sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pousos ameaça boicotar eleições se não for construído túnel

A população dos Pousos, pela voz do presidente de Junta de Freguesia, Fernando Antunes, ameaça boicotar os próximos dois actos eleitorais - eleições Legislativas e Autárquicas -, se o Governo manter a decisão de não construir o túnel do IC36, como pretende aquela Junta e a Câmara Municipal de Leiria.Fernando Antunes, adiantou ao Diário de Leiria que vai ser constituído um grupo de trabalho para contestar a não construção do túnel e que na próxima terça-feira vai reunir com algumas entidades, que se recusou a revelar, considerando como a última tentativa para que a infra-estrutura seja construída. “Tenho poucas esperanças de ver construído o túnel, mas, se isso não acontecer, admitimos a possibilidade de boicotar as eleições”, revela o autarca, revoltado com a decisão do Governo.

Ler mais em Diário de Leiria ...

RAL 4 celebra aniversário ‘debaixo de fogo’


Disparos de canhão demonstraram, ontem, o novo sistema de comunicações digitais disponíveis no Exército Português: o Sistema Automático de Comando e Controlo. A demonstração ocorreu durante a cerimónia protocolar do 82.0 aniversário do Regimento de Artilharia n.o 4 de Leiria (RAL 4) . "O RA 4 constitui hoje uma referência no mundo artilheiro fazendo uso de um moderno Sistema Automático de Comando e Controlo", afirmou o Coronel Silva Rodrigues, comandante do RA 4.Um pouco antes do encerramento das cerimónias militares, os convidados puderam assistir a uma demonstração de uma 'missão de tiro', em pleno centro da praça do quartel, do poder de fogo do Exército, em especial, do RAL 4.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Líder do PSD apresenta algumas caras novas à presidência das juntas

O PSD apresenta, no próximo domingo à tarde, no Auditório do Castelo de Leiria, algumas ‘caras novas’ na ‘corrida’ eleitoral à presidência das juntas de freguesia do concelho. A cerimónia, que contará com a presença de Manuela Ferreira Leite, presidente do PSD, servirá para a apresentação oficial de todos os candidatos aos órgãos autárquicos - autarquia, Assembleia Municipal e às 29 assembleias de freguesia do concelho leiriense. Isabel Damasceno avança para a tentativa de conquistar o quarto mandato na presidência do município - depois da polémica com a estrututura concelhia no processo de escolha do candidato -, e Manuel Antunes será apresentado coomo recandidato à Assembleia Municipal de Leiria. José Ribeiro Vieira é o mandatário da autarca.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Distrito com 84 insolvências no primeiro semestre

Oitenta e quatro empresas da região de Leiria entraram em processo de insolvência no primeiro semestre do ano, o que afecta mais de um milhar de trabalhadores, revelou a União dos Sindicatos do Distrito (USDL).Em comunicado, a USDL informa que o maior número de casos de insolvência ocorreram em Leiria (26 empresas), Alcobaça (15), Marinha Grande (12), Porto de Mós (10), Caldas da Rainha (3), Bombarral (2).

Ler mais em Diário de Leiria ...

Ribeiro Vieira abandona Adlei para ‘abraçar’ candidatura de Isabel Damasceno

Ribeiro Vieira, presidente da Associação para o Desenvolvimento de Leiria - Adlei - anunciou a suspensão do seu mandato, justificando a sua decisão por motivos pessoais, relacionados com o período de eleições, que irão decorrer em Portugal, em Setembro e Outubro. João Poças Santos sobe, assim, de cargo na direcção, onde ocupava as funções de vice-presidente.“Venho, por razões de carácter pessoal, relacionadas com o período das eleições que se avizinha e ainda com outras de natureza diferente, pedir a suspensão da minha qualidade de presidente da direcção da Adlei por um período de 120 dias”, faz saber em comunicado Ribeiro Vieira, que, recentemente foi convidado a abraçar o cargo de mandatário da candidatura de Isabel Damasceno (PSD) à presidência da Câmara Municipal de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Adeptos de nudismo "convidados" a vestir os calções na Praia do Samouco

Alguns banhistas que estavam na Praia do Samouco, concelho da Marinha Grande, na tarde de quarta-feira, a praticar nudismo, foram "convidados" por agentes da Polícia Marítima a vestir os calções.José Miguel Pais Neto, comandante da Polícia Marítima (PM) da Nazaré, confirmou a situação ao Diário de Leiria, mas sublinhou que tudo foi feito de forma cordial e que os banhistas acataram o 'convite' efectuado pelos agentes, tanto mais que no distrito de Leiria não há nenhuma praia classificada de naturismo.

Ler mais em Díario de Leiria ...

Misericórdia quer construir unidade de cuidados continuados em Fátima

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) pretende construir uma unidade em Fátima que integre a Rede Nacional de Cuidados Continuados.O anúncio foi feito pelo presidente da UMP, Manuel Lemos, em Fátima, onde há 20 anos foi inaugurado o primeiro centro de deficientes profundos e no âmbito das jornadas 'Diferentes formas de comunicação na deficiência' que decorreram até quarta-feira naquela cidade.Aquele responsável pretende construir uma unidade de cuidados continuados junto ao actual centro para deficientes localizado naquela cidade.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Jogadores da União regressam hoje para exames médicos

O plantel da União de Leiria regressa hoje à tarde (15h00) para a realização dos tradicionais exames médicos, nas instalações do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.Os jogadores são esperados pelos médicos do clube, que irão proceder à colheita de sangue e submeter os atletas a algumas provas de esforço. Os exames vão prolongar-se durante o dia de sábado, e os atletas têm que se apresentar na segunda-feira de manhã para o início do trabalho físico no relvado. Entre os dias 6 e 11 de Julho, as sessões de treinos bi-diárias - de manhã (10h00) e à tarde (17h00) - terão lugar no Campo da Bidoeira. No dia 12, os atletas gozam um dia de folga e no dia seguinte a comitiva segue para Celorico da Beira, na Guarda, para iniciar o estágio de pré-temporada.

Ler mais em Diário de Leiria ...

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Lerienses mantêm rotinas apesar da Gripe A

O aumento de casos confirmados em Portugal do vírus da Gripe A não parece afectar a rotina dos leirienses, que, apesar de demonstrarem alguma preocupação, afirmam manter os mesmos hábitos.O Diário de Leiria foi ontem para a rua auscultar a população. Nalguns casos, as recomendações do Ministério da Saúde passaram despercebidas, noutros, as medidas preventivas são levadas muito a sério.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Linhas urbanas verde a azul já ‘rodam’ no concelho marinhense


Alberto Cascalho foi o primeiro 'utente' dos novos transportes urbanos da Marinha Grande. O presidente da câmara marinhense foi o primeiro a ter a oportunidade de entrar e estrear os novos equipamentos urbanos públicos da capital vidreira. Numa primeira fase, nos próximos nove meses, apenas vão estar em funcionamento duas linhas, que servem o interior da cidade e os lugares mais próximos da zona urbana: as linhas verde e azul.Aqueles circuitos entraram ontem, oficialmente, em funcionamento, com cinco autocarros, equipados de ar condicionado, plataforma para deficientes e com capacidade para cerca de 23 pessoas. Vão circular entre o Casal Galego e a zona industrial (linha verde) e no interior da cidade marinhense (linha azul).

Ler mais em Diário de Leiria ...

Expedição leva pequenos cientistas das Colmeias aos Açores

Sara, Ana Carina, Inês, Beatriz, João, Bruno e Alexandra, alunos do oitavo ano da Escola Básica Integrada de Colmeias, Leiria, estão a preparar as suas malas para viajar até aos Açores no próximo dia 14, numa expedição que os levará a conhecer os meandros de uma ilha repleta de pontos de interesse científico.Para a maioria dos alunos, com uma média de idades de 14 anos, será o seu baptismo de voo e a primeira vez que visitam os Açores. A expectativa é grande, assegura Maria de Fátima Lopes, professora destes pequenos cientistas, que os acompanhará nesta expedição, assim como a docente de francês, Graça Morgado.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Militar da GNR condenado a pena de prisão suspensa por corrupção

O Tribunal Judicial de Ourém condenou ontem um militar da GNR, de 51 anos, a dois anos de prisão, com pena suspensa por igual período, pelo crime de corrupção passiva para acto ilícito.O militar, que recebeu 100 euros de uma condutora para não proceder à elaboração de um auto de contra-ordenação, resultante alegadamente de uma infracção rodoviária na cidade de Ourém, foi ainda condenado, como pena acessória, à proibição do exercício das suas funções por dois anos.Na leitura do acórdão, a presidente do colectivo de juízes, Cristina Sousa, disse ao arguido, com 34 anos de profissão, que "era seu dever elaborar o auto de contra-ordenação", acrescentando que a convicção do Tribunal é a de que "a condutora passou mesmo a luz vermelha do semáforo".

Ler mais em Diário de Leiria ...

Suspeito de homicídio revela que colocou arma do crime num contentor do lixo

O suspeito do homicídio do presidente em Portugal do grupo 'Os Mosqueteiros', assassinado a 31 de Agosto de 2008 no seu apartamento de Leiria, revelou ontem de manhã, em Tribunal, ter deitado a arma do crime num contentor do lixo.Marc Lastavel, cidadão francês de 52 anos, acusado pelo Ministério Público do crime de homicídio qualificado, explicou que deixou a arma num contentor "no início da estrada em direcção a Ourém", quando, após o disparo, saiu de Leiria e se deslocou para casa da vítima, o empresário António Figueira.

Ler mais em Diário de Leiria ...

PSD apresenta novos candidatos em sete autarquias

O PSD vai apresentar sete novos candidatos à presidência das 16 autarquias do distrito de Leiria, cinco dos quais independentes (Alvaiázere, Batalha, Marinha Grande, Nazaré e Peniche), o que representa uma renovação em mais de 40 por cento. Às 16 autarquias, os sociais--democratas recandidatam nove dos actuais doze presidentes de câmara eleitos nas listas do PSD em 2004 (Alvaiázere, Batalha, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Nazaré, Óbidos, Pedrogão Grande e Pombal), cumprindo, assim, a orientação nacional de recandidatura dos autarcas em funções.

Ler mais em Diáriode Leiria ...

Secretário da Junta dos Marrazes demitiu-se por “divergências” com executivo

O secretário da Junta de Freguesia dos Marrazes, Fernando Boiça (independente na lista do PSD), demitiu-se do cargo, por “divergências” com os restantes elementos do Executivo, eleitos nas últimas Eleições Autárquicas, em 2005.A carta de demissão foi entregue à presidente da Junta, Sofia Carreira, e ao presidente da Assembleia de Freguesia, na reunião magna realizada na última segunda-feira, à noite, nos Marrazes.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Igreja da Santíssima Trindade recebe maior galardão de engenharia mundial

A Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, foi galardoada pela ‘International Association for Bridge and Structural Engineering’ (IABSE), com o prémio ‘Outstanding Structure’.Atribuída anualmente, a distinção é o mais alto galardão a nível mundial para a Engenharia Civil, na especialidade de Estruturas, destacando as obras mais notáveis e inovadoras.O projecto estrutural da igreja foi realizado por uma equipa coordenada pelo engenheiro José Mota Freitas, também distinguido, a nível nacional, com o Prémio SECIL Engenharia Civil, em 2007.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Aldi abre portas em Leiria

Já abriu o supermercado Aldi no City Park de Leiria. Localizado no Rêgo d’Água, freguesia de Marrazes, a multinacional de origem alemã Aldi disponibiliza um espaço de 1.150 metros quadrados.
A Aldi actua em países como a Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Luxemburgo, Polónia e Espanha, e desde 2006, também em Portugal.


Ler mais em Diário de Leiria ...

“Na sexta-feira vamos apresentar surpresas”

O treinador da União de Leiria, Manuel Fernandes, afirma que amanhã, dia de regresso do plantel ao trabalho, vão ser apresentadas “algumas supresesas”, para que a equipa possa disputar com tranquilidade a nova aventura na Liga Sagres.“Posso garantir que sexta-feira irão ser apresentadas jogadores com qualidade dentro das possibilidades financeiras da União de Leiria”, frisa o treinador, que esta semana se tem desdobrado em reuniões com o presidente do Conselho de Administração da União de Leiria na preparação do plantel para a nova temporada.

Ler mais em Diário de Leiria ...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mais de 500 homens preparados para período crítico de incêndios

Mais de 500 elementos, 124 viaturas e dois meios aéreos, no total de 100 equipas, vão estar disponíveis a partir de hoje para combater o período considerado mais crítico em incêndios florestais no distrito de Leiria. A fase 'Charlie' arranca hoje e prolonga-se até 30 de Setembro, e é a fase que mobiliza mais meios humanos e materiais.Segundo explicou ao nosso jornal José Manuel Moura, comandante distrital de operações de socorro, nos próximos três meses vão estar em permanente alerta 41 equipas de combate a incêndios florestais e 21 equipas logísticas de apoio, no total de 250 bombeiros.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Motociclistas leirienses ‘à descoberta’ da Europa pela Cercilei


Tiago Sismeiro e Leonardo Ascenso, os dois motociclistas leirienses que se propuseram a percorrer a Europa em moto, aliando o prazer da condução a uma causa, através da angariação de fundos, despediram-se dos alunos da Cercilei - Cooperativa de Ensino e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Leiria, instituição que apadrinham. Ontem, num pequeno convívio, nas instalações da Cercilei, Tiago e Leonardo mostraram as motos, para contentamento dos alunos, que tiveram a oportunidade de ‘posar’ para a fotografia. Um entusiasmo que José Nuno Carvalheiro, professor da valência educacional da instituição, considerou "estimulante". "Associámos a música e o lanche, que eles adoram, à parte social, com pessoas diferentes", disse o educador.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Quercus pede avaliação de "impactos cumulativos" de indústrias extractivas

A associação ambientalista Quercus alertou o Ministério do Ambiente para a necessidade de avaliar os "impactos cumulativos" de novas indústrias extractivas na região de Leiria. O pedido da Quercus surge na sequência da consulta pública do estudo de impacto ambiental de uma nova concessão de caulino na freguesia de Monte Redondo, concelho de Leiria.Segundo um comunicado da Quercus, a proposta de concessão "apresenta uma área de 149,90 hectares, o que é demasiado elevado, considerando que os dois núcleos de exploração em conjunto têm 33,41 hectares previstos".

Ler mais em Diário de Leiria ...

Leiria adere a rede piloto de mobilidade eléctrica

Leiria é um dos 21 municípios que aderiu à rede nacional de carregamento para veículos eléctricos, com vista a tornar o concelho mais 'verde' e sustentável.A rede piloto terá 100 pontos de carregamento ainda este ano, e cerca de 1.300 em 2011, instalando-se em parques de estacionamento públicos, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e vias públicas do municípios.

Ler mais em Diário de Leiria ....

Presumível homicida do líder de ‘Os Mosqueteiros’ diz que foi um acidente

O presumível homicida do antigo presidente em Portugal do grupo 'Os Mosqueteiros', assassinado a 31 de Agosto de 2008 no seu apartamento de Leiria, disse ontem em tribunal que se tratou de um "acidente".Ao terceiro dia de julgamento, Marc Lastavel, de 52 anos, acusado do crime de homicídio qualificado, afirmou que o "acidente" ocorreu quando estava a arrumar a arma, sua propriedade, num armário no corredor do apartamento, a pedido da vítima, o empresário António Figueira, acrescentando desconhecer que tinha munições.

Ler mais em Diário de Leiria ...

António Martinho quer ganhar câmara de Leiria

Usando gíria desportiva, António Martinho apresentou-se como cabeça de lista do CDS/PP às Eleições Autárquicas de Outubro, assumindo a vitória como grande objectivo."Quando esta campanha chegar ao fim, o que vai acontecer é que apenas um dos candidatos vai ser presidente da câmara e os outros perdem", disse .

Ler mais em Diário de Leiria ...

Secretária da Junta de Leiria abandona PSD e apoia candidata do PS

A secretária da Junta de Freguesia de Leiria, Fernanda Sobreira, eleita nas listas do PSD nas Eleições Autárquicas de 2005, desfiliou-se do partido há dois meses e vai apoiar a candidata do PS à mesma Junta, Emília Pinto.Fernanda Sobreira explicou que se desfiliou do partido por não concordar com as “directrizes” traçadas pelo PSD local e pela Junta de Freguesia.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Pena suspensa para homem que roubou viatura envolvida em atropelamento mortal

Foi condenado a dois anos de prisão, com pena suspensa por igual período, o condutor que, na madrugada do dia 18 de Setembro, terá atropelado mortalmente um peão no IC2, na Boa Vista, Leiria, quando conduzia uma carrinha furtada. O arguido foi ainda condenado ao pagamento de despesas processuais.Na leitura da sentença - na ausência do arguido, acusado de furto qualificado -, que demorou pouco mais de cinco minutos, o juiz referiu que ficou provado que o indivíduo praticou um crime de “furto qualificado”, ao ter roubado uma carrinha, e que algumas questões “colaterais”, nomeadamente de homicídio por negligência e omissão de auxílio, que “não são menos importantes”, acabaram por ser arquivadas.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Pinhal das Artes vai animar miúdos e graúdos em S.Pedro de Moel

Em 2007 a Escola de Artes da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) promoveu a primeira edição de uma feira de artes ao ar livre para bebés e crianças até aos cinco anos. Designada por Pinhal das Artes, porque decorreu numa das paisagens mais bonitas do Pinhal do Rei, esta feira teve uma procura muito acima do esperado, e ultrapassou, de acordo com a SAMP, as expectativas mais optimistas.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Médio senegalês deverá assinar pela União de Leiria

O médio-defensivo Pape Sow, de 23 anos, que actuou no clube francês Chateauroux na última época, deverá ser jogador da União de Leiria nas próximas três temporadas. O senegalês vai rescindir contrato com o clube francês até ao final da semana e deverá estar em Leiria depois de amanhã, dia em que os leirienses iniciam os trabalhos de pré-época.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Sismaria regressa com equipa sénior de andebol

O Atlético Clube da Sismaria (ACS) vai participar com uma equipa sénior de andebol na próxima temporada, embora ainda não esteja definido o escalão em que irá participar.A decisão foi tomada recentemente pela direcção presidida por João Marques, num projecto traçado a longo prazo, e depois de garantidos os apoios necessários para a inscrição de uma equipa sénior, que possa dar garantias de solidez nos próximos anos.

Ler mais em Diário de Leiria ...

terça-feira, 30 de junho de 2009

Despiste ceifa vida a jovem do Arrabal

Cristiana Sofia Ferreira Brites, de 24 anos, e natural do Arrabal, onde residia, foi a vítima mortal do despiste que aconteceu ontem, às 07h30.O sinistro aconteceu na estrada que liga o Arrabal às Várzeas, revelou fonte do gabinete de imprensa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Ler mais em Diário de Leiria ...

Fogo ‘devora’ armazém de máquinas e faz dois feridos ligeiros


"Uma mulher chamou-me, a dizer que se via fumo no telhado. Só tive tempo de vestir umas calças e vir" para o local. Foi assim que Francisco Silva recordou, ao nosso jornal, os momentos que antecederam o incêndio que, na madrugada de ontem, consumiu um armazém em Santa Catarina da Serra, Leiria. Por volta das 3h30, o proprietário viu a arrecadação arder, na rua Vale Tacão, em Siróis, Santa Catarina da Serra, perdendo todos os seus bens, entre eles, um Mercedes 220 CDI, estando os prejuízos avaliados em cerca de 100 mil euros, incluindo uma avultada quantia em dinheiro, que guardava no interior da arrecadação.

Ler mais Diário de Leiria ...

António Martinho é o candidato do CDS/PP à Câmara de Leiria


António Martinho, engenheiro na Câmara Municipal de Leiria, é o cabeça de lista do CDS/PP à presidência da câmara leiriense, nas Eleições Autárquicas agendadas para o próximo dia 11 de Outubro.O técnico - que deixou de ser militante do PSD há cerca de dois meses e é candidato do CDS/PP na qualidade de independente -, não confirma nem desmente a candidatura, mas adianta que a concelhia lhe fez uma “abordagem” para saber qual a sua disponibilidade para encabeçar a lista à autarquia da cidade do Lis.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Ferreira Leite apresenta candidatura de Isabel Damasceno

A presidente da Comissão Política Nacional (CPN) do PSD, Manuela Ferreira Leite, vai estar em Leiria no próximo domingo (18h00), no Auditório do Castelo de Leiria, na apresentação da candidatura de Isabel Damasceno à presidência da Câmara Municipal de Leiria. Na cerimónia serão ainda anunciados os candidatos à Assembleia Municipal (Manuel Antunes) e Assembleias de Freguesia do concelho de Leiria, bem como o mandatário (José Ribeiro Vieira) e membros da Comissão de Honra da candidatura de Isabel Damasceno, que se recandidata.

Direcção Geral dos Serviços Prisionais desmente nova tentativa de fuga da ex-prisão escol

Depois de uma fuga, em Abril último, protagonizada por dois reclusos do Estabelecimento Prisional (EP) de Leiria, que escaparam através de um buraco feito numa das paredes da cela, que partilhavam, no pavilhão número 2, foi agora noticiada uma nova tentativa, e pelo mesmo método, que terá sido travada pelos guardas prisionais.A Direcção Geral dos Serviços Prisionais (DGSP), contactada pelo Diário de Leiria, desmentiu o sucedido.

Ler mais em Diário de Leiria ...

'Vai por Mim' começa a circular na cidade vidreira amanhã

A TUMG - Transportes Urbanos da Marinha Grande inicia amanhã, quarta-feira, o funcionamento das Linhas Urbanas Verde e Azul. O arranque simbólico está marcado para as 10h00, com a partida de autocarros do Jardim Stephens (frente ao Museu do Vidro), para conhecimento dos percursos das referidas linhas.A autarquia revela que os dois primeiros meses de utilização das Linhas Urbanas são gratuitos, uma facilidade concedida pela Câmara Municipal com o "objectivo de sensibilizar as pessoas e criar nelas o hábito de utilização do transporte público".

Ler mais em Diário de Leiria ...

Processo de canonização dos pastorinhos com ‘nova cara’

A irmã Ângela de Fátima Coelho, da Aliança de Santa Maria, foi nomeada Adjunta, com direito a sucessão, do Vice-Postulador da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto.A notícia, veiculada pela Diocese Leiria-Fátima, dá conta da nova cara do processo de canonização dos pastorinhos que, de acordo com o decreto de nomeação, irá permitir à irmã Ângela partilhar as funções com o padre Luís Kondor que, desde 1960, é responsável pela causa de beatificação e canonização de Francisco e Jacinta Marto.

Ler mais em Diário de Leiria ...

segunda-feira, 29 de junho de 2009

PSP reforça vigilância em zonas residenciais e praias

Cerca de 18 mil agentes vão participar em mais de 24 mil operações, no âmbito da ‘Operação Verão Seguro 2009’, que arrancou sexta-feira e pretende reforçar o efectivo e meios junto das áreas residenciais, turísticas, comerciais, praias e estradas.Ao que o nosso jornal apurou, no distrito de Leiria, o dispositivo policial foi reajustado, assegurando, desta forma, a vigilância junto das zonas residenciais e balneares. Agentes da PSP integrados na ‘Escola Segura’ ou ‘Comércio Seguro’, por exemplo, foram encaminhados para a ‘Operação Verão Seguro’.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Mega-jantar de solidariedade serviu mais de mil refeições


"Correu muito bem" o mega-jantar de solidariedade que, ao início da noite de sábado transformou a Rua Direita, no Centro Histórico de Leiria, num autêntico restaurante a céu aberto.A mentora da iniciativa, Ana Paula Severo, cozinheira do restaurante de comida típica alentejana La Além, era, ontem, uma mulher satisfeita, ou não tivessem sido servidas cerca de mil refeições de migas com carne frita.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Menino de 12 anos atropelado por carrinha de transporte de peixe

Um menino de 12 anos, residente na Cela Velha, Alcobaça, foi atropelado, na manhã de sexta-feira - cerca do meio-dia -, por uma carrinha de transporte de peixe, quando atravessa a estrada de bicicleta. Ao que o Diário de Leiria apurou junto de fonte ligada à família, o menino foi colhido pela viatura num cruzamento em frente a uma taberna e sofreu ferimentos nos membros inferiores. A vítima foi assistida no local pelos Bombeiros Voluntários da Nazaré, que foram ao local com três homens apoiados por uma viatura. A criança foi transportada, em estado grave, para o Hospital de Santo André, em Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria ...

D.Julinha abriu as portas do novo museu municipal


Foi em clima de verdadeira festa que se procedeu à inauguração do Agromuseu Municipal Dona Julinha, no sábado, na freguesia da Ortigosa. A anfitriã fez questão de receber cada um dos familiares, convidados e amigos à porta daquela casa que, um dia, foi sua, até à opção de a doar à Câmara Municipal de Leiria, em 2002. Uma acção que a presidente de câmara, Isabel Damasceno, definiu como "um acto de enorme generosidade e de inteligência" e muito rara em Portugal. A autarca também sublinhou o "rigor técnico e científico" com que foram tratadas as informações dadas pela doadora, para se reconstituir fielmente uma casa rural do século XIX. "Este também é um dia importante para Leiria, pois ficamos todos mais ricos", concluiu a autarca antes de passar a palavra a Dona Julinha.

Ler mais em Diário de Leiria ...

D. Ximenes Belo apela ao reforço da solidariedade entre os povos

O prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo, apelou, sexta-feira, na Ortigosa, Leiria, ao reforço da solidariedade entre os povos, numa altura em que o mundo atravessa uma “crise financeira” e de “valores”.Num encontro com mais de 600 professores jubilados de seis distritos da área de influência do Sindicato dos Professores da Zona Centro, o bispo da diocese de Dilí, Timor, considera que há várias formas de mostrar a solidariedade para com os mais necessitados.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Deputados municipais reclamam mais médicos de família

A Assembleia Municipal de Leiria aprovou uma moção na qual manifesta a sua preocupação pela falta de médicos de família no concelho, e reclama diligências para a reposição daqueles profissionais de saúde.O documento, apresentado pelo membro eleito pelo Bloco de Esquerda, Vitorino Vieira Pereira, e aprovado por maioria, manifesta "preocupação para com as situações de ausência de médicos de família, que assegurem o bom funcionamento das extensões e centros de saúde do concelho", situação que acarreta "prejuízos para os utentes", de que realçou os idosos. Por outro lado, a moção pede o desenvolvimento de "todas as diligências possíveis para que sejam respostas as faltas de médicos de família", para que "cada utente possua um médico de família de referência".

Ler mais em Diário de Leiria ...

"Clima de campanha" aquece Assembleia Municipal

Período antes da ordem do dia da Assembleia Municipal (AM) de Leiria durou mais tempo do que a ordem dos pontos a discussão. Bancada do PS ameaçou sair da sala durante votação, que acabou por ser marcada para uma assembleia extraordinária, em Julho. Manuel Antunes, presidente da mesa da Assembleia, teve de pedir por várias vezes contenção aos deputados pelo "clima de campanha" que se instalou durante a reunião ordinária da AM, que teve lugar sexta-feira, no salão paroquial da Barreira.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Cabrita Franco é o mandatário de Emília Pinto

A candidata do PS à Junta de Freguesia de Leiria, Emília Pinto, escolheu o ex-presidente da Junta, Cabrita Franco, para mandatário da sua candidatura nas Eleições Autárquicas, agendadas para o dia 11 de Outubro.Emília Pinto explicou que o convite ao ex-autarca resultou da “experiência” adquirida por Cabrita Franco nos anos que presidiu à Junta de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria ...

União defronta Académica de Coimbra em Julho

A União de Leiria defronta a Académica de Coimbra no dia 22 de Julho, em local e hora a designar, numa partida incluída na pré-época da equipa da Briosa, que será treinada por Rogério Gonçalves. Para além do jogo com a Académica de Coimbra, a União de Leiria já tem agendados mais dois jogos de pré-época, nos dias 14 e 15 de Julho, com as equipas do Tourizense e do Feirense. Estes dois encontros realizam-se nos campos daquelas duas formações, um dia depois do início da preparação da pré-época dos leirienses.Os pupilos de Manuel Fernandes começam o estágio no dia 13 de Julho, que se prolonga até dia 25, dividido entre Celorico da Beira e Seia. Depois de agendados estes encontros e o local de estágio, a administração da União de Leiria SAD começa hoje a tomar as últimas decisões em relação à entrada e saída de jogadores. O presidente da administração, João Bartolomeu, regressou este fim-de-semana de Angola e só hoje é que vai começar a resolver alguns detalhes pendentes com as renovações de alguns atletas e dar ‘luz verde’ para a contratação de novos reforços. Tal como noticiámos na última semana, os processos de renovação de alguns atletas aguardavam pela chegada de João Bartolomeu.

Ler mais em Diário de Leiria ....