quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Capa do dia

Obras de construção do teleférico começam em Setembro

As obras de construção do teleférico, um investimento de 1,8 milhões de euros para ligar a vila da Nazaré à Pederneira, vão começar em Setembro, anunciou a Câmara Municipal.
O presidente da Câmara Municipal, Jorge Barroso, disse acreditar que este investimento vai "facilitar a mobilidade das pessoas", habitantes do concelho ou turistas, mas também "potenciar a oferta turística" da Pederneira, "berço da Nazaré".
"A Pederneira é onde muito do nosso património monumental, histórico e identitário se encontra", explicou Jorge Barroso, citado pela agência Lusa, apontando ainda a importância do local do ponto de vista "paisagístico".

Ler mais em Diário de Leiria

Associação preocupada com lotação de canil municipal

A Associação Protectora de Animais da Marinha Grande está preocupada com a sobrelotação do canil municipal e das famílias de acolhimento temporário, apelando ao envolvimento da população no combate aos animais abandonados.
"A situação está a tornar-se insustentável", disse Catarina Contente, da Associação Protectora de Animais da Marinha Grande.
Segundo explicou aquela responsável ao Diário de Leiria, o canil municipal, cuja gestão está a cargo da associação, tem capacidade para receber 10 animais, mas, neste momento, acolhe 25.

Ler mais em Diário de Leiria

Sensores vão detectar descargas na Ribeira dos Milagres

A Ribeira dos Milagres, Leiria, vai ser alvo de um processo de monitorização constante, através de sensores que irão permitir detectar descargas poluentes para aquele afluente do rio Lis.
O projecto está a ser desenvolvido pela Associação de Município Pinhal Litoral, cujos parceiros são a câmara leiriense, Instituto Politécnico de Leiria e Simlis - Saneamento Integrado dos Municípios do Lis.
Segundo explicou ao nosso jornal Neusa Magalhães, vereadora do pelouro do Ambiente da câmara de Leiria, o projecto visa "proteger as linhas de água através da colocação de sensores de detecção de focos de poluição", pretendendo ainda "identificar e responsabilizar os infractores, contribuindo assim para a melhoria da saúde pública e do ambiente da região".
De acordo com Neusa Magalhães, trata-se de um "projecto-piloto", que consiste "no desenvolvimento de uma tecnologia para a instalação de uma rede de sensores de descargas poluentes em linhas de água, bem como, na instalação de equipamentos de monitorização da eficácia desses sensores".

Ler mais em Diário de Leiria

Raul Castro inaugura sede de campanha

Carlos André foi taxativo: Raul Castro vai ser o próximo presidente da câmara de Leiria. Esta convicção foi manifestada na terça-feira, durante a apresentação da sede de campanha do PS às eleições autárquicas do dia 11 de Outubro.
Perante algumas dezenas de apoiantes socialistas, Raul Castro, ladeado por Odete João e por Carlos André, respectivamente, presidente da comissão política e candidato à assembleia municipal, inaugurou o espaço que descreveu como sendo "a casa da mudança, pois é nela que tudo de relevante se vai passar".
"Queremos que este seja um espaço de convívio, de diálogo, de discussão, de comunhão de esforços e de objectivos de uma vasta comunidade de leirienses que anseia pela mudança no seu concelho", disse Raul Castro durante a inauguração.

Ler mais em Diário de Leiria

Deputados preteridos criticam processo

Dois dos deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria criticam a opção do partido no que se refere à lista do distrito para as próximas Legislativas. Feliciano Barreiras Duarte, que exerce o segundo mandato, tendo pertencido a dois governos do PSD, liderados por Durão Barroso e Santana Lopes, 'ataca' a presidente do partido, Manuela Ferreira Leite.
"Vários concelhos do distrito de Leiria propuseram-me para candidato, portanto, constato que a líder do PSD decidiu não incluir o meu nome, como o do dr. Miguel Relvas e Pedro Passos Coelho, invocando razões de natureza política, e tenho que aceitar essa decisão, mas vejo-a como uma violação do que é tradição no PSD, que é a escolha [de candidatos] com base no curriculum, na competência e no trabalho desenvolvido no PSD".

Ler mais em Diário de Leiria

Maria Teresa Morais lidera lista do PSD por Leiria

Maria Teresa Morais, de 50 anos e natural de Lisboa, é a escolhida para encabeçar a lista do PSD pelo círculo de Leiria nas Eleições Legislativas, a 27 de Setembro. A cabeça de lista é professora universitária e doutoranda na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo sido adjunta do Provedor de Justiça e deputada à Assembleia da República na IX Legislatura, que na altura tinha como primeiro-ministro Durão Barroso.
A Comissão Política Distrital de Leiria refere, num comunicado, que a candidata desempenhou "outras relevantes funções profissionais e desenvolvido inúmeros trabalhos académicos. Destacou-se pela sua intervenção e defesa da problemática da violência doméstica em Portugal", adianta.

Ler mais em Diário de Leiria

Salmonelas impedem praia Ana de Aviz de hastear Bandeira Azul

A Bandeira Azul na praia fluvial Ana de Aviz, concelho de Figueiró dos Vinhos, não foi nem vai ser hasteada devido à detecção de salmonelas encontradas na água.
Em Maio, a Associação Bandeira Azul anunciou que a praia Ana de Aviz voltaria a hastear o galardão. No entanto, ao que o nosso jornal apurou junto daquela entidade, análises realizadas em Maio, dias antes do início da época balnear, detectaram salmonelas na água, pelo que não foi hasteado o galardão.

Ler mais em Diário de Leiria

Serviço de Atendimento Permanente isolado por suspeita de caso de Gripe A

O Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde das Caldas da Rainha foi isolado, na terça-feira, depois de detectado um caso suspeito de gripe A, disse a adjunta do delegado de Saúde Pública, Cristina Pecante.
"Foi observada no SAP uma utente que cumpria alguns dos critérios previstos, embora não se trate de um caso confirmado" de gripe A (H1N1), explicou Cristina Pecante, médica de Saúde Pública.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pêra Rocha promove mundo rural em Feira Nacional

Há 16 anos a promover o artesanato, a doçaria e a gastronomia regional, é na pêra rocha que as atenções vão estar voltadas, a partir de hoje, no Bombarral.
Os cinco dias da Feira Nacional da Pêra Rocha apresentam um programa cultural e recreativo diversificado que pretende promover a 'rainha' da fruticultura: a Pêra Rocha do Oeste.
A Mata Municipal do Bombarral foi o 'palco' escolhido para acolher o certame, este ano assumido pela Câmara Municipal, que pretende ainda promover os produtos regionais de doçaria e do artesanato, cultura e tradições do mundo rural, assim como do tecido económico do concelho e da região, que assenta sobretudo na agricultura.

Ler mais em Diário de Leiria

Indemnizações compensatórias à Leirisport diminuíram

"Estamos a conseguir fazer mais actividades com menos dinheiro aqui colocado pelo accionista único da empresa, a Câmara".
As palavras foram proferidas ontem, pelo presidente do conselho de administração da Leirisport, na apresentação do relatório e contas relativos aos primeiros seis meses de 2009.
José Benzinho anunciou também que a empresa, que gere o Estádio Municipal de Leiria e outras infra-estruturas desportivas do concelho, diminuiu as indemnizações compensatórias.
O presidente do conselho de administração, acompanhado pelo administrador, João Paulo Empadinhas, anunciou que a transferência de verbas da autarquia leiriense para a Leirisport atingiu, no primeiro semestre do ano, 782 mil euros, valor inferior em quatro por cento ao registado em igual período do ano passado e cujo montante foi de 829 mil euros.

Ler mais em Diário de Leiria

Concurso Público Internacional acaba sem superfície comercial

Avança, não avança, avança e… não avança mesmo. Depois de várias decisões e processos administrativos, a grande superfície comercial prevista para a cidade do Lis não vai mesmo adiante, pelo menos no corrente mandato do executivo camarário, o que coloca um ponto final no primeiro Concurso Público Internacional lançado pela autarquia, com vista à concepção, financiamento, construção e exploração de uma Unidade Comercial de Dimensão Relevante. Escrevemos primeiro porque não está colocada de parte a possibilidade de haver um novo concurso, cujo avanço fica condicionado à vontade e proposta do executivo que se formar após as Eleições Autárquicas de 11 de Outubro.
Na reunião de câmara de ontem, a maioria aprovou aceitar a desistência do segundo classificado a concurso, a Charmartín - que seguiu o exemplo do consórcio vencedor Multi Development/Lena Construções.

Ler mais em Diário de Leiria

Capa do dia

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Capa do dia

Benfica cedeu jovens jogadores à União de Leiria

Fernando Encarnação, que preza as boas relações com todas as instituições do país, como vice-presidente do futebol juvenil dos unionistas, sente-se satisfeito com as aquisições de alguns jogadores vindos do Benfica, uns dispensados a título definitivo, outras por empréstimo.
Fábio Vieira, Carlos Daniel, Diogo Ribeiro, Pedro Graça, Bernardo Subtil e Abdel Vieira, são alguns dos atletas que já vestiram a camisola dos encarnados.
Fábio Vieira e Carlos Daniel, irão representar a União de Leiria, em juvenis, depois de se terem sagrado campeões nacionais de iniciados pelo Benfica na época transacta. Bernardo Subtil foi também iniciado do Benfica. ´

Ler mais em Diário de Leiria

Candidato do PS à câmara de Leiria inaugura sede

A sede de campanha da candidatura de Raul Castro e do Partido Socialista às eleições Autárquicas de 11 de Outubro é hoje inaugurada pelas 18h00.
O evento contará com as presenças e intervenções dos candidatos à Assembleia Municipal, Carlos André, e Câmara Municipal, Raul Castro, além da presidente da Comissão Política Concelhia, Odete João.

Ler mais em Diário de Leiria

Pediatria recebe novos equipamentos multimédia

O Serviço de Pediatria do Hospital de Santo André (HSA) vai receber novos computadores multimédia com ligação à Internet em banda larga e câmaras digitais. A cerimónia está agendada para sábado, às 15h30, no auditório do Hospital de Leiria, e contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias.

Ler mais em Diário de Leiria

Menor despista-se ao volante em Pombal

José Miguel, de 17 anos, ficou ontem gravemente ferido, na sequência de um acidente de viação, na estrada entre a povoação de Vicentes e a cidade de Pombal, onde residia.
O jovem, que não tinha carta de condução, e que, ao que tudo indica, viajava sem cinto de segurança, seguia ao volante da viatura de um familiar, parentesco que não foi divulgado pelas autoridades policiais, e, ao seu lado, viajava um outro jovem com a mesma idade.

Ler mais em Diário de Leiria

Diminuiu número de mortes nas praias da região

Nuno Leal, o mergulhador de 33 anos, residente em Pombal, que desapareceu no mar ao largo da costa de Peniche, é a única vítima a lamentar nos primeiros dois meses da época balnear no distrito. O mergulhador, residente na localidade de Marinha da Guia, foi dado como desaparecido no dia 25 de Julho, tendo as buscas terminado na passada quinta-feira.
Nuno Leal sentiu-se mal e desapareceu a Sudoeste do Cabo Carvoeiro, quando fazia um mergulho integrado num grupo de quatro pessoas, a cerca de quatro milhas da costa.
De acordo com as autoridades marítimas, não há a nenhuma outra vítima mortal a lamentar, sendo positivo o balanço provisório da época balnear no distrito, já que, nos meses de Junho e Julho do ano passado, duas pessoas morreram nas praias da região.

Ler mais em Diário de Leiria

Casal de namorados em prisão preventiva por roubo em residências

Um jovem casal de namorados, ela com 20 anos e ele com 21, ambos de nacionalidade estrangeira, e já com antecedentes criminais relacionados com furtos em residências, foram detidos, ao final da tarde de sexta-feira, pela PSP de Pombal.
O jovem casal, que vai aguardar julgamento em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Leiria, por ordem do Tribunal, foi surpreendido, pela polícia, após o assalto a uma residência numa urbanização da cidade.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Novo Portal aproxima câmara do cidadão

Virado para o cidadão, o novo portal da câmara de Pombal - com o endereço www.cm-pombal.pt - foi apresentado, quinta- -feira, numa sessão com o tema 'Integração do Cartão do Cidadão no portal do Município de Pombal'.
O novo serviço disponibilizará mais de 50 funcionalidades, nomeadamente na área de serviços de Construção/Edificação, Águas, Saneamento, Feiras e Mercados e Habitação Social.
Uma das novidades deste sistema, desenvolvido pela empresa Ambisig - Ambiente e Sistemas de Informação Geográfica -, é a possibilidade de efectuar pesquisas geográficas do concelho.
Basta clicar na zona pretendida e todos os dados ficam automaticamente disponíveis.

Ler mais em Diário de Leiria

Praias de S. Pedro e Vieira sem beatas na areia

A Câmara Municipal da Marinha Grande, através da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, em colaboração com uma empresa ambiental, procedeu à distribuição de cerca de seis mil cinzeiros de praia e cartazes de divulgação pelos vários concessionários das praias do concelho da Marinha Grande.
A realização desta campanha de sensibilização tem como principal objectivo "a possibilidade dos banhistas fumadores solicitarem ao concessionário de praia um cinzeiro onde deverão colocar a cinza e as beatas dos cigarros", sublinha autarquia.

Ler mais em Diário de Leiria

Gripe A vista ‘à lupa’ pelo Polidiagnóstico

As solicitações sobre a Gripe A (H1N1) que chegaram ao Grupo Polidiagnóstico 'obrigaram' a que a os seus especialistas organizassem sessões de esclarecimento sobre este vírus.
Nesse contexto, na sexta-feira, o jardim Luís de Camões recebeu uma sessão dupla de esclarecimentos sobre a temática.
"Pretendíamos alertar as pessoas para as formas de contágio e prevenção da Gripe A", começou por dizer Carlos Santos, coordenador do Departamento Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST) do Polidiagnóstico, ao nosso jornal.

Ler mais em Diário de Leiria

Apanhado quando andava a regar plantação de cannabis

Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da GNR surpreenderam, ao início da noite de quinta-feira, um indivíduo a regar uma plantação de cannabis, dissimulada por um pomar de laranjeiras.
Em comunicado, emitido sexta-feira, o Comando Territorial de Leiria revelou que o indivíduo, de 26 anos, residente em Alfeizerão, concelho de Alcobaça, e um dos dois proprietários da plantação, foi detido, em flagrante delito, quando se preparava para regar as 36 plantas de Cannabis, cuja envergadura está compreendida entre 1,50 e 2,70 metros, num total de 87 quilos de plantas.

Ler mais em Diário de Leiria

Judiciária investiga cadáver encontrado em Pinhal

O cadáver de um homem de 46 anos foi encontrado na tarde de sexta-feira num pinhal na Martingança, no concelho de Alcobaça, estando o caso a ser investigado pela Polícia Judiciária, informou fonte da GNR.
A vítima, casada sem filhos e residente na Moita, concelho da Marinha Grande, foi encontrada por um indivíduo que passava no local a conduzir um tractor.

Ler mais em Diário de Leiria

"Vamos, naturalmente, ganhar"

A presidente da câmara de Leiria está convicta da vitória nas eleições do próximo dia 11 de Outubro, o que a levará para o quarto mandato consecutivo à frente do município. "Vamos, naturalmente, ganhar", disse Isabel Damasceno na apresentação da lista do PSD, acreditando numa vitória "folgada".
"Tenho a convicção de que temos condições para vencer", sublinhou a social-democrata, apelando ao "empenho em todas as freguesias no combate à abstenção". Para cumprir esse objectivo, a autarca já traçou um 'caminho': "Poderão contar comigo durante todo o Verão para estar em todas as aldeias".
Na noite de quinta-feira ficou confirmada a ausência do, ainda, vereador Fernando Carvalho na próxima lista liderada por Isabel Damasceno.

Ler mais em Diário de Leiria

Acidente fez um morto e dois feridos graves

Uma jovem de 24 anos, de Pedrógão Grande, morreu e outros dois, de 23 e 27 anos, ficaram gravemente feridos na sequência de um acidente ocorrido na manhã de sábado, no IC8, junto à localidade de Olhos de Água.
De acordo com os Bombeiros de Ansião, a colisão entre duas viaturas ligeiras terá ocorrido cerca das 07h00, tendo os meios de socorro chegado ao local pouco tempo depois. O mau estado da estrada, a chuva e alguma velocidade conjugaram-se para provocar o trágico acontecimento.
Segundo o comandante Neves Marques, uma viatura seguia no sentido Pombal/Ansião e outra em sentido contrário, tendo-se dado o embate.

Ler mais em Diário de Leiria

Capa do dia