quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Capa do dia

Turismo Leiria-Fátima promove região em Lisboa

Tem hoje início a 22.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde o Turismo de Leiria-Fátima e o Turismo do Oeste vão estar presentes.
A BTL, que realiza até dia 17 na FIL, apresenta-se como a "maior montra da oferta turística em Portugal" e conta com a presença das empresas líderes de mercado, dos grandes decisores do sector, operadores turísticos, organismos nacionais e regionais de turismo, imprensa especializada e ainda representação dos destinos internacionais, com destaque para a África do Sul.
No evento, o Turismo Leiria-Fátima, constituído pelos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, mostra-se determinado em promover a imagem de uma região forte.

Ler mais em Diário de Leiria

Mau tempo faz alguns estragos em vários concelhos do distrito

As fortes chuvadas que se abateram ontem sobre a cidade de Leiria e, um pouco por todo o distrito, provocaram diversas inundações e quedas de árvores.
Na escola pré-primária da Coucinheira, na freguesia de Amor, os bombeiros municipais de Leiria foram chamados devido à queda de algumas placas do telheiro que cobriam ma parte do recreio e que, de acordo com o fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), de Leiria, voaram com o vento, mas sem provocar grandes estragos. Também em Amor, perto da igreja, uma casa desabitada, ruiu parcialmente, condicionando a estrada.

Ler mais em Diário de Leiria

Dirigentes da União de Leiria pedem

A direcção da União de Leiria clube e da União de Leiria SAD pedem a demissão dos administradores da Leirisport, caso os responsáveis pela empresa de capitais exclusivamente municipais não recuem na realização da iniciativa ‘Estádio para todos’, prevista para o encontro de hoje à noite entre a União de Leiria e o Sporting Clube de Portugal.
Em comunicado, o vice-presidente da União de Leiria, Fernando Encarnação, acompanhado pelo presidente do clube, Mário Cruz, e o director Diogo Neto, considerou “infame, ofensiva e vexatória” da “honra e dignidade” da União de Leiria, a Leirisport anunciar a distribuição de cachecóis, bonés e t-shirts do Sporting Clube de Portugal, sendo a União de Leiria a equipa da casa.

Ler mais em Diário de Leiria

Utilização do Orfeão Velho envolta em polémica

O Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes pretende ocupar as instalações do Orfeão Velho onde 'reside' actualmente o grupo de teatro 'O Nariz', mas a transição não está a ser pacífica.
Temendo ficar sem tecto e sem um espaço cultural que permita dar continuidade ao projecto de 'O Nariz', alguns responsáveis vieram a público falar da situação, para desconforto do Orfeão de Leiria.
Em comunicado emitido ontem, a direcção do Orfeão de Leiria (OL) lembra que 'O Nariz' ocupou as instalações do Orfeão Velho no âmbito de um protocolo celebrado em 1996, através do qual o OL cedia "gratuitamente" ao grupo de teatro "o auditório, camarins, arrumos, sanitários e zonas de entrada e circulação". "Esta cedência teve em conta o facto de, na altura, o OL não precisar da totalidade das instalações e 'O Nariz' estar urgentemente necessitado (…) para poder manter a sua actividade".

Ler mais em Diário de Leiria

Damasceno responde a 'ataque' sobre ilegalidades com "obras de carácter urgente"

A ex-presidente de câmara nega que durante o seu mandato à frente da autarquia de Leiria tenham sido cometidos actos de ilegalidade em obras executadas pelo município.
A agora líder da oposição e da 'bancada' social-democrata respondeu à acusação do presidente da autarquia, Raul Castro (PS), de que o anterior executivo teria cometido ilegalidades em cinco obras, sobre as quais Isabel Damasceno respondeu, uma a uma, na reunião de câmara de ontem.
"Criou-se uma ideia que estamos perante ilegalidades, quando o que temos são irregularidades. Estamos perante um conjunto de cinco obras de carácter urgente e esperamos que ao fim do vosso tempo não haja mais do isso", apontou a ex-presidente de câmara.

Ler mais em Diário de Leiria

Ex-vereador da Câmara de Alcobaça é candidato à Distrital do PSD

O ex-vereador da Câmara Municipal de Alcobaça, Carlos Bonifácio, é candidato à Comissão Política Distrital de Leiria do PSD nas eleições marcadas para o próximo sábado, com o objectivo de revitalizar o partido, disse ontem o próprio à Agência Lusa.
“O programa da minha candidatura assenta em revitalizar as estruturas partidárias dos vários concelhos, mobilizar e aumentar a participação dos militantes, abrir o PSD aos eleitores e aos independentes”, afirmou.
Para o candidato, o PSD “é um partido fechado, cheio de divisões e de ajustes de contas, sem actividade dos seus órgãos distritais, alguns desses órgãos não reúnem há mais de oito meses, com sedes fechadas em muitos concelhos, com uma desmobilização cada vez maior”, adiantando que “dos mais de oito mil militantes do distrito só cerca três mil é que têm as quotas em dia”.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Capa do dia

Igreja da Santíssima Trindade e estátuas do santuário vandalizadas

A Igreja da Santíssima Trindade e quatro estátuas no recinto do Santuário de Fátima foram vandalizadas com diversos 'graffiti', disse ontem a instituição.
Em comunicado, o Santuário informa que, na madrugada de domingo, as quatro estátuas que ladeiam a Igreja da Santíssima Trindade - papas Pio XII, Paulo VI e João Paulo II, e a do bispo D. José Alves Correia da Silva - "sofreram inscrições tipo graffiti, a negro, com as palavras Islão, Lua, Sol, 'Muçulman' e mesquita".
No mesmo comunicado, no qual o Santuário "torna pública a sua tristeza e informa que o assunto está entregue às entidades policiais", a instituição adianta que decorrem "os difíceis trabalhos de remoção das inscrições".

Ler mais em Diário de Leiria

Explosão de gás destrói cozinha de apartamento

A destruição de uma cozinha foi o dano maior de uma explosão de gás que ocorreu no interior de um apartamento, na tarde de ontem, em Leiria. O acidente provocou ferimentos ligeiros numa mulher que estava no interior da habitação, a qual foi assistida pelo INEM no local.
Segundo fonte dos Bombeiros Municipais de Leiria, a residente "ficou em estado de choque", tendo-lhe sido administrado oxigénio, mas recusou-se a ser transportada para o hospital.

Ler mais em Diário de Leiria

Turismo de Portugal promove concursos públicos em Leiria

Descrever as condições de acesso aos concursos e definir prioridades do sector do turismo eram os objectivos do roadshow que o Turismo de Portugal anda a promover pelo País.
Ontem, a caravana passou pela zona Centro e parou em Monte Real, onde foram apresentados dois concursos, recentemente abertos, a todos os agentes turísticos.
Maria José Catarino, vogal do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, explicou ao Diário de Leiria, que nos últimos dois anos foram aprovados a fundos do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, cerca de 140 projectos.

Ler mais em Diário de Leiria

Protecção Civil acciona alerta azul em Leiria devido à chuva

A Protecção Civil accionou ontem o alerta azul em 13 distritos do Norte e Centro do País devido à previsão de chuva "muita intensa", reforçando o dispositivo. Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o alerta azul, o mais baixo de uma escala de quatro, foi accionado ontem à noite nos distritos de Leiria, Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Lisboa, e deverá manter-se até às 15h00 de hoje.
A ANPC explica que no alerta azul verifica-se "a existência de condições para a ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais", mas o dispositivo de protecção civil e socorro será reforçado e "as acções preparatórias para as tarefas de redução dos efeitos negativos dos eventos previstos" serão intensificadas.

Ler mais em Diário de Leiria

Centro de Interpretação do Lapedo encerra para manutenção

A manutenção dos equipamentos é a razão apontada pela autarquia leiriense para encerrar, até ao final do mês, o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho-Lapedo.
Aberto desde Janeiro de 2008, o Centro de Interpretação, localizado na freguesia de Santa Eufémia, Leiria, proporciona aos visitantes uma viagem no tempo, através de fotografias, pequenas réplicas e textos sobre o período paleolítico da Península Ibérica mas, na verdade, o Vale do Lapedo continua a ser um autêntico museu vivo para os cientistas e investigadores que se deslocam ao concelho para fazer escavações.

Ler mais em Diário de Leiria

Jovens de internato assistem de borla ao jogo de amanhã

Vinte e seis jovens do Colégio D. Dinis – Internato Masculino de Leiria, com idades compreendidas entre os 11 e os 20 anos, vão assistir gratuitamente, amanhã, pelas 21h15, ao encontro entre a União Desportiva de Leiria e o Sporting Clube de Portugal, a disputar no Estádio Municipal de Leiria para a Taça da Liga.
A iniciativa ‘Um Estádio para Todos’, promovida pela Leirisport, vai dar a oportunidade aos jovens de assistirem ao vivo a um encontro de futebol e receber bonés e t-shirts e cachecóis, oferecidos pelo Sporting Clube de Portugal, e bolas para a prática do futebol oferecidas pela Associação de Futebol de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Capa do dia

União falha penálti nos descontos e deixa fugir empate no Dragão

A União de Leiria não teve a sorte pelo seu lado, designadamente no final da partida quando Ronny proporcionou uma defesa a Helton. Mas antes a União perdeu de forma algo duvidosa o concurso do guarda-redes Djuricic.
O FC Porto entrou bem no jogo, mostrava-se o mais esclarecido com um futebol mais envolvente.
No primeiro minuto Belluchi fez brilhar o guarda-redes unionista e 10 minutos depois a bola chegou a entrar na baliza unionista mas um avançado da casa estava em posição irregular.

Ler mais em Diário de Leiria

Primeira Loja de Exportação do País vai ser criada em Leiria

O primeiro-ministro José Sócrates anunciou, sábado à noite, que a primeira de uma rede de 14 Lojas de Exportação a criar no país vai ser instalada em Leiria.
O anúncio foi feito num jantar com cerca de 200 empresários de vários sectores de actividade do distrito, que decorreu na Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria, no âmbito da iniciativa 'Governo Presente' e no qual participaram quatro ministros e vários secretários de Estado.
As Lojas de Exportação são uma das medidas do Pacto para a Internacionalização que integra igualmente o Conselho para a Promoção da Internacionalização, presidido por Francisco van Zeller, que tomou posse sábado.

Ler mais em Diário de Leiria

Falta de investimento rodoviário no Pinhal Interior nos últimos 25 anos é um "escândalo"

O primeiro-ministro José Sócrates classificou ontem em Ansião de "escândalo" a falta de investimento rodoviário na zona do Pinhal Interior nos últimos 25 anos, considerando um acto de justiça a concessão de construção e requalificação de vias, hoje adjudicada.
"Este é o momento em que o País faz justiça à zona do Pinhal Interior" que "constituía, no quadro das acessibilidades rodoviárias, um buraco negro onde nada acontecia há décadas", disse o primeiro-ministro na cerimónia de adjudicação da concessão ao consórcio Ascendi.
"Há 25 anos foi aprovada a primeira proposta de Plano Rodoviário. Há 25 anos que o Estado disse ao Pinhal interior que iríamos construir estas acessibilidades e nada foi feito", situação que classificou de "escândalo".

Ler mais em Diário de Leiria

Ministra promete resolução do problema das suiniculturas na actual legislatura

A ministra do Ambiente assegurou, sábado, na Batalha, que o problema das suiniculturas na região de Leiria é para resolver esta legislatura, reconhecendo que é uma situação que envergonha a região e o País.
"Vamos rapidamente promover uma reunião para que em definitivo se esclareça alguma dúvida, porque nós entendemos que com base no que estava definido já se devia estar em obra", afirmou Dulce Pássaro a propósito da construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES).

Ler mais em Diário de Leiria

Segunda vaga de computadores Magalhães abrange 100 mil alunos

A ministra da Educação, Isabel Alçada, anunciou, em Leiria, que estão em curso o lançamento de concursos para a segunda vaga dos computadores Magalhães, destinados a 100 mil crianças das Escolas do 1.º Ciclo .
No final de uma visita às obras de remodelação nas escolas secundárias Francisco Rodrigues Lobo e Domingos Sequeira, em Leiria, a ministra, acompanhada pelo primeiro-ministro José Sócrates e por outros membros do Governo, destacou a importância das obras para a projecção da escola do futuro, destacando o investimento de 2,5 mil milhões de euros que a Parque Escola prevê gastar na modernização das escolas secundárias do País, está a fazer um trabalho notável.

Ler mais em Diário de Leiria

José Sócrates anuncia 19 novas creches para duas mil crianças no distrito

O primeiro-ministro avançou o reforço do número de lugares em creches no distrito de Leiria, onde ao abrigo do programa Pares serão construídas 19 novas creches que, criando dois mil novos lugares, vai permitir criar "840 postos de trabalho na construção" e 630 empregos permanentes, adiantou.
José Sócrates falava no Bombarral, sábado, após a cerimónia de lançamento da primeira pedra da reconstrução e ampliação da creche do Centro Social Paroquial da localidade, com a qual iniciou, no distrito de Leiria, o primeiro 'Governo Presente' da legislatura.

Ler mais em Diário de Leiria

Queda de neve obrigou a corte de duas estradas em Castanheira de Pera

A neve que caiu durante o dia de ontem em alguns concelhos do Norte do distrito de Leiria obrigou à interrupção da Estrada Nacional 236, que liga Castanheira de Pera à Serra da Lousã, e a Estrada Municipal 1501, entre Amial e a Lousã. Estes foram os dois únicos cortes na circulação automóvel no distrito devido à queda de neve, que também caiu em Ansião - onde ontem esteve o primeiro-ministro José Sócrates -, e noutros concelhos, nomeadamente Mira de Aire, Porto de Mós, e em Fátima.

Ler mais em Diário de Leiria

Mortes nas estradas voltaram a subir em 2009

O número de mortos e de feridos graves em acidentes rodoviários nas estradas do distrito de Leiria aumentaram em 2009. Os números da sinistralidade, divulgados pela Autoridade Nacional (ANSR) de Segurança Rodoviária, revelam que, no distrito de Leiria, entre os dias 1 de Janeiro e 31 de Dezembro do ano passado, morreram nas estradas 62 pessoas e 207 ficaram gravemente feridas. Em 2008 registaram-se 57 mortos e 189 feridos graves.

Ler mais em Diário de Leiria

Rotura em conduta deixa sete mil sem água

Uma rotura numa conduta deixou sete mil munícipes da Marinha Grande sem água, na sexta-feira, tendo a situação sido restabelecida totalmente a meio da tarde desse dia.
Segundo a autarquia, o problema foi detectado na madrugada de sexta-feira, numa conduta adutora dos Altos dos Picotes, deixando parte da freguesia da Marinha Grande sem abastecimento de água da rede pública.

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara de Pombal recebe um milhão de euros dos prejuízos das cheias de 2006

A câmara de Pombal recebeu, na sexta-feira, um milhão de euros para custear os prejuízos em infraestruturas e equipamentos danificados nas cheias de 25 Outubro de 2006, um quinto do valor estimado pela autarquia.
À margem da cerimónia de assinatura e homologação do contrato de financiamento, o secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, justificou o atraso na entrega da verba devido a “vicissitudes” no processo de candidatura, aprovada a 28 de Outubro último.
José Junqueiro salientou, contudo, que o “importante” é o facto de o apoio ser um quinto da verba nacional no âmbito da Cooperação Técnica e Financeira, dando origem à criação do Fundo de Emergência Municipal.

Ler mais em Diário de Leiria

Distrito lidera candidaturas às '7 Maravilhas Naturais'

Trinta e duas candidaturas fazem de Leiria o distrito que mais património natural apresentou ao concurso '7 Maravilhas Naturais de Portugal'.
A primeira lista de candidatos ao concurso já é conhecida e integra 323 candidaturas validadas.
A região Centro foi a que apresentou mais candidaturas ao concurso, mas é Leiria quem lidera o 'ranking'. Alcobaça, Batalha, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Pedrógão Grande, Peniche e Porto de Mós dão-se a conhecer através de 32 sítios de património natural.
Alcobaça apresenta-se com a Baía de S. Martinho do Porto, Serra dos Candeeiros, Vale da Ribeira do Mogo, Lagoa de Pataias, Praia e Arribas de Pataias e a Mata Nacional do Vimeiro-Gaio.

Ler mais em Diário de Leiria