sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Capa do dia

Barros Duarte abandona PCP ao fim de 50 anos de militância

O ex-presidente da Câmara da Marinha Grande, João Barros Duarte, desfiliou-se do PCP ao fim de 50 anos e transmitiu a sua posição numa carta enviada ao Comité Central, onde, em seis páginas, explica as razões que o levaram à saída da presidência da autarquia, em Novembro de 2007.
"Os factos de que fui alvo por parte do partido, pela gravidade que assumiram, tiveram profundas consequências na minha vida, pelas quais tive de tirar as devidas consequências. E algumas, do foro pessoal, foram bem dolorosas pela crueldade que revestiram", refere o ex-militante do PCP, salientando que as consequências de cariz político manteve-as "silenciadas".

Ler mais em Diário de Leiria

Três assaltos a loja de roupa deixam proprietário arrasado

"Desta vez limparam tudo!". Foi desta forma, e visivelmente abalado, que Marco Brás, proprietário da loja 'La Squadra', na Rua Engenheiro Duarte Pacheco, em Leiria, fala do terceiro assalto que já contabiliza este ano.
Os assaltantes, que partiram a porta da entrada, com o macaco de um automóvel, que ficou no local e que foi levado pela polícia, "limparam tudo" o que estava no rés-do-chão da loja de dois pisos.
Com ar abatido, e confessando que desta vez está a passar-lhe pela cabeça "desistir" do negócio, Marco Brás diz que ficou "sem roupa para vender", roupa essa que já fazia parte da nova colecção, e cujo prejuízo ascende aos 15 mil euros.

Ler mais em Diário de Leiria

Agredido pela PSP à porta do Tribunal acusa agente de ter agido de má-fé

Jorge Martins, o homem que foi agredido à bastonada, à porta do Tribunal de Leiria, após mais uma sessão do julgamento da mulher que matou o ex- -namorado com ácido sulfúrico, vai apresentar queixa contra o agente da PSP que o atingiu nas costas e no nariz.
O tio de Nuno Mendes, que morreu em Junho de 2001, na sequência dos ferimentos sofridos, garante que foi em defesa das sobrinhas, do namorado de uma delas e do cunhado, que, assegura, estavam a ser agredidos "por tios da assassina".

Ler mais em Diário de Leiria

Centenas de crianças assinalaram Dia Nacional da Água

Catarina, de 10 anos, foi uma das mais de 300 crianças que ontem passaram por um 'roadshow' na Batalha, promovido pela Simlis para assinalar o Dia Nacional da Água.
Aluna da escola EB 2/3 Mouzinho de Albuquerque, a pequena Catarina ficou a saber os 'truques' para um ambiente mais saudável. "Fiquei a saber que, se reciclarmos e ajudarmos o ambiente ficará mais limpo", disse ao Diário de Leiria, acrescentando que, em casa, faz reciclagem, desliga a torneira nos intervalos do banho e sempre que lava os dentes, e não atira lixo para o chão.

Ler mais em Diário de Leiria

Época balnear na região termina com registo de três mortes

Três homens morreram nas praias da região durante a época balnear que ontem terminou, o que representa mais uma vítima mortal do que em igual período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Marinha Portuguesa que, para o distrito de Leiria, apenas contabiliza uma morte. No entanto, duas outras pessoas morreram durante o Verão.
O primeiro caso ocorreu no dia 25 de Julho, quando o mergulhador Nuno Leal, de 33 anos, desapareceu a sudoeste do Cabo Carvoeiro, quando fazia um mergulho integrado num grupo de quatro pessoas, a cerca de quatro milhas da costa. O corpo do mergulhador, residente em Pombal, não chegou a ser encontrado pelas autoridades.

Ler mais em Diário de Leiria

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Capa do dia

PJ prende nove seguranças da noite de Leiria por criminalidade violenta

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Leiria, deteve nove homens que, fazendo parte de um grupo mais alargado de suspeitos, “coagiam responsáveis por alguns estabelecimentos nocturnos, com o fim de conseguirem impor os seus serviços de segurança”, através da violência.
Entre os detidos, todos com idades entre os 32 e os 39 anos, e quase todos com residência em Leiria, está o proprietário de uma empresa de segurança com sede na cidade e que, de acordo com o responsável da PJ de Leiria, devidamente licenciada e com alvará.

Ler mais em Diário de Leiria

Ex-prisão escola de Leiria a 'ferro e fogo'

Na terça-feira, por voltas das 16h00, três reclusos que estavam no pátio do pavilhão n.º 2, treparam o muro, com cerca de três metros, e puseram-se em fuga.
No entanto, a 'saída' durou pouco mais de uma hora, já que os três rapazes, com 20 e 21 anos, a cumprir penas de quatro e cinco anos por crimes contra o património, e que, de acordo com a Direcção Geral dos Serviços Prisionais (DGSP), não são perigosos, foram capturados, junto a um acampamento, nas proximidades do Regimento de Artilharia de Leiria, vulgo RAL 4.

Ler mais em Diário de Leiria

Agressões à porta do Tribunal no julgamento do Caso ao Ácido

O Tribunal Judicial de Leiria agendou ontem para 23 de Outubro novas alegações finais do julgamento de uma jovem que, em 21 de Maio de 2001, despejou ácido sulfúrico sobre o ex-namorado, que viria a morrer 23 dias depois.
Na reabertura da audiência, que por decisão do colectivo de juízes decorreu com exclusão de publicidade, foi ouvido um dos peritos que realizou um novo exame psicológico à arguida, Fátima A., estando a audição do segundo perito prevista para o mesmo dia das alegações finais.

Ler mais em Diário de Leiria

Clientes lesados pelo BPN formam associação em Porto de Mós

Os clientes que se dizem lesados pelo Banco Português de Negócios (BPN) formalizaram ontem, em Porto de Mós, uma associação que pretende defender os direitos dos investidores face àquela instituição bancária e vão promover uma manifestação nacional.
"Foi formalizada a associação nacional de defesa dos clientes do BPN", disse António Henriques, um dos promotores da comissão de lesados, que disse ainda que a decisão de avançar com a criação da associação foi tomada após uma reunião em Alcobaça, na semana passada, que juntou mais de uma centena de clientes lesados pelo BPN.

Leirienses dispostos a pagar até 300 mil euros por habitação

Um estudo da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal - APEMIP - concluiu que os leirienses estão dispostos a pagar até cerca de 300 mil euros na compra de uma habitação.
Estes são alguns dos dados que a APEMIP apresenta no seu Catálogo de Estudos de Mercado. O estudo, relativo a Julho e Agosto deste ano, revela números referentes ao distrito que indicam a procura por tipo de imóvel, tipo de contrato e tipologia.
De acordo com os dados divulgados pela associação, no distrito de Leiria, cerca de 48 por cento dos habitantes que procura casa escolhe apartamentos, colocando em segundo lugar moradias e terceiro imóveis com negócio.

Ler mais em Diário de Leiria

Raul Castro apresenta mandatária da juventude em jantar com 600 mulheres

Um jantar com 600 mulheres deu o mote à apresentação da mandatária da Juventude da candidatura de Raul Castro à presidência da câmara de Leiria. O candidato independente que encabeça a lista do PS nas Eleições Autárquicas apresentou, anteontem, num restaurante do concelho, Joana Correia, de 26 anos, uma entre as seis centenas de mulheres presentes, onde, além de Raul Castro, não era permitida a entrada ao sexo masculino, numa acção que classificou de "inédita".
A mandatária da Juventude homenageou as mulheres com quem trabalha na Associação Mulher Século XXI, onde é psicóloga.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Capa do dia

Caso do ácido arrasta-se há oito anos e volta hoje a Tribunal

Um colectivo de juízes do Tribunal Judicial de Leiria vai ouvir, esta tarde, a opinião de peritos médico-legais que efectuaram um novo exame psicológico a Fátima A.
Depois de oito anos de avanços e recuos no que respeita à aplicação das penas de cadeia, efectivas, a que foi condenada, duas delas pelo Tribunal de Leiria (sete anos e nove meses) e ainda a uma de 13 anos, esta aplicada pelo Tribunal da Relação de Coimbra, na sequência de um recurso, a arguida, que está em liberdade, volta ao banco dos réus.

Ler mais em Diário de Leiria

Candidatos correm atrás de votos na maior feira do concelho de Leiria

Na Feira dos 29, na freguesia de Monte Redondo, tradicionalmente a maior feira do concelho de Leiria, os candidatos do PSD e do PS à Câmara Municipal pediram ontem maior número de votos.
De calças de ganga e sapatilhas, a social-democrata Isabel Damasceno, que se recandidata a um quarto mandato, repetiu, vezes sem conta, “não se esqueça de ir votar dia 11”.
“A minha campanha é muito pedindo o voto no PSD, mas sempre com o objectivo primeiro de dizer às pessoas para não se esquecerem de votar”, declarou Isabel Damasceno que, com a comitiva, distribuiu panfletos, calendários de bolso e lápis.

Ler mais em Diário de Leiria

Detido na Suíça último assaltante de café nas Meirinhas

Foi localizado na Suíça e detido pelas autoridades locais, no âmbito de um mandado da captura internacional.
Trata-se do quarto elemento de um gang, que em Outubro do ano passado assaltou um café localizado junto ao IC2, nas Meirinhas, Pombal.
Elementos da Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra, responsável pela investigação, foram buscar o suspeito na passada quinta-feira e presente no Tribunal de Pombal no dia seguinte, encontrando-se em prisão preventiva a aguardar julgamento.

Ler mais em Diário de Leiria

Aluno de Ourém com processo disciplinar devido a agressão

Uma aluna da Escola Básica/Secundária de Ourém foi, alegadamente, agredida por um colega, um caso entretanto confirmado ao Diário de Leiria por fonte daquele estabelecimento de ensino.
Ao que o nosso jornal apurou, a agressão terá ocorrido na segunda-feira, durante a tarde, quando a aluna circulava na escola.

Ler mais em Diário de Leiria

Isabel Damasceno reage a processo unionista

A presidente da câmara de Leiria fez saber, ontem, que pretende mover uma queixa- -crime contra Paulo Sarraipa, vice-presidente da União de Leiria, na sequência de uma notícia avançada pelo Diário de Leiria, na última semana.
"Solicitei ao advogado Dr. Teófilo Santos que apresente queixa-crime contra o referido dirigente, por me sentir ofendida na minha honra e consideração", faz saber a autarca.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Capa do dia

O empate aceita-se mas a vitória não escandalizaria

O Vitória de Guimarães começou por tomar a iniciativa do jogo e aos cinco minutos numa jogada envolvente do seu ataque, Jorge Gonçalves isolou-se, rematou, mas Djuricic fez bem a mancha e defendeu a bola.
Aos 11 minutos, a bola chegou pela primeira vez às mãos de Nilson no seguimento de um livre marcado por Pateiro.
Mas a equipa de Nelo Vingada era a mis esclarecida e aos 12 minutos Targino em boa posição rematou mas a bola saiu enrolada e o guarda-redes unionista defendeu sem dificuldade.

Ler mais em Diário de Leiria

PSD e PS perdem votos em Leiria

PSD e PS foram os partidos mais votados no concelho mas perderam votos comparativamente com as Legislativas de 2005. Nas eleições de anteontem, sociais-democratas e socialistas baixaram, respectivamente, 11,25 e 1,99 por cento (%) no concelho de Leiria, embora a queda do PS seja muito menos significativa.
Foi o PSD (35,82%) que venceu na maioria das freguesias, alcançado a vitória em 18 das 29 do concelho, obtendo resultados expressivos em 12 freguesias, nomeadamente Arrabal, Bajouca, Bidoeira de Cima, Boa Vista, Chainça, Colmeias, Memória, Milagres, Monte Redondo, Santa Catarina da Serra, Santa Eufémia e Souto da Carpalhosa, com percentagens de voto que oscilam entre os 37% e os 61%.

Ler mais em Diário de Leiria

Líder do PSD de Leiria considera que caso das escutas beneficiou PS

O presidente da Comissão Política Distrital de Leiria do PSD considerou que o caso das escutas beneficiou o PS, embora rejeite qualquer influência directa do Presidente da República na campanha eleitoral.
"Não me parece que tenha havido influência directa do Presidente da República, no entanto penso que foi mais um caso que, da forma como foi conduzido, acabou por beneficiar o PS e certamente não favoreceu o PSD", declarou, ontem, Fernando Marques.

Ler mais em Diário de Leiria

Ateístas condenam "politização" da visita papal por parte de Cavaco Silva

A Associação Ateísta Portuguesa (AAP) considerou que o anúncio da visita do Papa a Portugal feito pela Presidência da República antes das eleições legislativas constituiu "uma politização inadmissível daquilo que é apenas matéria de crença pessoal".
Em comunicado, a AAP sublinha que o anúncio feito por Cavaco Silva ocorreu "contra a vontade da própria Conferência Episcopal", com quem terá concordado fazê-lo em conjunto e após as eleições legislativas.

Ler mais em Diário de Leiria