quinta-feira, 4 de março de 2010

Capa do dia

Queda de portão mata homem na localidade de Figueiras

Um homem, de 36 anos, perdeu ontem a vida, na localidade de Figueiras, no concelho da Marinha Grande, na sequência da queda de um portão de uma habitação, que o atingiu na cabeça, como confirmou o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários da cidade vidreira, Mário Silva.
A vítima, natural de Santa Catarina da Serra, Leiria, estaria a reparar o portão quando este tombou, embora não tenha sido possível apurar as circunstâncias em que aconteceu o acidente, já que no local ninguém se mostrou disponível para falar do assunto.

Ler mais em Diário de Leiria

Artistas subscrevem petição para encontrar nova casa ao 'Nariz'

David Fonseca, Filipe Crawford, Jorge Serafim e Pompeu José são algumas das personalidades ligadas às artes que subscreveram uma petição na Internet para encontrar uma nova casa ao Grupo de Teatro 'O Nariz', actualmente instalado num edifício cedido pelo Orfeão de Leiria
Em Janeiro, a Escola de Música/Conservatório de Artes anunciou a sua intenção de ocupar as instalações do Orfeão Velho, denunciando um protocolo celebrado com 'O Nariz' em 1996, dada a necessidade de ocupar o espaço com actividades, entretanto actualizadas devido ao aumento do número de alunos. No entanto, a decisão gerou troca de palavras entre as duas instituições.

Ler mais em Diário de Leiria

Hospital de Leiria é o segundo do País com melhores resultados operacionais

A redução no pagamento a fornecedores, a "sustentabilidade" financeira e a modernização das instalações fazem do Hospital de Santo André, em Leiria, a segunda melhor Entidade Pública Empresarial (EPE) do País no que toca a resultados operacionais, logo a seguir ao IPO do Porto.
"É, actualmente, um dos hospitais EPE com melhores resultados operacionais, conjugando uma constante melhoria nos cuidados assistenciais com uma melhor performance de gestão e resultados económico-financeiros positivos", anunciou aquela unidade hospitalar.

Ler mais em Diário de Leiria

Centro Hospitalar de S. Francisco de Leiria inaugura Pediatria

O Centro Hospitalar de S. Francisco de Leiria irá contar, a partir do próximo dia 9, com a especialidade de Pediatria, apostando na prevenção e orientação de crianças e jovens e dos seus educandos.
Segundo faz saber a unidade de saúde de Leiria, as consultas daquela especialidade vão estar a cargo da médica Eugénia Capela, e terão lugar, numa primeira fase, às terças-feiras, entre as 10h00 e as 13h00, e às quintas-feiras, das 14h00 às 19h00.

Ler mais em Diário de Leiria

União de Leiria vai chamar jovens à equipa principal

Os jogadores e juniores da União de Leiria - Mica, João Vieira (a recuperar de uma grave lesão), Jardel e Brigído - serão convidados a assinar contrato de profissional com o clube, referiu ao Diário de Leiria o presidente Mário Cruz.
Em muitos jogos em que participam equipas das camadas jovens da União de Leiria o presidente da SAD João Bartolomeu, assim como Mário Cruz, têm marcado presença na Academia de Futebol Juvenil do clube e têm ficado bastante agradados.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 3 de março de 2010

Capa do dia

Leiria despediu-se do último 'alcaide' do Castelo

Os leirienses conhecem-no como o último ‘alcaide’ do Castelo de Leiria. Mas, a exemplo da vivacidade e da alegria que sempre manifestou, cativando a simpatia de todos - e foram muitos - os que com ele privaram, Basílio Artur Pereira foi um homem de várias actividades e profissões.
Futebolista, bombeiro, viajante, mecânico de cofres e serralheiro, fez de tudo um pouco nos seus longos 96 anos. Uma experiência de vida que está na memória de muitos, mas mesmo muitos leirienses, centenas dos quais se despediram ontem do último guarda da fortificação da cidade do Lis.
Talvez por ironia do destino, Basílio Artur Pereira morreu no dia em que a associação do seu bairro - da qual foi o primeiro dinamizador - completou 26 anos. Era o sócio número um. Ontem, um dia depois de deixar este mundo, o nosso mundo, foi a sepultar para o cemitério de Leiria, com os seus 96 anos.

Ler mais em Diário de Leiria

Comandante Operacional Distrital de Leiria a caminho do Chile

José Manuel Moura, Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Leiria, foi o perito escolhido pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) para rumar ao Chile, no quadro do Mecanismo Comunitário de Protecção Civil, depois do pedido de assistência internacional emitido pelas autoridades chilenas, na sequência do terramoto, de magnitude 8,8 na escala aberta de Richter, ocorrido sábado.

Ler mais em Diário de Leiria

Crianças e jovens continuam a ser alvo de negligência e violência doméstica

Dos cerca de mil casos trabalhados pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Leiria em 2009, mais de 500 transitaram para este ano, continuando a negligência e a violência doméstica a representar os principais factores de sinalização.
Segundo os dados fornecidos pela CPCJ de Leiria, em 2009 estiveram activos 923 processos, 616 dos quais transitaram de 2008, 256 foram instaurados no próprio ano, e 51 reabertos após arquivamento.
Do volume de processos trabalhados em 2009, transitaram para este ano 513, que se encontram activos actualmente.

Ler mais em Diário de Leiria

Cura para 'mal de inveja' custou mais de oito mil euros

Uma mulher, de 59 anos, residente em Caldas da Rainha, caiu no 'conto do vigário' e ficou sem 6.510 euros em dinheiro e objectos em ouro no valor de dois mil euros.
Tudo aconteceu na segunda-feira, às 14h00 junto a um supermercado da cidade, quando a lesada foi abordada por duas mulheres, uma com cerca de 50 anos de idade e outra com 35/40 anos de idade, de nacionalidade estrangeira (a mais velha de compleição forte e a mais nova magra).

Ler mais em Diário de Leiria

Três toneladas de esculturas de chocolate já estão em Óbidos

Três toneladas de chocolate viajaram ontem para Óbidos, numa operação logística que envolveu dezenas de pessoas e várias carrinhas que transportaram cinco das sete 'maravilhas do mundo' para o Festival Internacional de Chocolate.
"É uma grande operação logística que envolve dezenas de funcionários da autarquia e do Centro Alimentar da Pontinha para transportar, em marcha lenta, as esculturas que aqui levam os retoques e acabamentos finais para ficarem em exposição durante o festival" disse à Lusa José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 2 de março de 2010

Três mortos em despiste de automóvel

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros, de marca BMW, ocorrido na noite de domingo (22h30) na Estrada Nacional 356-1, em Codiceira, Azóia, no concelho de Leiria, provocou a morte a três dos quatro ocupantes.
A viatura conduzida por Tomás Gomes Carpalhoso, de 28 anos, residente na Barosa, e uma das vítimas mortais, seguia no sentido Leiria-Maceira, com mais outros três ocupantes, quando, por motivos ainda por apurar, entrou em despiste e embateu violentamente no muro de uma habitação construída junto à Estrada Nacional 356. O condutor era técnico de ar condicionado e trabalhava na zona de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

Grupo empreendedor de centro comercial garante legalidade e segurança de projecto

A discussão pública sobre o projecto privado para a construção de um edifício comercial e residencial em pleno 'coração' de Leiria - para o espaço ocupado pelo centro de camionagem da rodoviária -, motiva a reacção do grupo empreendedor Soproi, que garante o cumprimento legal e de segurança do ambicioso projecto.

Ler mais em Diário de Leiria

Funcionária da Segurança Social esfaqueada por utente

Uma funcionária do Instituto de Segurança Social (ISS) das Caldas da Rainha foi ontem de manhã esfaqueada por um utente que se colocou em fuga após o ataque, mas que a PSP acabou por deter.
O indivíduo, de 27 anos, "entrou nas instalações e dirigiu-se de imediato à funcionária, espetou-lhe uma faca na região lombar e fugiu" disse à Lusa o comandante da Divisão das Caldas da Rainha da PSP, Cardoso da Silva.

Ler mais em Diário de Leiria

Banda de Leiria assina contrato com editora norte-americana

Chama-se Raven Soul, é um grupo de música de Leiria, e prepara-se para comercializar o seu mais recente trabalho através de uma produtora norte-americana.
Com apenas seis anos de existência, os Raven Soul não podiam estar mais satisfeitos com o seu percurso profissional, depois de terem assinado um contrato com a editora da Florida, nos Estados Unidos da América, intitulada Artic Music Group.
"Nem queria acreditar que estavam interessados. Pensei que fosse um amigo a pregar uma partida", contou ao Diário de Leiria Márcio Caetano.

Ler mais em Diário de Leiria

Michael Domingues convidado para assinar contrato profissional

O guarda-redes da União de Leiria, Michael Domingues, concretizou frente ao Vitória de Guimarães, um dos sonhos de criança que era jogar no mais alto patamar do futebol português. Foram declarações proferidas no final do jogo com os vimaranenses, tendo ainda adiantado que ambiciona ser titular da equipa unionista e ser internacional.

Ler mais em Diário de Leiria