quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Capa do dia

"Desrespeito" por segurança mata ao largo da costa de Leiria

"Desrespeito" pelas normas de segurança entre as razões que ceifaram vida a pescadores ao largo da costa do distrito de Leiria. Desde 2005, a Capitania da Nazaré registou 11 vítimas mortais, números que aumentam quando contabilizados os homens do mar desaparecidos desde a passada quinta-feira

É o ganha-pão para muitos pescadores e uma aventura para quem mergulha à descoberta de verdadeiros tesouros submersos, mas a verdade é que o mar na costa do distrito de Leiria tem 'reclamado' para si a vida de, pelo menos, duas pessoas por ano, sobretudo devido ao "desrespeito" pelas normas de segurança.

Ler mais em Diário de Leiria

Estudante desaparecido após cair ao mar

Um estudante universitário de 22 anos desapareceu ontem no mar, em Peniche, e, até à hora de fecho desta edição, as buscas continuavam sem sucesso. Luís Filipe Bala, de Porto de Mós, tinha saído do mestrado que está a fazer em biotecnologia dos recursos marinhos na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, localizada a um quilómetro do local do acidente, acompanhado de mais dois colegas da mesma idade e a frequentar a licenciatura em biologia marinha.

Ler mais em Diário de Leiria

Entrevista a Pedro Passos Coelho

“Clima de batota que se vive no país é permitido por uma Justiça que actua fora de tempo”

Pedro Passos Coelho está hoje em Leiria, às 18h30, no Arquivo Distrital, a apresentar o seu livro ‘Mudar’. Em entrevista ao Diário de Leiria, o candidato a líder do PSD garante que não se trata de uma moção de estratégia para o combate interno do partido que se avizinha, mas estão ali as bases daquilo que acredita um dia vir a ser um programa de Governo. Uma gestão mais rigorosa dos recursos públicos e a entrada em cena dos privados são alguns dos passos que defende para Portugal sair da crise em que se encontra.

Ler mais em Diário de Leiria, sendo que a entrevista completa é exclusiva da edição impressa

Câmara vai contrair empréstimo de 12,5 milhões para obras

A Câmara Municipal de Leiria vai contrair um empréstimo de 12,5 milhões de euros para a realização de obras que serão apoiadas pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), verbas que não entram para o endividamento da autarquia, assegura executivo.
A decisão da autarquia terá, em primeiro lugar, de ser autorizada pela Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL), passar pela Assembleia Municipal (AM) e só depois é que o executivo pode avançar com o recurso à banca apenas para executar projectos provenientes do anterior mandato, apoiados por fundos comunitários.

Ler mais em Diário de Leiria

Orfeão de Leiria organiza espectáculo de solidariedade pelo Haiti

A Escola de Música (EMOL) e a Escola de Dança do Orfeão de Leiria (EDOL) organizam, sexta-feira, pelas 21h00, um espectáculo de solidariedade em que a venda dos bilhetes reverterá a favor das vítimas do terramoto no Haiti.

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara sem dinheiro para investimentos

"Como vamos resolver este problema?". Foi esta a dúvida lançada pelo executivo marinhense, liderado por Álvaro Pereira, que ontem de manhã deu uma conferência de imprensa, onde o presidente, ladeado pelos vereadores Paulo Vicente e Cidália Ferreira, apresentou o quadro actual da capacidade financeira da Câmara Municipal da Marinha Grande.
"Podemos resumir este balanço e esta situação em três palavras: preocupação, capacidade e firmeza", começou por dizer o autarca, explicando cada um dos conceitos, em relação à falta de sustentabilidade financeira e consequentes decisões inerentes.

Ler mais em Diário de Leiria

Vidente Jacinta Marto motiva Congresso em Junho

Um congresso, de âmbito nacional, sobre a vida e o testemunho de Jacinta Marto, vidente de Fátima, vai realizar-se entre os dias 4 e 6 de Junho, anunciou o Santuário.
Os trabalhos decorrerão no Centro Pastoral Paulo VI, no Santuário de Fátima e, em declarações à sala de imprensa da instituição, o padre Vítor Coutinho, presidente da Comissão do Congresso, salienta a pertinência desta realização, no ano em que o Papa Bento XVI visita Portugal.
"Por feliz coincidência, teremos o Santo Padre em Fátima no ano em que se celebra o centenário do nascimento de Jacinta Marto, a pastorinha vidente que mais desenvolveu as expressões de dedicação ao Papa e à Igreja", refere.

Ler mais em Diário de Leiria

Departamento médico luta para recuperar Djuricic

O departamento médico da União de Leiria está a envidar todos os esforços para recuperar o guarda-redes Djuricic, lesionado desde o dia 3 de Fevereiro, no encontro frente ao Benfica.
Segundo José Martel, médico da União de Leiria, a recuperação do jogador está a decorrer “a bom ritmo”, mas não é certo que possa integrar a convocatória para o jogo de sexta-feira (20h15) frente ao Vitória de Guimarães, no Estádio Municipal Dr.o Magalhães Pessoa.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Capa do dia

Continuam desaparecidos pescadores que naufragaram ao largo de Peniche

As buscas para encontrar os quatro pescadores desaparecidos ao largo da costa da Lourinhã foram ontem dificultadas pelo estado do mar, impedindo operações de mergulho onde a embarcação terá naufragado, disse o capitão do Porto de Peniche.
"Às 07h00 (de ontem) esteve cá a corveta João Robim com equipamento para apoiar uma operação de mergulho e com uma equipa de seis mergulhadores. Todavia, devido às condições meteorológicas, nomeadamente o vento e o estado do mar, não foi possível efectuar a operação de mergulho", afirmou à agência Lusa o comandante da Capitania de Peniche, Luís Patrocínio Tomás.

Ler mais em Diário de Leiria

Novo director quer reforçar qualidade da 'marca ESTG' de Leiria

Reforçar a qualidade da 'marca' Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), aproximar a comunidade académica e apostar na abertura ao exterior são alguns dos objectivos de Luís Távora, o novo director daquele estabelecimento de ensino do Instituto Politécnico de Leiria.
Ciente das suas responsabilidades e desafios por dirigir uma escola com 20 anos, Luís Távora pretende, para os próximos quatro anos, "uma actuação de grande proximidade com a comunidade académica, e de abertura e cooperação com o meio exterior".

Ler mais em Diário de Leiria

Isabel Damasceno testemunhou no processo 'Apito Dourado'

A ex-presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno, foi interrogada, na qualidade de testemunha, na semana passada, pelo colectivo de juízes que está a presidir ao julgamento de alegada viciação de classificações, resultante de uma certidão extraída no âmbito do processo 'Apito Dourado' que envolveu vários árbitros.
Questionada sobre uma conversa telefónica com Pinto de Sousa, a ex-autarca confirmou ao colectivo de juízes da 2.ª Vara Criminal do Campus da Justiça, o telefonema e esclareceu que apenas pretendeu realizar “um testemunho de carácter” do árbitro Carlos Amado.

Ler mais em Diário de Leiria

Voluntariado pode tornar realidade quartel de bombeiros ainda este ano

Tem sido com espírito de "entreajuda e amizade" que o futuro do quartel dos bombeiros do Sul do concelho de Leiria poderá tornar-se realidade ainda este ano.
A expectativa é de Virgílio Gordo, presidente da Associação dos Amigos da Secção de Bombeiros do Sul do concelho, que não se esgota nas palavras de agradecimento à população, que tem arregaçado as mangas para construir um quartel num "ponto estratégico do concelho". "Tem sido difícil, porque as obras estão a ser feitas por amor à camisola", afirma ao Diário de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

Autarca de Ourém contra abertura da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil

O presidente da câmara de Ourém, Paulo Fonseca, manifestou mesmo o seu "descontentamento" sobre um suposto pedido do Turismo Leiria-Fátima para a realização de um estudo com vista à abertura ao tráfego civil da Base Aérea de Monte Real.
"Quero manifestar a minha preocupação. Toda a região tem a ganhar com o desenvolvimento de Fátima, que é o seu motor. Não acredito que haja um único peregrino que se desloque a Fátima por via de um eventual aeroporto de Monte Real", disse Paulo Fonseca, em reunião de câmara.

Ler mais em Diário de Leiria

Cáritas de Leiria preparada para apoiar “novos pobres”

O novo presidente da Cáritas de Leiria, Júlio Martins, revelou, no sábado, durante a tomada de posse, que a instituição que vai dirigir nos próximos anos, “está preparada” para apoiar os “novos pobres” da região, resultantes do desemprego que afecta centenas de famílias.
Júlio Martins e a sua equipa pretende seguir a mesma metodologia dos anteriores corpos sociais, definindo como prioridade o apoio aos mais carenciados, dar continuidade ao envio de bens e alimentos para o povo do Haiti, vítima do sismo no passado mês de Janeiro, e trilhar o caminho da solidariedade.

Ler mais em Diário de Leiria

Mau tempo que assolou a Madeira já matou mais de 40 pessoas

O secretário dos Assuntos Sociais da Madeira revelou que o número de vítimas mortais do temporal que assolou a região aumentou, ontem ao final da tarde, para 42, segundo dados oficiais. Em declarações à agência Lusa, Francisco Jardim Ramos adiantou que o "depósito de cadáveres" foi centrado no Aeroporto da Madeira por "uma questão operacional" e que as vítimas mortais "ainda não estão todas identificadas".
No local, está uma equipa de apoio às famílias constituída por psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.

Ler mais em Diário de Leiria

Equilíbrio total

Há jogos assim, fáceis de comentar! Factor fundamental: equilíbrio constante e repartido por ambas as equipas, nas duas partes do encontro.
Mas até poderia ter acontecido o contrário. Não por uma razão, mas por duas. A primeira de natureza técnica, a segunda de natureza climatérica.
Ainda não estavam decorridos sequer 20 segundos de jogo e já André Carvalhas poderia ter inaugurado o marcador, pois surgiu isolado na área visitante após perda de bola no pontapé de saída por parte da equipa gilista, onde João Vilela com um passe longo isolou o seu companheiro. Aliás no seguimento da defesa de Márcio Ramos, Nuno Sousa atirou por cima com a baliza deserta.

Ler mais em Diário de Leiria