quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Capa do dia

Finanças da câmara e desenvolvimento económico são prioridades de Raul Castro

A criação de vários pólos industriais no concelho de Leiria é uma das prioridades do candidato do PS a presidente de câmara. Raul Castro apresentou, anteontem, o programa da sua candidatura e as 120 medidas que considera necessárias para "mudar" o concelho.
"Uma das grandes apostas" e "bandeiras" é o 'Leiria Empreende', um programa que engloba quase uma dezena de medidas, a que se juntam outras nas áreas do turismo e do ambiente para o desenvolvimento económico preconizado pelo candidato.
Sobre os pólos industriais que pretende criar, Raul Castro aponta que há várias hipóteses de localização, entre a quais os eixos Azoia-Parceiros, Boavista-Colmeias e o Sul do concelho. A medida poderá passar pela criação de associações com particulares, através da qual a câmara será uma parceira activa no desenvolvimento das infra-estruturas.

Ler mais em Diário de Leiria

Ronny: “Quero mostrar o meu valor na União de Leiria”

O Sporting para já é passado. Agora o lateral esquerdo Ronny deseja jogar com mais regularidade na União mde Leiria.
“Vou trabalhar para merecer uma nova oportunidade no Sporting. Mas não penso nisso agora. Penso é mostrar o meu valor na União de Leiria que considero uma equipa ambiciosa", começou por dizer o atleta.
Porém, este jogador, possuir de forte remate que será uma mais-valia para Manuel Fernandes na marcação de livres, considera que ainda não tem ritmo competitivo “mas dentro de duas semanas espero estar na melhor forma”.

Ler mais em Diário de Leiria

Luís Amado começa campanha na Marinha Grande

Começou ontem o périplo pelo distrito de Luís Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros e cabeça de lista do Partido Socialista (PS) pelo círculo de Leiria às eleições legislativas.
A primeira paragem do governante foi na Marinha Grande, num encontro com os Bombeiros Voluntários daquela cidade. Após uma breve visita às instalações da corporação comandada por Vítor Graça, este e o presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, António Guterres, sensibilizaram o ministro para a necessidade da construção de um novo quartel ou realizar obras de modernização e remodelação do espaço, existente há mais de 20 anos.

Ler mais em Diário de Leiria

IPSS recebem seis milhões para aplicar na área da deficiência

Oito instituições particulares de solidariedade social do distrito de Leiria vão receber seis milhões de euros para aplicarem na construção de lares residenciais destinados a pessoas portadoras de deficiência, no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH).
As verbas para as instituições, dos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Marinha Grande, Óbidos e Peniche, vão ser distribuídas pelo Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Leiria (CDSSS). Das 10 candidaturas apresentadas pelo CDSSS foram aprovadas oito, o que representa uma taxa de validação na ordem dos 80 por cento.

Ler mais em Diário de Leiria

ARH defende inventário para Lagoa da Ervedeira

A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro defende a realização de um inventário que possa explicar a diminuição da água na Lagoa da Ervedeira, localizada na freguesia de Coimbrão, concelho de Leiria.
A descida do nível freático tornou a Lagoa da Ervedeira perigosa para os banhistas, situação que levou mesmo a Junta de Freguesia a reforçar os sinais de perigo devido à existência de lodo nas margens.
A Câmara Municipal de Leiria, por seu turno, defendeu a realização de um Estudo Hidrogeológico que permita compreender os mecanismos aquíferos do local.

Ler mais em Diário de Leiria

Dispositivo integrado contribuiu para redução da área ardida

Numa altura em que as chamas fustigam o Norte e as autoridades colocam quase todo o País em alerta devido ao calor, Leiria parece escapar ao flagelo dos incêndios, não sendo mesmo referenciada pelas autoridades como o distrito com elevada área ardida.
Pelo contrário, desde o início do ano, foram consumidos pelas chamas pouco mais de 294 hectares, mas, se não for contabilizado o grande incêndio que ocorreu em Março, em Castanheira de Pera, a área ardida no Verão chega aos 70 hectares.

Ler mais em Diário de Leiria

Hospital investe em serviço de medicina intensiva e na remodelação de urgência

O novo serviço de medicina intensiva e a remodelação global do serviço de urgência geral são duas das obras encetadas no corrente ano no Hospital de Leiria, e que, na globalidade, terão um custo superior a 15 milhões de euros.
Do plano de investimentos previsto, e caracterizado "de grande envergadura", pela Administração do Hospital de Santo André, fazem ainda parte as obras de reabilitação de todo o edifício na envolvente interna, e a remodelação e apetrechamento da cozinha, projectos já em execução.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Capa do dia

Utentes querem mais médicos no Centro

A Comissão de Utentes do Centro de Saúde da Marinha Grande pretende que a administração daquela unidade de saúde contrate médicos para analisar os doentes que surjam com sintomas de Gripe A (vírus H1N1) para evitar a sobrecarga no Serviço de Atendimento Permanente (SAP/24 horas)
Em comunicado, a comissão considera importante o combate a um surto de qualquer epidemia, por ser um “um dever do Estado”, mas defende que a unidade de saúde tem de ter um corpo clínico para tratar especificamente os utentes que surjam na unidade de saúde com sintomas de Gripe A.

Ler mais em Diário de Leiria

Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque reduz para uma faixa de rodagem

A Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, no centro da cidade do Lis, vai perder uma das duas faixas de rodagem, passando uma das vias a ser destinada ao estacionamento para cargas e descargas. O estreitamento da via terá apenas início junto à loja Rei do Frangos, em frente à Rua Coronel Teles Sampaio - que dá acesso à Avenida Heróis de Angola, e assim permanecerá até ao Largo Cónego Maia, junto ao edifício Zara. A obra, aprovada em reunião de câmara, realizar-se-á no seguimento dos trabalhos de requalificação que decorrem, desde finais de Julho, naquele Largo.

Ler mais em Diário de Leiria

Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas em consulta pública

O processo de Avaliação de Impacte Ambiental da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES) encontra-se em consulta pública até ao próximo dia 11.
Através do endereço electrónico www.apambiente.pt é possível aceder ao documento, que se encontra também disponível na Agência Portuguesa do Ambiente, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e Câmara Municipal de Leiria.
O 'sumário executivo' do processo pode ser também consultado na Junta de Freguesia de Amor, concelho de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

Lusiaves anuncia forte investimento em novas unidades

Avelino Gaspar, presidente do conselho de administração da Lusiaves, anunciou, ontem, um plano de investimentos da empresa até 2012, na casa dos 127 milhões de euros na criação de novas unidades, modernizando e reforçando o processo de transformação de aves, de forma a aumentar a competitividade.
"É o fechar do ciclo em toda a cadeia de valor", disse Avelino Gaspar, referindo-se ao facto de, a partir de agora, o grupo estar equipado com uma unidade de tratamento de subprodutos, resultantes do abate e transformação das aves, e um centro de incubação.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Capa do dia

SEF deteve três cidadãos ilegais em bairros habitacionais de Leiria

Três cidadãos estrangeiros, residentes em bairros urbanos da malha urbana de Leiria foram detidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, por se encontrarem ilegalmente no nosso País. Detenções ocorreram no âmbito de uma operação de combate à imigração ilegal.

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara culpa Governo por atraso na descida do IMI

A câmara de Leiria aguarda há mais de um ano e meio por uma resposta governamental a uma proposta da autarquia, que, afiança, irá permitir baixar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
Segundo a vereadora responsável pelas Operações Urbanísticas, em Janeiro de 2008 foi enviado um ofício ao director Geral dos Impostos, até à data sem resposta. O mesmo sucede da parte Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, que, até à data, e desde Março do mesmo ano, não assinou a proposta da câmara, permitindo a posterior publicação em Diário da República, e sem a qual a edilidade "não poderá aplicar os novos coeficientes de localização", os quais interferirão no cálculo do IMI, explicou Isabel Gonçalves.
"A câmara fez o seu trabalho, mas deparámo-nos com uma inépcia total de um membro do Governo", adiantou a autarca numa conferência de imprensa para o efeito. "As leis do Governo constrangem-nos cada vez mais", frisou.

Ler mais em Diário de Leiria

‘Loja Social’ nasce em Leiria este mês

Vai estar em funcionamento, de 21 a 30 de Setembro, uma 'Loja Social', iniciativa impulsionada pela Associação de Solidariedade de Leiria (ASL), na Avenida Combatentes da Grande Guerra.
A garantia foi dada por Pedro Rodrigues, presidente da ASL, ontem, durante a apresentação da iniciativa.
O objectivo do projecto é combater a pobreza através de apoios que podem contribuir para melhorar as condições de vida da população carenciada, privilegiando o trabalho em rede com os parceiros locais.

Ler mais em Diário de Leiria

Primeira farmácia hospitalar não está a ter o retorno financeiro esperado

A proprietária da primeira farmácia hospitalar de venda ao público, que abriu há um ano, no Hospital de Santo André, em Leiria, faz um balanço positivo da concessão, mas reconhece que não está a ter o retorno financeiro desejado.
"O balanço é positivo. Está a correr muito bem em termos estruturais e organizacionais", disse à agência Lusa Mafalda Tomaz, da empresa Amado Elias Tomaz, Farmácia Unipessoal, Lda., que ganhou o concurso para a concessão do estabelecimento por cinco anos. A responsável assume, contudo, que a questão financeira a decepcionou, explicando que "o valor proposto a concurso é superior ao retorno financeiro".

Ler mais em Diário de Leiria

Número de mulheres eleitas nas autarquias triplicou

O número de mulheres eleitas para as autarquias locais triplicou nos últimos 30 anos, havendo actualmente 20 presidentes de Câmara em 308 concelhos do país, que se recandidatam às próximas autárquicas entre mais de uma centena de candidatas.
Em 308 Câmaras Municipais apenas 20 são presididas por mulheres - sete PSD e duas coligações PSD/CDS-PP, cinco PS, quatro CDU, uma BE e uma independente - sendo Setúbal o distrito com maior número de autarcas do sexo feminino.

Ler mais em Diário de Leiria

Teixeira dos Santos inaugura novas instalações da Tecfil

A Tecfil, Lda., empresa de cordoaria com sede em Maceira, Leiria, recebe hoje o ministro de Estado, das Finanças e da Economia e Inovação, Teixeira dos Santos, na inauguração oficial da nova unidade industrial da empresa na Marinha Grande.
As novas instalações da empresa, com uma área coberta de 15.000 metros quadrados, estão integradas num plano de investimento de cinco milhões de euros, a desenvolver durante o período 2009-2010, referem os responsáveis pela empresa, acrescentando que, neste momento, o plano se encontra concretizado a 75%.

Ler mais em Diário de Leiria

Maçãs de Alcobaça invadem ruas e praças de Leiria

Leiria está, por estes dias, mais colorida. A culpa é da mais recente iniciativa da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), que aproveita a boleia do festival de gastronomia para promover a sua fruta.
Tem como lema "Mundo da Maçã", encontra-se inserido no festival de gastronomia de Leiria, e faz parte de uma série de iniciativas de que se destaca ainda o processo para certificar a maçã.

Ler mais em Diário de Leiria

Avançado brasileiro encerra plantel unionista

O avançado Tiago Luís, ex-Santos, Brasil, é o último reforço da equipa da União de Leiria e foi inscrito ontem na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), último dia de inscrições no mercado de transferências.
Com esta nova contratação, o treinador Manuel Fernandes vê concretizado o seu desejo de ter mais uma opção para a frente de ataque, para fazer concorrência aos avançados Carlão e Cássio, que na última jornada desperdiçaram algumas oportunidades de golo.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Capa do dia

Magia refém do rigor e do calor

Mais um jogo, mais um empate para a equipa Leiriense que ontem frente ao Marítimo preferiu jogar pelo seguro. Carvalhal fez o mesmo e quem viu o jogo, viu um jogo demasiado táctico para que a magia do futebol se pudesse soltar. Não houve golos, mas ninguém os mereceu.

Ler mais em Diário de Leiria

PJ deteve presumível incendiário

A Directoria do Centro da Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um homem de 31 anos, pela presumível autoria de um incêndio florestal, ocorrido perto do Louriçal, Pombal, no dia 14 de Agosto.
De acordo com fonte da PJ, o móbil não terá a ver com questões económicas ou financeiras, inserindo-se o suspeito no perfil habitual dos autores deste tipo de crime. Em poucas palavras, a mesma fonte explicou que o homem "tem questões sociais por resolver".

Ler mais em Diário de Leiria

Semana gastronómica em cada concelho dá mote a Festival em 2010

Criar uma semana gastronómica em cada concelho que possa servir de 'pontapé de arranque' ao Festival Regional de Gastronomia de Leiria é um dos objectivos dos promotores para a edição de 2010. O certame abriu portas no sábado, na zona do Marachão, junto ao Rio Lis, mas o presidente do Turismo de Leiria/Fátima (TL/F), entidade co-organizadora do certame, já pensa na edição do próximo ano.
"Seria uma semana gastronómica em cada concelho, subordinada a um tema, culminando na realização do festival", adiantou, explicando que, com a iniciativa, "há um efeito mais visível no turismo e na economia da região".

Ler mais em Diário de Leiria

Despiste provoca embate contra muro de pizzaria

Faltariam pouco mais de 20 minutos para as 09h00, de sexta-feira, quando um sénior, na sequência de um despiste, embateu na parte da frente da pizzaria 'Mr. Pizza', localizada na Rua de S. Francisco, numa das entradas Centro Comercial Maringá, no centro da cidade de Leiria.
O automobilista, com cerca de 83 anos, residente numa das torres habitacionais do edifício que acolhe o centro comercial, ficou ferido, sem gravidade, e foi transportado para o Hospital de Santo André por uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara de Leiria defende Estudo Hidrogeológico da Lagoa da Ervedeira

A câmara de Leiria defende a realização de um Estudo Hidrogeológico da Lagoa da Ervedeira que permita compreender os mecanismos aquíferos do local.
A descida do nível freático tornou a Lagoa da Ervedeira, localizada na freguesia de Coimbrão, concelho de Leiria, perigosa para os banhistas, situação que levou mesmo a Junta de Freguesia a reforçar os sinais de perigo devido à existência de lodo nas margens.
O presidente da Junta, Paulo Pedro, afirmou, na passada semana, ao Diário de Leiria, ter feito tudo o que estava ao seu alcance, esperando que os banhistas acatem as medidas de segurança implementadas na zona, adiantando ter dado conhecimento da situação à Administração Hidrográfica do Centro, cujas explicações não foram suficientes para o autarca.
Confrontada com este cenário, a vereadora do pelouro do Ambiente da câmara de Leiria, Neusa Magalhães, lembra que a Lagoa da Ervedeira não se encontra classificada como zona balnear, "dado que não reúne as condições de vigilância necessárias para tal".

Ler mais em Diário de Leiria

Norte do distrito recebe Julgados de Paz

O Conselho de Ministros aprovou a criação de novos Julgados de Paz, elevando para 29 o número destes tribunais de proximidade. As unidades criadas são o Julgado de Paz de Alvaiázere, Ansião, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Penela, Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, Câmara de Lobos e Funchal, Loures, Odemira e e Julgado de Paz de Sines.

Ler mais em Diário de Leiria

Unidade de quatro estrelas vai abrir na Batalha e dá emprego a 50 pessoas

Um hotel de quatro estrelas, investimento no valor de nove milhões de euros, vai abrir na segunda quinzena de Setembro na vila da Batalha, revelou o promotor, o empresário José Monteiro.
"A Batalha vive muito dos turistas que visitam o mosteiro e ficam por uma ou duas horas. O hotel pretende contrariar isso", afirmou José Monteiro, referindo, por outro lado, que o concelho "não tem nenhuma unidade hoteleira relevante".

Ler mais em Diário de Leiria