quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Capa do dia

Onda de assaltos em Leiria "não é um fenómeno local"

O comandante distrital da PSP disse ontem que a onda de assaltos que tem atingido o Centro Histórico "não é um fenómeno local", afirmando que "Leiria é uma cidade segura".
Vários assaltos a lojas de pronto-a-vestir localizadas no centro de Leiria foram registados na última semana, provocando milhares de prejuízo aos comerciantes, que questionam a actuação das autoridades nestes casos. Acusações que o comandante Rui Conde considera infundadas, garantindo que a PSP "está em cima da situação".

Ler mais em Diário de Leiria

Chuva obriga a corte de rua e impede acesso de carros às garagens

A chuva intensa que caiu ao final do dia de terça-feira deixou os moradores na Rua do Alambique, Quinta de Santo António, Marrazes, sem acesso às garagens dos prédios e impede-os de utilizar a passagem pedonal de acesso à Nova Leiria.
A Rua do Alambique entrou em obras há cerca de oito meses, para colocação de uma nova rede de saneamento básico e de outras infra-estruturas subterrâneas, e a construção de um muro de suporte de terras para evitar desmoronamentos. As obras naquela rua estão inacabadas e a situação agravou-se anteontem, com a forte chuva que se abateu na cidade e na região de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

Leiria poderia ter "o maior centro comercial da Europa"

A zona baixa da cidade de Leiria tem condições para acolher o maior centro comercial da Europa. Assim defende o candidato do CDS/PP à presidência da autarquia. António Martinho critica a actual gestão, apontado o dedo ao atraso da revisão do PDM, e propõe planos de urbanização para as freguesias.

Exclusivo da edição impressa

Incêndio desalojou família

Uma família de três pessoas, entre as quais uma criança de seis anos, residente em Alburitel, Ourém, ficou desalojada devido a um incêndio que lhe destruiu a habitação unifamiliar.
O alerta para o incêndio na habitação, de causas ainda desconhecidas, foi dado cerca das 16h10 de anteontem.

Ler mais em Diário de Leiria

Padre exorcista em Fátima é candidato à Câmara de Murça

Aos 70 anos, o padre, que já esteve no centro de polémica em Fátima, relacionada com as suas práticas como exorcista, lidera uma equipa só de mulheres, a maior parte das quais de fora do concelho de Murça, e concilia a campanha eleitoral com as "consultas" das dezenas de pessoas que diz que recebe diariamente na sua casa.
É no seu próprio carro, um Mercedes topo de gama, que o candidato popular percorre sozinho o concelho, apenas com uma bandeira do CDS e sem apitar, para entregar a propaganda política apenas a quem a quiser receber.
"A minha campanha sou eu que pago", afirmou à Agência Lusa.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Capa do dia

Assaltos no centro de Leiria geram clima de insegurança

Em apenas quatro dias, o Centro Histórico de Leiria voltou a ser alvo de um assalto, e novamente a uma loja de pronto-a-vestir, levando comerciantes e população a questionar a actuação das autoridades.
O 'modus operandi' parece ser o mesmo. Escolhem as lojas de vestuário de marca, entram pela porta da entrada de madrugada e, enquanto soa o alarme do estabelecimento, levam colecção de roupa exposta, desde malhas, camisas, casacos, calças, saias, provocando prejuízos de milhares de euros.
Depois da loja 'La Squadra', na madrugada de segunda- -feira, foi a vez do pronto-a-vestir Lacoste, ambos localizadas em pleno 'coração' da cidade leiriense.

Ler mais em Diário de Leiria

Homem de 33 anos morreu em acidente de viação

Um homem, de 33 anos, residente no Arrabal, Leiria, morreu ontem de manhã (10h46) na sequência de uma colisão entre um veículo pesado de mercadorias e a viatura onde seguia, ocorrida na A1, no nó do Carregado, que dá acesso a Alenquer.
João Carlos da Silva Crespo, engenheiro civil na empresa construções Pragosa, Lda, com sede em Porto de Mós, seguia na viatura com outras duas pessoas, que sofreram ferimentos ligeiros.

Ler mais em Diário de Leiria

Pais da Barosa exigem mais vigilância para as crianças

Um grupo de cerca de 40 pais de alunos da Escola Básica Integrada (EBI) da Barosa juntou-se ontem de manhã, em frente aos portões da escola, como forma de manifestação.
O desagrado pode levar a que os pais não levem as crianças à escola.
Segundo José António Nascimento Santos, presidente de uma comissão, nomeada pela Associação de Pais, para "dar a cara" por esta situação, os problemas que provocaram a onda de desagrado dos encarregados de educação, prendem-se, essencialmente, com a falta de pessoal auxiliar, a falta de higiene e segurança naquele estabelecimento de ensino.

Ler mais em Diário de Leiria

José Peixoto: “Não estamos com a expectativa de ganhar a Câmara de Leiria”

José Peixoto, cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Câmara de Leiria, revela que a sua expectativa "não é ganhar a Câmara de Leiria" nas eleições do próximo domingo. A reabilitação urbana e a questão ambiental são duas prioridades do BE, que pretende reforçar a sua posição na Assembleia Municipal.

Exclusivo da edição impressa

Mário Brites: “O nosso principal objectivo é subir a votação e eleger um vereador”

Eleger um vereador no Executivo leiriense é o objectivo traçado pela CDU. A candidatura encabeçada por Mário Brites está empenhada em atingir nessa meta, para tentar contrariar as políticas que considera “erradas” implementadas pelos sociais-democratas

Exclusivo da edição impressa

Raul Castro propõe jardim e pavilhão multiusos junto ao estádio

Uma zona verde em coabitação com um pavilhão multiusos junto ao Estádio Municipal de Leiria é a proposta do candidato independente pela lista do PS à presidência da câmara. Raul Castro e os elementos que integram a sua lista escolheram uma das portas de acesso ao topo Norte do estádio para apresentar uma proposta de zona verde e de lazer em convívio com equipamentos desportivos, que integrará um pavilhão multiusos.
"É uma proposta para haver uma complementaridade com o morro do castelo", explicou o candidato, sublinhando que por baixo da zona verde - um espaço de jardim e arborizado - será construído o pavilhão multiusos. "Não fica subterrâneo, uma vez que tem cota suficiente para ficar por baixo daquela infra-estrutura desportiva", sustentou.

Ler mais em Diário de Leiria

Novo 'milagre' do Sol no Santuário de Fátima

A cobertura da Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, foi transformada num parque solar, com capacidade de 100kWp, tornando esta entidade fornecedora da Rede de Energia Nacional, anunciou ontem a Siemens, que instalou a estrutura, através da divisão Industry Automation (IA).
"Desta forma, o Santuário é agora um edifício ainda mais eficiente e amigo do ambiente.

Ler mais em Diário de Leiria

Trabalhadores da Louçarte recebidos pelo Governo Civil de Leiria

Um grupo de trabalhadores da Louçarte, localizada em Valado de Frades, concelho da Nazaré, foi ontem recebido em audiência pelo Governo Civil de Leiria, onde apelou a uma intervenção "urgente" das autoridades numa empresa de cerâmica onde 31 trabalhadores reclamam o pagamento de três meses de salários em atraso.
O encontro, onde estiveram também sindicalistas e representantes da Junta de Freguesia de Valado dos Frades, decorreu em simultâneo com a concentração de funcionários da empresa em frente ao Governo Civil, uma decisão tomada em plenário de trabalhadores ontem de manhã.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Capa do dia

Seis mortos nas estradas da região

Faltavam poucos minutos para a meia-noite de sábado quando a tragédia ocorreu. Hélder Filipe e Nuno Gonçalo Servolo, residentes na Nazaré e em Óbidos, respectivamente, tinham ido de carro até Serro Ventoso, em Porto de Mós, acompanhados pelas esposas, para se juntarem a amigos, no Grupo Motard Solitário, no local de Pregais.
O pretexto era uma noite de convívio, entre amantes de motos. E seria num teste a uma moto de um amigo - marca Honda, modelo CBR 600 - que a tragédia ocorreu. Nuno arrancou primeiro, em direcção a Serro Ventoso, para um percurso até uma rotunda naquela freguesia e regresso. Hélder seguiu pouco depois, em moto igual, por estranhar a demora do amigo.

Ler mais em Diário de Leiria

Empresário dos Milagres encontrado sem vida na Praia de Mira

O corpo de um homem encontrado, quarta-feira ao fim da tarde na Praia de Mira, inanimado, é de António Luís Alves Ferreira, de 42 anos, casado, natural e residente no Casal do Pilha, freguesia de Milagres, Leiria.
Segundo fonte do gabinete médico-legal do hospital distrital de Aveiro, onde a autópsia foi realizada na quinta-feira, as causas da morte terão sido afogamento.

Ler mais em Diário de Leiria

Jovens absolvidos no processo da explosão de uma superbomba de Carnaval

O Tribunal Judicial de Leiria absolveu, sexta-feira, os 12 doze jovens alegadamente envolvidos na produção de uma superbomba que explodiu no Carnaval de 2007 na freguesia de Azóia, tendo ferido três deles.
Os arguidos, com idades entre os 19 e 28 anos, estavam pronunciados pelo crime de detenção de arma proibida.
Na leitura da sentença, o juiz Marco Borges explicou aos jovens que "não se produziu prova", acrescentando, no entanto, que "não quer dizer que não tenha acontecido".

Ler mais em Diário de Leiria

Gripe A atinge alunos de Leiria e Pombal

Vários alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal, com idades compreendidas entre os oito e 12 anos, estão infectados com o vírus da Gripe A, mas o seu quadro está a evoluir favoravelmente, pelo que a autoridade de saúde considera que não há motivo para o encerramento de qualquer estabelecimento de ensino.
Ao que o Diário de Leiria apurou, os primeiros casos foram registados dias depois do início do ano lectivo, na EB1 de Almagreira e na EB1 de Ponte de Assamaça, ambas do concelho de Pombal.

Ler mais em Diário de Leiria

Ter o "pássaro na mão" e deixá-lo fugir

O futebol tem destas coisas. A União de Leiria realizou uma excelente partida, mereceu do técnico José Mota o elogio de que foi a melhor equipa do "seu campeonato" que os leixonenses defrontaram, mas os três pontos ficaram em Matosinhos.
Um penálti já no último minuto do tempo de descontos foi a "arma" que destroçou os leirienses, mas é a tal coisa muito debatida: mão na bola, bola na mão, voluntária ou involuntária.

Ler mais em Diário de Leiria