do Agro-Museu D. Julinha lhe barrasse mais uma fatia de broa, com manteiga.
Foi este o entusiasmo que um grupo de 11 crianças da Escola Básica do 1.o Ciclo da Ortigosa mostrou, ontem, durante a confecção de broa, promovida ontem pela equipa daquele Museu.
O dia das crianças foi dividido em duas fases. Da parte da manhã, os meninos participaram no amassar da massa, enquanto lhes era explicado todo o processo do ciclo do milho. Depois deste momento, era necessário deixar a massa a levedar – acção que demorou cerca de uma hora.
Da parte da tarde, os alunos puderam assistir ao resto do processo de confecção da broa: o tender da massa e a colocação no forno.

Ler mais em Diário de Leiria

Orfeão “estranha” saída de ‘O Nariz’ do Orfeão Velho

O Orfeão de Leria – Conservatório das Artes (OL CA) reagiu ontem em comunicado à conferência de imprensa protagonizada na véspera pelo Grupo de Teatro ‘O Nariz’ (GTN), onde era revelada a inevitabilidade de sair das instalações do ‘Orfeão Velho’, por falta de alternativas.
Segundo o OL, “estranha-se que o GTN anuncie a sua saída das instalações do ‘Orfeão Velho’, quando foi publicamente assumido pelo OL CA que estava disponível para manter a cedência das instalações nos termos inicialmente acordados”, frisando que, “além de isso mesmo ter sido comunicado pela direcção do OL CA ao GTN numa reunião ocorrida na última sexta-feira, essa disposição mantém-se, evidentemente, nos exactos termos anunciados e comunicados”.

Ler mais em Diário de Leiria

Enfermeiros "traídos" pela tutela entregam dossiê ao Governo Civil de Leiria

A Direcção Regional de Leiria do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses entregou ontem no Governo Civil um "dossiê de descontentamento" quanto às propostas apresentadas pelo Ministério da Saúde sobre a carreira dos profissionais de saúde.
"Vimos entregar um dossiê de descontentamento sentido pelos enfermeiros", depois do "volt-face da ministra sobre uma proposta antes apresentada"", explicou aos jornalistas Dina Mendonça, depois de entregar a documentação no Governo Civil de Leiria.
A coordenadora da Direcção Regional de Leiria do Sindicato dos Enfermeiros garante que os profissionais de saúde "sentem-se traídos" pela tutela.

Ler mais em Diário de Leiria

Adiada leitura de acórdão de automobilista que atropelou jovem em alegado negócio de droga

O Tribunal Judicial de Leiria adiou ontem a leitura do acórdão do processo de um automobilista que atropelou mortalmente um jovem, da Marinha Grande, em Dezembro de 2008, alegadamente após um negócio de droga mal sucedido.
O adiamento ficou a dever-se à alteração de classificação jurídica de um dos crimes de que estava acusado Ó.N., de 33 anos, residente em Coimbra.
"No decurso do processo houve uma alteração não substancial dos factos descritos", referiu a presidente do colectivo de juízes, Ana Paula Baptista.

Ler mais em Diário de Leiria

Bruno Miguel regressa frente ao Sporting de Braga

O defesa central Bruno Miguel deverá regressar ao eixo da defesa da União de Leiria no jogo do próximo domingo à noite (20h15), frente ao Sporting de Braga, da terceira jornada da terceira fase da Taça da Liga (Carlsberg Cup).
Um dos esteios da defesa unionista cumpriu um jogo de castigo, depois de ter visto o quinto cartão amarelo no último jogo da Liga Sagres, frente ao Futebol Clube do Porto. O regresso de Bruno Miguel poderá empurrar para o banco de suplentes o brasileiro Diego Gaúcho ou o recém-contratado José António, que se estreou com a camisola unionista no último jogo, frente ao Rio Ave, em Vila do Conde, terreno onde a formação de Lito Vidigal venceu por 2-0.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Capa do dia

Grupo de teatro 'O Nariz' deixa Orfeão em Abril e já procura nova casa

'O Nariz' procura um novo recinto para desenvolver as suas actividades. A notícia foi, ontem, dada por Pedro Oliveira, presidente da direcção do grupo de teatro leiriense.
Até Abril, o grupo vai deixar as instalações do Orfeão Velho que tem usado nos últimos 14 anos.
A associação quebrou o silêncio e comentou as declarações da direcção do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes (OL/CA), vindas a público na última semana.

Ler mais em Diário de Leiria

Despiste de camião no IC 2 provoca um ferido

O despiste de um camião, carregado de têxteis, ontem de manhã (08h23) no IC2 em Santo Antão, Batalha, provocou ferimentos no motorista e obrigou as autoridades a desviarem o trânsito por uma estrada paralela de acesso a uma zona residencial.
O acidente ocorreu no sentido Norte-Sul, quando o veículo pesado de mercadorias, por razões ainda por apurar, entrou em despiste, embateu primeiro nos separadores centrais e depois numa das árvores existentes naquela zona.

Ler mais em Diário de Leiria

Agromuseu D. Julinha promove confecção tradicional de pão

O Agromuseu Municipal Dona Julinha, na freguesia de Ortigosa, inicia hoje a promoção de uma das suas oficinas anuais, intitulada 'Pão Nosso'.
Hoje, e nos dias 21 e 26, os participantes vão ter a hipótese de confeccionar, de forma tradicional, aquele que é um dos bens essenciais.
O objectivo principal desta oficina é valorizar o papel do trigo e do milho na alimentação humana. Além do estabelecimento de um diálogo introdutório para evidenciar a trajectória destes cereais desde a semente lançada á terra até chegar às nossas mesas, os participantes serão convidados a participar activamente em todo o processo de confecção do pão e da broa, de forma tradicional.

Ler mais em Diário de Leiria

Homem de 27 anos encontrado sem vida no interior de um carro

Um homem, de 27 anos, residente na zona de Barcouço, no concelho da Mealhada, foi encontrado sem vida, na passada quarta-feira, na urbanização do Vale da Cabrita, em Leiria.
O indivíduo foi descoberto no interior de uma viatura, com uma seringa espetada num braço, pelo que se suspeita tenha sido vítima de overdose.

Ler mais em Diário de Leiria

Casa-museu perpetua memória da revolta dos vidreiros a 18 de Janeiro de 1934

Numa pequena casa na Marinha Grande mora a memória da revolta armada de 18 de Janeiro de 1934, um movimento contra o regime de Salazar através do qual os operários vidreiros tomaram o poder por algumas horas.
A casa-museu, localizada em Casal Galego, foi inaugurada há dois anos "para perpetuar a memória do movimento", explicou à agência Lusa a responsável pelo espaço, Catarina Carvalho, adiantando que o seu principal objectivo é dar a conhecer a importância que a revolta teve para a Marinha Grande e para a sua identidade cultural.
O espaço, propriedade da Câmara Municipal, ganhou o nome da data da revolta porque foi um dos pontos onde germinou o movimento.

Ler mais em Diário de Leiria

Vitória em Vila do Conde levou União ao sexto lugar

O precioso êxito (2-0) da equipa liderada por Lito Vidigal no terreno do Rio Ave, permitiu igualar o Vitória de Guimarães na tabela classificativa, ambos com 23 pontos.
Se a vitória no a primeiro jogo da segunda volta foi importante para dar mais tranquilidade à equipa, dando até a eventual hipótese do plantel no futuro poder pensar noutros voos- está a quatro pontos de um lugar europeu - a estreia de José António foi um facto digno de registo.
O jogador que já passou por vários clubes e possui uma grande experiência, esteve em grande plano, realizando uma exibição muito positiva.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Capa do dia

União de Leiria inflige segunda derrota aos vilacondenses em casa

Na época 2005/2006 no dia 9 de Janeiro de 2006, a União de Leiria venceu no terreno do Rio Ave, por 2-1. Passados quatro anos os unionistas voltaram a averbar os três pontos num reduto onde não é fácil vencer.
Cássio foi o autor dos dois tentos, suscitando algumas dúvidas se o segundo golo teria sido da sua autoria.
Ronny, marcou o livre com a bola rente à relva, Calão tocou na bola, mas Cássio ainda lhe tocou e confirmou o golo.
Na partida onde se estreou José António, um defesa-central experiente de provas dadas, o Rio Ave mostrou querer tomar as rédeas do jogo, ma foi a União que abriu os activo aos 14 minutos.

Ler mais em Diário de Leiria

Encapuzados assaltam

O Intermarché de Marinha da Guia, concelho de Pombal, foi alvo de um assalto à mão armada, no sábado à noite, que terá resultado na subtracção de um valor em dinheiro entre 25 a 30 mil euros, segundo referiu uma fonte da GNR de Leiria à Lusa.
O assalto, perpetrado por cinco indivíduos encapuzados, aconteceu à 20h55, pouco antes da hora de fecho do supermercado, sem que se tivessem verificado incidentes ou ferimentos entre clientes e funcionários, isto apesar de terem sido exibidas várias armas de fogo, nomeadamente caçadeiras, revólveres e uma metralhadora, segundo revelou a mesma fonte policial.

Ler mais em Diário de Leiria

Avaria em drenagem impede circulação no Bairro dos Anjos

Uma avaria do sistema urbano de drenagem de águas residuais provocou o abatimento de parte da rua que dá acesso ao Bairro dos Anjos, no centro de Leiria, deixando moradores e comerciantes impossibilitados de circularem naquela zona.
Ao Diário de Leiria, um dos comerciantes explicou que a rua ficou com um 'buraco' na passada segunda-feira, lamentando que a situação ainda não tenha sido resolvida, tendo em conta que se trata do principal acesso ao Bairro dos Anjos, por onde circulam diariamente dezenas de viaturas de residentes, comerciantes, e mesmo da população leiriense.

Ler mais em Diário de Leiria

Desemprego e economia são prioridades para governador civil

A necessidade de criar mais postos de trabalho no distrito de Leiria coloca as empresas e as actividades associadas ao emprego, a par das questões sociais, no topo das prioridades do governador civil de Leiria para o seu segundo mandato, que decorre há cerca de dois meses.
"Além das obrigações inerentes ao cargo de governador civil, as minhas preocupações maiores são na área económica e social, ou seja, no empreendedorismo e no desemprego", disse ao nosso jornal Paiva de Carvalho, sublinhando que "há números de desemprego que são sempre uma preocupação".
"Não estão a crescer de forma assustadora e preocupante, mas estão a crescer", adianta o responsável, cuja acção de "intermediário" pode, no seu entender, contribuir para uma melhoria da situação actual.

Ler mais em Diário de Leiria

Presidente da Câmara de Caldas da Rainha eleito presidente da Comissão Política Distrital

O presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Fernando Costa, ganhou no sábado, as eleições para a Comissão Política Distrital (CPD) de Leiria do PSD, derrotando o antigo vice-presidente da autarquia de Alcobaça, Carlos Bonifácio.
No acto eleitoral, em que votaram 1972 militantes - 63,3 por cento (%) dos que tinham quotas em dia - Fernando Costa obteve 1147 votos, enquanto o seu adversário 778, sendo os restantes boletins nulos ou brancos.
A lista do autarca venceu também para a mesa da assembleia, liderada pelo antigo presidente da Câmara de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, e para o conselho de jurisdição, com o actual presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, Luís Castelhano.

Ler mais em Diário de Leiria

Música e recriação da Batalha de Aljubarrota promovem Turismo de Leiria na BTL

Orfeão de Leiria, Gaitilena, Tocándar, Concertinas da Barrenta e uma recriação da Batalha de Aljubarrrota. Dezenas de músicos e actores promoveram o Turismo de Leiria-Fátima na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que ontem fechou portas e por onde passaram milhares de pessoas.
David Catarino, presidente do Turismo de Leiria-Fátima considerou os grupos participantes a melhor forma de promover a região, envolvendo nas parcerias municípios e responsáveis ligados à cultura e à história. "Havia o desejo de ter o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota presente na BTL. Por outro lado, procurámos dar dimensão cultural ao stand", disse.
David Catarino não quer, para já, fazer um balanço da presença do Turismo de Leiria-Fátima na BTL, mas espera que a presença do público este fim-de-semana possa atenuar a localização do expositor da região. "Não fiquei muito satisfeito, porque colocaram à nossa frente caixotes com outros stands a criar uma barreira", lamentou.

Ler mais em Diário de Leiria