quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Capa do dia

Homicida de antigo presidente do grupo ‘Os Mosqueteiros’ volta a tribunal

O homicida do antigo presidente em Portugal do grupo 'Os Mosqueteiros' vai voltar a tribunal acusado pelo Ministério Público (MP) dos crimes de furto qualificado, violação de domicílio e detenção de arma proibida.
Os crimes terão sido cometidos no âmbito do homicídio do empresário António Figueira, em que o arguido, o cidadão francês Marc Lastavel, foi condenado pelo Tribunal Judicial de Leiria a 21 anos de prisão.
Como no mandado de detenção europeu apenas figurava o crime de homicídio qualificado, Marc Lastavel não pôde ser julgado pelos outros crimes que lhe são imputados pelo MP.

Ler mais em Diário de Leiria

Oikos alerta para "eucaliptização galopante" no distrito

A Oikos está preocupada com a "eucaliptização galopante" no distrito, traduzida em "danos irreversíveis para o solo".
Em 2009, a Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria elaborou um estudo junto das Câmaras Municipais, com vista a apurar a percentagem de eucaliptos plantados em cada concelho. Os dados recolhidos deixaram a Oikos preocupada. "A escolha do eucalipto é muito preocupante nos diversos concelhos do distrito", disse ao Diário de Leiria Nuno Carvalho, presidente da Oikos.

Ler mais em Diário de Leiria

Executivo aprova obras na central de camionagem sem apoio da oposição

A Câmara Municipal de Leiria aprovou, ontem, por maioria, com os votos contra dos vereadores da oposição, a informação prévia que visa a construção de espaços para habitação, comércio e serviços nas actuais instalações da Central de Camionagem, instalada na Avenida Heróis de Angola.
Este foi um dos pontos que gerou uma acesa discussão na reunião de câmara entre o executivo e os cinco vereadores do PSD - Isabel Damasceno, Luciano de Almeida, Isabel Gonçalves, Neusa Magalhães e José Benzinho -, em relação ao número de pisos a edificar naquele espaço e o estrangulamento no trânsito que, na opinião dos vereadores, vai gerar naquela zona nevrálgica da cidade.

Ler mais em Diário de Leiria

Autoridades estão "perfeitamente habilitadas" para visita de Papa Bento XVI

O presidente da Câmara Municipal de Ourém afirmou ontem que as entidades que estão a preparar a visita do Papa a Fátima, entre 12 e 14 de Maio, "estão perfeitamente habilitadas" a corresponder ao acontecimento.
"Eu acho que não vai haver dores de cabeça porque, de facto, as entidades estão perfeitamente habilitadas a corresponder à medida da ambição que temos para Fátima", disse Paulo Fonseca no final de uma reunião que juntou representantes de 19 entidades que vão ter intervenção no decurso da primeira visita de Bento XVI ao maior santuário mariano do País, como as forças de segurança, de protecção civil e outras que prestam serviços públicos.

Ler mais em Diário de Leiria

ACES do Pinhal Interior II ocupa casa de magistrados

A sede do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Interior II, que servirá os concelhos de Ansião, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Alvaiázere, Pedrógão Grande e Penela, ocupará, dentro de algum tempo, uma das duas casas dos magistrados de Ansião, que ontem foram cedidas formalmente à autarquia pelo Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas do Ministério da Justiça.
Ontem, no Auditório Municipal de Ansião, e tendo em vista a instalação do ACES, foi assinado um segundo protocolo, de cedência de um dos imóveis, entre a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Ler mais em Diário de Leiria

SAD da União de Leiria acusa Manuel Fernandes de tentar destabilizar a equipa

A SAD da União de Leiria acusou o técnico do Vitória de Setúbal de tentar desestabilizar a equipa e Carlão, "de forma atroz e leviana", ao aceitar testemunhar contra os leirienses num processo em torno da transferência do futebolista.
Em comunicado, os leirienses consideram existir da parte do técnico que garantiu a subida e começou a época à frente da União de Leiria "mais uma tentativa grave de desestabilização de um jogador profissional (Carlão) e bem assim de toda a equipa da U.D. Leiria, Futebol SAD".

Ler mais em Diário de Leiria