quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Boas Festas

A equipa do Diário de Leiria deseja um Feliz Natal a todos os nossos seguidores, leitores e amigos.

Relembramos que devido ao facto de amanhã, dia 25, ser um feriado, só voltamos a ter edição na segunda-feira, dia 28 de Dezembro.

Até lá: Boas Festas!!

Capa do dia

Polícia Judiciária deteve presumível violador de duas mulheres

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou ontem a detenção de um homem, de 22 anos, suspeito de ter violado duas jovens em Leiria. Em comunicado, o Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ informa que o suspeito foi detido terça-feira “pela presumível autoria material de crimes de violação e sequestro, ocorridos no passado mês de Novembro na cidade de Leiria”.
“Foi desenvolvida uma investigação metódica e célere como o objectivo de evitar que outras vítimas fossem alvo da acção criminosa praticada pelo arguido, o qual actuava sempre durante a madrugada, em zonas isoladas sem público presente”, acrescenta o comunicado.

Ler mais em Diário de Leiria

Académico de Leiria oferece Ceia de Natal a uma centena

Eram rostos de alegria aqueles que, na noite de terça-feira, participaram na Ceia de Natal, promovida pela Associação de Solidariedade Académico de Leiria (ASAL).
E as crianças que por ali pulavam eram o espelho dessa mesma alegria, ao mesmo tempo que representavam outro bem maior: a esperança num futuro melhor.
Manuel Pereira, 53 anos, falava em confiança, ânimo e paciência, enquanto esperava que a sopa, servida pela equipa de voluntários da ASAL, arrefecesse um pouco mais.

Ler mais em Diário de Leiria

Mau tempo desaloja famílias

O forte vento da madrugada de ontem deixou um rasto de destruição em vários concelhos da região Oeste, havendo casos de desalojados devido a estragos nas habitações, segundo fonte dos bombeiros.
Em Peniche, um casal com duas crianças foi realojado em casa de familiares, porque o telhado da sua habitação foi arrancado.
Uma família desalojada e um armazém em risco de ruir foram as situações mais graves provocadas pelo mau tempo na noite de ontem no concelho do Bombarral, onde os bombeiros receberam mais de duas dezenas de pedidos de auxílio.

Ler mais em Diário de Leiria

GNR tem mais de dois mil efectivos a patrulhar estradas da região

O comando territorial da GNR de Leiria colocou no terreno 2.058 efectivos nas 816 patrulhas que estão a fazer nas estradas da região, entre ontem e o próximo domingo, dia 27, e os dias 30 de Dezembro e 3 de Janeiro de 2010.
O número de efectivos, que inclui o reforço do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro, Unidade de Controlo Costeiro e da Unidade de Intervenção, apoiados por 876 veículos, vão utilizar 840 aparelhos detectores de álcool e 23 radares de controlo de velocidade.

Ler mais em Diário de Leiria

Famílias receberam no ‘sapatinho’ chaves de novas casas

Dezanove famílias residentes no concelho de Alcobaça receberam ontem no ‘sapatinho’ as chaves de novas casas, um investimento de cerca de 907 mil euros em terrenos da Fundação Maria e Oliveira, instituição particular de solidariedade social (IPSS).
"É uma prenda de Natal antecipada", disse à Agência Lusa Diana Gomes, de 36 anos, que há quase dois anos faz de um quarto em Alcobaça a sua casa e a do seu filho. Para Diana Gomes, a nova habitação é a concretização de um "sonho" que, para ficar completo, "só falta um emprego".

Ler mais em Diário de Leiria

IN! é a loja vencedora do Concurso de Montras

À semelhança do ano passado, a loja de vestuário IN!, de Leiria, foi a vencedora de 2009 do concurso de montras, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós - ACILIS.
Na edição deste ano concorreram 50 montras, sendo 31 de Leiria, nove da Batalha e 10 de Porto de Mós.
O Mercado Regional, na Batalha, a loja David Jeans, em Leiria, a Sapataria Chic & Trendy e a loja Rebuliço Redondo, ambas em Porto de Mós, foram os restantes premiados.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Capa do dia

Grutas da Moeda e maciço calcário estremenho candidatados a Maravilhas Naturais

Iniciativa ‘Maravilhas Naturais de Portugal’ conta agora com dois novos candidatos: as Grutas da Moeda, localizadas em S. Mamede, Batalha, e o maciço calcário estremenho, que abrange as Serras de Aire e Candeeiros e os planaltos de Santo António e S. Mamede

A Câmara Municipal da Batalha apresentou as candidaturas das Grutas da Moeda e do maciço calcário estremenho ao concurso ‘7 Maravilhas Naturais de Portugal’, anunciou ontem a autarquia.

Ler mais em Diário de Leiria

Loja Solidária abre na Praia do Pedrógão

Consultas de enfermagem, entrega de bens alimentares e preenchimento de impressos para a Segurança Social são alguns dos serviços prestados pela Loja Solidária da Praia do Pedrógão, que abriu no sábado.
Localizado atrás da capela e aberto desde sábado, o espaço, que abre às terças e quintas-feiras, tem como objectivo suprir algumas necessidades da população da Praia do Pedrógão, Coimbrão e Ervideira, que por falta de transporte não podem deslocar-se até zonas mais centrais. No total, a acção abrange 500 pessoas, na Praia, chegando aos dois mil utentes.

Ler mais em Diário de Leiria

Executivo corta verbas para as freguesias

A Câmara de Leiria, presidida por Raul Castro, vai cortar 10 por cento nas verbas que irão ser atribuídas às juntas de freguesia no próximo ano, justificando a medida com as dificuldades financeiras do município e a necessidade de haver maior “rigor” na gestão.
Gonçalo Lopes, vice-presidente da autarquia, revelou que “não existem comprovativos” de quatro protocolos assinados com algumas juntas de freguesia, no valor de 1,7 milhões de euros.

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara disponibiliza 100 mil euros para pagar medicamentos a pessoas carenciadas

O presidente da Câmara Municipal de Leiria anunciou a disponibilização no próximo ano de uma verba de 100 mil euros para pagar medicamentos a pessoas carenciadas do concelho.
Na reunião extraordinária do executivo municipal, Raul Castro, independente eleito pelo PS, explicou que está em curso a elaboração de um regulamento que, após aprovação, permitirá a entrada em vigor da medida.
O autarca afirmou que o objectivo da iniciativa é dar resposta às “imensas dificuldades” que existem e “ajudar as pessoas carenciadas”.

Ler mais em Diário de Leiria

Colisão com autocarro provoca três feridos

Três feridos foi o resultado de uma colisão entre um autocarro e um veículo pesado de mercadorias, ocorrido ontem de manhã, no IC2, no concelho de Pombal. O acidente ocorreu cerca das 07h30, na zona de Fontaínha, quando um autocarro se encontrava parado para colher um passageiro.
Circunstâncias ainda por apurar pela GNR levaram o pesado de mercadorias a colidir com a traseira do autocarro, provocando ferimentos ligeiros nos condutores dos dois veículos e numa mulher que se preparava para entrar no autocarro.

Ler mais em Diário de Leiria

Mau tempo continua até ao Natal

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê a continuação de tempo instável, com aguaceiros e vento por vezes forte até ao Natal, devido à "passagem alternada de sistemas frontais, associadas a depressões", afirmou fonte desta entidade.
Para Leiria, o IM prevê, para hoje, céu muito nublado, com períodos de chuva forte. A temperatura máxima não vai ultrapassar os 14 graus, e a mínima vai chegar aos 11 graus.

Ler mais em Diário de Leiria

Circuito Mundial regressa a Peniche em 2010

A nona passagem do Circuito Mundial de surf por Portugal vai decorrer de 7 a 18 de Outubro de 2010, com o Rip Curl Pro Portugal, que será disputado no concelho de Peniche, anuncioua Associação de Surfistas Profissionais (ASP).
O calendário para 2010 volta a arrancar com duas provas na Austrália, o Quiksilver Pro Gold Coast (de 27 de Fevereiro a 10 de Março) e o Rip Curl Pro Bells Beach (entre 30 de Março e 10 de Abril) e regista apenas a troca da etapa espanhola, de Mundaka, pelo regresso, pela segundo ano consecutivo, às praias de Peniche, na oitava paragem do circuito.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Capa do dia

Orçamento aprovado com oposição a votar em diferentes ‘direcções’

A proposta de Orçamento para 2010 da Câmara Municipal de Leiria foi aprovado por maioria, mas a votação dos cinco vereadores da oposição (PSD) teve diferente ‘direcções’, com Luciano de Almeida e José Benzinho a votaram contra, enquanto Isabel Damasceno, Neusa Magalhães e Isabel Gonçalves a seguirem pela abstenção.
A discussão do documento gerou uma acesa discussão, essencialmente entre o presidente da autarquia, Raul Castro (PS), Isabel Damasceno e Luciano de Almeida, sobre os números do Orçamento apresentados pela autarquia, que conta com uma despesa de 126 milhões de euros e uma receita de 61 milhões, situação que, segundo Raul Castro, inviabiliza a realização de obras.

Ler mais em Diário de Leiria

Campanha para sensibilizar condutores arrancou ontem

PSP, GNR, Protecção Civil e INEM são algumas das entidades envolvidas na campanha de Natal que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) promove em todo o País.
Com o tema ‘Chegue vivo a casa de quem mais gosta’, a campanha de Natal, que arrancou ontem e prolonga-se até 3 de Janeiro, conta ainda com a colaboração dos Governos Civis, das Entidades Gestoras das Vias e da Estradas de Portugal.

Ler mais em Diário de Leiria

Curso ensina a reutilizar lixo velho em brinquedo novo

O Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, localizado no Jardim de Santo Agostinho, promove nos próximos dias 28, 29 e 30, um conjunto de actividades sobre ‘lixo velho/brinquedo novo’, ‘pequenos artistas… grandes reutilizadores’ e ‘origami e teabag folding’.
Nestes três dias, a formação decorrerá das 09h30 às 12 horas e entre as 14h30 e as 17h00.

Ler mais em Diário de Leiria

Museu do Presépio previsto para Fátima em 2010

O Museu do Presépio deverá abrir portas no próximo ano, em Fátima, passando a albergar os mais de 800 presépios que integram a colecção da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
"No Natal do próximo ano, eu queria ver se tínhamos já o museu a ser inaugurado", afirmou à Agência Lusa o responsável pela colecção, o frei Lopes Morgado, recordando que o espaço estava previsto abrir no primeiro domingo do Advento de 2007. Lopes Morgado adiantou que o projecto do museu - que considerou prioritário e urgente - já existe, embora reconheça hesitação quanto ao espaço que há-de ocupar.

Ler mais em Diário de Leiria