sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Capa do dia

Destacamento da Unidade Especial de Polícia ainda por concretizar

O ministro da Administração Interna confirmou ontem que Leiria - assim como Madeira, Açores, Porto, Beja, Castelo Branco, Faro, Bragança e Viseu - vai ter um destacamento da Unidade Especial de Polícia (UEP).
Trata-se de uma medida tomada em Setembro, e publicada no Diário da República em Outubro, mas até agora sem concretização e sem data para tal, como assumiu Rui Pereira perante a Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Ler mais em Diário de Leiria

BPN colocou segurança privada na agência da ex-Moagem

A administração do Banco Português de Negócios (BPN) contratou uma empresa de segurança privada para impedir os cerca de 100 clientes do banco de entrar ontem, pela segunda vez, na agência das antigas instalações da ex-Moagem, em Leiria, que exigiam a devolução do dinheiro.
Tal como ocorreu na sexta-feira passada, junto àquela agência, os clientes lesados concentraram-se no exterior pelas 8h30, hora de abertura do balcão, e, pouco tempo depois, forçaram a entrada, mas foram impedidos por elementos da segurança privada e pelos agentes da Esquadra de Intervenção Rápida (EIR) da PSP.

Ler mais em Diário de Leiria

GNR de Pombal e Leiria ‘aborta’ roubo de milhares de euros de tabaco

A GNR de Leiria anunciou ontem que 'abortou' o roubo de dois veículos pesados de mercadorias, carregados de tabaco, na A-1, próximo de Pombal, numa operação desencadeada entre as 18h55 de quarta-feira e as primeiras horas da madrugada de ontem.
Para além de recuperar os pesados e outros três veículos proveniente de furto, a GNR resgatou os motoristas que seguiam ao volante dos camiões de tabaco.
Em comunicado, a GNR esclareceu que um alerta, efectuado para aquela polícia, dava conta "do desvio de uma viatura" que seguia na auto-estrada do Norte para a localidade de Barros da Paz, na freguesia de Almagreira, concelho de Pombal, para onde foram mobilizados militares da GNR.
Após difusão da comunicação ao dispositivo, foram imediatamente mobilizados meios para o local.

Ler mais em Diário de Leiria

Atropelamento mortal de jovem chega hoje à barra do tribunal

Um automobilista que atropelou mortalmente um jovem em Dezembro de 2008, em Leiria, supostamente após um negócio de droga mal sucedido, começa hoje a ser julgado pelo crime de homicídio qualificado.
Ó. N., de 33 anos, residente em Coimbra, foi pronunciado pelo juiz de instrução criminal do Tribunal Judicial de Leiria pelos crimes de homicídio qualificado em concurso aparente com um crime de violência depois de subtracção, um crime de condução perigosa de veículo rodoviário e um crime omissão de auxílio.
A julgamento vão ainda outros três arguidos, entre os 17 e os 23 anos, também de Coimbra, pelos crimes de violência depois da subtracção e omissão de auxílio.

Ler mais em Diário de Leiria

ESPECIAL: 136.º aniversário da Sociedade Artística e Musical dos Pousos

SAMP assinala aniversário com edifício de 'cara lavada'
A inauguração das obras de requalificação das instalações da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), concelho de Leiria, é o ponto alto do 136.º aniversário da instituição, que está a assinalar a data até ao final do mês, com várias iniciativas culturais.
Trata-se de um "primeiro passo" no caminho da modernização e formação da SAMP, que pretende aumentar o seu nível de internacionalização na produção de conteúdos musicais.
A falta de condições de acolhimento e trabalho dos seus músicos levou a SAMP a abraçar um projecto de requalificação do edifício da instituição, que ficou concluído com vários apoios financeiros, num valor de mais de 250 mil euros.

Ler mais em Diário de Leiria e na edição em papel

Museu do Vidro assinala domingo 11 anos de vida

Divulgar o espaço cultural, que retrata parte da história do Concelho, junto de crianças, seus familiares e comunidade educativa, é um dos objectivos da autarquia, que tutela o museu e que vai assinalar os seus 11 anos de existência com um vasto conjunto de actividades.
Duas visitas às Reservas Museológicas do Museu do Vidro, às 11h00 e 15h00, marcam o arranque das comemorações.

Ler mais em Diário de Leiria

Carlão poderá não jogar em Alvalade

A menos de 24 horas do encontro entre a União de Leiria e o Sporting, em Alvalade, o departamento médico unionista não garante a total recuperação do avançado Carlão, o melhor marcador da equipa, devido a lesão.
O atleta sofreu uma contusão dorsal no último encontro, frente ao Nacional da Madeira, em Leiria, e teve de ser substituído aos 53 minutos por Tiago Luís.
Nas sessões realizadas durante a semana - o jogo com o Sporting está agendado para amanhã às 17h00, em Lisboa -, o atleta treinou de forma condicionada e não é certo que possa recuperar a tempo do encontro.

Ler mais em Diário de Leiria

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Capa do dia

Beijo no pé do Menino Jesus é errado do ponto de vista da saúde

O coordenador nacional da Pastoral da Saúde considera errado do ponto de vista da saúde o tradicional beijo no pé do Menino Jesus nas celebrações religiosas de Natal, aconselhando as pessoas a não o fazerem.
"De facto, todas as pessoas a beijarem o mesmo pé do Menino Jesus em termos de saúde é errado e é daí que é um conselho que damos", afirmou à agência Lusa o padre Vítor Feytor Pinto.
Sustentando que "como a Comissão Nacional da Pastoral da Saúde" pode dar este conselho, o sacerdote referiu não ser "necessário recorrer ao episcopado para dar esta orientação", que classificou como de "educação para a saúde".

Ler mais em Diário de Leiria

Médico e farmacêutica absolvidos em processo de alegada burla com receitas

O Tribunal Judicial de Leiria absolveu ontem um médico de Leiria e a mulher, directora técnica de uma farmácia de Pombal, que estavam pronunciados pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documento, em co-autoria.
O clínico da extensão de saúde da Boa Vista, Leiria, foi também absolvido dos crimes de abuso de poder e falsas declarações, assim como um terceiro arguido, J.C., pronunciado igualmente pelo crime de falsas declarações.
De acordo com a decisão instrutória, o médico B. M. canalizava o aviamento das receitas por si emitidas para a farmácia da mulher, M. F. M., constituindo estas receitas parte da facturação do estabelecimento, com sede em Vermoil, Pombal.

Ler mais em Diário de Leiria

LeiriaShopping é o primeiro da Europa a receber certificação de segurança

LeiriaShopping, através da empresa Sonae Sierra, é o primeiro centro comercial da Europa a ser certificado, em fase de construção, pela norma OHSAS 18001.
A norma é um referencial de Gestão de Prevenção de Riscos Laborais, desenvolvido por um consórcio internacional de entidades de normalização e de certificação.
A certificação do LeiriaShopping reforça o compromisso da empresa na área, em particular por se tratar da fase de obra, actividade que comporta riscos do ponto de vista da segurança e saúde e cujas estatísticas do sector demonstram uma prevalência de acidentes.

Ler mais em Diário de Leiria

Dia dos Direitos Humanos assinalado em escola de Caixarias

A Escola EB 2/3 Dr. Cónego Manuel Perdigão, em Caixarias, assinala hoje o Dia dos Direitos Humanos', com uma série de iniciativas.
De acordo com o director da escola "há ainda muito por fazer na construção de um Mundo onde os Direitos do Homem sejam verdadeiramente respeitados".
"Porque não podemos considerar a defesa dos direitos humanos e a promoção da paz como uma função específica de instituições e organizações, e porque estamos a falar de direitos fundamentais associados à dignidade humana", a escola decidiu realizar uma "viva celebração desta data para tornar consciente aos alunos e à comunidade que a educação é um meio privilegiado para a promoção dos Direitos Humanos", explica, Ramiro Marques.

Ler mais em Diário de Leiria

União a seis pontos da ‘linha de água’

A União de Leiria está a seis pontos dos lugares de descida de divisão, depois de averbar a segunda derrota consecutiva na Liga Sagres, frente ao Nacional da Madeira, por 2-1, e a terceira nos últimos três encontros.
Com esta derrota, os pupilos de Lito Vidigal - que na segunda-feira cumpriu o segundo jogo de castigo e viu o encontro na bancada -, estão a perder o fulgor e não têm conseguido colocar no terreno as boas exibições a que habituaram os seus adeptos e simpatizantes.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Capa do dia

União prometeu muito e nada conquistou

A União de Leiria entrou melhor no jogo, com mais posse de bola, e com boa circulação da mesma entre todos os seus jogadores. A maioria das vezes com alguma lentidão, dando a oportunidade que os madeirenses defendessem atrás da linha da bola, não dando grandes espaços aos comandados de Lito Vidigal que assistia ao jogo na bancada, sendo João de Bastos o seu substituto no banco, que se mostrava muito interventivo e gesticulando durante toda a partida.
Lances de grande 'frisson' na área de Bracali não sucediam, tendo somente Elias, aos oito minutos criado algum perigo. O Nacional respondia em contra-ataque, e a defesa da casa por intermédio de Mamadou Tall, teve por três vezes de revelar grande determinação ao pontapear a bola para fora da sua área, em 'cortes cirúrgicos'.

Ler mais em Diário de Leiria

Judiciária deteve dois alegados homicidas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção do presumível autor de um crime de homicídio qualificado consumado e de outro homicídio na forma tentada que ocorreram na madrugada de sábado, no Louriçal.
"As duas vítimas, de 29 e 34 anos de idade, receberam tratamento hospitalar, tendo a mais velha vindo a falecer pouco tempo depois", refere um comunicado da Directoria do Centro da PJ.
Os homicídios desenrolaram-se "no quadro de uma discussão travada entre o suspeito e as duas vítimas", refere o documento.

Ler mais em Diário de Leiria

Clientes do BPN voltam à ‘luta’ junto à agência de Leiria

O grupo de clientes do BPN que, na sexta-feira passada, invadiu a agência do banco nas antigas instalações da Moagem, em Leiria, volta a manifestar-se amanhã, no mesmo local, e promete não arredar pé enquanto não obtiveram uma resposta da administração.
“Não admitimos que tenhamos enviado um fax à administração, através da agência da Moagem, e não tenhamos tido qualquer resposta. É uma falta de respeito para com os clientes que foram lesados”, afirma António José Henriques, presidente da Associação Nacional de Defesa dos Direitos dos Clientes do BPN, explicando as razões que os motiva a fazer uma segunda acção de luta naquela agência, onde funcionam os serviços centrais do distrito.

Ler mais em Diário de Leiria

Operação Natal da PSP arranca sob o lema da prevenção

A PSP iniciou ontem a habitual Operação de Natal em Segurança, este ano sob o lema ‘Juntos, prevenimos mais’, que prevê um aumento da visibilidade e da acção policial nesta quadra festiva.
Numa informação, a PSP refere que na Operação de Natal de 2008 foram efectuadas mais de 900 detenções, cerca de 77 mil viaturas foram fiscalizadas e mais de 900 condutores foram apanhados com excesso de álcool.

Ler mais em Diário de Leiria

José Cid ‘angaria’ fundos para os Bombeiros Voluntários de Alcobaça

O cantor José Cid leva a cabo, na próxima sexta-feira, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça, um espectáculo ao vivo, cujas receitas reverterão a favor da corporação de bombeiros local.
José Cid irá apresentar os seus maiores êxitos. Com uma carreira multifacetada, que vai das baladas ao fado, do rock progressivo ao jazz e à música popular, o cantor português participa, assim, num concerto de recolha de fundos para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça.

Ler mais em Diário de Leiria

Sara Cruz do Bairro dos Anjos arrecadou duas medalhas de ouro e uma de prata

A nadadora do Bairro dos Anjos, Leiria, arrencadou duas medalhas de ouro e uma de prata no escação de femininos nos durante os Campeonatos Nacionais de Natação em Piscina Curta (25 metros) que decorreram no fim-de-semana na Piscina Municipal de Leiria.
Durante a prova registaram um total de 47 recordes de Portugal nos três dias das provas, cotando-se como os melhores Absolutos da década.

Ler mais em Diário de Leiria