quinta-feira, 1 de abril de 2010

Capa do dia

Concelho de Leiria preparado para cenários de catástrofe

Leiria está preparada para enfrentar cenários de catástrofes naturais. As garantias são dadas pelos responsáveis da protecção civil, que asseguram um nível de prevenção superior hoje, em relação aos últimos anos, depois do concelho ter sido atingido por incêndios e cheias no período de dois anos.
O início de 2010 vai ficar para a história mundial como um dos anos 'negros' no cenário de catástrofes naturais, sobretudo no registo de sismos. Vários pontos do globo têm sido fustigados por fortes tremores de terra, cheias, incêndios e outras intempéries, provocando milhares de mortos e milhões de euros em prejuízos.

Ler mais em Diário de Leiria. Reportagem completa é exclusiva da edição imprensa.

Violência doméstica aumenta em Leiria

O Relatório Anual da Segurança Interna aponta para uma diminuição do número de queixas de violência doméstica apresentadas no distrito de Leiria, mas a associação Século XXI afirma que os dados não reflectem toda a realidade.
Na passada semana, o Ministério da Administração Interna publicou o relatório de segurança interna, onde constam os dados de violência doméstica referentes a 2009.
Segundo o documento, Leiria contraria a tendência nacional, tendo sido um dos distritos onde a violência doméstica diminuiu.

Ler mais em Diário de Leiria

Simlis reafirma capacidade para tratar efluentes suinícolas

A empresa de Saneamento Integrado dos Municípios do Lis (Simlis) reafirma ter capacidade para a recepção e o tratamento de uma parte dos efluentes suinícolas da região de Leiria, num volume de "280 metros cúbicos por dia".
A Simlis contraria, assim, as afirmações dos suinicultores e da empresa que representa a maioria daquele sector da região, a Recilis, que alegam que a Simlis não consegue dar resposta à actividade suinícola no que toca à capacidade de recepção dos efluentes que se diz capaz de tratar.

Ler mais em Diário de Leiria

Trabalhadores de empresa educativa reclamam salários em atraso

Cerca de 10 trabalhadores da empresa de serviços educativos e formação MC Pola concentraram-se, ontem, em frente à sede da empresa, em Leiria, a reclamar o pagamento de salários em atraso. De acordo com declarações do grupo, que preferiu não ser identificado, o gerente da empresa, Carlos Rocha, desde o início de actividade não terá cumprido as suas obrigações quanto ao pagamento dos ordenados. Já lá vão dois meses.
À falta de pagamentos, os funcionários juntam ainda a falta de condições de trabalho e de segurança, que, nas suas palavras, "punham em risco" as crianças.

Ler mais em Diário de Leiria

União e Académica empataram nos dois últimos confrontos

A União de Leiria desloca-se, no próximo sábado, a Coimbra, para defrontar a Académica, na 25.ª jornada da Liga Sagres, numa altura em que a formação unionista ocupa um confortável lugar na tabela classificativa, contrariamente à equipa orientada por André Villas-Boas, que lutam pela manutenção.
Nas épocas 2007/2008 e 2009/2010 - na temporada passada a União de Leiria disputou a Liga Vitalis -, as duas equipas defrontaram-se e os unionistas levam vantagem nos resultados.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 31 de março de 2010

Capa do dia

Secretaria da Estado do Ambiente tem mascarado o problema" das suiniculturas

Atingida por várias acções que afectam a gestão do tratamento dos efluentes suinícolas da região, a Recilis acusa o secretário de Estado do Ambiente de "uma atitude de hostilização permanente". Em entrevista, David Neves e Diamantino Caçador, respectivamente os presidentes da Direcção e do Conselho Fiscal da Recilis, acusam a tutela de "incompetência"

Ler mais em Diário de Leiria. A entrevista na íntegra com David Neves e Diamantino Caçador é exclusiva da edição impressa.

Alunos de Monte Redondo distinguidos no Festival Nacional de Robótica

David Caetano, Igor Nogueira, Michael Quitério e Fernando Libório são os alunos do curso profissional de Técnico de Electrónica, Automação e Computadores que integraram a equipa que participou no Festival Nacional de Robótica 2010.
O grupo, que concorreu na categoria 'Júnior', foi distinguido com uma menção honrosa de 'simplicidade', que distingue o robot com o processo mais simplificado quer ao nível da concepção, construção e design, quer ao nível do cumprimento de objectivos propostos pela prova de busca e salvamento.

Ler mais em Diário de Leiria

Bruno Cepeda da União da Serra mostra-se a Lito Vidigal

Após o êxito (2-1) da equipa de Lito Vidigal frente ao Paços de Ferreira, que 'puxou' os unionistas para o sexto lugar, o plantel voltou aos treinos na manhã de ontem, às 10h30, tendo realizado um treino em Óbidos.
A grande novidade foi a presença de Bruno Cepeda, que fez a sua formação nas camadas jovens da União de Leiria. A época transacta foi um elemento preponderante na equipa de juniores, daí ter chegado a participar em treinos da selecção nacional.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 30 de março de 2010

Capa do dia

Leirienses inseguros com aumento de criminalidade participada

Leiria foi um dos distritos do País onde a criminalidade participada aumentou em 2009, estando a meio da tabela no que toca aos crimes violentos e graves. As conclusões constam do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), já aprovado em Conselhos de Ministros e apresentado publicamente pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, a quem "todos os crimes" preocupam, mas cujo objectivo é "reduzir à cabeça a criminalidade violenta".
Os dados do RASI parecem não surpreender a população e comerciantes de Leiria, dado o número de assaltos e furtos que têm ocorrido no concelho, alguns dos quais com extrema violência.

Ler mais em Diário de Leiria

Centro Histórico tem 200 edifícios a precisar de restauro

Duas centenas de edifícios do Centro Histórico de Leiria estão sinalizados e a precisar de restauro, o que significa que metade do 'coração' da cidade do Lis está 'doente'.
Os dados foram apresentados pelo vereador da câmara de Leiria, Lino Pereira, durante a Assembleia Geral da Adlei - Associação para o Desenvolvimento de Leiria -, que teve como tema principal 'Centro Histórico de Leiria: um novo impulso'.
Lino Pereira apresentou o ponto de situação do levantamento de edifícios a precisar de restauro, evidenciando, contudo, os "elevados custos associados às intervenções.

Ler mais em Diário de Leiria

Bicicletas de utilização gratuita para estudantes disponíveis a partir de hoje

Doze bicicletas de utilização gratuita vão estar disponíveis para os estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) a partir de hoje, assinalando a segunda fase do programa Bicicleta da Cidade do Lis (Biclis). A iniciativa prevê a instalação de uma estação automática com seis bicicletas no campus 2 - onde estão as escolas superiores de Tecnologia e Gestão e de Saúde -, e outra com igual número de bicicletas, nas residências dos estudantes, explicou à agência Lusa o coordenador do projeto T.aT. (Students Today and Citizens Tomorrow), João Pedro Silva.

Ler mais em Diário de Leiria

Clientes do BPN protestam no Ministério das Finanças

Os clientes do BPN prometem manifestar-se, depois de amanhã, frente ao Ministério das Finanças, se o Governo não pagar até às 12h00 de amanhã, os 13 milhões de euros referentes ao Papel Comercial da Marinapart, SGPS, SA, cujo prazo definido pela empresa algarvia expirou no final do mês passado.
Rui Coelho, membro da Associação Nacional de Defesa dos Direitos dos Clientes do BPN, lembra que a administração do BPN prometeu pagar os reembolsos até ao final deste mês e que se a promessa não for cumprida, os clientes avançam para o protesto na quinta-feira.

Ler mais em Diário de Leiria

Bispo emérito de Leiria-Fátima celebra Semana Santa em ilha da Indonésia

O bispo emérito de Leiria-Fátima vai participar nas celebrações da Semana Santa na ilha indonésia das Flores, território que mantém tradições portuguesas na Páscoa e ao qual chama de "reserva do catolicismo" num país maioritariamente muçulmano.
"A ilha das Flores é uma reserva do catolicismo num país em que 80 por cento da população (cerca de 216 milhões de habitantes) são muçulmanos", afirmou à agência Lusa D. Serafim Ferreira e Silva, explicando que se trata de "uma ilha perto de Timor-Leste à qual os portugueses deram o nome Flores e onde deixaram centenas de palavras, tradições e a fé".

Ler mais em Diário de Leiria

Freguesias querem criar Unidade de Saúde Familiar para solucionar falta de médicos

Os autarcas de quatro freguesias do interior do concelho das Caldas da Rainha estão preocupados com a falta de médicos nas extensões de saúde e propuseram a criação de uma Unidade de Saúde Familiar (USF).
Alvorninha e Carvalhal Benfeito são as freguesias onde "a saída de médicos para as USF da cidade, deixaram as populações mais desfavorecidas", afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Alvorninha, Virgilio Leal.

Ler mais em Diário de Leiria

Prolongamento colocou Instituto D. João V nas meias

Ao vencer o Alpendorada por 7-3, após prolongamento, o Instituto D.João V carimbou o passaporte para as meias finais da Taça de Portugal de Futsal, nas quais defrontará o Belenenses, no Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo.
A outra partida terá lugar no Pavilhão da Luz, entre o Benfica (derrotou o Sporting por 4-1) e o Boticas (venceu ao Mogadouro por 6-1). O jogo entre louriçalenses e alpendoradenses foi caracterizado pelo equilíbrio, muito embora se notasse, a espaços, alguma superioridade por banda da formação do concelho de Pombal.

Ler mais em Diário de Leiria