quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Capa do dia

Projecto-piloto equipa Biblioteca de Leiria com equipamento em Braille

Dinis Santos, presidente da delegação de Leiria da ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal -, não escondia ontem a sua felicidade por tornar real um sonho: frequentar a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e poder pesquisar e recolher informação como qualquer outro utilizador.
A partir de agora, Dinis Santos e qualquer outra pessoa com deficiência tem à sua disposição na Biblioteca Municipal um computador, digitalizador e impressora, graças a um protocolo celebrado entre a câmara de Leiria e a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), através do qual foi dado início a um projecto-piloto que poderá estender-se a outras bibliotecas.

Ler mais em Diário de Leiria

Gabinete de Saúde Juvenil aposta no anonimato para chegar aos jovens

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto considera o anonimato e a informalidade do Gabinete de Saúde Juvenil, ontem inaugurado em Leiria, como uma mais valia para chegar aos jovens e aos problemas que os afectam diariamente.
"O grande segredo é a informalidade do confessionário", disse Laurentino Dias, na cerimónia de inauguração do Gabinete de Saúde Juvenil, que funciona no Instituto Português da Juventude (IPJ) de Leiria.
Admitindo existirem "outras soluções clássicas", como o Serviço Nacional de Saúde, Laurentino Dias considera, porém que o Gabinete de Saúde Juvenil poderá dar uma resposta "com mais qualidade" aos jovens.

Ler mais em Diário de Leiria

GNR deteve nove condutores com álcool a mais

O Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana lançou, na madrugada de terça-feira, na área do distrito de Leiria, uma operação de grande envergadura de fiscalização da condução com excesso de álcool, tendo detido nove condutores que ultrapassaram a taxa de 1,2 gramas por litro de sangue.

Ler mais em Diário de Leiria

Valorlis ensina como fazer agricultura biológica

A Valorlis promove, a partir de sábado, uma nova edição do curso de Agricultura Biológica.
O objectivo visa demonstrar à população quais as formas para ganhar hábitos de vida saudáveis e proteger o ambiente.
A par das acções de compostagem doméstica, a Valorlis inicia um curso que manifesta "uma crescente preocupação das pessoas em adquirir hábitos saudáveis, quer ao nível da protecção do ambiente, quer também no que toca, por exemplo, à qualidade dos alimentos que consomem", salienta Miguel Aranda da Silva, administrador-delegado da empresa.

Ler mais em Diário de Leiria

Chefs de renome abrilhantam Festival de Chocolate

Nuno Branco, Henrique Sacchetti, Luís Machado, António Lourenço, Augusto Gemelli, João Antunes, Chakall, Hernâni Ermida, Pedro Silveira, Hélio Loureiro e Chef Silva são os convidados da edição de 2010 do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que decorre entre 4 e 14 de Março.
Estes Chefs - considerados por muitos como os melhores - irão fazer demonstrações de pratos com chocolate, no local do evento, na Cerca do Castelo, e à noite vão estar nos restaurantes de Óbidos a confeccionar refeições.

Ler mais em Diário de Leiria

Acidente em pedreira faz um ferido grave

Um trabalhador de uma pedreira, localizada na freguesia de Amoreira, concelho de Óbidos foi, ontem, transportado em estado grave para o Hospital Oeste-Norte das Caldas da Rainha, na sequência de um acidente de trabalho.
De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários de Óbidos – que ocorreram ao local – o homem, com 59 anos, estaria preso numa britadeira.

Ler mais em Diário de Leiria

Lito Vidigal aproveita descanso e ´pesca trutas` no Brasil

Aproveitando a pausa do campeonato - os leirienses já defrontaram o Benfica no Estádio da Luz em jogo a contar para a vigésima jornada - a dupla leiriense (o técnico Lito Vidigal e o director Rodolfo Vaz) procurará ´pescar` algum ´peixe graúdo` que possa vir a interessar aos unionistas e ingressar no plantel sob o comando de Lito Vidigal.
Manuel Fernandes (quando esteve em Leiria) também se deslocou ao Brasil onde passou uma temporada e acabou por descobrir o avançado Carlão.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Capa do dia

Emoção até ao último minuto

Foram 1.568 espectadores que na tarde gélida de ontem assistiram a uma partida onde teve como aliciante o regresso de Manuel Fernandes a Leiria.
O técnico foi recebido com alguns assobios por parte de alguns adeptos leirieneses, mas a manifestação de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na época transacta foi dado pelos jogadores, seus ex-pupilos, que o abraçaram. Também Lito Vidigal cumprimentou o técnico.
Problemas e amizades à parte, foi a União de Leiria que tomou a iniciativa do jogo, frente aos setubalenses que jogavam com três centrais, embora os defesas laterais tivessem uma missão ofensiva digna de registo.

Ler mais em Diário de Leiria

Secretário de Estado do Comércio defende "diferenciação" e "especialização" no sector

O secretário de Estado do Comércio, Fernando Serrasqueiro, defende a “diferenciação e a “especialização” do comércio de rua (vulgo tradicional) para que o sector possa sobreviver e fazer face à expansão dos centros comerciais. A ‘ideia chave’ foi referida pelo governante na sexta-feira, em Leiria, durante a apresentação da quinta fase do programa Modcom (Modernização do Comércio), considerando que o comércio tradicional tem que se diferenciar não só pelo atendimento, mas na criação de um “conceito diferente”.

Ler mais em Diário de Leiria

Projecto Limpar Portugal com falta de voluntários

Mais de três centenas de voluntários de Leiria estão inscritos no Projecto Limpar Portugal, mas a coordenação concelhia da iniciativa está a apelar à mobilização de um maior número de pessoas, sob pena de algumas freguesias não ficarem abrangidas pelo movimento.
O Projecto Limpar Portugal é um movimento cívico que pretende, através da participação voluntária de pessoas particulares e de entidades privadas e públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo.
Numa iniciativa inédita no País, dia 20 de Março serão realizadas acções de limpeza da floresta, através das quais os voluntários removem o lixo depositado indevidamente nos espaços verdes. No entanto, Vítor Santos teme que o número de voluntários possa não chegar para abranger todas as freguesias.

Ler mais em Diário de Leiria

Gabinete de Saúde Juvenil nasce em Leiria

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, deverá presidir à cerimónia de inauguração do Gabinete de Saúde Juvenil e da Unidade Móvel do Centro, duas iniciativas criadas no âmbito do Programa CUIDA-TE, do Instituto Português da Juventude (IPJ).
A inauguração terá lugar na próxima quarta-feira, pelas 14h00, na Loja Ponto JA do IPJ de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

"Desde Maio que não são enterrados cadáveres de suínos na região"

O presidente da Associação de Suinicultores de Leiria (ASL), David Neves, garantiu que, desde Maio, "não são enterrados cadáveres de suínos na região".
Dados oficiais de 2009 apontavam para o enterro de cerca de 11 toneladas de animais por dia na região, contribuindo para as 60 toneladas enterradas por dia ao nível nacional. Números que a ASL afirma estar a contribuir para a sua redução, depois de o Ministério da Agricultura ter lançado um concurso público e adjudicado a uma empresa a recolha de cadáveres mortos ainda na exploração suinícola.

Ler mais em Diário de Leiria

Desfile das crianças levou milhares de pessoas ao centro tradicional

Mais de 1.600 crianças desfilaram perante milhares de pessoas, na manhã de sexta-feira, no Centro Tradicional da Marinha Grande, desde o Parque da Cerca até ao Núcleo Stephens.
"Nem as baixas temperaturas que se fizeram sentir afugentaram os pequenos foliões disfarçados de vidreiros, Rainha Santa Isabel e Rei Dom Dinis, Peter Pan, Joaninha, Carochinha e João Ratão, gotinhas de água, papagaios, estrelas do céu, frutos, cogumelos, piratas, bandeiras de países, entre muitos outros", assegura a autarquia.

Ler mais em Diário de Leiria

Fiéis nas missas do Santuário diminuiram em 2009

Menos 40.804 pessoas participaram no ano passado nas missas celebradas no Santuário de Fátima, em relação ao ano anterior, mantendo-se a tendência de diminuição de fiéis nas celebrações desde 2007, ano do 90.o aniversário das aparições.
Segundo dados divulgados pelo Santuário de Fátima, houve 4,182 milhões de pessoas nas 6.430 missas celebradas neste templo em 2009, enquanto no ano anterior tinham 4,223 milhões de pessoas, num total de 6.838 missas.

Ler mais em Diário de Leiria

Wanda Stuart encantou Carnaval pataiense, 'debaixo' de frio

"Viva o Carnaval de Pataias". Era a frase que mais ecoava no recinto onde decorreu o desfile do corso carnavalesco de Pataias.
Com Wanda Stuart a abrilhantar as hostes pataienses, foram muitos os que deixaram o quentinho do lar e enfrentaram os oito graus que se faziam sentir, para participar em mais um Carnaval.
Com 10 carros alegóricos e cerca de 800 foliões, o Carnaval de Pataias caracteriza-se, essencialmente, pela alegria e simplicidade locais, que fazem deste um dos corsos mais populares da região.

Ler mais em Diário de Leiria