sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Capa do dia

PJ deteve homem que fazia das burlas o seu modo de vida

A Polícia Judiciária (PJ) de Leiria deteve um homem pela presumível autoria da prática de vários crimes de burla qualificada e de falsificação de documentos.
Através do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Leiria, a PJ anunciou, ontem, em comunicado, a identificação e detenção do indivíduo, de 27 anos, pela alegada prática de crimes que, essencialmente, consistiam na aquisição e venda, imediata, de veículos automóveis. Como explicou um responsável do DIC de Leiria da PJ, os crimes foram cometidos na zona de Leiria e outros locais da zona Centro, nomeadamente Aveiro e Viseu.

Ler mais em Diário de Leiria

Livros que fazem sonhar e ‘aliviam’ a dor

Teresa apresenta-se. As crianças sentam-se junto a ela, numa mesa redonda. "Vocês gostam de ler?”. O Zé Pedro responde afirmativamente, e ouve-se na sala: "Ele devora livros".
Teresa adianta: "Todos os meses temos uma história diferente. Este mês é a da Bela Adormecida, uma menina que é uma princesa", e prossegue: "Há muito, muito tempo, numa bela Primavera, nasceu uma princesa no castelo do rei"… A história desenrola-se, provoca a interactividade das crianças, e como todos os contos de fadas, termina com uma "vitória, vitória, acabou-se a história".

Ler mais em Diário de Leiria

Associação apela à mobilização dos leirienses no combate à Lepra

No distrito de Leiria, existem, actualmente, dezenas de pessoas com a doença de Lepra. Os números são da Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF), que assinala, no próximo domingo, o Dia Mundial dos Leprosos, apelando, por isso, à mobilização da população para o peditório que vai decorrer em todo o País.
Apesar da doença estar erradicada em Portugal (menos de um caso por 10 mil habitantes) e ter vindo a diminuir nos últimos anos, a verdade é que ainda existem pessoas que padecem de uma doença ainda sem vacina e que necessitam de apoio, conforme explicou ao Diário de Leiria João Ferreira, presidente da direcção da APARF.

Ler mais em Diário de Leiria

Órfeão de Leiria vai a votos

O Orfeão de Leiria (OL) vai hoje a votos, com apenas uma lista candidata, a de Henrique Pinto, que volta a concorrer ao cargo de presidente da direcção daquela instituição de ensino.
A sua recandidatura à direcção, depois de 27 anos à frente da escola de artes, apresenta "uma lista de forte renovação e de bastante peso na sociedade leiriense", subscrita por 100 sócios, faz saber o OL numa nota informativa, que dá conta de caras novas na lista de Henrique Pinto, como Acácio de Sousa, director do Arquivo Distrital de Leiria, César Santos, economista, Maria do Céu Mendes, directora do Centro de Emprego de Leiria, Helena Gaiolas, membro da ADLEI, e Pedro Valente, orfeonista e dirigente bancário.

Ler mais em Diário de Leiria

Pedro Cervantes fica de fora por lesão

O médio da União de Leiria, Pedro Cervantes fica de fora do jogo de amanha (16h00), frente ao Olhanense, por ainda não ter recuperado do traumatismo torácico, contraído na sexta-feira passada durante o treino.
Segundo José Martel, médico da União de Leiria, o atleta ainda terá pela frente “mais uma semana de recuperação” para estar apto para a competição.

Ler mais em Diário de Leiria

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Capa do dia

Distrito com menos 17 milhões de euros no Orçamento de Estado

O Orçamento de Estado para 2010 contempla o distrito de Leiria com apenas pouco mais de um terço da verba prevista no orçamento do ano anterior, sendo que os investimentos mais vultuosos prendem-se com novas instalações do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em concelhos como Peniche e Caldas da Rainha.
Outras obras previstas têm a ver com intervenções em escolas de diversos municípios, sendo de destacar uma verba de quase meio milhão de euros para a segunda fase de requalificação da Lagoa de Óbidos.
O concelho de Leiria é, em teoria, aquele que tem a terceira maior verba inscrita (3.213.262 euros), apesar de se verificar uma descida de cerca de milhão e meio.

Ler mais em Diário de Leiria

Projecto urbano faz ‘revolução’ em bairros de Leiria

Uma 'revolução' urbana está para nascer na cidade do Lis, numa área a rondar os 350 mil metros quadrados (m2). Espaços verdes, onde se inclui um grande Parque Urbano, uma superfície comercial 'Retail Park', entre outros edifícios para comércio, a par da habitação e serviços, vias de acesso rodoviário, entre elas uma variante (dos Capuchos), novos estacionamentos públicos para mais de 560 lugares, infra-estruturas lúdico-desportivas, parques infantis, ciclovias, pistas de skate, pontes pedonais e praças.
Os equipamentos e infra- -estruturas fazem parte de um estudo de conjunto do Projecto de Intervenção Urbana de Capuchos, Porto Moniz, Jericó, bairros e zonas da malha urbana da cidade do Lis, apresentado na última reunião de câmara, e cuja área de intervenção abrange as freguesias de Leiria e Parceiros.

Ler mais em Diário de Leiria

PJ deteve trio violento que sequestrava e roubava distribuidores de tabaco

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Leiria, anunciou ontem ter identificado e detido três suspeitos, pela presumível autoria material de crimes de roubo, praticados com recurso a armas de fogo, sequestro e ofensas à integridade física, de que foram vítimas funcionários de empresas de transporte de tabaco, ocorridos recentemente na zona centro do País.
Em comunicado, a PJ revelou que a "investigação, que se revelou complexa", cuminou com a realização, na terça-feira, conjuntamente com unidades especiais da GNR, de várias diligências probatórias, designadamente buscas domiciliárias num bairro da zona da Vialonga, Vila Franca de Xira.

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara de Leiria cria gabinete de apoio às refeições escolares

A câmara de Leiria, no âmbito do programa 'Intervenções Educativas', anunciou a implementação de um Gabinete de Apoio às Refeições Escolares (GARE).
De acordo com o município, o objectivo é "assegurar a qualidade alimentar das refeições fornecidas e promover uma oferta alimentar pautada pelo equilíbrio nutricional, fomentando assim o crescimento harmonioso e saudável das crianças".
Face ao perfil e objectivos definidos para o GARE, está a ser criada uma equipa multidisciplinar constituída por funcionários da autarquia, nomeadamente da divisão de Acção Educativa Municipal e da divisão de Planeamento e Gestão de Equipamentos Educativos, que "periodicamente, e sem aviso prévio, se deslocará aos refeitórios escolares com o intuito de aferir as condições de funcionamento dos mesmos", esclareceu a autarquia.

Ler mais em Diário de Leiria

Mais de 1500 petizes prometem animar Carnaval da cidade vidreira

No próximo dia 12 de Fevereiro, a partir das 10h00, o Parque da Cerca, na Marinha Grande, vai receber mais de 1500 alunos dos Jardins-de-Infância e escolas do 1.o Ciclo do Ensino Básico, para mais um desfile de Carnaval organizado pela autarquia marinhense.
A animação para o corso infantil deste ano, assegura a autarquia, promete muitas surpresas, interactividade com as crianças, disparos de confetti permanentes, largada de rebuçados e brinquedos.

Ler mais em Diário de Leiria

Alvaiázere presta homenagem a bebés nascidos no concelho

Pelo quarto ano consecutivo, a autarquia de Alvaiázere e a Biblioteca Municipal homenagearam um grupo de 45 crianças, cujo ponto em comum foi terem nascido no decorrer de 2008.
Como forma de fomentar os hábitos de leitura junto da população - e começando pelos mais pequenos - aumentar os níveis de literacia e o número de leitores da Biblioteca, a autarquia ofereceu um pack de leitura a cada bebé, composto por uma mochila, um guia para pais e uma história infantil, 'Miffy- Um bebé na família', um projecto da APEI (Associação de Profissionais de Educação de Infância) denominado 'Crescer a Ler'.
Todos os bebés foram presenteados com um certificado de 'Bebé Homenageado' e com um cartão de leitor da Biblioteca Municipal, reforçando a promoção do gosto pela leitura, em contexto familiar, e contribuindo para o desenvolvimento de competências que favoreçam o sucesso da aprendizagem na escola.

Ler mais em Diário de Leiria

Mário Cruz ainda acredita na saída de Hugo Gomes

O presidente da União de Leiria e administrador da SAD, Mário Cruz, ainda acredita na transferência do defesa Hugo Gomes para o Azerbeijão, depois do recuo nas negociações devido a divergências relacionadas com as verbas previamente acordadas entre o atleta e o FC Inter Baku.
Segundo Mário Cruz, o atleta viajou para o Azerbaijão, devidamente autorizado pelo clube, para assinar contrato com o clube que lidera o campeonato daquele País, mas as verbas prometidas “eram inferiores” ao que estava previamente acordado. Face a este impasse, Hugo Gomes, de 29 anos, regressou a Leiria e está a treinar com os restantes elementos do plantel à espera que sejam cumpridas as exigências.

Ler mais em Diário de Leiria

Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro recebem o troféu Memorial José Megre

A RF Competição celebrou o vice-campeonato conquistado em 2009 na Gala dos Campeões da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), onde Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro receberam as taças do 2.º lugar do Campeonato de Todo-o-terreno na categoria T8, e ainda a distinção correspondente ao 3.º lugar do troféu Memorial José Megre.
Na cerimónia, que decorreu no passado sábado, foram entregues os prémios da época 2009 dos Campeonatos e Troféus Nacionais e Regionais de Automobilismo e Karting, e ainda foram distinguidas algumas personalidades e instituições ligadas ao desporto automóvel com os prémios Prestígio, Carreira, Dedicação e César Torres, instituído em honra do primeiro presidente da Federação.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Capa do dia

Petição reclama requalificação da linha ferroviária do Oeste

Uma petição a reclamar a requalificação e modernização da linha ferroviária do Oeste foi ontem apresentada em Leiria, numa iniciativa que junta elementos de diversos partidos, autarcas, empresários e outras personalidades dos distritos de Leiria e Lisboa.
A petição, designada 'Pela requalificação e modernização da infra-estrutura e pela introdução de um serviço ferroviário de qualidade na Linha do Oeste', vai estar disponível até Fevereiro para subscrição, devendo ser entregue ainda nesse mês na Assembleia da República.

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara organiza espectáculo para ajudar vítimas do Haiti

Angariar fundos para a vítimas do sismo que atingiu há 15 dias o Haiti é o objectivo de um espectáculo que vai reunir vários artistas no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Agendada para a sexta-feira do próximo dia 5 de Fevereiro, a iniciativa é da Câmara Municipal de Leiria e reunirá naquela sala de espectáculos artista locais e nacionais.
O evento, que conta com o apoio do Diário de Leiria - como 'media partner' da organização - leva a palco dezenas de artistas e grupos convidados, que dão o seu contributo a título gratuito.

Ler mais em Diário de Leiria

"Iniciativa inédita" junta três ministros na Marinha Grande

Numa "iniciativa inédita", decorreu, ontem, na Marinha Grande, uma conferência que juntou dois ex-ministros a um actual governante.
Luís Mira Amaral, Manuel Pinho e José Vieira da Silva foram os intervenientes na conferência, integrada no ciclo 'Engineering and Tooling: Desafios e Oportunidades', uma iniciativa da Associação Nacional de Indústria de Moldes (Cefamol).
Mira Amaral, ex-ministro de Cavaco Silva, classificou de "exemplar", a forma como a indústria de moldes tem vindo a apresentar-se diante do mercado internacional.

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara de Leiria vai ajudar famílias carenciadas a pagar medicamentos

A Câmara de Leiria revelou ontem que orçamento municipal para 2010 foi inserida uma verba de 100 mil euros para apoio na comparticipação de medicamentos para agregados familiares carenciados do concelho, com o objectivo de contribuir para a erradicação da pobreza e da exclusão social, promovendo deste modo a solidariedade, a justiça e a coesão social.
Esta medida, sublinha a autarquia, "vem contribuir para combater a frágil situação económica que algumas famílias carenciadas do nosso concelho atravessam, sobretudo no que diz respeito à aquisição de medicamentos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde".

Ler mais em Diário de Leiria

Guitarrista do Orfeão ganha concurso internacional de jovens talentos

O aluno André Almeida Ferreira, da Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), foi o vencedor do maior concurso internacional de jovens talentos de guitarra, que se realizou em Espanha, anunciou a EMOL.
Numa nota de imprensa, a escola, sedeada em Leiria, informa que André Almeida Ferreira, de 17 anos, "foi o grande vencedor dos Prémios Honoríficos David Russell, e traz, pela primeira vez para Portugal, os dois grandes galardões do concurso na mesma edição, o Prémio Honorífico David Russell e o Prémio Especial José Tomás, que lhe foi atribuído pela excelente interpretação".

Ler mais em Diário de Leiria

Bernardo Trindade apela à qualidade e profissionalismo para sair da crise

O secretário de Estado do Turismo apelou ontem, em Pombal, aos agentes do sector para procurarem sempre a qualidade e ser profissionais, factores que, aliados à melhoria da qualidade das condições de trabalho, considera essenciais para que Portugal possa vencer a crise actual.
"Procura da qualidade deve ser a regra, mas também melhores condições de trabalho", disse Bernardo Trindade na sessão de abertura do seminário 'Construir a Segurança na Hotelaria, Turismo e Restauração', defendendo que "só assim Portugal tem possibilidade de ultrapassar o momento difícil que atravessa", que classificou de "terramoto".
"Vivemos um terramoto", referiu o governante, lembrando depois as "medidas difíceis" tomadas pelo executivo anterior no sentido de tentar solucionar o problema económico grave.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Capa do dia

Jovem que fugiu da prisão-escola por buraco na parede apanhado pela PJ

O jovem, agora com 21 anos, que em Abril do ano passado se evadiu, com um colega, do Estabelecimento Prisional de Leiria por um buraco que escavaram na parede, foi detido sexta-feira em Faro pela Polícia Judiciária (PJ).
Em comunicado, aquela polícia sublinha que o fugitivo se encontrava na posse de uma arma de fogo de calibre 6,35 milímetros, não legalizada e municiada.
A PJ explica ainda que o jovem detido se encontrava evadido do Estabelecimento Prisional de Leiria "desde Abril de 2009 onde cumpria pena de quatro anos e seis meses pela prática de crime de roubo", e que este "recolheu ao Estabelecimento Prisional para cumprimento do remanescente da pena".

Ler mais em Diário de Leiria

Exercício ‘Real Thaw 2010’ já começou em Monte Real

Um diplomata das Nações Unidas é raptado e é necessário resgatá-lo. Cerca de oito aeronaves F-16 portuguesas e dinamarquesas foram chamadas a intervir na operação. Ao mesmo tempo, um Alouette descola da Covilhã para integrar a equipa de resgate.
Foi esta a missão 'desenhada' no arranque do exercício Real Thaw de 2010 (RT 10). À semelhança do sucedido em Fevereiro de 2009, a Força Aérea Portuguesa (FAP) conduz o exercício táctico, com a participação de vários países europeus e dos Estados Unidos da América (EUA), num total de cerca de 1000 militares.

Ler mais em Diário de Leiria

Biblioteca Municipal de Leiria alarga horário para atrair novos públicos

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, vai passar a estar aberta mais horas por dia para captar novos públicos.
Depois de consultadas as páginas da Internet dos municípios capitais de distrito, a câmara de Leiria concluiu que a Biblioteca Afonso Lopes Vieira é "a segunda pior" do País no que toca ao horário de funcionamento.
Nesse sentido, e não descurando os vários pedidos que chegaram à autarquia para que o horário fosse alargado, foram realizadas conversações com funcionários e sindicatos, tendo a autarquia decidido alargar o horário já a partir do próximo mês, numa tentativa de colocar a biblioteca entre "as três melhores do País".

Ler mais em Diário de Leiria

Professores do IPL dão aulas de Marketing em Moçambique

Professores do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vão leccionar, a partir deste ano, cursos de Marketing no Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique (ISCAM), no âmbito de vários acordos rubricados entre as instituições.
Entre a leccionação de vários cursos de licenciatura daquele país africano, o IPL apoiará directamente o curso de Marketing do ISCAM, “cujos estudantes terão a oportunidade de finalizar o seu curso ingressando na etapa final do curso de licenciatura em Marketing, em regime de ensino a distância (b-learning) do IPL”, esclarece o instituto leiriense em nota de imprensa.

Ler mais em Diário de Leiria

Cruz Vermelha apela à dádiva de roupa

Cobertores, lençóis e atoalhados, alcofas, cadeiras para o transporte de crianças, a par de todo o enxoval para as mesmas são as maiores necessidades da delegação de Leiria de Cruz Vermelha. Essas são "as maiores insuficiências", explica, em comunicado, apelando à dádiva do que chama 'roupa de casa'.
Apesar dessas necessidades, aquela delegação esclarece que o Serviço de Recolha e Distribuição de roupas "não dá sinais de abrandar", sublinhando que, "mesmo com a crise instalada, as pessoas continuam solidárias e as dádivas chegam diariamente".

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara da Nazaré cria gabinete da empregabilidade em Valado dos Frades

A Câmara Municipal da Nazaré anunciou ontem que vai criar um Gabinete de Promoção da Empregabilidade em Valado dos Frades, a funcionar na sala de Actividades Culturais da vila.
O projecto resulta da constatação da existência, nesta freguesia, de um "elevado número de famílias com situações de grande complexidade social", salienta a vice-presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Mafalda Tavares.
O diagnóstico foi feito através das consultas efectuadas no Gabinete de Apoio à Família em Situação de Crise, no âmbito do projecto 'Âncora', e no Gabinete de Inserção Profissional (ex-UNIVA) em Valado dos Frades.

Ler mais em Diário de Leiria