sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Capa do dia

David Catarino quer mais apoios para potenciar marca 'Fátima'

Potenciar a marca 'Fátima' no âmbito do Plano Estratégico Nacional do Turismo é uma das primeiras tarefas que David Catarino pretende concretizar como vice-presidente da recente criada Associação Nacional das Entidades Regionais de Turismo.
Eleito no passado dia 11, David Catarino, que é também presidente da Entidade Regional de Turismo Leiria-Fátima, defende uma "revisão do Plano Estratégico Nacional do Turismo", por considerar que "não está actual", sobretudo "no que toca aos interesses do turismo religioso".
"O conceito amplo de 'touring' cultural engloba o turismo religioso, mas a marca 'Fátima' não tem tanta relevância internacional como aquela que gostaria que tivesse", explicou David Catarino, que gostaria de ver canalizados "mais apoios", nomeadamente ao nível da "estruturação de políticas internacionais e a presença no exterior de diferentes marcas como 'Fátima'.

Ler mais em Diário de Leiria

Ricardo Soares ambiciona chegar ao fim da prova

Ricardo Soares tem 36 anos e desde muito novo que tem a paixão pelos automóveis. Pela terceira vez participa nesta prova.
“As duas anteriores eram designadas Rallye do Vidreiro. Nesta vamos procurar chegar ao fim. A prova não é muito difícil, mas exige muito dos carros, porque os troços têm muitas curvas e são muito rígidos, sendo necessário muita concentração. Estou mais à vontade na mata nacional. Os restantes troços especiais são novos, por isso é tudo novidade para os participantes”, começou por referir o piloto leiriense.

Ler mais em Diário de Leiria

Manuel Fernandes esconde táctica na recepção ao Benfica

O treinador da União de Leiria, Manuel Fernandes, vai esconder a táctica que irá utilizar frente ao Benfica, no jogo do próximo domingo (20h15), em Leiria, e os treinos agendados para hoje e amanhã de manhã, no Estádio Municipal de Leiria, serão realizados à porta fechada.
Manuel Fernandes afirma que o grupo de trabalho está confiante para o jogo frente aos benfiquistas, mas alerta que a equipa de Jorge Jesus está a atravessar um bom momento de forma e, por esse motivo, vai ter algumas cautelas. “Sabemos que o Benfica tem alcançado bons resultados, mas o plantel está confiante para alcançarmos um bom resultado, que é não perder o jogo”, afirmou Manuel Fernandes, explicando que o facto de os dois últimos treinos se realizarem à porta fechada é por uma “questão de ordem táctica”.

Ler mais em Diário de Leiria

Faianças Frazarte da Batalha em ‘lay-off’ por seis meses

A fábrica de faianças Frazarte, na Batalha, entrou quarta-feira em 'lay off' por seis meses, situação que abrange todos os 30 trabalhadores, disse ontem o gerente da unidade fabril.
"O 'lay-off' começou quarta-feira e prolonga-se por seis meses em 50 por cento do tempo de trabalho", afirmou José Frazão, adiantando que "os trabalhadores serão chamados se houver encomendas".
Segundo o empresário, a unidade fabril, que produzia cerca de 15 mil peças por mês, está neste momento "praticamente sem encomendas" e com "muito peças sem conseguir escoar".

Ler mais em Diário de Leiria

Diana Chaves apresenta edição de 2009 do Moda Leiria

A Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós (Acilis) organiza, amanhã, mais uma edição do 'Moda Leiria 2009', com apresentação da actriz e modelo Diana Chaves.
O evento, que decorre no âmbito do Sistema de Incentivos à Modernização do Comércio Modcom, vai realizar-se na Praça Goa, Damão e Diu, junto à Fonte Luminosa (entre a Praça Rodrigues Lobo e o Mercado Sant’Ana), em Leiria, pelas 21h00.

Ler mais em Diário de Leiria

Lombas na Amieira substituídas por semáforos de velocidade

Foi com agrado que a comissão de utentes recebeu o anúncio da substituição de lombas por semáforos controladores de velocidade no lugar de Amieira, concelho da Marinha Grande. Em Março deste ano, a comissão de utentes tinha-se pronunciado contra a colocação de lombas redutores de velocidade na estrada para Amieira, afirmando provocar acidentes numa via onde não existia registo de sinistros.

Ler mais em Diário de Leiria

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Capa do dia

Estádio cheio para apoiar União de Leiria e Benfica

O jogo do próximo domingo entre a União de Leiria e o Benfica, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, está a causar uma verdadeira euforia na corrida à compra de bilhetes, prevendo-se a maior enchente de espectadores naquele ‘palco’ desportivo.
Nos últimos dois dias a afluência às bilheteiras tem aumentado e, até ao final do dia de ontem, a Leirisport revelou que vendeu mais de seis mil bilhetes. No entanto, a administração da empresa municipal salienta que, de acordo com a experiência em anos anteriores, “uma parte significativa” dos ingressos “é vendida no próprio dia do encontro”. Para acolher o maior número de espectadores, a Leirisport vai abrir todos os sectores do estádio, contrariamente ao que acontece nos jogos com equipas de menor dimensão.

Ler mais em Diário de Leiria

"É possível fazer um comício sem dizer mal de ninguém"

O secretário-geral do PS afirmou, em Leiria, que é possível fazer um comício sem atacar ninguém, num discurso em que fez um dualismo entre as "ideias positivas" socialistas e os que se limitam aos ataques pessoais.
"Como vêem todos, em particular os mais jovens, é possível fazer um comício sem dizer mal de ninguém. E nós gostaríamos que os outros pudessem fazer o mesmo", declarou José Sócrates no final do comício na cidade do Lis, anteontem à noite.

Ler mais em Diário de Leiria

Ferreira Leite fez visita rápida à cidade de Leiria

A presidente do PSD e candidata a primeiro-ministro nas Eleições Legislativas do próximo dia 27, fez, ontem, uma visita ‘relâmpago’ à cidade de Leiria, em mais uma acção de campanha eleitoral.
Ferreira Leite chegou a Leiria ao final da manhã, almoçou com os candidatos do PSD pelo círculo de Leiria à Assembleia da República e com autarcas da região. Após o repasto, a social--democrata dirigiu-se para a Praça Rodrigues Lobo, e a sua presença quase que passava despercebida aos leirienses, não fossem as gargantas afinadas de um grupo de jovens sociais-democratas, vestidos com t-shirts laranjas, erguendo bandeiras do partido e gritando “PSD”.

Ler mais em Diário de Leiria

Homem desapareceu há oito dias de Pombal

Um homem de 54 anos desapareceu há uma semana, na localidade de Gregórios, freguesia de Almagreira, Pombal, e até ao final do dia de ontem não havia rasto da sua presença.
Em causa está Fernando Manuel Ferreira dos Santos, comerciante reformado, que reside com a família em Carnaxide (Oeiras), mas regressa em todos os períodos de férias a Gregórios, de onde é originário.
E esse regresso aconteceu, de acordo com o filho, Tiago Santos, no passado dia 6, à tarde. Fernando Santos veio com a esposa e instalou-se na casa da família e por ali tem andado, "entretendo-se com as muitas caminhadas que gosta de fazer", refere o filho.

Ler mais em Diário de Leiria

Biclis já ‘roda’ na cidade do Lis

Foi munido do respectivo capacete que Fernando Carvalho, vereador com o pelouro do Planeamento e Ordenamento do Território, confessou, ontem, ser amante de bicicletas, durante a apresentação da Biclis, a bicicleta da cidade do Lis.
Apesar do projecto ter sido pensado tendo em mente a população estudantil, Fernando Carvalho rejeitou a ideia que as bicicletas se destinassem apenas aos estudantes, já que os leirienses, visitantes e turistas podem usufruir deste transporte.

Ler mais em Diário de Leiria

Separação de turmas na Gândara dos Olivais gera conflito

Quando souberam que seis alunos da turma que agora transitou para o 2.0 ano, na Escola Básica de Gândara dos Olivais (EB1), vão ser separados dos restantes colegas, os pais revoltaram-se com a decisão.
As queixas prendem-se, essencialmente, com o facto de não terem sido ouvidos no processo,a par de "não terem sido respeitados os critérios de continuidade pedagógica" e com o facto de não terem sido "salvaguardados os direitos à igualdade de oportunidades de todas as crianças".

Ler mais em Diário de Leiria

Município vidreiro em ‘força’ na cimeira da indústria europeia de plásticos e moldes

É já na próxima semana, mais precisamente na quinta e sexta-feira, que o município da Marinha Grande se fará representar no Clusterplast/ European Tooling Fórum, iniciativa considerada como a cimeira de excelência da indústria europeia de plásticos, moldes e ferramentas especiais.
A representação portuguesa no certame será assegurada pelo 'cluster' constituído pelo Centimfe, Cefamol, OPEN, IST - Instituto Superior Técnico e pelo município da Marinha Grande.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Capa do dia

Pais da Memória ameaçam não levar filhos à escola

Alegados problemas como falta de fechadura nos portões exteriores, infra-estruturas deficientes ou higiene sanitária em más condições levaram a que alguns pais de alunos da Escola Básica (EB) da Memória protestassem. O protesto vai ao ponto de ameaçarem não levar as crianças à escola, caso não se verifique uma melhoria nas condições escolares.

Ler mais em Diário de Leiria

Semana da Mobilidade arranca hoje com a ‘missão’ de melhorar o ambiente na cidade

'Melhoramos o Ambiente na Cidade'. É este o tema da edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade/Dia Europeu sem Carros, que começa hoje e se estende até à próxima terça-feira, dia 22.
O tema, explica o município de Leiria, "dirige-se aos cidadãos no que toca às suas escolhas diárias, sendo uma boa oportunidade para reflectir sobre o futuro da cidade e adoptar medidas que possam devolver a rua às pessoas, através de zonas pedonais, áreas verdes e de menor tráfego motorizado".

Ler mais em Diário de Leiria

PSP de Leiria tem novo comandante desde ontem

O intendente Flávio Alves, até ontem responsável pelo Comando Distrital da PSP de Leiria, vai dirigir o departamento de Investigação Criminal daquela polícia. O lugar vai ser ocupado por Rui Conde, até agora intendente no destacamento do Corpo de Intervenção do Porto.
Flávio Alves, que assumiu as funções de Comandante da PSP de Leiria a 16 de Abril de 2006, despediu-se ontem, da comunicação social, através de um comunicado enviado às redacções, sublinhando que, "ao terminar a comissão de serviço de 3 [três] anos e alguns meses nas funções de Comandante Distrital da PSP de Leiria", é seu "dever manifestar o agrado" que sentiu "na interacção estabelecida com a comunicação social".

Ler mais em Diário de Leiria

Proprietários ‘atrasam’ avanço do Parque Empresarial de Monte Redondo

A Câmara Municipal de Leiria aguarda que as negociações com dois proprietários de terreno de Monte Redondo cheguem a ‘bom porto’ para avançar com a primeira fase de construção do futuro Parque Empresarial, numa área de 10 hectares. A autarquia já investiu 3,5 milhões de euros na aquisição de 178 parcelas de terreno, num total de 544 mil metros quadrados, mas o processo está atrasado devido à morosidade nas negociações com dois proprietários, que possuem terrenos no ‘coração’ do pinhal.

Ler mais em Diário de Leiria

Presidente de Junta acusa câmara de violar legislação

Lino Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina da Serra, aponta o dedo à câmara de Leiria, acusando-a de violar a legislação, num caso de emissão de alvarás de loteamento.
Isabel Gonçalves, vereadora do pelouro das operações urbanísticas, defende que os procedimentos tomados pela autarquia foram "normais".
O caso veio a público durante a última sessão da Assembleia Municipal, na sexta-feira, quando Lino Pereira tomou a palavra antes do período da ordem do dia.

Ler mais em Diário de Leiria

União de Leiria prepara recepção ao Benfica à porta fechada

O plantel da União de Leiria começou ontem a preparar a recepção ao Sport Lisboa e Benfica, no próximo domingo à noite (20h15), com treinos à porta fechada.
Depois da primeira vitória alcançada na Liga Sagres, frente ao Vitória de Setúbal, por um expressivo 4-0 - que acabou por ditar a saída do treinador sadista, Carlos Azenha -, Manuel Fernandes quer esconder ao máximo a táctica que irá utilizar frente ao Benfica, que nas últimas duas jornadas marcou 12 golos e sofreu apenas um golo, e optou por começar a semana de trabalho à porta fechada.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Capa do dia

População dos Pousos exige túnel e ameaça com providência cautelar

A população da freguesia dos Pousos, no concelho de Leiria, vai avançar com uma providência cautelar contra o Estado se a travessia da localidade pelo Itinerário Complementar 36 (IC 36) não contemplar um túnel.
A decisão consta de uma moção aprovada por unanimidade sexta-feira à noite num encontro que juntou centena e meia de pessoas, disse o presidente da Assembleia de Freguesia dos Pousos, Paulo Lameiro.
Paulo Lameiro adiantou que a moção refere que "a população dos Pousos já contribuiu com muito dos seus terrenos nobres para vias que são importantes para a região e para o Pís, das quais não teve qualquer contrapartida", exemplificando com a auto-estrada A1 ou a estrada nacional 113.

Ler mais em Diário de Leiria

Milagres acolheu milhares de peregrinos

Depois da missa, celebrada em frente ao Santuário, nos Milagres, milhares de peregrinos participaram na tradicional procissão, composta por 15 andores, decorados a rigor com uvas, bolos e dinheiro.
Entre as centenas de pessoas que se encontravam em frente ao Santuário estava Maria Inácia, de 64 anos, emigrante em França, mas natural dos Milagres.
Na mão transportava uma vela, com cerca de dois metros de altura, explicando que era para oferecer ao 'senhor dos milagres', para pagar uma promessa que fez. “Tinha muitas dores e foi graças a ele que fiqueicurada”, revelou a peregrina.

Ler mais em Diário de Leiria

IPL recebe 1.796 novos estudantes na primeira fase

Na primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior foram admitidos mais de 45 mil novos alunos, o número mais elevado dos últimos 13 anos, e que prossegue a tendência de crescimento no número de estudantes. No total, foram abertas 51.352 vagas.
De acordo com dados fornecidos pela Direcção-geral do Ensino Superior, cerca de 85 por cento (%) dos colocados foram-no numa das suas três primeiras opções. Esta percentagem corresponde a um total de 38453 estudantes.
Fazendo uma resenha pelos números pelos estabelecimentos de ensino do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a Escola Superior de Saúde (ESS) foi a única das cinco a preencher a totalidade dos lugares a concurso.

Ler mais em Diário de Leiria

Escola de Leiria garante normalidade apesar de barulho, pó e obras

Barulho, pó e aulas em monoblocos são as contingências que durante os próximos 13 meses vão marcar o funcionamento da Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, em obras ao abrigo do programa de modernização lançado pelo Governo.
“Essas são as contingências da obra”, afirmou ontem o director da escola, Joaquim Silva, admitindo ser “impossível minimizar todos os impactos” decorrentes da intervenção, da responsabilidade da empresa Parque Escolar.
Joaquim Silva disse contudo acreditar que “normalidade e tranquilidade” vão fazer parte do dia-a-dia da escola, com cerca de 1300 alunos e 135 professores, explicando que as obras que mais barulho e pó causavam - desaterros e demolições - decorreram nas férias.

Ler mais em Diário de Leiria

Incubadora de empresas inaugurada em Leiria

A presidente da Câmara Municipal de Leiria considera que a incubadora de empresas D. Dinis (IDD), ontem inaugurada, é o resultado de uma "parceria de êxito" e uma resposta ao "espírito de criatividade e iniciativa da região".
"É um projecto que consubstancia uma parceria de êxito", afirmou Isabel Damasceno, numa alusão às outras entidades fundadoras promotoras da IDD, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), sublinhando que "criar condições a quem quer investir é muito importante".

Ler mais em Diário de Leiria

Autarquia marinhense já tem plano de contingência para Gripe A

A autarquia marinhense já tem um Plano de Contingência para a Gripe A/H1N1 (PCGA). De acordo com o município, o documento "pretende ser uma resposta substantiva ao alerta da Direcção Geral da Saúde (DGS) no sentido de cada instituição pública ou privada, se preparar através da formulação do seu próprio Plano de Contingência, para enfrentar as ondas pandémicas da gripe".
O documento, esclarece a autarquia, "apresenta as orientações sobre este assunto para a estrutura interna dos serviços da Câmara Municipal da Marinha Grande, e poderá ser adoptado como referência por outros agentes, entidades e organismos de apoio de Protecção Civil, ou por empresas".

Ler mais em Diário de Leiria

Caixa de multibanco assaltada em supermercado de Vieira de Leiria

Uma caixa multibanco foi arrombada e assaltada, na madrugada de sábado, num supermercado em Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, informou fonte da GNR de Leiria.
"O assalto foi concretizado entre as 04h00 e as 07h00, desconhecendo-se por quantas pessoas, que entraram pelo telhado do supermercado Ecomarché", disse à agência Lusa a mesma fonte, explicando que para aceder ao estabelecimento "foi cortada a chapa metálica".

Ler mais em Diário de Leiria