terça-feira, 13 de abril de 2010

Capa do dia

Rixa à facada em Porto de Mós acaba em morte

Tudo aconteceu no passado dia 4, na localidade de Juncal, concelho de Porto de Mós, na sequência de um jantar, entre vítima e suspeito de homicídio, na casa do homem que acabaria por morrer, e cujo corpo só foi encontrado na última sexta-feira.
"A vítima, de 50 anos, divorciada, suspeitava que o agressor o andasse a denunciar às autoridades e, no decurso do jantar, puxou de uma faca a dizer que não gostava de delatores tendo-lhe provocado ferimentos, que obrigaram a tratamento hospitalar", explicou fonte do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

Festa da Fé quer ser montra do trabalho da Diocese de Leiria-Fátima

A Festa da Fé, que se realiza de 21 a 23 de Maio, em Leiria, vai ser uma montra do trabalho da Diocese de Leiria-Fátima, disse ontem o bispo, D. António Marto, na apresentação do evento.
O prelado considerou que a festa será ainda "uma oportunidade para a Igreja diocesana mostrar a sua vitalidade" num momento em que "há um certo complexo em se ser cristão" devido a uma "cultura laicista".
A Festa da Fé, que tem também a designação 'Rosto(s) da Igreja Diocesana', conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e inclui actividades religiosas, culturais e lúdicas, que se distribuem por diversos locais da cidade de Leiria, desde igrejas a praças, teatros ou parques.

Ler mais em Diário de Leiria

‘Semana da Leitura para todos’ pretende pôr leirienses a ler

Sob o signo do Plano Nacional de Leitura, a câmara de Leiria vai promover a partir de sábado a 'Semana da leitura para todos'.
A apresentação do projecto decorreu ontem, ao fim, da manhã, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV) que, de resto, se assume como o pólo principal da iniciativa.
Na edição deste ano, a 'Semana da Leitura' conta com a organização conjunta da BMALV, da Rede de Bibliotecas Concelhias e da Biblioteca José Saramago do Instituto Politécnico de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

Foragido suspeito de homicídio de ourives na Bajouca senta-se hoje no banco dos réus

Está marcado para hoje, no tribunal de Leiria, o julgamento do homem que estava fugido à justiça desde 2007, por suspeita de homicídio de um ourives na freguesia da Bajouca, num processo em que já foram condenados outros três elementos.
Manuel M. é suspeito de envolvimento no homicídio de Manuel Rolo, proprietário de uma ourivesaria, em Bajouca, Leiria, e está a aguardar julgamento em prisão preventiva.
O arguido, que está acusado do crime de homicídio qualificado com dolo eventual e roubo qualificado na forma tentada, foi capturado no final do ano passado.

Ler mais em Diário de Leiria

PSP desmantela quadrilha de sete assaltantes

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou a detenção de sete pessoas referenciadas por furtos a ourivesarias e outros estabelecimentos comerciais nos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Leiria, Lisboa e Setúbal.
De acordo com a PSP, a esquadra de Investigação Criminal da Divisão de Setúbal deteve em flagrante delito, na madrugada de sábado, dois grupos responsáveis por “inúmeros furtos a estabelecimentos praticados nos últimos meses em várias zonas do país”.

Ler mais em Diário de Leiria

União de Leiria com três baixas para defrontar Nacional

A derrota (1-2) da União de Leiria em casa frente ao Sporting de Braga no passado sábado, deixou mossa na equipa dirigida por Lito Vidigal. Ricardo Pateiro, lesionado, Djuricic e Cássio, castigados, não viajam para a Madeira, onde o clube leiriense defronta, no próximo domingo, o Nacional da Madeira.
A última vitória obtida pelos leirienses foi frente ao Paços de Ferreira (2-1), em jogo disputado no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Capa do dia

A bracarenses ambiciosos não se podem dar 'brindes'

O jogo entre leirienses e bracarenses era aguardado com grande ansiedade por dirigentes e adeptos e, sobretudo, por responsáveis de clubes com interesses naquilo que o resultado final ditasse, casos do Futebol Clube do Porto, Benfica e, obviamente, o Braga.
Daí os 8.669 assistentes que se deslocaram ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa, com destaque para a presença de cerca de sete mil bracarenses.
Foi mesmo a equipa da cidade dos arcebispos que entrou melhor no jogo, com um meio-campo mais esclarecido e uma dupla atacante rápida e perigosa. Aos quatro minutos, seguimento de um canto, Marco Soares sobre o risco da sua baliza evitou que Paulão de cabeça inaugurasse o marcador.

Ler mais em Diário de Leiria

Secretário de Estado do Emprego anuncia proibição de estágios não remunerados

O Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Valter Lemos, anunciou, na sexta-feira, que até ao Verão vai haver legislação a proibir a realização de estágios não remunerados, considerando inaceitável que os estagiários possam ser explorados.
"O Governo fez uma proposta à Concertação Social do conjunto de regras a instituir para a proibição dos estágios não remunerados e estamos a aguardar neste momento os pareceres dos parceiros", disse à agência Lusa Valter Lemos, em Leiria, à margem de uma sessão de apresentação da Iniciativa Emprego 2010.

Ler mais em Diário de Leiria

Acilis organiza Moda Leiria para promover comércio

Promover o comércio tradicional da cidade do Lis é o principal objectivo de mais uma edição do Moda Leiria, que regressa no próximo dia 24.
Trata-se de uma iniciativa da Acilis - Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós, que levará ao Largo do Papa, na cidade do Lis, muitas caras conhecidas para desfilar na passerelle, como Flor, Andreia Rodrigues, Rita Pereira, Mariza Pérez, Érica, Afonso Vilela, Nuno Romano, Valter, Fernando Nogueira, entre outros.

Ler mais em Diário de Leiria

Mais de uma centena tenta provar que sabe dançar

Achas que sabes dançar? É esta a pergunta que levou cerca de uma centena e meia de jovens ao Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, para o casting do novo programa da SIC 'Achas que sabe dançar?', que estreou ontem naquela estação de televisão.
Na sexta e no sábado, a sala de espectáculos leiriense recebeu os 'aspirantes' a dançarinos que foram prestar provas, tendo o apresentador João Manzorra recebido os candidatos em clima de euforia e brincadeira que lhe é característico, para, de certa forma, acalmar a ansiedade dos participantes.

Ler mais em Diário de Leiria

Olegário Benquerença, a solo, esteve no Café das Quintas

E Olegário falou. Desde o início da sua infância até chegar a árbitro internacional, passando pelo seu percurso escolar e profissional. Falou da pressões enquanto árbitro em Portugal e das suas expectativas para o Campeonato Mundial em África do Sul, que de resto, foi o último tema a ser abordado na edição de Abril do Café das Quintas.
Com um formato ligeiramente alterado - à última hora, António Filipe Pimentel, director do Museu Nacional de Arte Antiga, não pode estar presente - O Café das Quintas, dinamizado por Carlos André, decorreu com apenas um convidado.

Ler mais em Diário de Leiria

"Cada português tem de ser um combatente por Portugal"

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou sábado, na Batalha, que "cada português tem de ser um combatente por Portugal" devendo, por isso, prosseguir o seu espírito de serviço e de luta pelo bem comum.
"O espírito de serviço e de luta pelo bem comum, tão queridos aos combatentes, têm de ser prosseguidos por todos os portugueses", disse Cavaco Silva, na cerimónia comemorativa do Dia do Combatente que decorreu no Mosteiro da Batalha e que assinalou igualmente a passagem dos 92 anos sobre a Batalha de La Lys.

Ler mais em Diário de Leiria