sexta-feira, 19 de março de 2010

Capa do dia

Todos juntos a limpar Leiria

Cerca de 450 voluntários de quase todas as freguesias do concelho de Leiria estão a postos para arregaçar as mangas amanhã e acabar com todos os focos de poluição detectados num levantamento realizado para o Projecto Limpar Portugal.
Pela primeira vez no País, um movimento cívico une-se pela causa do ambiente e prepara uma mega operação de limpeza, realizada exclusivamente por voluntários, particulares e entidades públicas e privadas, promovendo a educação ambiental e apelando a uma reflexão sobre a problemática do lixo.
Em Leiria, Vítor Santos, da coordenação concelhia do Projecto Limpar Portugal, disse que estão preparados perto de 450 voluntários para limpar as freguesias do concelho, com excepção de quatro, que não conseguiram coordenação.

Ler mais em Diário de Leiria

Como um telefonema se transformou num movimento de limpeza

A ideia nasceu durante uma conversa telefónica entre dois amigos que queriam ver as florestas da Estónia sem lixo. Três anos depois, o conceito já pôs perto de 200 mil pessoas a limpar três países.
Uma viagem à Lapónia escandinava, em 2007, motivou Toomas Trapido, membro do Partido Ecologista, a pensar na forma de tornar as áreas verdes mais limpas e a ligar ao amigo Rainer Nõlvak, empresário de tecnologias da informação, para discutir o assunto. Habituados a participar em acções ambientais numa organização não governamental, encontraram-se e assim criaram o movimento ‘Let's do it!’, que no ano seguinte levou mais de 50 mil pessoas e meio milhar de instituições públicas e privadas a recolher num só dia mais de 10 mil toneladas de resíduos depositados ilegalmente.

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara faz avaliação e gestão mais rigorosa de transportes escolares

Alguns alunos do concelho de Leiria poderão deixar de ter o transporte escolar até aqui assegurado pela câmara, na sequência de uma avaliação que autarquia está a fazer sobre aquele tipo de serviço. Contudo, o município assegura que continuará a cumprir a lei, pelo que prevê para o próximo ano lectivo conceder o transporte escolar a cerca de 5.600 alunos dos diversos níveis de ensino, com base nos dados fornecidos, até à data, pelos estabelecimentos de ensino do concelho.
"A câmara de Leiria irá cumprir com os transportes escolares como está estipulado na lei", assegura ao nosso jornal o vereador com o pelouro da Educação, Cultura e Juventude, Gonçalo Lopes, mas sublinha que está a ser feita "uma avaliação e uma gestão mais rigorosa desse tipo de serviço", o qual custa à câmara, actualmente, cerca de "dois milhões de euros" por ano.

Ler mais em Diário de Leiria

Empresa Ângelo Mesquita adquire quase totalidade do capital do grupo SPAL

A empresa Ângelo Mesquita, que produz chávenas com a marca 'Cup & Saucer', adquiriu ontem a sociedade detentora de cerca de 90 por cento do capital social do grupo SPAL, com sede na Nazaré.
"Confirmo que a empresa Ângelo Mesquita, de Famalicão, adquiriu 100 por cento da sociedade Acções Mais que controla cerca de 90 por cento do capital social do grupo SPAL", disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração do grupo que fabrica e comercializa porcelana para uso doméstico e de hotelaria.

Ler mais em Diário de Leiria

João Pessoa é o novo director da prisão-escola

João Pessoa, que dirigia o Estabelecimento Prisional de Aveiro é o novo director do Estabelecimento Prisional de Leiria (EPL) , substituindo João Paulo Sá, que foi transferido para a cadeia aveirense.
O novo director do EPL, João Pessoa esteve à frente da cadeia Regional de Leiria antes de ir para Aveiro, e regressa assim à cidade leiriense .
Ao que o Diário de Leiria apurou junto de fonte prisional, a substituição do director do EPL poderá estar relacionado com algumas várias fugas e tentativas de motim realizadas nos últimos meses naquele estabelecimento prisional.

Ler mais em Diário de Leiria

Aproveitar recursos é a chave para o sucesso das empresas

"Saibamos usar o verbo aproveitar". O conselho é do empresário e gestor Jorge Santos, que, a par do ministro da Economia, José Vieira da Silva, e do economista António Nogueira Leite, procurou responder à pergunta 'Que rumos para a economia portuguesa', numa conferência da revista 'Invest' e do Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) de Leiria.
Muitos empresários marcaram presença para ouvir, ontem, os conselhos dos conferencistas no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, na cidade do lis, começando o gestor Jorge Santos por lançar o repto para o sucesso com o significado 'Aproveitar'. O mesmo traduz-se que a 'chave do sucesso para a competitividade' das empresas e unidades industriais é "aproveitar" os seus recursos. "O que temos e muitas vezes é considerado menos positivo nas nossas empresas", sintetizou.

Ler mais em Diário de Leiria

União continua com a ‘casa' às costas

Há vários anos que o plantel da União de Leiria tem que realizar os treinos semanais de preparação dos jogos em vários campos, por indisponibilidade total do relvado do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Este fenónemo já se arrasta e os últimos treinadores que passaram pelo clube tiveram que se adaptar a essa realidade, nomeadamente Manuel Cajuda, Jorge Jesus, Paulo Duarte, Domingos Paciência, Manuel Fernandes e actualmente Lito Vidigal.

Ler mais em Diário de Leiria

quinta-feira, 18 de março de 2010

Capa do dia

Alunos de Leiria analisaram reacções humanas ao contacto com animais

Um Golden Retriever, um Pastor Alemão, um Pastor Belga e um Rottweiler foram os quatro cães que participaram numa análise feita por alunos da Escola Secundária de Domingues Sequeira, em Leiria.
No âmbito da Área Projecto, Sara Duarte, Daniela Pereira e Ricardo Reis, alunos do 12.o G, decidiram abordar a terapia com animais, no contexto do tema mais abrangente ‘Viver mais, viver melhor’.

Ler mais em Diário de Leiria

População adia recurso à justiça mas não desiste de túnel no IC36

O recurso à justiça através de uma providência cautelar está, para já, adiado, mas a população dos Pousos admite avançar naquele sentido, como avisou, caso não seja corrigido o traçado do Itinerário Complementar (IC) 36 sob a forma de túnel na freguesia.
Aquela forma de protesto não avançou já porque, entretanto, foram dados alguns passos que dão esperança à população de ver concretizada a sua reivindicação, como a agenda de uma reunião do presidente da junta local e da Comissão que representa a população com o presidente da Assembleia da República (AR), Jaime Gama.

Ler mais em Diário de Leiria

Alargamento do IC2 começa durante o mês de Abril

O arranque das obras para o alargamento do IC2 deverão arrancar em Abril próximo. A empreitada terá um total de quatro quilómetros, prevendo um sublanço de um quilómetro a partir da freguesia de Azoia até ao nó do IC36, via que vai ligar as auto-estradas n.0 1 e n.0 8, em Leiria. A obra vai ter perfil de auto-estrada, com separador central e vias colectoras para tráfego local.
Já nos restantes três quilómetros, até ao nó com a estrada nacional 109, na freguesia de Marrazes, o projecto contempla, igualmente, o perfil de auto-estrada, com separador central e duas faixas com três vias cada.

Ler mais em Diário de Leiria

Governo e autarquias de ‘mãos dadas’ para prevenir criminalidade

As malhas urbanas das vilas e cidades do distrito de Leiria vão ficar mais seguras. Governo e autarquias querem prevenir a criminalidade com assinatura a Contratos Locais de Segurança, que terão como parceiros as associações comerciais e empresariais

Ler mais em Diário de Leiria

‘Céus’ da Marinha Grande testam mísseis antiaéreos

O Regimento de Artilharia Antiaérea prepara-se para regressar à Marinha Grande para uma nova sessão de fogos reais, com vista a testar a operacionalidade dos meios antiaéreos portugueses em caso de ataques terroristas, e a capacidade dos aparelhos utilizados pelo Exército.
O exercício com fogo real, intitulado 'Relâmpago 10', irá decorrer na praia do Samouco, à semelhança dos últimos anos, em que foram empregues todos os meios e unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Português, nomeadamente os sistemas míssil antiaéreos, Stinger e Chaparral, e o Sistema Canhão Bitudo.

Ler mais em Diário de Leiria

Quercus denuncia "destruição" da Mata Nacional de Valado de Frades

A construção de uma zona industrial em Valado de Frades, com cerca de 30 hectares, e da passagem para a nova via rápido IC9, que liga a Nazaré a Alcobaça e à Nacional 1, com 48 hectares, são, para a associação ambiental Quercus as responsáveis pela desflorestação da Mata Nacional do Valado de Frades, no concelho da Nazaré.
De acordo com a associação ambiental, aquelas construções estão a ser realizadas, "sem que tenha existido Avaliação de Impacte Ambiental".

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 17 de março de 2010

Capa do dia

Bombeiros alertam para falta de segurança porque meios de socorro não estão salvaguardado

O aumento do número de turnos nos Bombeiros Sapadores de Leiria não tem a complacência da associação e do sindicato que representa os bombeiros profissionais, que colocam em causa a salvaguarda da prestação de socorro e da segurança dos soldados da paz. A alteração de quatro para cinco turnos, cada com 10 bombeiros, medida que entrou em vigor segunda-feira, é contestada pela Associação (ANBP) e Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP), e motivou, entre outras situações, uma reunião, “com carácter de urgência”, com o presidente da câmara de Leiria, na última quinta-feira.
“Até à data, o Sindicato nunca foi informado por escrito, nem dentro dos prazos legais, da alteração de horário. Não o podem anunciar a uma quinta-feira e aplicá-lo na segunda-feira seguinte”, afirma ao nosso jornal Sérgio Carvalho, vice-presidente da ANBP e presidente do SNBP.

Ler mais em Diário de Leiria

Deputados da Comissão de Defesa Nacional visitaram BA5

O presidente da Comissão de Defesa Nacional disse ontem, durante uma visita à Base Aérea n.º5 (BA5), em Monte Real, que aguarda esclarecimentos do Governo sobre o corte de 40 por cento previsto pelo Programa de Estabilidade e Crescimento na Lei de Programação Militar (LPM).
"Estamos a aguardar que o Governo diga se sobre os 40 por cento do funcionamento geral que é anunciado está incluído ou não os 40 por cento da LPM", afirmou o social democrata José Luís Arnaut, no decurso da visita que os deputados da Comissão de Defesa Nacional realizaram à BA5.

Ler mais em Diário de Leiria

Vieira da Silva é um dos convidados da conferência da Invest

Sob o mote 'Que rumos para a economia portuguesa', José Vieira da Silva, ministro com a pasta da economia, António Nogueira Leite, economista, e Jorge Santos, gestor, são os convidados da terceira conferência de estratégia, promovida pela revista 'Invest' e o Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA).
A sessão decorre amanhã, no Auditório do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, a partir das 18h30.
Trata-se da terceira iniciativa do ciclo de conferências de estratégia, organizadas pela revista 'Invest' e pelo ISLA, e sucede-se às realizações de Aveiro e Coimbra, as quais juntaram mais de 250 participantes, na maioria empresários e gestores.

Ler mais em Diário de Leiria

Pescadores da Nazaré discutem possibilidade de venda directa a restaurantes

A comunidade piscatória da Nazaré está a analisar a possibilidade de contratualizar directamente a primeira venda de pescado aos restaurantes locais.
O projecto, que resultou de uma proposta aprovada pelo Grupo Local do Porto da Nazaré, foi dado a conhecer no passado sábado aos pescadores, numa reunião que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Jorge Barroso, e de representantes de associações ligadas ao sector.

Ler mais em Diário de Leiria

União treina com plantéis do Fátima e Pombal

A União de Leiria vai realizar, depois de amanhã, um jogo-treino com o Grupo Desportivo de Fátima e, no dia seguinte, o adversário, a sessão decorre frente ao Sporting de Pombal, aproveitando o interregno da Liga Sagres.
Com a paragem do campeonato devido à realização da final da Taça da Liga, agendada para o próximo sábado, no Estádio do Algarve, entre o Benfica e o Porto, o treinador da União não quer perder o bom ritmo competitivo que a equipa atravessa e agendou dois jogos-treino.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 16 de março de 2010

Capa do dia

'Abril Juvenil' regressa a Leiria com novidades

Um novo conceito, novos espaços, mais actividades e a inclusão das crianças e jovens com deficiências ao nível auditivo e visual são alguns dos pontos-chave que a câmara de Leiria pretende 'ver' no programa - agora denominado - 'Férias Criativas - Abril Juvenil', que decorre entre 29 de Março e 9 de Abril.
Para começar o 'lote' de novidades, está a abrangência do público-alvo. A partir deste ano, o programa inclui crianças a partir dos cinco anos.
"Isto consiste, sobretudo, num programa de apoio à família, permitindo a ocupação, desde o início de manhã até ao final da tarde, de 700 crianças", começou por explicar Gonçalo Lopes, vereador da câmara leiriense com os pelouros da Cultura, Educação e Juventude, durante a sessão de apresentação do programa.

Ler mais em Diário de Leiria

Acção de sensibilização assinala Dia dos Direitos dos Consumidores

Foi através de uma acção de rua, com o contacto com a população, que o governador civil de Leiria assinalou ontem o Dia Internacional dos Direitos dos Consumidores.
Paiva de Carvalho esteve no Largo Paulo VI, em Leiria, onde distribuiu lembranças relacionadas com a efeméride, como material informativo sobre os direitos dos consumidores, t-shirts e lâmpadas de baixo consumo.

Ler mais em Diário de Leiria

Junta de Leiria abre inscrições para Prémio Korrodi

Já está aberta a fase de recolha de trabalhos, com vista à participação na IV Bienal do Prémio Korrodi. O prazo vai até 15 de Abril.
À semelhança das edições anteriores, o concurso apresenta-se em duas modalidades: edifícios recuperados, reabilitados e requalificados e edifícios novos, na área correspondente à freguesia de Leiria.
De acordo com Laura Esperança, presidente da junta de freguesia de Leiria, o Prémio Korrodi, além de evocar o trabalho de Ernesto e Camilo Korrodi (pai e filho), tem como objectivos promover e contribuir para a dinâmica da imagem do Centro Histórico, principalmente, a zona considerada Área Crítica de Reabilitação Urbana, possibilitar a melhoria das condições de vivência e de desenvolvimento da cidade, apoiar os projectistas e dotar a cidade de uma identidade própria.

Ler mais em Diário de Leiria

Simulacro de acidente grave na cidade vidreira vai ‘testar’ meios

Um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária Eng. o Acácio Calazans Duarte, em colaboração com o Serviço Municipal de Protecção Civil, realiza, sábado, às 10h00 no cruzamento da Avenida da Liberdade com a Rua Prof. Bento de Jesus Caraça, na Marinha Grande, um simulacro de acidente rodoviário grave.
O acidente, explica a autarquia em nota de imprensa, envolverá dois veículos ligeiros e uma mota, do qual resultarão 11 vítimas.

Ler mais em Diário de Leiria

Passos Coelho espera obter bom resultado em Leiria

Pedro Passos Coelho espera obter um bom resultado em Leiria nas eleições internas do PSD agendadas para o dia 26 de Março. Ontem fez um périplo pelo distrito, que começou em Ansião e terminou nas Caldas da Rainha. Candidato à liderança do PSD criticou postura do Governo sobre o PEC.

Ler mais em Diário de Leiria

Óbidos proporcionou "o melhor Festival de Chocolate de sempre"

"De acordo com as reacções do público, esta foi a melhor edição de sempre do Festival Internacional do Chocolate", afirmou José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium (O.P.), que organizou o evento.
A Cerca do Castelo serviu de palco para o Festival, que decorreu entre os dias 4 e 14, este ano sob o tema 'Maravilhas do Mundo'. Cerca de 200 mil visitantes passaram pela vila mais doce do País.
Segundo o responsável, "o evento rivaliza com os melhores certames do sector a nível mundial", acrescentando que "o objectivo é tornar-se numa referência internacional, com capacidade para atrair cada vez mais empresas de prestígio e público especializado".

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 15 de março de 2010

Capa do dia

Leiria mostra o seu lado republicano

Um roteiro. Uma história para contar. Um centenário para celebrar. Conta Acácio de Sousa, director do Arquivo Distrital, que existem em Leiria 46 ruas ou largos com referências republicanas. Razões mais do que suficientes para convidar a população para um passeio no passado sábado, naquela que foi a primeira iniciativa comemorativa do Centenário da República Portuguesa em Leiria.
Mais de meia centena de pessoas aceitaram o convite, não para conhecer os 46, mas 27 locais de referência republicana. A tarde de Sol que caiu sobre a cidade do Lis, e a história que se contava diante de cada rua, atraíram ainda mais curiosos.

Ler mais em Diário de Leiria

Grande penalidade deu vantagem... a justiça veio depois

A União de Leiria poderá ter dado um passo atrás rumo a lugar europeu, depois de ter perdido (1-0) no terreno da Naval 1.o de Maio, que está agora a um ponto da formação unionista.
A equipa orientada por Lito Vidigal apresentou-se na máxima força na Figueira da Foz, sem lesões, mas não conseguiu contrariar a bem estruturada equipa liderada por Augusto Inácio, apesar de ter tido algumas (boas) oportunidades para marcar.
Com a derrota averbada na sexta-feira à noite, a União de Leiria ocupa a sexta posição na tabela classificativa com 30 pontos, apenas com um ponto a mais do que a Naval 1.º de Maio.

Ler mais em Diário de Leiria

PSP deteve assaltante no interior de banco em Leiria

Um homem com cerca de 40 anos foi detido pela PSP de Leiria, em flagrante delito, quando se preparava para assaltar uma dependência bancária da cidade do Lis.
Ao que o Diário de Leiria apurou, a PSP foi alertada por volta das 6h00 de sábado, depois de ter sido accionado o alarme de uma das agências do Banco Millenium localizada na Avenida Heróis de Angola, junto à Rodoviária.

Ler mais em Diário de Leiria

Falta de médicos é problema para serviço de Psiquiatria do Hospital de Leiria

Há falta de profissionais no serviços de Psiquiatria do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria. A revelação foi feita por António Cabeço, director daquele serviço, segundo o qual a Psiquiatria do HSA deve ser dos serviços com menos profissionais.
"É uma dificuldade para o serviço", reconheceu o director ao Diário de Leiria, acrescentando que os jovens médicos da especialidade preferem trabalhar nas grandes cidades, como Lisboa ou Porto, e que existem muitos médicos a aposentarem-se.

Ler mais em Diário de Leiria

PJ na câmara para consultar processos de licenciamento

O vice-presidente da câmara de Ourém, José Alho, confirmou, sexta-feira, que a Polícia Judiciária esteve na autarquia, no passado dia 10, tendo os inspectores "solicitado o acesso a dois processos relacionados com actividade comercial em Fátima".
Num curto e lacónico comunicado lido aos jornalistas, e sem direito a perguntas, o autarca, eleito pelo Partido Socialista, deixou a explicação. "No seguimento de diversas questões que foram levantadas" por alguns jornalistas, "e no compromisso entre o dever de informar e a reserva imposta pelo segredo de justiça, confirmamos a presença de uma equipa da Policia Judiciária no dia 10 de Março, nos Paços do Concelho".

Ler mais em Diário de Leiria

‘Brigadas do Ambiente’ na Biblioteca Municipal

'Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica - Brigadas de Carbono' é o tema de uma sessão informativa de sensibilização ambiental, que se vai realizar, quarta-feira, às 21h00, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande, em frente à Praça Guilherme Stephens, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta.
No seguimento dos projectos de sensibilização ambiental dinamizados pelas 'Brigadas de Carbono' da DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, a câmara da Marinha Grande promove esta iniciativa dirigida ao público em geral.

Ler mais em Diário de Leiria

Junta da Barreira tem projectos em 'lista de espera'

A requalificação da rede viária, a ampliação do cemitério da Barreira, os projectos de construção de uma creche no Telheiro, da 'Quinta dos Avós' e o apoio à construção do Lar são alguns dos projectos de José Cunha, presidente da Junta de Barreira, a médio prazo para aquela freguesia.
Uma 'lista' de projectos que vai sendo gerida à medida que o dinheiro vai entrando nos cofres da Junta.
No mês em que se assinalam 272 anos da elevação da Barreira a freguesia, o autarca apontou alguns problemas, bem como os objectivos do executivo a médio e longo prazo.
A requalificação das vias de comunicação continua a constituir-se como prioritária, apesar das três vias rodoviárias principais já estarem em melhores condições.

Ler mais em Diário de Leiria

Identificados falsos funcionários da ASAE que burlavam

A GNR anunciou a identificação de três alegados burlões, residentes no concelho da Batalha, que se faziam passar por funcionários da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
Em comunicado, a GNR informa que, quinta-feira, na sequência de duas buscas domiciliárias, identificou e constituiu arguidos três pessoas suspeitas “de estarem envolvidos em diversos crimes de burla onde se faziam passar por funcionários da ASAE”.

Ler mais em Diário de Leiria