quinta-feira, 8 de abril de 2010

Capa do dia

Autarca de Leiria defende abertura da Base Aérea à aviação civil

O presidente da câmara de Leiria, Raul Castro, defendeu ontem a abertura da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil, considerando tratar-se de uma medida que permitirá o aumento das exportações das empresas da região.
"A eventual abertura da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil, desejo partilhado pelas autarquias desde Coimbra e Figueira da Foz, até ao Oeste, já que é a única região do País que ainda não tem um aeroporto para utilização civil, é uma medida importante de apoio ao sistema empresarial, dado que fomenta a criação de condições para aumentar a vertente exportadora das nossas empresas", referiu o autarca na cerimónia de inauguração da Loja de Exportação de Leiria, a primeira de um conjunto de 14 que abrirão portas em todo o País.

Ler mais em Diário de Leiria

"Recuperação económica portuguesa deve estar ligada a mais exportações"

Leiria foi a região escolhida pelo Governo para inaugurar a primeira Loja da Exportação do País. Um "tributo" ao "grande dinamismo que os empresários têm demonstrado", uma promessa cumprida pelo primeiro-ministro no início do ano, justamente na cidade do Lis, e o primeiro passo na recuperação da economia portuguesa, que o primeiro-ministro, considera que deve passar por mais exportações.
"Não há uma receita única para todos os países, mas não tenho dúvida que a recuperação económica portuguesa, para ser saudável, deve estar ligada a mais exportações. É por isso que a insistência nas exportações veio para ficar", referiu José Sócrates, na cerimónia de inauguração da Loja da Exportação de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

Comandante de voluntários critica dirigente nacional de bombeiros

Almeida Lopes, comandante dos Bombeiros Voluntários de Leiria, teceu críticas à forma de actuação da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), na pessoa de Fernando Curto, pelas declarações que deu, na última segunda-feira, sobre os corpos voluntários leirienses.
À porta dos Paços do Concelho, Fernando Curto criticou a divisão do território municipal em quatro partes, face à existência de igual número de corporações de bombeiros.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 6 de abril de 2010

Capa do dia

Contestação dos bombeiros chegou à câmara

Bastaram alguns minutos de espera para Fernando Curto, presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, entregar nas mãos de Raul Castro, presidente da câmara de Leiria, um abaixo-assinado com o pedido de exoneração do actual Comandante dos Bombeiros Municipais de Leiria.
O documento foi subscrito pela quase totalidade dos 60 elementos da corporação de Leiria e foi entregue ao presidente da autarquia, que fez saber que o vai analisar e, oportunamente, emitir uma posição, após estudar o conteúdo do documento.

Ler mais em Diário de Leiria

Operação ‘Sistina’ termina com seis detenções

Seis detenções foi o resultado da Operação ‘Sistina’ da PSP de Leiria, que fiscalizou perto de duas centenas e meia de viaturas em todo o distrito.
Entre as 00h00 e as 06h00 da passada quinta-feira, os agentes das PSP realizaram diversas operações de fiscalização de trânsito e operações especiais de prevenção criminal, tendo fiscalizado 246 viaturas.

Ler mais em Diário de Leiria

Homem acusado de matar e desmembrar mãe começa a ser julgado

Começa hoje o julgamento do homem suspeito de ter matado a mãe e desmembrado o seu cadáver, que escondeu durante 10 meses no apartamento onde residia, em Albergaria dos Doze, concelho de Pombal.
Abel R., de 36 anos, que se encontra detido preventivamente em Leiria, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado, respondendo ainda pelo crime de profanação de cadáver.

Ler mais em Diário de Leiria

Homem morre em queda de telhado

Um homem morreu ontem, nas Caldas da Rainha, na sequência de uma queda de um telhado de cerca de sete metros de altura.
Os bombeiros das Caldas da Rainha receberam o alerta às 12h17, mas “quando a Viatura de Emergência Médica (VMER) chegou ao local o homem já se encontrava cadáver”, disse à agência Lusa o comandante José António Santos.

Ler mais em Diário de Leiria

União de Leiria prepara visita de bracarenses

A jornada 26.ª do próximo fim-de-semana promete ser emotiva para as equipas que ocupam os lugares cimeiros da tabela classificativa, onde o Benfica é líder isolado, embora ao fecho do jornal seja desconhecido o resultado da equipa de Jorge Jesus na Figueira da Foz, frente à Naval.
Assim, o Benfica recebe no Estádio da Luz o Sporting, eterno rival, enquanto o Braga visitará Leiria e o FC do Porto vai de abalada até Vila do Conde.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Capa do dia

Pena os golos não terem aparecido

O empate averbado com o Leiria acaba por ser um mal menor para a Académica que, desta forma, atingiu o patamar de 25 pontos e mantém uma margem confortável para os lugares de despromoção.
A história deste nulo é fácil de contar, uma vez que ambos os colectivos dispuseram de várias oportunidades para marcar e qualquer um deles poderia ter chegado ao triunfo mas a ineficácia dos avançados ditou a repartição de pontos.
O conjunto de Villas-Boas foi mais forte no primeiro tempo, mas os homens de Lito Vidigal efectuaram um bom segundo tempo e a partir do momento em que perceberam que poderiam chegar ao triunfo colocaram à prova Rui Nereu, que teve de se impor para não deixar que os leirienses saíssem de Coimbra com os três pontos.

Ler mais em Diário de Leiria

Bombeiros Municipais pedem saída do comandante

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) pedem a demissão do comandante da corporação, por considerarem que Artur Figueiredo está a “aceitar” todas as directrizes impostas pela câmara de Leiria e a “descurar” a vertente operacional, no que diz respeito ao socorro e à protecção de pessoas.
Este pedido de exoneração do comandante e responsável municipal pela Protecção Civil Municipal - a nomeação para a tutela destes dois cargos é da responsabilidade do presidente da câmara -, consta de um abaixo-assinado, com 50 assinaturas, que os bombeiros vão entregar hoje à tarde (15h30) ao presidente da câmara de Leiria, Raul Castro, depois da realização de um plenário uma hora e meia antes, onde os bombeiros vão definir a estratégia a seguir para que a autarquia recue na criação de mais um piquete de serviço, que obriga a uma redistribuição dos soldados da paz, cujo quadro de pessoal está incompleto, e continue a pagar as horas extraordinárias.

Ler mais em Diário de Leiria

Apanhados dois dos seis reclusos que fugiram da prisão-escola de Leiria

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Aveiro, anunciou ter recapturou dois dos seis reclusos que fugiram do Estabelecimento Prisional de Leiria no passado dia 28 de Fevereiro.
Em comunicado, a PJ explica que os fugitivos, agora recapturados (em locais e horas distintas) são homens, de 22 e 23 anos, que cumpriam penas de prisão de sete anos e oito meses por roubos e de oito anos e oito meses por roubos e furtos qualificados, respectivamente.

Ler mais em Diário de Leiria

Suinicultores esperam mais uma semana até voltarem aos protestos

E não há duas sem três. Passada uma semana desde a concentração junto ao Estádio Municipal e uma visita ao Governo Civil de Leiria, os suinicultores da região de Leiria voltaram a tentar entregar documentação, junto de Paiva de Carvalho.
Uma vez mais, as portas estavam encerradas. Desta vez, por causa da tolerância de ponto, que antecedeu a sexta-feira Santa.
Após o cancelamento de uma marcha lenta, por pedido da Recilis, um grupo de 10 produtores de suínos deslocaram-se ao Governo Civil de Leiria para entregarem uma carta, onde informam que decidiram suspender as acções de protesto "pelo período de uma semana", após a qual serão retomadas acções, até que seja encontrada uma solução viável para os efluentes suinícolas.

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara acusa Recilis de tomar posição "irresponsável e egoísta"

A Câmara Municipal da Marinha Grande emitiu um comunicado onde "estranha" as declarações da Recilis, empresa responsável pela valorização e tratamento dos efluentes suinícolas, mostrando-se "preocupada" com o "incentivo" dado a possíveis descargas ilegais.
O comunicado foi emitido depois de declarações proferidas pela Recilis, numa entrevista ao Diário de Leiria, onde os dirigentes da empresa afirmam não saber que destino dar aos efluentes suinícolas, depois de ter perdido licença de descargas nas linhas de água.

Ler mais em Diário de Leiria

Dois ‘golões’ ofereceram passaporte para a final

O Pataiense obteve uma vitória preciosa no difícil campo sintético do Outeirense, equipa agora dirigida pelo conhecido Sérgio Lavos que substituiu a dupla Gato/Sapatão.
Cedo deu para perceber que os anfitriões estavam muito tensos e não conseguiam explanar o bom futebol que já mostraram noutras ocasiões.
Já o Pataiense, mais na expectativa fazia correr a bola, onde Hugo, Bruno Novo e Nascimento davam nas vistas e também a defesa bem orientada pelo veterano Telmo oferecia confiança à equipa.

Ler mais em Diário de Leiria