quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Boas Festas

Tal como na semana passada, amanhã, sexta-feira, 1 de Janeiro, não vamos estar nas bancas. Voltamos na segunda-feira, dia 4.

Até lá, desejamos um bom 2010 a todos os nossos seguidores, amigos e assinantes.

Capa do dia

Três famílias da Barosa receberam chaves de novas casas

Alegria. Será esta a palavra que melhor define o turbilhão de sentimentos descritos por Celina Pereira, o rosto de uma das famílias que, ontem, recebeu uma das três habitações sociais das mãos de Raul Castro, presidente da câmara de Leiria.
"Estou tão feliz que nem consigo descrever", disse, ao nosso jornal, depois de ter visitado a casa que a vai acolher, bem como aos dois filhos menores.
Ao Diário de Leiria descreveu algumas das dificuldades que viveu até então: um baixo salário que tinha de gerir da melhor forma, tendo em contas as despesas, e que nem sempre chegava para pôr comida na mesa.

Ler mais em Diário de Leiria

Despiste de camião matou 15 vacas e condicionou A17

O despiste e o capotamento de um veículo de transporte de animais na A17, perto de Monte Redondo, Leiria, resultou ontem na morte de 15 vacas, oito das quais tiveram de ser abatidas, tendo condicionado o trânsito ou longo de nove horas.
De acordo com o tenente Hugo Moita, da Guarda Nacional Republicana, tratou-se do despiste, cerca das 6h30, de um pesado com reboque que transportava 29 vacas, que tinha saído de Odemira com destino a Famalicão.
Com o capotamento para o talude da A17, o reboque saiu da estrada, enquanto a viatura ficou junto à berma.

Ler mais em Diário de Leiria

Deputados ao lado de população que exige alteração do IC36

A Assembleia Municipal (AM) de Leiria aprovou uma moção a "exigir a correcção do traçado" do Itinerário Complementar (IC) 36 sob a forma de túnel, na freguesia dos Pousos, como é proposto pela Junta e população local.
A via, que liga as auto-estradas 1 e 8, não prevê pela Estradas de Portugal (EP) a construção de qualquer túnel, o que é contestado pelos habitantes daquela freguesia do concelho de Leiria, que fez chegar nova moção aos deputados municipais, que, deste modo, confirmaram outra moção aprovada há dois anos pelo mesmo órgão, e que reclama a correcção do traçado.

Ler mais em Diário de Leiria

MP acusa homem que terá morto companheiro de homicídio qualificado

O Ministério Público (MP) acusou o homem que alegadamente terá morto o seu companheiro em Abril último, em Carriço, concelho de Pombal, de homicídio qualificado e detenção de arma proibida, de acordo com o despacho de acusação.
No despacho, a que a agência Lusa teve acesso, lê-se que o arguido, Paulo F., de 43 anos, vivia há cerca de oito meses em união de facto com a vítima, que tinha um filho menor.

Ler mais em Diário de Leiria

União de Leiria venceu Burkina Faso

A Quinta do Pinheiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, foi palco de um jogo-treino entre a equipa principal da União de Leiria e a selecção do Burkina Faso, que se prepara para disputar a CAN - Taça das Nações Africanas - a ter lugar no próximo mês de Janeiro, em Angola.
Lito Vidigal fez algumas mudanças na equipa leiriense, atendendo a que, durante cerca de um mês, não poderá contar com Mamado Tall, Ouattara, Panadetiguiri (Burkina Faso), Stélvio (Angola) e Kalaba (Zâmbia), que estarão na competição africana.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Capa do dia

Estádio Municipal está à venda

Vende-se. O letreiro não consta nas paredes da infra-estrutura desportiva, mas a possibilidade e vontade da câmara em alienar o Estádio Municipal de Leiria ganha cada vez mais expressão. Depois de já ter admitido aquele cenário publicamente, o presidente da autarquia, Raul Castro, reafirmou perante a Assembleia Municipal (AM) que aquela será uma das três hipóteses ponderadas pelo executivo a que preside para diminuir os elevados encargos financeiros do município, e que em muito contribui a infra-estrutura.
"O Estádio é o grande responsável pela situação financeira da autarquia", afirmou Raul Castro anteontem, em reunião da AM, frisando que "o Estádio não está a gerar receitas", pelo contrário.
"Neste momento, além da dívida financeira, que ronda só para o Estádio os 75 milhões de euros, o que temos é despesas de manutenção", informou o autarca perante os deputados municipais.

Ler mais em Diário de Leiria

Presidente da União defende extinção dos ordenados dos administradores da Leirisport

O presidente da Administração da SAD da União de Leiria, João Bartolomeu, defendeu a eliminação dos ordenados dos administradores da Leirisport, empresa municipal que gere o Estádio Dr. Magalhães Pessoa.
"A solução para a câmara de Leiria não perder dinheiro com o estádio é a extinção da Leirisport. Caso não seja possível, nenhum administrador da empresa municipal pode ter vencimento", adiantou João Bartolomeu à agência Lusa, depois de o presidente da câmara ter admitido vender o recinto.

Ler mais em Diário de Leiria

Novo executivo justifica empolamento de Orçamento com dívida herdada

Os quase 127 milhões de euros de despesa do município para 2010 justificam, para o novo executivo de maioria PS, o "empolamento" das receitas previstas no Orçamento do município. O presidente de câmara, Raul Castro, justifica não ter margem de manobra para apresentar outro documento face à dívida herdada dos anteriores executivos sociais-democratas, o que motivou forte discussão e críticas de toda a oposição com assento na Assembleia Municipal de Leiria (AM).
"Depois de algumas correcções que fizemos (…) chegámos a um ponto em que o total da despesa é de 126,979 milhões [de euros] e, naturalmente, a questão que se punha é como se resolveria o problema em relação às receitas", disse Raul Castro, anteontem, na última sessão da AM.

Ler mais em Diário de Leiria

Associação Bem-Estar é referência" nas respostas sociais do distrito

"Costumo apontar a Associação Bem-Estar como uma referência pela resposta que dá às questões sociais, a todas as valências". As palavras são de Fernando Gonçalves, director do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, que ontem visitou as mais recentes instalações da Associação Bem-Estar de Parceiros: o jardim-de-infância.
Segundo Fernando Gonçalves, o distrito "está no bom caminho" para uma oferta educativa de excelência, sobretudo na rede pública de creches. A título de exemplo, o director distrital lembrou a Cimeira da Primavera de Barcelona, realizada em 2002, onde Portugal assumiu o compromisso de alargar a rede pública aos 33 por cento até 2010.

Ler mais em Diário de Leiria

Hospital de Leiria faz parte dos que já alargaram serviços pediátricos até aos 18 anos

Dezenas de hospitais do País já adaptaram os serviços de pediatria e estão a assistir jovens até aos 18 anos. Outros irão fazê-lo em 2010, seguindo uma recomendação universal do alargamento do atendimento pediátrico até àquela idade.
A medicina pediátrica estabelecia como idade máxima os 14/15 anos, mas a Carta Hospitalar e de Cuidados Pediátricos em Portugal, redigida pela Comissão Nacional de Saúde da Criança e Adolescente (CNSCA), defende o atendimento até aos 18 anos num serviço de pediatria, seja a patologia médica ou cirúrgica.

Ler mais em Diário de Leiria

Oposição acusa Câmara de querer aumentar saneamento mas presidente nega

O militante do PCP, Eduardo Lino, numa nota ontem enviada aos órgãos de comunicação social, afirma que o presidente da Câmara da Marinha Grande anunciou, durante a Assembleia Municipal, que decorreu na segunda-feira à noite, que as tarifas de saneamento vão aumentar.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Álvaro Pereira do PS, "anunciou, durante a sessão da Assembleia Municipal que discutia o orçamento para 2010, que as tarifas de saneamento irão sofrer um agravamento de 12 por cento sob proposta da Simlis", revelou o presidente da Assembleia de Freguesia de Marinha Grande.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Capa do dia

Leiria em alerta amarelo até sábado devido ao mau tempo

A previsão de condições meteorológicas adversas, com continuação de chuva, vento forte e agitação marítima para os próximos dias, levou, ontem, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a accionar o alerta amarelo até sábado, em vários distritos, incluindo o de Leiria.
Vai continuar o tempo típico de Inverno, com persistência de precipitação em todo o território continental, podendo ser "bastante significativa nas regiões do Norte e Centro", vento moderado a forte que poderá atingir rajadas de 120 quilómetros nas terras altas, "eventual queda de neve" nos pontos mais altos do interior Norte e Centro e agitação marítima forte, com ondas que poderão atingir os seis metros em toda a costa.

Ler mais em Diário de Leiria

Situação do Rio Lis não surpreende Raul de Castro

O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, não se mostrou ontem surpreendido pelo facto do Rio Lis integrar o grupo dos recursos hídricos com muito má qualidade da água.
“Não me surpreende. De uma ou outra forma é algo que temos constatado ao longo dos anos”, afirmou Raul Castro, independente eleito pelo PS.
A associação ambientalista Quercus denunciou ontem o agravamento da má qualidade da água dos rios do País, exigindo às autarquias e ao Governo intervenção para “acabar com as fontes de poluição que persistem”.

Ler mais em Diário de Leiria

'Operação Natal’ da GNR com saldo positivo na região

A intensificação das acções do Comando Territorial da GNR de Leiria no Natal, e que se repete na passagem de ano, nas estradas da região, e na primeira fase, deram resultados positivos. Entre as 0h00 do dia 23, e as 24h00 de 27, e apesar do número de acidentes ter aumentado em relação ao mesmo período do ano passado, não houve mortes a lamentar, ao contrário do que aconteceu em 2008, em que se registou uma vítima mortal.

Ler mais em Diário de Leiria

Parque de Campismo da Praia do Pedrógão vai ter ‘bungalows’

A partir do próximo ano, o Parque de Campismo da praia do Pedrógão, concelho de Leiria, vai ter ‘bungalows’, com vista a rentabilizar aquela infra-estrutura.
A Leirisport, empresa municipal responsável pelo Parque de Campismo, visitou recentemente as instalações, com o objectivo de “estudar, no terreno, diversas questões estratégicas relacionadas com a próxima temporada e com a rentabilização daquela infra-estrutura turística municipal”.

Ler mais em Diário de Leiria

Preços dos hortícolas disparam no Oeste após destruição de culturas

Os preços de vários produtos hortícolas, como alface e tomate, começaram a disparar para o dobro no mercado, por escassez de produção devido aos estragos nas estufas da região Oeste provocados pelo mau tempo.
Na organização de produtores 'Primores do Oeste', em Torres Vedras, onde todos os dias são feitos leilões de hortícolas, "os preços dispararam para mais do dobro, porque não temos produto", disse à Lusa o gerente Lino Santos.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Capa do dia

Videovigilância avança no Centro Histórico para ‘combater’ assaltos

A Câmara de Leiria pretende avançar já no próximo mês com a instalação de videovigilância para terminar com assaltos no Centro Histórico, revelou o presidente da autarquia, Raul Castro.
O autarca explicou que aguarda apenas pela proposta do contrato local de segurança, que deverá acontecer no início do ano, ocasião em que está agendada a visita de elementos do Ministério da Administração Interna (MAI).
A localização das câmeras de vigilância será definida pela PSP, que fará a gestão do sistema.

Ler mais em Diário de Leiria

Ourém prepara visita do Papa a Fátima

Os preparativos para a visita do Papa a Fátima, em Maio do próximo ano, já começaram.
A Câmara Municipal de Ourém vai criar um grupo de trabalho para preparar a visita de Bento XVI ao Santuário de Fátima, por altura da Peregrinação Internacional de Maio, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.
Paulo Fonseca explicou que o objectivo do grupo, que estará em funcionamento em Janeiro, é garantir que no decurso da visita do Papa a Fátima "tudo funcione bem".

Ler mais em Diário de Leiria

Descontentamento dos alunos do IPL sobre estacionamento ganha forma de petição

Os alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria lançaram na Internet uma petição, manifestando o seu "descontentamento" sobre o espaço reservado ao estacionamento de viaturas.
A petição, já subscrita por mais de mil alunos, é uma iniciativa de Paulo Moreira, representante dos estudantes no Conselho Geral do IPL, que, desta forma, pretendem "manifestar o largo descontentamento da comunidade académica face às condições dos espaços reservados para o estacionamento de viaturas".

Ler mais em Diário de Leiria

Quatro crianças intoxicadas com gás butano assistidas no hospital

Quatro crianças foram assistidas no Hospital de Alcobaça, na manhã de ontem, com intoxicações ligeiras provocadas pela inalação de gás butano. De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, as crianças – três meninos de oito, 12 e 15 anos, e uma menina de nove - estavam em casa com o pai quando aconteceu o incidente, que ocorreu cerca das 10h45, numa habitação da cidade de Alcobaça.

Ler mais em Diário de Leiria

'Aldeia de Natal' visitada por 50 mil pessoas

Cerca de 50 mil pessoas passaram pela 'Aldeia de Natal', num balanço que superou as expectativas da câmara de Leiria, que pretende repetir, em 2010, algumas das novidades apresentadas na edição deste ano, como aconteceu com a pista de gelo.
De acordo com os números divulgados pela autarquia, entre grupos organizados e público em geral, visitaram a 'Aldeia de Natal' cerca de 50 mil pessoas, sendo que a bilheteira da pista de gelo, a grande atracção do evento, registou a entrada de 1.649 alunos das escolas do concelho de Leiria, e de cerca de 5.500 participantes individuais, o que correspondeu a um total de 7.149 visitantes.

Ler mais em Diário de Leiria