sexta-feira, 17 de julho de 2009

Manuel Fernandes faz balanço positivo da primeira semana de estágio

Manuel Fernandes, treinador da União de Leiria, faz um balanço positivo da primeira semana de estágio que está a ser repartido entre as localidades de Celorico da Beira e Seia, mas a administração da SAD continua no mercado à procura de um número 10, para colmatar a saída do capitão Tiago, que rumou ao Trofense.
Ontem à tarde, a comitiva mudou-se para uma unidade hoteleira de Seia - depois de quatro dias de treinos em Celorico da Beira - e hoje defronta o Belenenses, em Gouveia, dois dias depois do empate a zero com o Feirense, num jogo realizado em Santa Maria da Feira.

Ler mais em Diário de Leiria

Cidade vidreira desce na tabela da qualidade de vida

A Marinha Grande desceu 20 lugares na edição de 2009 de um índice nacional da Universidade da Beira Interior (UBI), em que o cenário geral "não se pode considerar animador", revelou o autor.
Na edição anterior do Índice Concelhio de Qualidade de Vida dos municípios do Continente, a cidade vidreira encontrava-se nos 20 com melhor qualidade de vida, mas este ano, o estudo dá conta de uma descida significativa da Marinha Grande, que se encontra agora na posição 36 de 278 concelhos.
De acordo com o estudo de 2009, nenhum município do distrito de Leiria conseguiu alcançar os 30 primeiros lugares e a maioria desceu de posição no ranking nacional. Nazaré mantém a posição da edição anterior (33.o lugar), sendo o concelho do distrito que melhor qualidade de vida proporciona aos seus habitantes, seguida da Marinha Grande (36.o lugar) e Caldas da Rainha, que também registou uma descida (41.o lugar).

Ler mais em Diário de Leiria

Proprietário de taberna há cinco anos à espera de autorização para fazer obras

"Saturados" e "cansados". É assim que se confessam os proprietários do café 'Pinhal', na Estrada Nacional (EN) 109, nas Várzeas, freguesia de Souto da Carpalhosa, Leiria.
Anabela Santos, nora do proprietário, explica que a família apenas pretende ampliar o estabelecimento, transformando a actual taberna e mercearia para café e mini-mercado, mas que a Estradas de Portugal (EP) não autoriza.
"Andamos nisto vai fazer cinco anos em Outubro", diz, sem conseguir conter a revolta pelos argumentos utilizados pela EP ,através de ofício, enviado a 21 de Maio de 2007, sustenta que "por na EN 109, na proximidade do estabelecimento que pretende ampliar, se registar a ocorrência de elevado número de acidentes", não pode emitir parecer favorável para as obras.

Ler mais em Diário de Leiria

Rancho Folclórico Rosas do Liz apaga 44 velas

A freguesia de Carreira, concelho de Leiria, acolhe, este fim-de-semana, um programa cultural, recreativo e musical que irá assinalar os 44 anos de actividade do Rancho Folclórico Rosas do Liz.
A produzir música tradicional portuguesa há mais de quatro décadas, o rancho pretende que o programa dê a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, ao mesmo tempo que serve para demonstrar o quão enraizado se encontra na freguesia.
"O Rancho Folclórico Rosas do Liz já existe desde o ano de 1965, e podemos orgulhar-nos de nunca ter havido qualquer tipo de interrupção", disse ao Diário de Leiria Manuel Carreira, presidente da colectividade.

Ler mais em Diário de Leiria

Bajouca espera milhares a partir de hoje

Milhares de pessoas são esperadas a partir de hoje na freguesia da Bajouca, Leiria, para mais uma edição da Feiriarte. À semelhança de anos anteriores, a Associação Bajouquense para o Desenvolvimento (ABAD) organizou a Feira de Artesanato e Actividades Económicas da Bajouca.
O parque natural do Pisão foi o local escolhido para a realização do evento. O actual presidente da direcção da ABAD, Hilário Silva, mostrou-se confiante quanto ao sucesso da Feiriarte, a marca da associação. "O êxito é o objectivo", disse ao Diário de Leiria, acrescentando, contudo, que o objectivo principal é "a promoção do artesanato da terra", como a louça utilitária (cântaros e alguidares em barro) e a louça ornamental e "mais comercializada".

Ler mais em Diário de Leiria

Incêndio numa habitação faz sete desalojados

Sete pessoas - quatro adultos e três crianças - ficaram, ontem, sem casa, depois de um incêndio ter consumido a moradia onde habitavam, em Claras, freguesia do Carriço, em Pombal.

O casal, proprietário da habitação, com cerca de 65 anos, vivia com a filha, recentemente divorciada, os três netos, com idades entre os cinco e os 12 anos, e uma senhora com cerca de 80 anos, de quem estariam responsáveis.
Os quatro adultos tiveram de receber assistência hospitalar, por prevenção.
O incêndio começou poucos minutos antes das 09h00, mas o alerta só foi dado pelas 09h04. O primeiro andar da habitação ficou completamente destruído.

Ler mais em Diário de Leiria

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Políticos integram lista candidata à União de Leiria

Um grupo de personalidades ligadas à política e ao sector empresarial integram a única lista candidata à presidência da União de Leiria, cujo acto eleitoral está marcado para amanhã à noite.
Entre os nomes da lista fazem parte José António Silva, que ocupará o cargo de vice-presidente da Assembleia geral, até agora presidido por Feliciano Barreiras Duarte.

Ler mais em Diário de Leiria

Judiciária deteve três traficantes e apreendeu um quilo de heroína

O casal residente na Figueira da Foz funcionaria como 'entreposto' abastecedor de heroína de toda a faixa centro litoral, envolvendo os distritos de Aveiro, Leiria e Coimbra. O 'fornecedor' é um indivíduo residente na Amadora.
Os três foram detidos, numa operação desenvolvida pela Polícia Judiciária de Coimbra, terça- -feira, na Figueira da Foz, durante a qual foi apreendida uma quantidade recorde de heroína, cerca de um quilograma.
As investigações "de grande complexidade", reconhece a PJ, apontando para a "localização e organização familiar dos responsáveis por esta actividade delituosa", começaram em Março, a cargo da Directoria do Centro, e já na semana passada tinham dado 'frutos', com a detenção de dois indivíduos, na zona de Vagos, que tinham em seu poder cerca de 250 gramas de heroína.

Ler mais em Diário de Leiria

Sinalização dificulta acesso ao aterro da Valorlis

Um engano. É desta maneira que a administração da Valorlis encara o facto de ter sido pintado um duplo traço contínuo na Estrada Nacional 242 (EN 242) entre Leiria e Marinha Grande, junto ao acesso do aterro sanitário.
Apesar de localizado na freguesia de Parceiros, concelho de Leiria, o acesso ao aterro sanitário é feito pela EN 242, ‘paredes meias’ com o lugar de Albergaria, freguesia e concelho da Marinha Grande.
A empresa de valorização e tratamento de resíduos fez saber que havia sido informada da "intervenção de manutenção" levada a cabo pelas Estradas de Portugal.

Ler mais em Diário de Leiria

Associações preocupadas com abandono de animais no Verão

O número de animais abandonados durante o Verão está a preocupar as associações de Leiria e Pombal, abraços com falta de espaço para acolher cães e gatos. "A associação vai fazendo o que pode, mas é um trabalho esgotante e frustrante. Esta semana tem sido complicada e indescritível", desabafou ao Diário de Leiria Maria dos Anjos, da Associação Zoófila de Leiria.
Todas as semanas, aquela responsável retira animais da rua, ao mesmo tempo que os recebe na associação, mas reconhece que o espaço "está sempre na sua capacidade limite", cerca de 80, entre cães e gatos.

Ler mais em Diário de Leiria

Novo quartel da secção Sul de bombeiros procura apoios financeiros

Um ano depois do lançamento da primeira pedra para a construção do novo quartel dos bombeiros do Sul do concelho de Leiria, os parceiros no projecto têm procurado formas de financiar uma obra que irá servir mais de 12 mil pessoas.
As freguesias de Arrabal, Caranguejeira, Chainça e Santa Catarina da Serra uniram-se, há cerca de dois anos, para construir um novo quartel que substituísse as actuais instalações da secção de Santa Catarina da Serra, em articulação com a Câmara Municipal e os Bombeiros Voluntários de Leiria.
Foi justamente a autarquia e aquela corporação que, na terça-feira, tentaram encontrar uma forma de financiar a obra.

Ler mais Diário de Leiria

Comerciantes "confiantes" no sucesso da época de saldos

Arrancou ontem a época oficial de saldos, com descontos que começam nos 10 e vão até 70 por cento. A afluência às lojas no primeiro dia de saldos leva os comerciantes a antever uma "boa campanha", que irá estender-se até 15 de Setembro.
São dois meses para escoar o stock da colecção Primavera/Verão a preços convidativos, mas serve também como tentativa para atenuar a crise.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Contratação de pessoal não docente nas escolas em risco

As recentes alterações introduzidas pelo Ministério de Educação (ME) para a contratação de pessoal não docente para as escolas do 1.o ciclo vão obrigar a um esforço financeiro da Câmara Municipal da Marinha, para que o próximo ano lectivo abra com normalidade.
No ano passado, o ME contratou 115 tarefeiros, entre vigilantes e empregadas de limpeza, no âmbito do Contrato emprego-inserção (ex-Programa de Ocupação) do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), cabendo ao município o pagamento do subsídio de alimentação, seguro e deslocações. A tutela tinha a responsabilidade de pagar 20 por cento da prestação mensal de emprego a cada uma das pessoas contratadas.

Ler mais em Diário de Leiria

Das sete praias fluviais da região apenas uma não tem vigilância

A imprudência de alguns banhistas é considerada por alguns autarcas e responsáveis regionais de turismo como uma das razões para que o número de mortes nas praias fluviais continue a aumentar.
Das sete praias fluviais da região, uma em Alvaiázere, duas em Castanheira de Pera, uma em Pedrógão Grande, duas em Figueiró dos Vinhos, e a mais recente, em Ourém, apenas esta última não é vigiada, sendo que a praia fluvial de Alvaiázere não está neste momento a funcionar.

Ler mais em Diário de Leiria

Banhista do Agroal dois dias em coma

A praia do Agroal, Ourém, que no sábado inaugurou as obras de requalificação, é uma das que não possui vigilância.
Aliás, no sábado os bombeiros de Ourém foram chamados para um incidente ali ocorrido.
De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, cerca das 18h00, os bombeiros foram chamados para socorrer um homem, de 35 anos, que se sentiu mal dentro de água, e que tinha água nas vias respiratórias, pelo que foi evacuado para o hospital de Abrantes.

Ler mais em Diário de Leiria

Verão ainda não convence

Até ao momento, S. Pedro de Moel nota uma quebra muito forte de veraneantes. Quem o diz é Natália Loureiro, proprietária de um estabelecimento hoteleiro naquela praia do concelho da Marinha Grande.
De acordo com a empresária, a quebra de turistas situa-se na casa dos 50 por cento e nota-se, especialmente, no aluguer de casas. A crise é apontada como a responsável pela situação. Apesar de há quatro anos, os preços não sofrerem alterações significativas, os turistas e clientes tentam "gastar o menos possível".

Ler mais em Diário de Leiria

PSP promove seminário sobre armas e explosivos

A população de Leiria foi convidada pela PSP para assistir, amanhã à noite, a uma palestra sobre os cuidados a ter com o manuseamento de armas e explosivos.
Esta será a primeira vez que a PSP realiza uma acção de esclarecimento direccionada para os leirienses, com o objectivo principal de "combater o uso de armas de fogo ilegais".
"Esta é uma situação que preocupa a PSP, por isso, fazemos a palestra, para que as armas sirvam exclusivamente para fins lícitos", explicou fonte da PSP ao Diário de Leiria, esperando "muita afluência".
Sendo a legalização matéria exclusiva da PSP, este organismo mostra-se igualmente preocupado com a forma como os proprietário manuseiam armas e com que fins, por isso, a palestra irá também servir para dar a conhecer os cuidados de segurança a ter com as mesmas e com as respectivas munições.

Ler mais em Diário de Leiria

Luís Pinto acusa Barreiras Duarte de “traição”

Luís Pinto, membro da Comissão Administrativa (CA) da União de Leiria, acusa o presidente da Assembleia Geral (AG), Feliciano Barreiras Duarte, de “traição” por ter rompido o compromisso que terá assumido em relação à data das próximas eleições internas, agendadas para a próxima sexta-feira.
Em conferência de imprensa, o dirigente da União de Leiria diz ter ficado “surpreendido”, quando na semana passada o presidente da AG do clube marcou o acto eleitoral para a próxima sexta-feira, sem “consultar” os elementos da CA, quando alegadamente terá ficado acordo que o dia seria marcado de acordo com esta estrutura.

Ler mais em Diário de Leiria

Capa do dia

terça-feira, 14 de julho de 2009

Wagnão vai jogar no Feirense na próxima época

O defesa central da União de Leiria, Wagnão, vai jogar no Feirense na próxima temporada, depois de os dois clubes terem chegado a acordo para a transferência.
Wagnão ficou a saber que não integrava o plantel unionista depois do regresso de férias. Nas últimas semanas treinou com os restantes colegas, enquanto decorriam as negociações entre as administração da União de Leiria e do Feirense, que culminaram no fim-de-semana. Assim, o atleta, que estava emprestado pelo Grémio Anápolis ao União por mais uma temporada, já não viajou ontem com o plantel para o estágio em Celorico da Beira, e deverá começar a trabalhar esta semana no novo clube.

Ler mais em Diário de Leiria

Bicicletas de utilização gratuita chegam a Leiria em Setembro

A partir de Setembro, 50 bicicletas de utilização gratuita vão estar à disposição em vários pontos de Leiria, permitindo uma deslocação diária de lazer, para o trabalho ou a escola.
A Biclis - Bicicleta da cidade do Lis - foi criada no âmbito de um projecto europeu, que conta com a parceria da câmara local, Instituto Politécnico de Leiria e Enerdura (Agência Regional de Energia da Alta Estremadura), e será implementado em Setembro, aquando da Semana Europeia da Mobilidade, no valor de cerca de 15 mil euros.
Obras de requalificação de vários locais de Leiria impediram a implementação do projecto mais cedo, justificou ontem o vereador Fernando Carvalho, durante a apresentação do projecto.

Ler mais em Diário de Leiria

Lois/Uponto vence na Nazaré e quase garante final

A equipa Lois/Uponto, equipa leiriense de seniores masculinos de andebol de praia, foi a vencedora da terceira etapa do campeonato regional que teve lugar no passado fim-de-semana no areal da Nazaré.
No jogo decisivo frente ao Jodiagro (Coimbra), os leirienses venceram por 2-0, e praticamente garantiram a presença na fase final a disputar em Altura (Algarve). Em seniores femininos, a equipa vencedora foi a ‘Região de Leiria’.

Ler mais em Diário de Leiria

Fátima volta a convidar Papa

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima aproveitou presença do representante diplomático do Papa nas celebrações do 13 de Julho para convidar Bento XVI a visitar o Santuário Mariano.
A mensagem foi deixada ontem por D. António Marto ao Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, que presidiu às celebrações. "Ele [Papa] está sempre presente em Fátima", "esperamos um dia acolhê-lo aqui com todo o coração", disse o bispo de Leiria, numa intervenção no final das celebrações que mereceu uma salva de palmas dos peregrinos.

Ler mais em Diário de Leiria

Feira Medieval regressa a Ansião

A Feira Medieval de Santiago da Guarda, concelho de Ansião, dinamizada em torno do complexo monumental ali existente, avança para a sua IV edição, com um programa cultural, social e turístico já consolidado.
Na edição deste ano, faz saber a câmara de Ansião, a Feira Medieval assume “um programa mais ambicioso, abarcando contributos profissionais, mas também das colectividades e associações do concelho, desde sempre parceiras activas” do certame.
A Feira irá decorrer no próximo fim-de-semana, com portas abertas ao público a partir das 16h00, altura em que será realizado um cortejo régio pelas praças do burgo, com a recepção da comitiva de El-Rei D. Diniz.

Ler mais em Diário de Leiria

IPL com mais vagas e três novos cursos em 2009/2010

Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional são os três novos cursos que vão abrir no Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Cursos que, na opinião de Luciano de Almeida, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, vêm completar o leque de opções na Escola Superior de Saúde de Leiria.
Com mais de 2100 vagas, o IPL registou, comparativamente, com o ano lectivo de 2008/2009, um aumento de cerca de 90 lugares.

Ler mais em Diário de Leiria

Homem é encontrado morto junto à Sé

Filomeno António de Oliveira Dias, de 57 anos, foi descoberto morto, ontem, de manhã, junto à Sé de Leiria.
O corpo foi encontrado perto das 07h00, numa das laterais da Sé, por uma funcionária de uma instituição próxima da catedral.
Ao que tudo indica, a vítima terá caído pelo muro que separa a Rua Pero Alvito de um ‘fosso’ de cerca de 15 metros.
As funcionárias da creche, que se encontra a poucos metros do local onde estava a vítima, chegaram um pouco antes das 08h00 e depararam-se com o corpo "já tapado por um lençol e tudo vedado com fitas".

Ler mais em Diário de Leiria

Capa de hoje

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Manuel Fernandes comenta sorteio

Manuel Fernandes comentou ao Diário de Leiria o sorteio da Liga Sagres, começando por afirmar que o campeonato é "uma prova de regularidade. Por isso, vamos procurar manter essa regularidade, ser um equipa constante, porque é a mola real de tudo para se atingirem os objectivos pretendidos", refere.

Ler mais em Diário de Leiria

Vontade de ajudar o próximo leva três jovens leirienses a Moçambique

O espírito de aventura, próprio de quem tem 17 e 18 anos, e de missão, ganho, em grande parte, nos escuteiros, levou três jovens de Leiria a pensar rumar a Moçambique, para darem um pouco do seu trabalho a quem precisa.
Com uma humildade desconcertante, João Marques e João Barroso, de 17 anos, e Luís Reis, de 18, garantem que, mais do que ajuda e eventuais ensinamentos, quem vai ficar a ganhar são eles.
"Nós é que vamos aprender com eles, não vamos ensinar nada", dizem, confessando estar ansiosos por embarcar rumo à província de Inhambane, a cerca de 300 quilómetros de Maputo.

Ler mais em Diário de Leiria

Jovens talentos mostram criatividade no Museu do Vidro

O Museu do Vidro, no Palácio Stephens, na Marinha Grande, tem patente a exposição 'Contemporâneos - Vidro Artístico Contemporâneo Português - 2009', onde são apresentados trabalhos de 20 artistas plásticos. No seguimento do que acontece desde 2001, as obras apresentadas são, na grande maioria, inéditas, e reflectem várias linguagens, temáticas e possibilidades de criação com vidro.
De acordo com a autarquia marinhense, "verifica-se que o vidro ganha, progressivamente, mais espaço face a outros materiais, destacando-se ainda um maior interesse pelo vidro enquanto principal material e uma crescente utilização de novas técnicas vidreiras".

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara vai extinguir empresa municipal

A Câmara de Pombal vai extinguir, no último trimestre deste ano, a empresa municipal Pomba Viva, e o cargo de administrador executivo ocupado por João Vila Verde. Num comunicado enviado ao Diário de Leiria, na última sexta-feira, através do fax da empresa municipal, e assinado pelo presidente da câmara, Narciso Mota, a autarquia fez saber que tomou a decisão de “extinguir o lugar de administrador executivo” e anunciou a cessão de funções do administrador, a partir do dia 10 de Julho.
“Esta decisão corresponde ao entendimento recíproco das partes e aceite como melhor solução para o hiato existente”, refere o comunicado emitido pela Pombal Viva.

Ler mais em Diário de Leiria

Nadadores-salvadores queixam-se de não receber salários

Os nadadores-salvadores que fazem a vigilância nas praias não-concessionadas no concelho de Alcobaça (Vale Furado, Polvoeira e Águas de Madeiros) queixam-se de não receberem salários desde que começaram a trabalhar, no dia 1 de Junho, supostamente devido a problemas burocráticos entre a autarquia e a Associação de Praias de Alcobaça Litoral Norte.
“Alguns deles estão a fazer 'vigilância gratuita' desde o dia 1 de Junho e e ainda não receberam devido a problemas burocráticos com a Câmara de Alcobaça.

Ler mais em Diário de Leiria

União começa hoje estágio em Celorico da Beira

O plantel da União de Leiria começa, hoje, em Celorico da Beira, Guarda, o estágio de pré-temporada para arrancar em força no regresso à Liga Sagres.
Os jogadores treinam pela manhã (09h30), no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e depois seguem viagem para a vila serrana, estando a chegada prevista para o início da tarde. Para o dia de hoje está marcada apenas uma sessão de treino para descompressão.
A preparação regressa no dia seguinte, com mais um treino matinal, e à tarde terá lugar outro apronto no estádio onde joga o celoricense. Durante os quatro dias de estágio naquela vila, Manuel Fernandes vai submeter os atletas a treinos bi-diários.

Ler mais em Diário de Leiria

Dupla de burlões conseguiu extorquir quase dois milhões e meio de euros

Dois homens com 37 e 51 anos foram constituídos arguidos, na manhã de quinta-feira, por suspeita de burla, revelou a GNR de Leiria na sexta-feira.
Os indivíduos, que, de acordo com aquela força policial, "prometiam créditos financeiros, criavam expectativas junto dos interessados pedindo-lhes dinheiro para despesas processuais".
No decurso dos procedimentos, que atrasavam propositadamente, iam angariando mais valores, junto dos clientes, sempre com a promessa de que o empréstimo iria ser alcançado.
A acção, desenvolvida pelo Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, deu cumprimento a dois mandados de busca domiciliária, em Porto de Mós.

Ler mais em Diário de Leiria