quinta-feira, 11 de março de 2010

Capa do dia

Avaria em semáforos provoca problemas de tráfego em Leiria

Problemas nos cabos de alimentação têm provocado sucessivas avarias nos semáforos localizados numa das principais artérias da cidade de Leiria e ruas adjacentes.
Há vários meses que os semáforos na Avenida Heróis de Angola, Rua de S. Francisco, Rua Mouzinho de Albuquerque e Rua Coronel Teles Sampaio têm avariado frequentemente.

Ler mais em Diário de Leiria

Leirienses querem vencer concurso nacional de mobilidade eléctrica

Têm idades compreendidas entre os 17 e os 18 anos e frequentam o 12.º ano de escolaridade. É este o perfil dos participantes no Desafio.E, uma iniciativa promovida pela INTELI - Inteligência em Inovação, cujo objectivo é estimular a reflexão sobre a mobilidade sustentável na cidade onde estudam os participantes do concurso, com particular enfoque na mobilidade eléctrica.
João Moreira, Élia Mendonça, Elói Soares e Simão Moreira são os elementos que constituem a equipa de Leiria.
Alunos do 12.º E da Escola Secundária Domingos Sequeira, os quatro andam a trabalhar no projecto de um veículo citadino e com "alguns toques futuristas", descreveram, sem querer adiantar mais pormenores.

Ler mais em Diário de Leiria

Ex-militantes criticam Comissão Política por não os ouvir antes da ordem de expulsão

Cinco ex-militantes do PSD, expulsos do partido por terem integrado outras listas nas Eleições Autárquicas, criticaram a Comissão Política Nacional (CPN) do partido por não os ter ouvido antes da decisão final.
Em conferência de imprensa, Beatriz Vaz, uma das ex-militantes expulsas, que falou em nome da maioria dos 35 ex-membros, lamentou, anteontem, que o Conselho de Jurisdição Nacional se "limitasse a expulsar militantes, sem previamente ouvir os interessados ou as respectivas concelhias".

Ler mais em Diário de Leiria

Antigo funcionário da câmara e dois construtores civis julgados por abuso de poder

Um antigo funcionário da Câmara Municipal de Leiria e dois construtores civis começaram ontem a ser julgados no Tribunal Judicial de Leiria pela presumível prática de um crime de abuso de poder em co-autoria.
Em causa, está um parecer, de Junho de 2006, do ex-trabalhador municipal Álvaro D., à data chefe de divisão dos espaços verdes, no qual consta a conclusão de um loteamento, após visita ao local, no Telheiro, arredores de Leiria.
O parecer propunha que fosse feita a recepção da obra e libertada a caução de 130 mil euros dos empresários José e Jaime M., que, dessa forma, evitariam o pagamento de mais juros bancários.

Ler mais em Diário de Leiria

Juventude portuguesa convidada a acompanhar visita do Papa

A Diocese de Lisboa e grupos de jovens apelaram ontem à mobilização de crianças, adolescentes e jovens para acompanharem a visita do Papa Bento XVI, especialmente em Lisboa e Fátima.
Durante a apresentação do programa de acompanhamento ao Papa dirigido a crianças, adolescentes e jovens de Lisboa, que decorreu ontem num restaurante italiano, foi deixado o repto: "Convidamos todos os jovens a estarem presentes na peregrinação". O programa, além das iniciativas para a cidade de Lisboa, prevê ainda a realização de actividades em conjunto com jovens de outras dioceses em Fátima.

Ler mais em Diário de Leiria

União de Leiria na máxima força na deslocação à Naval 1.º de Maio

O técnico leiriense, Lito Vidigal, não tem jogadores castigados ou lesionados e tem preparado o plantel na máxima força a pensar em mais um êxito num terreno tradicionalmente difícil.
Lito Vidigal não quer dar trunfos ao adversário e, ontem, realizou no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, um treino à porta fechada.
As duas equipas estão separadas por quatro pontos, 30 para os unionistas e 26 para os navalistas.
Enquanto Augusto Inácio aspira somar mais dois pontos para garantir a permanência na Liga Sagres, Lito Vidigal e os seus pupilos ainda sonham com a Europa, ou seja, o quarto lugar que pertence ao Sporting de Carlos Carvalhal.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 8 de março de 2010

Capa do dia

Êxito justo com Carlão a ‘renascer’ para o golo

Depois da derrota (0-1) no seu reduto frente ao Guimarães, os comandados de Lito Vidigal receberam o Leixões, clube que necessita de pontos como de ´pão para a boca` tendo em vista a permanência no mais alto patamar do futebol português.
Causou alguma estranheza que os visitantes se remetessem a defender, dando a iniciativa do jogo aos anfitriões. Estes faziam circular muito bem a bola de pé para pé dos seus jogadores, não obstante o terreno estar muito empapado devido à chuva que caiu durante todo o dia de sexta-feira e no decorrer do jogo.

Ler mais em Diário de Leiria, com ficha de jogo completa

Paulo Rangel juntou militantes leirienses e apelou à ruptura

Apesar do tempo cinzento, foi na rua que Paulo Rangel, candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), foi recebido pelos militantes leirienses. O encontro, meramente informal, estava marcado para a manhã de ontem na Praça Rodrigues Lobo, e mesmo sob ameaça de chuva, os apoiantes da candidatura do euro-deputado não arredaram pé, antes de ouvir as palavras do social-democrata.
Apresentado por Gonçalves Sapinho, ex-presidente da câmara de Alcobaça e mandatário distrital da candidatura, Paulo Rangel confessou estar satisfeito com a presença de um número significativo de militantes e amigos.

Ler mais em Diário de Leiria

Semáforos avariados provocam vários acidentes

As trovoadas registadas nos últimos dias apagaram a maiorias dos semáforos na Marinha Grande, o que já resultou em diversos acidentes, o último deles na sexta-feira, na Avenida do Vidreiro, depois de registos de um atropelamento numa passadeira, no cruzamento da Ordem, e um acidente na Avenida Engenheiro Arala Pinto, em frente à PSP.
O vice-presidente da autarquia marinhense, Paulo Vicente, explicou ao Diário de Leiria que à excepção dos semáforos do cruzamento do Casal do Malta, junto à PSP, "que estão desligados devido às obras, e que só poderão ser ligados quando elas terminarem", os restantes estão intermitentes.

Ler mais em Diário de Leiria

Protecção Civil de Pombal lança Sistema de Alertas na Internet

A câmara de Pombal desenvolveu um sistema inovador de alertas de mau tempo na Internet, que prevê também aviso para factores de risco de origem humana e tecnológica.
A Plataforma de Comunicação criada no portal do município foi lançada pelo Serviço Municipal de Protecção Civil e apresenta quatro estados de alerta, com vista a "assegurar a comunicação eficaz e permanente com as populações".
"A importância da difusão dos estados de alerta prende-se com a necessidade de divulgação de situações de risco que apresentam probabilidades de o concelho de Pombal ser afectado por factores de origem natural, humana ou tecnológica", faz saber a autarquia numa nota informativa.

Ler mais em Diário de Leiria

Entradas gratuitas para as mulheres hoje no Festival de Chocolate

Por se assinalar hoje o Dia da Mulher, a organização do Festival Internacional de
Chocolate de Óbidos oferece a entrada a todas as mulheres que quiserem visitar
o evento. Trata-se de “uma homenagem” que o certame “quer prestar a todas as visitantes neste dia tão emblemático”, sublinha a organização, adiantando que “as mulheres terão apenas de se deslocar às bilheteiras do evento e levantar o respectivo convite”.
O Festival do Chocolate de Óbidos continua a atrair visitantes de vários pontos do País aquela vila medieval, alguns dos quais foram pela primeira vez ao certame, ao fim de oito anos.

Ler mais em Diário de Leiria