sexta-feira, 26 de março de 2010

Capa do dia

Recilis perde licença para descargas autorizadas em linhas de água

A Administração da Região Hidrográfica do Centro indeferiu a licença de utilização dos recursos hídricos para descarga de águas residuais à Recilis, entidade criada para resolver o problema dos efluentes suinícolas na bacia do rio Lis.
"A Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH-Centro) indeferiu a prorrogação da licença de utilização dos recursos hídricos para descarga de águas residuais referente à Recilis", refere uma nota de imprensa daquele organismo.

Ler mais em Diário de Leiria

IGAOT proíbe AMBILIS de gerir efluentes pecuários

A Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAOT) anunciou ontem, em comunicado emitido ao início da noite que, "com o objectivo de verificar o cumprimento da legislação ambiental" efectuou, nos dias 17 e 22 de Fevereiro último, respectivamente," acções de inspecção" às unidades designadas como Sistema de Armazenamento de Efluentes Suinícolas da Raposeira e à Estacão de Tratamento de Efluentes da Bidoeira.
Os referidos sistemas de gestão de efluentes suinícolas, de acordo com a IGAOT, "apresentavam-se em avançado estado de degradação, revelando a ausência clara de manutenção, designadamente, ao nível das telas de impermeabilização das lagoas".

Ler mais em Diário de Leiria

Rio ‘rebentou’ em Monte Real e alagou campos do Lis depois de arrastar ponte

Manuel Pereira da Silva, de 85 anos, mora há mais de 50 junto à Ponte do Couteiro, paredes-meias com a localidade de Serra de Porto do Urso, na freguesia de Monte Real, e sempre usou aquela travessia sobre o Rio Lis, para se deslocar para as suas fazendas.
Há cerca de quatro meses deixou de poder passar com o tractor, mas usava a ponte provisória para passar com a sua 'motoreta', até ontem.
A chuva intensa que caiu durante a madrugada, arrastou tudo o que lhe apareceu pela frente, incluindo a ponte provisória e a canalização que ali havia sido colocada para que o leito percorresse o seu circuito habitual.

Ler mais em Diário de Leiria

Vaticano divulgou programa definitivo da visita do Papa

O Vaticano divulgou ontem o programa definitivo da visita do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio, viagem apostólica que decorre no 10.o aniversário da beatificação dos videntes Francisco e Jacinta Marto.
De acordo com o programa, enviado pelo porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Morujão, Bento XVI sai de Itália às 08h50 de dia 11, do aeroporto internacional Leonardo da Vinci, Roma, prevendo-se a chegada ao aeroporto de Lisboa às 11h00, onde ocorre o acolhimento oficial e Bento XVI faz um discurso.

Ler mais em Diário de Leiria

Dia Mundial do Teatro assinalado em Leiria com peça do TE-ATO

Chama-se 'C10H14N2' e trata-se de uma peça que será levada à cena amanhã, pelo Grupo de Teatro de Leiria TE-ATO.
A peça assinala o Dia Mundial do Teatro, e pode ser apreciada a partir das 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, com entrada gratuita, mas limitada à lotação da sala.
O espectáculo terá tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa.

Ler mais em Diário de Leiria

Nuno Gomes em dúvida para defrontar Paços de Ferreira

O defesa Nuno Gomes, da União de Leiria, ressentiu-se da lesão num joelho e está a treinar de forma condicionada. O jogador está, por isso, em dúvida para o jogo do próximo domingo (18h00) frente ao Paços de Ferreira, no Estádio Municipal Dr.o Magalhães Pessoa.
Nuno Gomes é o único jogador lesionado no plantel orientado por Lito Vidigal, para defrontar a equipa pacense, depois de ter recuperado da lesão que afastou dos relvados durante algumas semanas.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 23 de março de 2010

Capa do dia

Região chamada para se pronunciar sobre TGV

Perceber os efeitos positivos ou eventuais ameaças que representa a construção de uma linha de alta velocidade antes mesmo do projecto ir para o terreno é um dos principais objectivos de um estudo que vai estudar a influência do TGV na região/cidade de Leiria.
O estudo está a ser desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e pela Nerlei (Associação Empresarial de Leiria), em parceria com a RAVE (Rede Ferroviária de Alta Velocidade), e com o apoio da Deloitte.
Para o efeito, câmaras municipais, associações empresariais e todas as "entidades ou pessoas que possam ter influência", vão ser chamadas para dar o seu contributo sobre a forma como encaram o TGV na sua região.

Ler mais em Diário de Leiria

Comerciantes e moradores lançam petição para construção de passadeira na Nova Leiria

Mais de uma centena de pessoas já subscrevam um abaixo-assinado a solicitar a construção de novas passadeiras na Avenida 22 de Maio, mais conhecida por Nova Leiria, com vista a manter 'vivo' o comércio local e a evitar atropelamentos na cidade de Leiria.
"É um bem imprescindível para a sobrevivência do comércio, dos moradores e dos clientes que, assim podem deixar o carro do outro lado da rua e atravessar com segurança a estrada", explicou ao Diário de Leiria Deolinda Lopes, responsável pelo abaixo-assinado.

Ler mais em Diário de Leiria

'Uma aventura' para crianças no Dia Mundial da Água

Tornar os futuros adultos mais disponíveis para os cuidados com o ambiente. Foi esta uma das ideias que Gabriel Silva, administrador-delegado da SimLis - Saneamento Integrado dos Municípios do Lis, sublinhou, ontem, durante uma actividade promovida por aquela entidade com escolas da região.
'Uma aventura na fábrica da água' é o nome da acção que teve lugar durante todo o dia de ontem, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Água. O nome quase sugere um dos títulos da célebre colecção infanto-juvenil 'Uma Aventura...' e, embora direccionada para um público mais novo, o objectivo passou, exactamente, por tornar a visita à ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) das Olhalvas uma pequena aventura pelo 'mundo' do tratamento de águas residuais.

Ler mais em Diário de Leiria

Ganhar ao último e a três adversários directos

O Instituto D. João V está a apostar, seriamente, na manutenção do quarto lugar na tabela classificativa.
E o certo é que, na jornada disputada no último sábado, não só cumpriu a sua obrigação de ganhar, em casa, ao último classificado como, igualmente, foi premiado com a derrota do Freixieiro (5.º classificado) na visita ao Sporting e com os empates do Fundão (6.º), na recepção ao Olivais, e do Boticas (8.º) na sua deslocação a Vizela, onde defrontou a Fundação Jorge Antunes. Significa isto que os louriçalenses estão, agora, um pouco mais tranquilos na tabela.

Ler mais em Diário de Leiria