sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Capa do dia

LeiriaShopping cria 900 postos de trabalho directos

O Centro Comercial LeiriaShopping, num investimento de 79 milhões de euros feito pela empresa Sonae Sierra, tem abertura agendada para o Março de 2010 e vai criar 900 novos empregos directos, anunciou ontem o responsável de desenvolvimento para a Península Ibérica da empresa, durante uma visita à obra com os órgãos de comunicação social.
José Falcão Mena, que esteve acompanhado por outros responsáveis pela obra de Leiria, explicou que das 124 lojas do futuro centro comercial faltam arrendar quatro espaços, que se “encontram em fase final de negociação”. “Num ano que é de crise, sem dúvida que é uma notícia agradável e que nos põe muito satisfeitos”, declarou o responsável, convicto do “sucesso” do primeiro grande centro comercial de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

Catroga culpa "problema político" pela crise económica

O economista Eduardo Catroga disse quarta-feira à noite, em Leiria, que Portugal não vai conseguir resolver o problema da economia e das finanças, se não resolver o problema político.
"Temos de criar estabilidade política que é condição fundamental para haver retoma da confiança", afirmou Eduardo Catroga, defendendo que Portugal "tem de se habituar a viver em coligação, em concertação" quando não há governos maioritários.
Num jantar-conferência organizado pela NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, no qual falou sobre "Os grandes desafios para as empresas e o Orçamento do Estado para 2010", o antigo ministro das Finanças considerou que haverá cada vez mais dificuldade em haver maiorias absolutas mas insistiu que o país não pode viver em situações de instabilidade.

Ler mais em Diário de Leiria

Campanha do calendário da APPC de Leiria já está nas ruas

'Quando eu for grande, quero ser…' deu o mote à campanha, lançada ontem, pela Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) de Leiria.
Cerca de 30 utentes da associação são os modelos de um calendário para 2010, sendo que um dos objectivos é a angariação de fundos para a causa da APPC.
O conceito é simples: sensibilizar a comunidade para o facto das pessoas com necessidades múltiplas serem capazes de ingressar no mundo laboral.

Ler mais em Diário de Leiria

Especial: Aniversário da Palace Kiay

Música para todos os gostos numa festa que promete ser inesquecível

A banda 'Desbundixie' arranca com a animação, na recepção aos clientes, para uma noite de festa que promete ser "inesquecível". É o 27.º aniversário da Palace Kiay, nas Meirinhas, Pombal, que, por esse motivo especial, abre hoje portas a todos os que queiram juntar-se aos festejos. E as atracções são mais do que muitas. O já famoso 'Le Cabaré', espaço de dança com música ao vivo, terá dois grupos, nomeadamente 'Dirty Dancing' e 'Meidin', enquanto na sala 'Deja Vu', onde predominam sons de outras gerações (70's e 80's), o DJ Godinho fará as 'honras' da casa.

Ler mais em Diário de Leiria. Especial na íntegra é exclusivo da edição impressa.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Capa do dia

Octogenário morreu em despiste na A8 em Valado de Frades

Um homem, de 87 anos, morreu, ontem à tarde, num despiste que tem tanto de aparatoso como de invulgar, ocorrido na A8, em pleno nó de Valado de Frades, num período em que chovia com intensidade.
O indivíduo, oriundo da freguesia de Moledo, concelho da Lourinhã, seguia no sentido Leiria-Caldas da Rainha, e, no nó de Valado de Frades, entrou na ilha terra e seguiu em linha recta, acabando por colidir com os separadores de betão, a várias dezenas de metros adiante.

Ler mais em Diário de Leiria

Jantar de Natal abre conflito entre União de Leiria e Leirisport

O jantar de Natal que a direcção da União de Leiria vai organizar, na próxima segunda-feira, no restaurante ‘O Teixeira’, nos Parceiros, para o plantel profissional, camadas jovens, funcionários, dirigentes e treinadores, esteve para ser realizado nas instalações da Leirisport, mas o valor pedido pela administração da empresa pelo aluguer do espaço inviabilizou essa possibilidade.

Ler mais em Diário de Leiria

Maioria e oposição não se entendem e adiam entrega de habitações sociais

Diferentes pareceres técnicos provocaram a discussão e o adiamento da entrega de três casas no âmbito da política de habitação social do município de Leiria.
Maioria (PS-CDS/PP) e oposição (PSD) não se entendem quanto às famílias abrangidas no processo, que deveriam receber as habitações no próximo sábado, na freguesia da Barosa, pelo que o presidente do executivo, Raul Castro, voltou a colocar o assunto na agenda da reunião de câmara da próxima segunda-feira, por ocasião da discussão e aprovação do Plano e Orçamento para 2010.

Ler mais em Diário de Leiria

Bajouca completa hoje 38 anos e pede novo centro educativo como presente

Há 38 anos, e por Decreto-lei, do Governo de então, foi criada a freguesia de Bajouca, uma localidade conhecida pela sua louça, de decoração simples, que tem um tom mais claro que o normal. São também famosos os alguidares de vidro verde, os galheteiros, os mealheiros e os potes com tampa.

Ler mais em Diário de Leiria

Especial: 5.º Aniversário do Beat Club

Portas abertas no aniversário do Beat Club
Dois dias de festa é o que promete a gerência do Beat Club, 'filho' do espaço Xanax e 'neto' da Discoteca Eurosol, que durante vários anos animaram as noites leirienses.
Anastácio Batista e Alexandra Rodrigues, a esposa, são os gerentes do espaço que, diariamente, prolonga as noites de Leiria, depois do fecho dos bares.

Ler mais em Diário de Leiria. Especial pode ser lido na íntegra na edição em papel.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Capa do dia

Câmara atinge os 129 milhões de euros de despesa e fica sem dinheiro para obras

Cento e vinte e nove (129) milhões de euros de despesa, 92 milhões de dívida à banca, mais de seis milhões acima da capacidade de endividamento e 61 milhões de receitas previstas. Este é o quadro financeiro da câmara no arranque para 2010, cujo Plano e Orçamento será debatido na próxima segunda-feira pelo executivo autárquico.
Face aos números, pode dizer-se que a câmara está falida? O presidente Raul Castro não responde directamente à questão, mas é lacónico: "Está com grandes dificuldades financeiras". Está pior do que esperava? "Claramente, porque não temos capacidade financeira", adiantou.

Ler mais em Diário de Leiria

Crianças revivem tradição de fazer o presépio

Cerca de 15 crianças, alunos do 4.º ano de escolaridade da EB 1 da Ortigosa estiveram ontem, no Agro-Museu daquela freguesia, a montar o tradicional presépio de Natal. Com mais de 120 peças, o presépio é da pertença de D. Julinha, proprietária do espaço que, em tempos, foi uma casa agrícola.
E foi com um entusiasmo característico daquela idade, que as crianças desembrulharam as figurinhas, sob fortes recomendações de cautela, visto tratarem-se de imagens com mais de 40 anos, espalharam o musgo, 'construíram' um lago e os caminhos de areia.

Ler mais em Diário de Leiria

Orçamento da Batalha privilegia saneamento e educação

O executivo autárquico da Batalha aprovou, com a abstenção do vereador do CDS, Horácio Francisco, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimento para o concelho, dando especial destaque ao saneamento e à educação, sem esquecer, no entanto áreas como as vias de comunicação, desporto, ordenamento do território e cultura.
Trata-se de um total de 18.577.964 euros, sendo 6.912.024 de despesa corrente e 10.366.261 de despesas de capital, valores que o presidente da autarquia tem confiança de conseguir aplicar no terreno.

Ler mais em Diário de Leiria

Cerca de 60 mil pessoas já passaram pelo Óbidos Vila Natal

Óbidos está a tornar-se o destino de Natal das famílias. E a prova disso é o facto de, até domingo, terem dado entrada na vila cerca de 60 mil pessoas, numa edição onde a grande aposta vai para os espectáculos, alguns de produção exclusiva.
Segundo José Parreira, da organização, "famílias de todo o País aceitaram o convite para visitar Óbidos onde se vive o verdadeiro espírito do Natal", acrescentando que "a forte adesão do público aos espectáculos comprova que o novo modelo do evento é um grande sucesso".

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Capa do dia

“O filme 'Feios, porcos e maus' não se aplica às prisões”

O director do Estabelecimento Prisional Regional de Leiria, António Loureiro, desmistifica a ideia de que as prisões recebem apenas homens ‘Feios, porcos e maus’, embora assuma que, no dia-a-dia, têm que lidar com reclusos perigosos. O responsável destaca a abertura da instituição ao exterior e realça a mudança de paradigma do Sistema Prisional. A marca que pretende deixar durante a sua gestão é ser classificado como um “homem justo” aos olhos dos reclusos e dos guardas prisionais.

Ler mais em Diário de Leiria

ACILIS dinamiza comércio em Monte Real

A ACILIS - Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós vai promover no sábado, dia 18, às 10h00, no Cine-Teatro de Monte Real, uma festa de Natal. Destinada às crianças de Monte Real, a iniciativa é realizada em parceria com a Junta de Freguesia local.

Ler mais em Diário de Leiria

Rotary Club prepara distribuição de cabazes de Natal no concelho

O Rotary Club da Marinha Grande está a preparar, mais uma vez e a exemplo do que vem fazendo há alguns anos, a distribuição de cabazes de Natal.
Esta iniciativa do Rotary Club da Marinha tem como objectivo "minorar as reconhecidas carências de algumas famílias do concelho marinhense", explica a instituição, sublinhando que desde o início desta iniciativa de solidariedade, o número de cabazes distribuídos tem vindo a aumentar.

Ler mais em Diário de Leiria

Incêndio em lar da Batalha leva duas pessoas ao hospital

Um incêndio deflagrou na madrugada de ontem num lar de idosos em Reguengo do Fetal, Batalha, tendo duas pessoas sido transportadas para o hospital, um utente e um bombeiro, disse o comandante dos Bombeiros Voluntários locais.
Fernando Oliveira afirmou que o incêndio "deverá ter começado numa aparelhagem de som que se encontrava junto ao presépio".

Ler mais em Diário de Leiria

Loja do Xisto e restaurante reforçam oferta turística

A Rede de Aldeias do Xisto - ADXISTUR e a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos inauguraram, sábado, a Loja do Xisto da aldeia dos xisto de Casal de S. Simão, tendo entrado também em funcionamento o restaurante "Varanda do Casal".
Trata-se da quinta loja da rede, que inclui 24 aldeias, e cujo objectivo é promover os produtos tradicionais, assim como as aldeias do xisto como destino turístico.

Ler mais em Diário de Leiria

União de Leiria lidera isolada Campeonato Nacional

Nacional de Iniciados - Série D

A União de Leiria e a Académica somam os mesmos 37 pontos, mais nove que os Marrazes. Fredy Biel, treinador unionista, falou sobre o comportamento dos seus pupilos e dos objectivos do clube.

Diário de Leiria (DL): A que se deve a brilhante performance da equipa?
Fredy Biel (FB): Principalmente ao grande valor dos meus atletas, mas não só. Deve-se também à forma como trabalham durante a semana e ao espírito de grupo que impera nesta equipa. É um grupo onde existe camaradagem e há objectivos em vista. Por isso essa ambição ajuda a que o grupo esteja unido.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Capa do dia

Vitória sofrida mas justa frente a leões ‘nervosos’

O jogo entre 'leões' e unionistas era aguardado com grande expectativa, designadamente, por parte dos adeptos leoninos, porque estavam ansiosos para verificarem até que ponto a 'nova era' Carvalhal fez 'mossa' no clube.
Os seus jogadores entraram com um ritmo mais acelerado o que não era habitual, mas encontraram pela frente uma equipa que defendia muito bem com todos os seus jogadores atrás da linha da bola.
Essa forma de jogar enervou os jogadores e os próprios adeptos que por vezes assobiavam.

Ler mais em Diário de Leiria

'Pena de morte' para a mulher traduz-se em 18 anos de prisão

O homem que em Março deste ano matou a mulher com 22 facadas, na povoação de Cabeças, concelho de Alvaiázere, foi condenado, sexta-feira, a uma pena efectiva de 18 anos de prisão, pelo crime de homicídio qualificado, tendo o Tribunal considerado provados quase todos os factos descritos pela acusação.
A juíza-presidente, Maria João Velez, mais do que ler a sentença, aproveitou para dar uma verdadeira lição de moral ao agora condenado, considerando que o crime foi cometido de forma "cruel" e de "maneira quase selvagem".

Ler mais em Diário de Leiria

Isabel Damasceno poderá administrar fundos do QREN na Região Centro

A ex-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Isabel Damasceno (PSD), deverá ser o nome indicado pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para ocupar o cargo de administradora-executiva do Programa Operacional (PO ) Regional ‘Mais Centro’, inserido na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), cuja função é gerir os fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
A nomeação dos dois administradores - um executivo e o outro não executivo - do programa cabe à ANMP, liderada pelo presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas (PSD), amigo pessoal de Isabel Damasceno, e sua ex-vice-presidente na ANMP, enquanto exerceu funções autárquicas.

Ler mais em Diário de Leiria

Condutor acusado de homicídio disse não se ter apercebido de atropelamento

O automobilista acusado de ter atropelado mortalmente um jovem em Dezembro de 2008, em Leiria, disse, na sexta-feira, não se ter apercebido que a viatura que conduzia tivesse passado por cima da vítima, de 19 anos.
“Não me apercebi”, declarou o arguido, de 33 anos, acusado dos crimes de homicídio qualificado em concurso aparente com crimes de violência depois de subtracção, condução perigosa de veículo rodoviário e omissão de auxílio.
Em julgamento no Tribunal Judicial de Leiria estão ainda outros três arguidos pelos crimes de violência depois da subtracção e omissão de auxílio.

Ler mais em Diário de Leiria

Escola dos Capuchos e Cruz Vermelha distribuem brinquedos por crianças carenciadas

Foram 11 as caixas repletas de brinquedos que a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 e Jardim-de-Infância dos Capuchos, Leiria, entregou na sexta-feira, à delegação de Leiria da Cruz Vermelha Portuguesa, que agora irá distribuir por várias famílias já sinalizadas no concelho e distrito.
A associação conseguiram recolher, em apenas um mês, cerca de 200 quilos de brinquedos, em bom estado, entregues por pais, familiares e alunos da escola, que quiseram proporcionar um Natal diferente a famílias com necessidades.

Ler mais em Diário de Leiria

Mestres maçariqueiros homenageados em dia de aniversário

O “único” museu em Portugal vocacionado para o estudo da indústria vidreira assinalou, ontem, 11 anos de actividade em festa e com exposiçãocolectiva. "O Museu do Vidro está de parabéns, completa hoje 11 anos de existência. Também a população da Marinha Grande está de parabéns pela intervenção erigida pelo executivo de então, liderado por Álvaro Órfão, que tão bem soube transformar e dignificar este Palácio".
As palavras foram proferidas, no Museu do Vidro, pelo presidente da autarquia marinhense, Álvaro Pereira, que considerou o imóvel "um motivo de regozijo para o concelho", uma vez que "reúne colecções e saberes que testemunham a actividade vidreira portuguesa sob as perspectivas industrial, artesanal e artística, desde meados do século XVII, até à actualidade.

Ler mais em Diário de Leiria

Distrito pode chegar a temperaturas negativas

De acordo com informações disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia para os próximos dias, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria emitiu um comunicado, onde alertava para a “progressiva descida da temperatura mínima”.

Ler mais em Diário de Leiria