sexta-feira, 24 de julho de 2009

Capa do dia

Ribeira dos Milagres sofre descarga ambiental em noite de chuva

"Preta, escura e com mau cheiro". Três sinais que José Carlos Faria detectou ontem na Ribeira dos Milagres, Leiria, e que o levaram a afirmar tratar-se de uma nova descarga de efluentes de suiniculturas para aquele afluente do Lis.
O alerta foi dado pelas 09h00 por aquele membro da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, que, de imediato, contactou as autoridades, na tentativa de apurar a origem da descarga.
Em conversa com o nosso jornal, José Carlos Faria mostrou-se surpreendido por ter detectado uma descarga durante o Verão, uma vez que a Ribeira dos Milagres é um afluente do rio Lis, que desagua na Praia da Vieira, concelho da Marinha Grande.

Ler mais em Diário de Leiria

União defronta a Naval 1.o de Maio no último dia de estágio

A União de Leiria defronta, amanhã de manhã (10h30), em Quiaios, Figueira da Foz, a equipa da Naval 1.o de Maio, no último dia de estágio que a formação orientada por Manuel Fernandes realizou no distrito da Guarda durante duas semanas.
O plantel unionista venceu, ao início da noite de quarta-feira, em Seia, o Sporting Clube da Covilhã por dois zero, com um dos golos apontado, no primeiro tempo, pelo avançado Cássio, e o segundo por intermédio do recém-contratado Tchami, na segunda metade. O guarda-redes leiriense Djuricic esteve em destaque ao defender uma grande penalidade marcada por Josué, aos 76 minutos.

Ler mais em Diário de Leiria

Dia dos Avós assinalado em Fátima

Para celebrar a festa litúrgica de S. Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora, avós de Jesus, o Santuário de Fátima sugere um encontro-peregrinação amanhã e domingo, na Cova da Iria.
O Dia dos Avós, promovido pelo Santuário em colaboração com o Movimento da Mensagem de Fátima, é aberto à participação de todos os avós e netos.

Ler mais em Diário de Leiria

Esperadas milhares de pessoas em Pombal

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Narciso Mota, afirma que programa da edição deste ano das Festas do Bodo, que são inauguradas hoje, foi elaborado de forma a que não haja uma "sobreposição", mas sim uma "complementaridade" das actividades a realizar durante os cinco dias de festa.
Narciso Mota salienta que a autarquia teve a preocupação de “corrigir” algumas lacunas detectadas na edição do ano passado, evitando gastos em iniciativas que possam atrair mais pessoas.
“Para além do orçamento ser inferior ao do ano passado, reduzimos custos na contratação de alguns equipamentos e conseguimos mais patrocínios para suportar parte do investimento”, explicou Narciso Mota.

Ler mais em Diário de Leiria

Henrique Neto crítico em relação à lista do PS

Foi "sem surpresas" que Henrique Neto viu a lista às eleições legislativas, apresentada na passada quarta-feira, pela comissão política concelhia do PS.
O empresário, conhecido socialista, definiu como "mais do mesmo" os nomes apontados.
"O PS tem muitos militantes com muito mais saber, experiência, cultura e dedicação à causa pública do que os candidatos escolhidos", afirmou ao Diário de Leiria.
Henrique Neto sublinhou ainda que os partidos políticos, no geral, "não têm interesse em melhorar a qualidade das instituições políticas, incluindo a mais importante de todas, que é a Assembleia da República".

Ler mais em Diário de Leiria

Explosão de gás provoca queimaduras em mulher

"Parecia uma bomba". Foi desta forma que Francelina Miguel descreveu o som da explosão, que ocorreu na casa dos vizinhos, Gracinda Pedrosa e Mário Lopes, ontem de manhã, no lugar de Várzeas. O alerta foi dado pelas 11h29.
De acordo com os populares, Gracinda Pedrosa, de 71 anos, a única ferida, estaria a preparar- -se para fazer o almoço quando se deu a explosão, que imediatamente, alarmou a vizinhança.
O marido, Mário Lopes, de 73 anos, estava no exterior da casa, a ler, como faz habitualmente e foi o primeiro a acudir à esposa, 'regando-a' com uma mangueira.
"Quando chegámos, o marido estava a meter-lhe água por cima da cabeça e ela começou a gritar para apagarem o fogo", descreveu Armando Brites, corroborado pela esposa, os primeiros vizinhos a socorrem o casal sénior.

Ler mais em Diário de Leiria

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Câmara assegura pessoal não docente nas escolas do 1.o Ciclo

A Câmara da Marinha Grande vai assegurar a contratação de pessoal não docente para as escolas do 1.o Ciclo do concelho, através do Contrato emprego-inserção (ex-Programa de Ocupação) do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
A garantia foi dada pela autarquia marinhense à Federação Concelhia da Associação de Pais anteontem à noite, depois de a associação ter reunido, à tarde, em Lisboa, com os grupos parlamentares do PS, PSD e Bloco de Esquerda (BE) e com os deputados que integram a oitava Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República.
Com esta decisão, a autarquia vai reduzir o número de pessoas contratadas para os departamentos da autarquia para poder dar resposta às necessidades existentes nos agrupamentos de escolas Guilherme Stephens, Nery Capucho, Vieira de Leiria na contratação de pessoal não docente.

Ler mais em Diário de Leiria

Requalificação do Largo Cónego Maia avança sem abate de choupos

As obras de requalificação do Largo Cónego Maia, no centro da cidade de Leiria, vão avançar na próxima segunda-feira, mas o projecto não inclui o abate dos choupos ali existentes, como era apontado inicialmente pela autarquia.
No âmbito das obras daquela zona, que deveriam ter arrancado no final de Junho, deveriam ser substituídos os dois choupos que ali se encontram por quatro exemplares da espécie 'acer', "árvores mais indicadas para o local". No entanto, o protesto de um grupo de leirienses contra o abate das árvores, poderá ter levado a autarquia a ponderar uma alteração ao projecto de requalificação. Na mesma altura, o Bloco de Esquerda apelou ao executivo para que fosse revisto o plano urbanístico previsto, de modo a compatibilizá-lo com as árvores já existentes.

Ler mais em Diário de Leiria

Centro histórico vai ter marca promocional

O Centro Histórico de Leiria vai ter uma marca própria, que está a ser criada no âmbito de um projecto para a realização de acções de promoção e de sensibilização naquela zona nevrálgica da cidade leiriense.
As verbas para a execução projecto - no valor de 383 mil euros - a cargo da Agência para a Promoção e Desenvolvimento dos Centros Urbanos de Leiria, Batalha e Porto de Mós, são suportadas em 65 por cento pelo programa comunitário Feder e os restantes 35 ficam a cargo da autarquia.

Ler mais em Diário de Leiria

Violento acidente no IC8 mata duas pessoas e fere outras duas com gravidade

Fernando Carvalho Pereira, 67 anos, residente em Barqueiro, Alvaiázere, e Armindo Santos, 58 anos, residente em Santiago da Guarda, Ansião, foram as vítimas mortais do dantesco acidente que, ao início da noite de terça- -feira, obrigou ao corte do IC8, durante cerca de três horas.
Na manhã de ontem, no local, eram ainda visíveis enormes manchas de sangue na estrada, bem como marcas de pneus e diversas peças do camião, incluindo o tanque de combustível e diversos discos de tacógrafo, e peças de outros veículos, ao que tudo indica, quatro, envolvidos no acidente que está ainda por explicar.
Algumas pessoas, que ontem passaram no local, afirmavam que no acidente estiveram envolvidas quatro viaturas e não três, como havia sido avançado na altura.

Ler mais em Diário de Leiria

Despiste ceifa a vida a professora de 26 anos

Jessica Sousa Costa regressava a casa em Santo Antão, concelho da Batalha, depois do último dia de aulas num colégio privado de Palmela, quando o despiste da viatura em que seguia ceifou a vida a esta professora de 26 anos.
O despiste, seguido de capotamento, ocorreu na terça-feira, quando circulava na A12, entre Palmela e Montijo. Todos os dias, Jessica Costa fazia-se à estrada, a caminho de Santo Antão, onde era aguardada pela família e o namorado, com quem ia casar a 2 de Agosto.

Ler mais em Diário de Leiria


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Valorlis vai à praia ensinar a reciclar

A Valorlis vai levar a reciclagem às praias da região, com uma série de acções que se realizarão durante os meses de Julho e Agosto, nas praias de S. Pedro de Moel e Vieira (Marinha Grande), Osso da Baleia (Pombal), e Pedrógão (Leiria).
As acções vão incluir ateliês de reutilização de pacotes de leite e de sumo, e outras actividades, como o jogo da separação dos resíduos, o micado e o puzzle da reciclagem.

Ler mais em Diário de Leiria

Feira Aeronáutica atrai curiosos e amantes das duas asas

A Praça Rodrigues Lobo, em pleno ‘coração’ da cidade de Leiria, recebeu ontem uma Feira Aeronáutica, integrada nas comemorações dos 50 anos da Base Aérea de Monte Real.
De olhos postos no avião de combate supersónico F16 estavam dezenas de leirienses curiosos, entre eles Paiva de Carvalho, governador civil de Leiria, que fez questão de se sentar aos comandos do aparelho militar e desfrutar do momento.
"Imaginar que há 40 anos o homem pôs o pé na Lua, e ver hoje um F16 em plena praça Rodrigues Lobo, são duas coisas impensáveis. Não esquecerei", referiu Paiva de Carvalho, realçando o "extremo profissionalismo dos militares e a sua disponibilidade para mostrar aos leirienses as condições técnicas que a base possui na área Aeronáutica".

Ler mais Diário de Leiria

PJ deteve homem por tentativa de homicídio em Pataias

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, ontem, na zona de Pataias, concelho de Alcobaça, um homem, de 43 anos, pela presumível autoria material de um crime de homicídio, na forma tentada.
Fonte da PJ de Leiria explicou ao Diário de Leiria que a tentativa de homicídio aconteceu "há cerca de três meses" na sequência de um desentendimento entre o suspeito e um outro homem.

Ler mais em Diário de Leiria

PS apresenta lista para eleições legislativas

Mérito, notoriedade e trabalho desenvolvido foram, segundo João Paulo Pedrosa, presidente da Federação Distrital socialista, os critérios para a escolha dos nomes que integram a lista do PS por Leiria, para as eleições legislativas a realizar a 27 de Setembro.
José Miguel Medeiros, secretário de Estado da Protecção Civil, o próprio João Paulo Pedrosa, Odete João, presidente da concelhia do PS, e Jorge Gonçalves, adjunto do Governador Civil, são os nomes que se seguem.
Apesar de José Miguel Medeiros ser um dos nomes mais ouvidos para encabeçar a lista, a verdade é que o número um "ainda não foi revelado", dado que os estatutos prevêem que seja o secretário-geral do partido a tomar essa decisão.

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara pede plano de contingência para a Gripe A

A Câmara Municipal de Leiria pediu a um laboratório clínico a elaboração de um plano de contingência de prevenção da Gripe A, que deverá entrar em funcionamento no início do mês de Agosto.
O plano está a ser estruturado em duas vertentes, uma de sensibilização e a outra mais operacional, caso surja algum surto de gripe nos funcionários dos vários departamentos.
A vertente da sensibilização é para colocar em prática de imediato, e, o segundo, só será aplicado se surgirem casos, que obriguem a profundas alterações no funcionamento interno.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 21 de julho de 2009

CBL atravessa crise directiva

A história é muito simples. O presidente do Clube Basquetebol de Leiria, João Loureiro, revelou vontade de pedir a demissão do cargo, devido ao seu estado de saúde e familiar, mas Fernando Duarte (tesoureiro) e Paulo Marques (vice-presidente) anteciparam-se e abandonaram o clube deixando o computador na sede social da colectividade existente no Centro Associativo do Mercado Municipal, em Leiria, e sem prestarem contas aos elementos da direcção.
João Loureiro afirmou ao Diário de Leiria que tentou contactar os dois dirigentes para um esclarecimento sobre as decisões que tomaram, mas as suas tentativas saíram infrutíferas.
“Quando o barco mete água os ratos fogem todos. Convidaram--me para a presidência do clube, prometeram colaboração, mas foram só promessas e eles é que saíram “, acusou o dirigente, inconformado com João Loureiro.

Ler mais em Diário de Leiria

Dois jogadores brasileiros assinaram até 2014

Os altos comandos unionistas já decidiram contratar o avançado Alberto e o defesa-central Hammes, ambos de nacionalidade brasileira e de 19 anos de idade, que representavam o Trieste de Itália.
Amanhã é ansiosamente aguardado, em Seia, o número 10, para reforçar o meio-campo da equipa unionista.
Os restantes cinco jogadores que estavam à experiência - Wallace, Tchami, Mauro, Fagner e Ron Dias - não conseguiram convencer o técnico Manuel Fernandes para fazerem parte do plantel leiriense, embora no caso de Ron Dias, o "travão" principal tivesse sido o desacordo de verbas nas negociações que estavam em discussão.

Ler mais em Diário de Leiria

PSP e GNR vigiam casas de quem vai de férias

Está no terreno, desde o passado dia 26 de Junho, e até ao dia 15 de Setembro, a 'Operação Verão Seguro' que engloba diversas vertentes, nomeadamente a vigilância a residências, levada a cabo pela PSP e pela GNR.
No ano passado a PSP de Leiria vigiou 77 residências em Leiria e nenhuma foi assaltada, o que significa uma eficácia de 100 por cento.

Ler mais em Diário de Leiria

Estudante de Leiria conquista medalha de bronze na Alemanha

O ano de 2009 é o ano de glória para a equipa portuguesa que participou nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO), em Bremen, Alemanha.
A equipa de seis alunos de várias secundárias do País teve a melhor pontuação em 20 anos, ficando em 33.oºlugar na tabela, conquistando três medalhas de bronze, menções honrosas e a primeira medalha de prata.
João Pereira, aluno do 12.oº ano, da escola secundária Domingos Sequeira, de Leiria, foi um dos alunos que participou nesta competição e traz para casa a Medalha de Bronze. João Pereira, que ainda se encontra na Alemanha, em conversa com o Diário de Leiria confessou que as Olimpíadas "não são nada fáceis".

Ler mais em Diário de Leiria

Portugal e Senegal dão as mãos num encontro em S. Pedro de Moel

O grupo de percussão 'Tocándar', do concelho da Marinha Grande, está a organizar o 'Dia do Senegal'. Estão envolvidas cerca de 140 pessoas, "entre jovens de idade e outros jovens de espírito", disse Paulo Tojeira, fundador da associação marinhense.
De acordo com a explicação daquele responsável, a ideia de organizar este dia dedicado ao Senegal nasceu de um encontro fortuito com o presidente da associação juvenil 'CLES du Senegal', na zona da Marinha Grande.
"Depois em conversa, senti uma coincidência muito grande quanto às preocupações com os jovens", descreveu ao nosso jornal. Com o mote 'Dia do Senegal - outros povos, novos amigos!', a organização prevê a realização de uma mostra de artesanato senegalesa, bem como jogos tradicionais daquele país africano.

Ler mais em Diário de Leiria

Nazaré demonstra a sua alma taurina

Rui Salvador esteve em grande na primeira corrida de toiros da temporada na praça do Sítio da Nazaré, com duas lides distintas. Na primeira, fruto da sua irreverência, cravou ferros de boa nota, sendo-lhe concedida a volta à arena no final.
No seu segundo desempenho, o cognome de 'o cavaleiro dos ferros impossíveis' fez a sua aparição, com um toiro desde cedo a descair para tábuas e onde o cavaleiro de Tomar fez uso de toda a sua experiência para cravar bons ferros, fazendo vibrar ainda mais o público presente na praça.
Por sua vez, a cavaleira Sónia Matias chegou facilmente ao público através da sua alegria constante, frente a um toiro que arrancava de forma intempestiva contra a cavalo, sem tirar mérito à sua actuação que, no entender do público, foi bastante aceitável.

Ler mais em Diário de Leiria

Moradores dizem “viver inferno” com poluição da Martelha

Alguns moradores de Martingança, Alcobaça, dizem “viver no inferno” com a poluição libertada pela empresa Martelha, que em 2002 recebeu o prémio do ambiente ‘Inova Leiria’, que os impede de usufruir do sossego diário.
As principais queixas dos moradores prendem-se com partículas poluentes libertadas pela chaminé da empresa, que são levadas pelo vento para as habitações, deixando-as cobertas de resíduos negros, para além do cheiro a um produto químico e dos prejuízos causados na agricultura.
Elisabete Marques, ex-emigrante que desde 2007 residente numa vivenda a poucos metros da fábrica, é uma das moradoras que se diz revoltada com a poluição provocada pela fábrica, que a impede de estender roupa, de ter os estores abertos e a sujidade acumulada nos muros e nos portões exteriores, que a obriga a limpezas constantes.

Ler mais em Diário de Leiria

F16 atrai curiosos à Praça Rodrigues Lobo

Inserida nas comemorações dos 50 anos da Base Aérea n.o 5, de Monte Real, a praça Rodrigues Lobo recebe Feira Aeronáutica.
Divulgar o trabalho militar e cativar pessoal para ingressar na Força Aérea são objectivos do evento.
"A ideia deste evento é colocar um F16 no centro da praça, permitir que as pessoas possam visitar, ver, fazer perguntas, tirando dúvidas acerca do nosso trabalho, e também, com um bocado de sorte, conseguir cativar pessoal para vir trabalhar para a Força Aérea", referiu Gonçalo Reixa, tenente responsável pela Feira Aeronáutica.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Jogador ‘cerebral’ junta-se ao plantel quarta-feira

Um jogador de nacionalidade brasileira, que deu nas vistas, frente à equipa da União de Leiria, no torneio que os unionistas participaram em França, onde defrontaram os Lusitanos, apresenta-se em Seia na próxima quarta-feira para se juntar ao restante plantel unionista.
Em terras francesas, Manuel Fernandes observou minuciosamente o jogador, tirou boas referência e tudo leva a crer que o atleta não realizará qualquer período de experiência. Um númeroº10 para colmatar a saída de Tiago e gorada a contratação de do médio do Belenenses Silas, que chegou a ser um dos nomes indicados pelo treinador para regressar a Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

Confrontos entre grupos rivais provocam dois feridos na Vieira

Confrontos físicos e verbais entre dois grupos rivais ocorridos na madrugada de domingo (04h56) na Praia da Vieira, Marinha Grande, provocaram ferimentos graves em dois jovens, de 18 e 19 anos.
As discussões, seguidas de ameaças, terão começado junto à zona dos bares, vulgarmente designada por ‘Rua Sésamo’, e terminarem em agressões, na marginal, com recurso a garrafas de vidro. Os dois jovens agredidos - um residente na Marinha Grande e o outro na Praia da Vieira - tiveram de receber tratamento no Hospital de Santo André, em Leiria, e receberam alta ao início da manhã.
Os alegados agressores são também dois jovens, da zona de Abrantes, que estarão alojados no Parque de Campismo da Vieira de Leiria e que acabaram por ser identificados pelas autoridades.

Ler mais em Diário de Leiria

Produtores protestam contra descida de preços do leite

Vários produtores de leite manifestaram-se em Porto de Mós, exigindo mais apoios do Governo para fazer face à descida dos preços, uma situação que, dizem, estar a tornar "insustentável" a produção em Portugal.
A realização do mercado semanal naquela vila na sexta-feira foi o ponto de partida para António Ferraria, presidente da Federação dos Agricultores do Distrito de Leiria (FADL), fazer passar a mensagem, dando conta da possibilidade de a produção de leite no País terminar devido à forte concorrência dos países do Norte da Europa, que praticam preços mais baratos. "Estamos solidários com os produtores de leite e, se o Governo não apoiar o sector, corremos o risco de ficar sem os 25 empresários que ainda restam", numa zona onde existiam várias centenas.
Aquele responsável espera que o Governo escute as vozes preocupantes dos produtores, que reivindicam o leite a 40 cêntimos e não a 25 como estão a ser praticados pelas marcas estrangeiras, pretendendo ainda que haja "menos burocracia na comercialização do leite".

Ler mais em Diário de Leiria

Agromuseu 'Dona Julinha' poderá integrar Rede Portuguesa de Museus

O AgroMuseu 'Dona Julinha', na freguesia de Ortigosa, concelho de Leiria, poderá vir a integrar a Rede Portuguesa de Museus, anunciou o vereador da câmara de Leiria.
Vítor Lourenço, que falava à margem de uma visita destinada à comunicação social, na sexta-feira, explicou as razões que levaram a autarquia a ponderar a hipótese de integrar o novo núcleo museológico do concelho na rede nacional de museus.
"Este projecto cumpre todos os mandamentos da museologia, e tem todas as condições técnicas e condições de conteúdo científico, favorecendo assim de uma melhor divulgação, dando--lhe o valor que ele merece", referiu o vereador do pelouro da Cultura.

Ler mais em Diário de Leiria

Tribunal de Leiria condenou Lastavel a 21 anos de cadeia

O colectivo de juízes que julgou Marc Lastavel, não teve dúvidas de que a morte do empresário António Figueira foi "um acto de crueldade" e que o cidadão francês agiu "com frieza de ânimo".
Por isso, condenou-o a 21 anos de prisão, e ainda a indemnizar a família do antigo presidente em Portugal do grupo 'Os Mosqueteiros', em 738 mil e 205 euros.
O presidente do colectivo, o magistrado João Guilherme Silva, recordou que "a versão do arguido, de que tudo aconteceu sem querer", não foi corroborada por "nenhum elemento de prova", que tudo não passou de "uma invenção" já que, "desde logo, não soube explicar, de forma racional", porque que é que a vítima estava amarrada.

Ler mais em Diário de Leiria

Sócrates apela à "mobilização" para vencer câmara de Leiria

O secretário-geral do PS, José Sócrates, apelou à "mobilização" e "empenho" dos socialistas e independentes para que as próximas eleições autárquicas se traduzam numa "mudança política em Leiria".
Compromissos do partido impediram José Sócrates de participar no jantar de apresentação da candidatura de Raul Castro à câmara de Leiria, realizado sábado, mas o secretário-geral aproveitou os minutos que esteve na Quinta do Paul, freguesia de Ortigosa, para deixar uma palavra de "confiança" ao candidato socialista e fazer um apelo para que o PS "tenha uma vitória eleitoral nas próximas Autárquicas".

Ler mais em Diário de Leiria