quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Capa do dia

Utentes sem 'rosto' fecham pavilhão de Marrazes

Não se conhece o número nem os seus rostos, mas utentes do Pavilhão Gimnodesportivo de Marrazes encerraram, a cadeado, aquela infra-estrutura desportiva, alegando falta de condições do novo piso para a prática do desporto.. À entrada do pavilhão, e junto a um cadeado, foi colocado um papel onde se diz que "utentes" aguardam, desde Novembro, o arranjo ou a substituição do piso instalado naquela data.
Também numa nota enviada à nossa redacção, por e-mail, sem identificação dos referidos utentes, diz-se que aquela é uma "forma de protesto", alegando que a infra-estrutura desportiva tem "vindo a degradar-se de dia para dia, a um ritmo fora do normal.

Ler mais em Diário de Leiria

Acusado de homicídio qualificado manteve o silêncio em tribunal

O Tribunal Judicial de Pombal começou ontem a julgar um homem acusado de matar, com um tiro na cabeça, o alegado companheiro sentimental, com quem vivia numa habitação situada junto à EN 109, na localidade de Carriço.
O crime foi cometido na madrugada de 21 d Abril de 2009, tendo a vítima, de 37 anos, deixado órfão um menino de nove anos que, segundo a tese do Ministério Público, terá estado na origem das desavenças entre os dois indivíduos.

Ler mais em Diário de Leiria

Alarmes 'defendem' escolas e jardins-de-infância

Alarmes vão ser instalados em jardins-de-infância e escolas básicas de 1.º Ciclo do concelho de Leiria que ainda não têm aquele tipo de equipamento, enquanto outros estabelecimentos escolares serão alvo da manutenção daquele sistema de segurança.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Leiria, que, entre outros edifícios municipais, vai proceder à instalação de centrais de detecção de intrusão, incluindo um contrato de manutenção, num custo superior a 41 mil euros, acrescido de IVA, divulga a edilidade, em comunicado.

Ler mais em Diário de Leiria

Henrique Pinto preside ao Orfeão

Henrique Pinto mantém-se na presidência do Orfeão de Leiria (OL), liderando, assim, os destinos da Escola de Música e Conservatório de Artes pelo 28.0 ano consecutivo. A lista liderada pelo actual presidente, que tomou posse anteontem, dia 1 de Fevereiro, foi a única a apresentar-se a eleições, obtendo 97,8 por cento dos votos, o melhor resultado de sempre, divulga o OL.
Os sócios marcaram presença em grande número no escrutínio, sendo que o único candidato e vencedor definiu a sua lista como "de forte renovação e de bastante peso na sociedade leiriense".

Ler mais em Diário de Leiria

Acusado de burla qualificada admite em tribunal emissão de cheques ‘carecas’

Um homem acusado de seis crimes de burla qualificada e dois crimes de falsificação de documentos admitiu ontem, no Tribunal Judicial de Leiria, onde começou a ser julgado, que passava cheques sem provisão para pagar a compra de relógios.
António T. L., de 52 anos, natural de Castro Verde, explicou ao tribunal que, depois de ter sido apresentado ao proprietário de uma ourivesaria em Leiria, iniciou alguns negócios de compra de relógios.

Ler mais em Diário de Leiria

Criança é vítima de agressão por colegas de escola

"Ele está aterrorizado e não quer voltar à escola". Foi desta forma que um aluno, de 12 anos, do 6.o ano de escolaridade, na Escola Nery Capucho, ficou, depois de ter sido vítima de agressão por parte de um grupo de colegas de turma.
A denúncia foi feita pelo pai da criança, a residir na Marinha Grande desde Agosto.
De acordo com o pai, esta não foi a primeira vez que o filho foi agredido, mas foi a única que o levou à sala de emergência do Hospital, para ser consultado pelos serviços de pediatria e neurologia.

Ler mais em Diário de Leiria

Cinco pessoas feridas em colisão no IC-2

Duas pessoas ficaram ontem gravemente feridas, após uma colisão lateral, que aconteceu no IC-2, na localidade de Ranha de Baixo, freguesia de Pombal.
Do acidente, registado ao quilómetro 143,3, e no sentido Leiria/Pombal, resultaram ainda três feridos ligeiros, revelou fonte da GNR e do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

Moradores da Batalha protestam contra traçado do IC9

Os moradores da localidade de Celeiro, Batalha, realizam, hoje à tarde (17h30), junto à lagoa do Celeiro, uma manifestação contra o traçado do IC9, por passar próximo das habitações naquela localidade e em Vale do Freixo, retirando o sossego de quem ali mora.
António Vieira, presidente da Assembleia Geral da Comissão de Moradores de Celeiro, afirma que o actual traçado do Itinerário Complementar “irá afectar mais de 15 residências naquela zona”, e provocar a destruição de algares antigos.

Ler mais em Diário de Leiria

Mosteiro de Alcobaça escolhido para armazenar espólio arqueológico

O Mosteiro de Alcobaça foi o local escolhido pelo IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico - para armazenar o material arqueológico que se encontrava nas antigas instalações das Oficinas Gerais de Material de Engenharia do Exército, em Lisboa, onde será construído o novo Museu dos Coches.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Capa do dia

Falta de apoio comunitário atrasa futuro lar da Barreira

O Orçamento de Estado 'reconhece' a necessidade de um Lar e Centro de Dia com Serviço de Apoio Domiciliário na Barreira, e atribui-lhe uma verba, mas a não existirem fundos comunitários, o projecto da ADESBA - Associação de Desenvolvimento e Bem-Estar da Barreira fica difícil de concretizar nos anos imediatos.
O Orçamento para 2010, apresentado pelo Governo na última semana, prevê a atribuição de 200 mil euros para a obra, através do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), mas a verba está muito longe do custo da obra, orçado em cerca de 10 vezes mais.

Ler mais em Diário de Leiria

Caso do ácido volta ao Tribunal da Relação de Coimbra

O Ministério Público (MP) e advogado de defesa da família do jovem que foi morto pela namorada com ácido sulfúrico, em 2001, interpuseram recurso para o Tribunal da Relação de Coimbra (TRC), por não concordarem com a decisão do Tribunal de Leiria, que no dia 4 de Novembro de 2009 a considerou inimputável.
Segundo Mapril Bernardes, os recursos deram entrada “há cerca de um mês” no TRC, para que aquela instância judicial se pronuncie sobre a última decisão do Tribunal de Leiria, que absolveu a arguida, considerando-a “inimputável”.

Ler mais em Diário de Leiria

Raul Castro recebeu Governador do Rotary Club

Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria (CML), recebeu no edifício dos Paços do Concelho, o Governador do Distrito do Rotary Club, Manuel Cordeiro, bem como José Luís Brandão, presidente do Rotary Club de Leiria e outros membros rotários de Leiria.
José Luís Brandão referiu na ocasião que "esta visita anual é o cumprimento de uma tradição do clube rotário de Leiria, que nasceu em 1962".

Ler mais em Diário de Leiria

Escolas dos Capuchos mais seguras

A colocação de sinalização rodoviária trouxe a pais, professores, funcionários e alunos um novo sentimento de segurança junto às escolas localizadas no Bairro dos Capuchos, em Leiria.
Depois de um pedido da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Capuchos, em 2009, para a colocação de sinalização numa zona onde não existia qualquer sinal ou passadeira, a câmara deu início aos trabalhos na passada semana, para regozijo da associação, nomeadamente junto do Jardim-de Infância e Escola Básica 1 n.º7 dos Capuchos.

Ler mais em Diário de Leiria

Psicóloga regressou a casa com a maior experiência de vida na bagagem

A psicóloga portuguesa Ana Estrada, que se encontrava na capital do Haiti, em Port-au-Prince, quando ocorreu o sismo, chegou sábado à terra natal, na Marinha Grande, com a maior experiência de vida na bagagem.
"É uma grande experiência de vida. Pode dizer-se que é a maior", disse à Agência Lusa Ana Estrada, no domingo, no final da cerimónia que assinalou os 63 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, corporação do concelho da Marinha Grande da qual recebeu a medalha de assiduidade cinco anos grau bronze.

Ler mais em Diário de Leiria

Coleccionador 'ergue' Museu da República e Maçonaria em Pedrógão Grande

Um economista de Pedrógão Grande está a construir um edifício com características neo-medievais para instalar o Museu da República e Maçonaria, com base num acervo de centenas de peças raras. Aires Henriques quer associar ao seu projecto de turismo rural Villa Isaura, na aldeia de Troviscais, uma unidade museológica que constitua "um pólo de referência política, cultural e histórica dos valores da igualdade, da liberdade e fraternidade universais".
Várias colecções e temas integram o espólio, que abrange o período entre o Ultimato Inglês, em 1890, que marca a ascensão do republicanismo face à Monarquia, e o Estado Novo, passando pela I República, as primeiras revoltas contra Salazar e a II Guerra Mundial.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Capa do dia

Leirienses mais eficazes na finalização

A União de Leiria nos primeiros cinco minutos de jogo mostrou-se mais ´mandona` com os seus jogadores a fazerem boa circulação de bola, a prometer uma boa exibição.
Só que o Olhanense que possui jogadores de boa técnica, a que aliam uma grande velocidade, como que por magia inverteram a situação da partida.
Os pupilos de Jorge Costa ´agarraram no jogo` e obrigaram a defensiva da casa a estar atenta e os seus defesas a aplicarem-se para não serem surpreendidos.
Os oito, onze e treze minutos os visitantes beneficiaram de cantos, mas a defesa da casa chegou para as encomendas.

Ler mais em Diário de Leiria

CultRede promete espectáculos para "novos públicos e públicos novos"

"Descentralizar, diversificar e qualificar a oferta cultural". São estes os principais objectivos da CultRede, rede que pretende aumentar a oferta cultural em 18 concelhos do País, contando com uma verba de 1,9 milhões de euros, e que foi apresentada, ao final da tarde de sexta-feira no Teatro José Lúcio da Silva.
O vereador com o pelouro da Cultura da câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, entidade que lidera o projecto, explicou que a CultRede quer "descentralizar, diversificar e qualificar a oferta cultural, e facilitar o acesso das populações à criação e fruição culturais".

Ler mais em Diário de Leiria

Suspeito de executar companheiro começa amanhã a ser julgado

Está marcado para amanhã, no Tribunal de Pombal, o início do julgamento de um homem suspeito de assassinar o companheiro, em Abril último, na localidade de Carriço, Pombal.
No dia 21 de Abril do ano passado, a população de Carriço acordou incrédula com a morte de José Fernandes do Carmo, que classificaram como "brutal e injusta".
A vítima, de 37 anos, e que deixou órfão um menino com 9 anos, teria acabado de chegar a casa, já de madrugada, pouco antes das 01h00, após mais um turno numa empresa de reciclagem de vidro, na zona industrial da Gala, na Figueira da Foz, quando ocorreu o violento crime.

Ler mais em Diário de Leiria

Greve dos enfermeiros ultrapassou os 90 por cento

A greve nacional dos enfermeiros realizada três dias da semana passada, atingiu, no distrito de Leiria, os 93 por cento (%), embora tenham sido assegurados os serviços mínimos nas várias unidades de saúde.
No turno da manhã de sexta-feira, no Hospital de Santo André, em Leiria, a greve atingiu os 93% e não chegou aos 100% porque têm de ser assegurados os serviços mínimos, por força da lei.

Ler mais em Diário de Leiria

PJ deteve suspeito de esfaquear homem

A Polícia Judiciária (PJ) de Leiria anunciou, sexta-feira, a detenção de um homem suspeito de, na madrugada da passada terça-feira, ter esfaqueado um homem à porta de uma discoteca da cidade.
"A vítima, um homem de 37 anos, que foi atingida, por duas vezes, com uma faca, encontra-se internada num estabelecimento hospitalar, em estado de coma", informou o Departamento de Investigação Criminal (DIC), da PJ, em comunicado.

Ler mais em Diário de Leiria

Recilis disponível para mostrar contas às Finanças e pagar dívidas à Simlis

O presidente da Recilis, empresa responsável pela construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES) no concelho de Leiria, disse, sexta- -feira, estar disponível para mostrar as contas à Inspecção-Geral de Finanças (IGF) e pagar as dívidas à Simlis.
"A Recilis está disponível" para que a Inspecção-Geral de Finanças fiscalize e inspeccione "todas as contas", disse David Neves, no final de uma reunião de acompanhamento do projecto para tratamento dos efluentes suinícolas da bacia hidrográfica do rio Lis, acrescentando que a empresa "honra todos os seus compromissos".

Ler mais em Diário de Leiria

Atropelamento mortal punido com dois anos de prisão com pulseira electrónica

O Tribunal Judicial de Leiria condenou, sexta-feira, um automobilista a dois anos de prisão, que será cumprida com pulseira electrónica, por ter atropelado mortalmente um jovem em Dezembro de 2008, alegadamente após um negócio de droga mal sucedido.
Ó. N., o condutor do veículo, foi condenado a um ano e nove meses de prisão pelo crime de homicídio por negligência grosseira e a nove meses pelo crime de omissão de auxílio, o que em cúmulo jurídico se cifrou em dois anos. Foi absolvido da acusação de condução perigosa.
O arguido vai ter de pagar ainda uma indemnização no valor de 57 mil euros à família da vítima, Tiago Seiceira, que morreu com 19 anos.

Ler mais em Diário de Leiria