quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Capa do dia

Lito Vidigal substitui Manuel Fernandes na União de Leiria

O treinador do Portimonense, Lito Vidigal, que já passou pelo Estrela da Amadora, deverá ser mesmo o novo treinador da União de Leiria, com contrato válido por duas épocas, depois da saída de Manuel Fernandes para o Vitória de Setúbal.
A decisão de Manuel Fernandes de abandonar o clube foi transmitida aos administradores no final do treino de segunda-feira, um dia depois de a equipa ter seguido em frente na Taça de Portugal.

Ler mais em Diário de Leiria

Dois despistes provocam um morto e um ferido grave

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros, ontem à tarde (13h27), em Alburitel, Ourém, provocou a morte de um homem e ferimentos graves no outro ocupante, que foi transportado para o Hospital de Tomar.
No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Ourém, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Leiria e a GNR de Ourém.

Ler mais em Diário de Leiria

Crianças e jovens adolescentes são os mais afectados pela Gripe A

São 12 os casos confirmados de Gripe A em Leiria até à data, apesar do aumento de pessoas atingidas pela patologia, que tem atingido maioritariamente crianças e jovens.
“Tal como era esperado, os números diagnosticados de Gripe A têm aumentado consideravelmente. Temos confirmações com casos positivos a uma dúzia deles”, afirmou ao nosso jornal Rui Passadouro, coordenador do Serviço de Apoio à Gripe (SAG) de Leiria e delegado de Saúde adjunto do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral 2.

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara recebe Bandeira de Ouro da Mobilidade

A câmara de Leiria voltou a receber, pelo segundo ano consecutivo, a Bandeira de Ouro da Mobilidade pela "eliminação das barreiras urbanísticas na área de intervenção".
O galardão foi entregue pela Appla - Associação Portuguesa de Planeadores do Território - que "congratula" o município leiriense pelo trabalho desenvolvido na sequência da sua adesão à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos.

Ler mais em Diário de Leiria

Centro de Divulgação da Defesa Nacional inaugurado na BA5 de Monte Real

Mais de cinco mil jovens são esperados nos próximos meses no Centro de Divulgação da Defesa Nacional da Base Aérea número 5 (BA5) de Monte Real, que foi inaugurado na segunda-feira.
Carlos Tia, comandante do Pessoal da Força Aérea Portuguesa (FAP) adiantou à agência Lusa que os cerca de cinco mil jovens, que deverão passar pelo centro de divulgação entre Novembro e Fevereiro, vão receber informações sobre as Forças Armadas: "Temos de dar a conhecer aos nossos jovens o que são as forças armadas. Não vamos aliciá-los ou recrutá-los", disse o tenente-general.

Ler mais em Diário de Leiria

Chuva intensa provoca inundações em caves e estradas

Precipitação forte e repentina num espaço curto de tempo provocou ontem várias inundações em caves e estradas no concelho da Marinha Grande, informou Eunice Marques, delegada municipal da Protecção Civil.
"Entre as 06h00 e as 08h00 registou-se um pico de precipitação de grande intensidade contínua, que provocou algumas inundações urbanas", revelou Eunice Marques.
Segundo a delegada da Protecção Civil, o túnel da fábrica Santos Barosa ficou inundado, o que obrigou à intervenção dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande a fim de retirarem um veículo que "ficou atolado".

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Capa do dia

Jovem de 16 anos morreu ao cair de telhado

A queda, quando saltava de um telhado de uma altura de cerca de três metros, acabou por ser fatal para um jovem de 16 anos, que frequentava o Colégio D. Dinis – Internato Masculino de Leiria, nos Marrazes. Funeral realiza-se hoje em Matas de Espite, Ourém

Ler mais em Diário de Leiria

Tiago Pires quer aproveitar ondas de Peniche para atingir uma final

O português Tiago Pires, embora admita que ainda lhe falta atingir uma final no Circuito Mundial ASP de surf, disse que a obtenção desse objectivo no Rip Curl Pro Search em Portugal concretizaria a “história perfeita”.
“Falta-me uma final, acho que chegar a uma final seria uma boa aposta. Não tenho preferência, qualquer uma das provas me serviria. Acho que todas elas têm um encanto especial, um sabor diferente, mas todas são muito boas, muito mediáticas. É claro que Portugal seria sempre a história ideal, a história perfeita”, disse “Saca”, em entrevista à Agência Lusa.

Ler mais em Diário de Leiria

António Bastos recebeu visita de administradores da União

António Bastos, proprietário da empresa Madiver, suspeito de ter morto a tiro de caçadeira, na madrugada de sexta-feira, um indivíduo que tentou roubar gasóleo da empresa, recebeu, ontem, no Estabelecimento Prisional Regional de Leiria, onde se encontra detido, a visita dos dois administradores da União de Leiria SAD.
João Bartolomeu e Mário Cruz – que acumula as funções de administrador da SAD com a presidência da União de Leiria -, deslocaram-se àquele estabelecimento prisional para visitar António Bastos, que aguarda, naquele estabelecimento prisional, a colocação de uma pulseira electrónica, para aguardar julgamento em prisão domiciliária.

Ler mais em Diário de Leiria

Jovem sofreu tentativa de violação na madrugada de domingo no Terreiro

Uma jovem, cuja idade não foi possível apurar, foi vítima de tentativa de violação, na madrugada de sábado para domingo, cerca das 05h00, nas imediações da Pousada da Juventude de Leiria, no Largo Cândido dos Reis, vulgo Terreiro.
A vítima teria acabado de sair de um estabelecimento de diversão nocturna, das imediações, quando foi atacada, mas a violação acabaria por não se consumar.

Ler mais em Diário de Leiria

Haxixe em bolo de aniversário leva dois a julgamento

O Tribunal Judicial de Leiria inicia hoje o julgamento de um empresário e de um empregado de restaurante suspeitos de terem introduzido haxixe num bolo de aniversário que levou 10 pessoas ao hospital.
Os arguidos estão acusados, em co-autoria, do crime de tráfico de estupefacientes de menor gravidade, com dolo directo, e 10 crimes de ofensa à integridade física qualificada, com dolo necessário.

Ler mais em Diário de Leiria

Inovação tecnológica mostra em Leiria escritórios do futuro

A tecnologia de 'ponta' dá o mote a um ambiente que conduz aos futuros espaços de trabalho. Um escritório 'descontraído', com dois postos de trabalho, ligação 'wireless' - para acesso à Internet, por exemplo -, com ecrãs LCD, computadores portáteis e impressoras multi-funções, caderno digital, consola de jogos, ar condicionado e mesa de reuniões é um dos espaços que integra a Mostra de Inovação Tecnológica que tem lugar hoje no Estádio Municipal de Leiria (porta 7), entre as 14h00 e as 21h00.

Ler mais em Diário de Leiria

Assessor militar de Cavaco Silva vai deixar Belém para comandar Base Aérea de Monte Real

O Presidente da República, Cavaco Silva, condecorou o seu assessor militar, Coronel Piloto Aviador Eurico Craveiro, que vai deixar o Palácio de Belém, em Lisboa, para comandar a Base Aérea de Monte Real, no concelho de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Capa do Dia

Empresário suspeito de matar assaltante em Porto de Mós

Tentava assaltar uma empresa de construção civil em Porto de Mós quando foi detido em flagrante pela GNR e acabou por ser morto, alegadamente às mãos do proprietário.
O caso ocorreu na madrugada de sexta-feira, pelas 02h25, quando a GNR recebeu um telefonema, supostamente do filho do dono da empresa, dizendo que "uma série de indivíduos" estava a assaltar a Madiver, localizada junto ao IC2, em Calvaria de Cima, concelho de Porto de Mós.
De imediato, a GNR deslocou para o local militares que cercaram o armazém e surpreenderam um homem de 41 anos a tentar assaltar a empresa.

Ler mais em Diário de Leiria

Porto de Mós quer ser capital mundial da calçada portuguesa

A inauguração da Rotunda do Major, monumento de homenagem ao homem que trabalha a pedra, serviu de 'pretexto' para a câmara de Porto de Mós apresentar um "programa de intenções", com vista a tornar o concelho a "Capital Mundial da Calçada Portuguesa".
O programa, apresentado pelo autarca João Salgueiro, tem como objectivo a recuperação de uma tradição que define a cultura portuguesa e que tem, em Porto de Mós, a sua génese: a Calçada Portuguesa.
Segundo faz saber a autarquia, mais de 70 por cento da pedra utilizada neste tipo calçada em Portugal e no estrangeiro sai do concelho de Porto de Mós, nomeadamente para a China, França, Brasil e, mais recentemente, para os Estados Unidos da América.

Ler mais em Diário de Leiria

Teresa Morais poderá ser eleita vice-presidente parlamentar do PSD

A lista proposta por José Pedro Aguiar Branco para a direcção do grupo parlamentar do PSD inclui sete vice-presidentes, entre os quais constam a jurista Teresa Morais e o ex-ministro da Agricultura Carlos Costa Neves.
Os outros cinco nomes propostos para vice-presidentes do grupo parlamentar do PSD são Agostinho Branquinho, José Eduardo Martins, Rosário Águas, Miguel Frasquilho e Pedro Duarte.
Destes, apenas três integravam a anterior direcção parlamentar do PSD que foi liderada por Paulo Rangel: Agostinho Branquinho e José Eduardo Martins, como vice-presidentes, e Rosário Águas, como secretária, Para secretários do grupo parlamentar do PSD, Aguiar Branco propõe Duarte Pacheco e Carla Rodrigues.

Ler mais em Diário de Leiria

Adiado julgamento de polícia suspeito de matar mirone

O Tribunal Judicial da Marinha Grande adiou, na sexta-feira, para Fevereiro de 2010, o julgamento de um agente da PSP de Leiria acusado de homicídio qualificado, na sequência da morte de um mirone, em 2008, na praia das Pedras Negras.
O pedido de adiamento do julgamento foi formulado por Mapril Bernardes, advogado de defesa, por falta de um relatório pericial pedido ao laboratório da Polícia Científica, que, de acordo com o causídico, é “importante” para o apuramento dos factos. “Esse relatório científico tem a ver com o distância de projecção dos invólucros, que é importante para o processo”, explicou o causídico.

Ler mais em Diário de Leiria

Executivo de António Lucas toma posse dia 26

António Lucas e a sua equipa eleita nas eleições Autárquicas do passado dia 11, para assumir a presidência da Câmara Municipal da Batalha, tomam posse na próxima semana.
A cerimónia irá decorrer dia 26, pelas 19h00, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho. Decorrido o apuramento definitivo dos resultados eleitorais, o executivo camarário irá tomar posse, assim como os membros eleitos para a Assembleia Municipal.

Ler mais em Diário de Leiria

Três homens de Pombal feridos em choque frontal em Condeixa

Um morto e três feridos, um deles em estado grave, foi o balanço de uma colisão frontal entre dois automóveis, ocorrida ontem de madrugada, cerca das 3h00, no IC-2, na zona de Arrifana, Condeixa.
A vítima mortal é Bruno Soares Ferraz, de 34 anos, que residia em Tentúgal, Montemor-o-Velho, condutor e único ocupante de um Opel Corsa. Solteiro, era filho único de Maria Helena Soares, proprietária de uma pastelaria naquela vila, tendo o pai já falecido. Bruno Ferraz auxiliava habitualmente a mãe nos afazeres do estabelecimento comercial. O funeral realizou-se sábado, às 15h00, no cemitério de Tentúgal.

Ler mais em Diário de Leiria

Apreendido equipamento furtado em residências

Dois indivíduos foram constituídos arguidos por suspeita de furto ou receptação de equipamento. Aconteceu no quadro de uma investigação, a cargo do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Pombal, levada a efeito na passada quinta-feira, na zona de Castanheira de Pêra, que conduziu, também à apreensão de vário material.
Segundo apurámos, a investigação foi iniciada depois de uma informação, obtida por aquele núcleo de investigação criminal, relativamente à origem suspeita de algum equipamento.

Ler mais em Diário de Leiria

Duarte Lima ‘abençoado’ pela leucemia testemunhou no Encontro de Enfermagem em Leiria

"A doença que tive foi a bênção da minha vida". Foi desta forma que Duarte Lima, ex-deputado, vogal do Conselho de Administração e fundador da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), concluiu a sua intervenção no IV Encontro de Enfermagem em Leiria, organizado pelos profissionais de enfermagem do Hospital de Santo André (HSA).
Duarte Lima foi um dos intervenientes no primeiro quadro de sexta-feira, que versava sobre a temática de 'Cuidar em Oncologia'.

Ler mais em Diário de Leiria

Escola do IPL premiada por projecto inovador de produção de gelo

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche foi premiada nos Açores, por ter desenvolvido um projecto de investigação inovador com a produção de um gelo, que garante uma maior qualidade do pescado.
"Ficámos muito satisfeitos e com uma motivação ainda maior", afirmou à agência lusa o docente coordenador do projecto, Rui Pedrosa.
Durante a 1 Conferência sobre Inovação e Investigação, a empresa Lotaçor atribuiu o primeiro lugar do respectivo Prémio Universitário 2008/2009 ao projecto ‘Algelo’, concebido por quatro alunos finalistas e um professor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, no âmbito do curso de biotecnologia.

Ler mais em Diário de Leiria