sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Capa do dia

Papa Bento XVI visita Fátima em Maio de 2010

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima disse ontem que a visita do Papa a Portugal em Maio de 2010 era desejada por "ambas as partes", sustentando que Bento XVI sabe "a relevância eclesial e mundial que tem Fátima".
Em conferência de imprensa em Fátima, D. António Marto explicou que o convite ao Papa para visitar o maior santuário mariano do país foi uma iniciativa sua e do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em 2006, tendo por objectivo presidir às celebrações do 90.º aniversário das aparições.

Ler mais em Diário de Leiria

União de Leiria vai avançar com processo judicial contra Isabel Damasceno

O departamento jurídico da União de Leiria está a recolher informação para avançar com um processo judicial contra Isabel Damasceno, por alegadamente ter oferecido bilhetes a pessoas externas à autarquia no último jogo entre a União de Leiria e o Benfica.
Segundo Paulo Sarraipa, vice-presidente do clube para a área do futebol profissional, o processo deverá dar entrada no Tribunal de Leiria “durante a próxima semana”, para que “Isabel Damascemo seja julgada pelos crimes que está a cometer”, disse.

Ler mais em Diário de Leiria

Seis séculos de Moinho do Papel abrem amanhã ‘requalificados’

Situado na margem esquerda do Rio Lis, o centenário Moinho do Papel de Leiria vai abrir ao público.
O arquitecto Siza Vieira é o responsável pelo projecto de requalificação do primeiro moinho de fabricação de papel em Portugal, construído em Leiria há cerca de seis séculos.
O projecto contou ainda com apoio de uma equipa multidisciplinar, desde arquitectos, o moleiro, Manuel Meneses, e a arqueóloga Susana Carvalho.

Ler mais em Diário de Leiria

Milhares de caracóis iluminam procissão no Reguengo do Fetal

Cumprindo a tradição, milhares de caracóis vão iluminar, hoje à noite, a procissão em honra de Nossa Senhora do Fetal, na Batalha.
A festa de Nossa Senhora do Fetal é também conhecida como 'Festa dos Caracóis', já que as procissões nocturnas são iluminadas por cascas de caracóis, recolhidas pela população da freguesia, que nelas colocam azeite e uma torcida de algodão.

Ler mais em Diário de Leiria

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Capa do dia

Leiriense que votou duas vezes terá de indemnizar o Estado

Vítor Santos, o eleitor residente na Maceira, Leiria, que votou duas vezes nas Eleições Europeias de 7 de Junho, terá que indemnizar o Estado, para que o caso não chegue à barra do tribunal. O eleitor foi ouvido anteontem pelo Ministério Público (MP) de Leiria, que o constituiu arguido e lhe aplicou a medida de coacção de Termo de Identidade e Residência (TIR).
Perante as explicações prestadas, o MP propôs ao eleitor o pagamento de uma determinada quantia - que terá de entregar a uma Instituição Particular de Solidariedade Social -, para que o processo não chegue a julgamento.

Ler mais em Diário de Leiria

Cabeças de lista do PS e PSD apresentam propostas para distrito em entrevista

Os cabeças de lista do PS e PSD – Luís Amado e Teresa Morais, respectivamente - revelam, em entrevista, , a suas propostas políticas para o distrito de Leiria, o círculo eleitoral a que se candidatam nas Eleições Legislativas do próximo domingo, dia 27.
“Iremos insistir em reforçar as condições de competitividade das empresas. Para que criem melhores condições para crescer, gerar mais riqueza, mais emprego”. À proposta do cabeça de lista do PS pelo círculo de Leiria, Luís Amado, juntam-se outras de investimento público, entre elas o “desenvolvimento de um 'cluster' da floresta” no distrito.
“Investimentos públicos a que possam ter acesso as empresas que laboram no distrito, como forma de garantir a sua sobrevivência e a criação de emprego” são uma das propostas da cabeça de lista do PSD pelo círculo eleitoral de Leiria. Teresa Morais defende a criação de um Observatório do Desenvolvimento do distrito de Leiria.

Exclusivo da edição impressa

Insolvência da metalúrgica MOM deixa 40 operários no desemprego

O Tribunal Judicial de Leiria decretou a insolvência da empresa Manuel O Marques (MOM), sedeada nas Cortes, Leiria, deixando no desemprego cerca de 40 trabalhadores, disse Gabriela Medeiros, do Sindicato dos Metalúrgicos.
A MOM, que está encerrada, tem dívidas de oito milhões de euros a empregados, banca e outros fornecedores, admitiu a mesma fonte, acrescentando que o património da empresa está avaliado em cerca de um milhão de euros, pelo que mesmo depois de tudo vendido, "haverá credores que não vão receber" os seus créditos.

Ler mais em Diário de Leiria

Leiria recebe primeira itinerância de uma exposição organizada pelo Museu do Oriente

A exposição 'Máscaras da Ásia', que inaugura amanhã em Leiria, marca a primeira itinerância no País de uma exposição organizada pelo Museu do Oriente, disse João Calvão, da Fundação Oriente, que tutela o museu.
"Trata-se de uma exposição com objectos muito pouco conhecidos e achámos interessante apresentá-la em várias cidades", afirmou João Calvão, vogal do conselho de administração da Fundação, acrescentando que a Câmara Municipal de Leiria foi a primeira a manifestar interesse em acolhê-la.

Ler mais em Diário de Leiria

Figueiró dos Vinhos debate cuidados continuados

As III Jornadas de Cuidados Continuados decorrem amanhã no Clube Figueiroense – Casa da Cultura, em Figueiró dos Vinhos, numa iniciativa da Câmara Municipal e do Centro de Saúde local.
Em causa está um evento que, de acordo com a organização, já granjeou, em anos transactos “grande prestígio junto dos participantes, quer pela actualidade dos temas em debate, quer pela qualidade dos oradores intervenientes”.

Ler mais em Diário de Leiria

Carlão sofre de mialgia de esforço na coxa direita

Um dos médicos da União Desportiva de Leiria, José Martel, disse ao Diário de Leiria que o ponta-de-lança Carlão sofreu uma mialgia de esforço no jogo com o Benfica.
"Tem realizado treino condicionado e deverá recuperar para poder dar o concurso à equipa no jogo da próxima segunda- feira em Guimarães frente à equipa dirigida por Nelo Vingada", referiu ao Diário de Leiria José Martel, já há muitos anos ligado ao clube. Adiantou ainda que o defesa Nuno Gomes sentiu umas ligeiras dores no joelho direito mas já treina normalmente e poderá ser uma das opções para o técnico Manuel Fernandes para a próxima partida.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Capa do dia

Dirigente da União de Leiria acusa Damasceno de “manipular votos”

O vice-presidente da União de Leiria para o Futebol Profissional, Paulo Sarraipa, acusa a presidente da câmara de Leiria e recandidata ao cargo, Isabel Damasceno, de “manipular votos”, ao oferecer bilhetes a pessoas que assistiram ao jogo União de Leiria-Benfica no camarote da autarquia.
“Uma funcionária da autarquia disse-me que a senhora presidente ofereceu-lhe três bilhetes, um para ela, outro para o marido e outro para o pai, que, por sinal, é funcionário da minha empresa.

Ler mais em Diário de Leiria

Paulo Portas acredita na eleição de dois deputados

Paulo Portas, presidente do CDS/PP e candidato a primeiro-ministro nas Eleições Legislativas do próximo domingo, diz acreditar que o partido “vai subir “a votação no distrito” para garantir a eleição de dois deputados na Assembleia da República.
“Acho que o CDS vai subir bastante, porque temos excelentes candidatos e, por esse motivo, acredito que iremos eleger dois deputados”, afirmou o dirigente democra-cristão, no final de um almoço com cerca de 80 empresários da região, realizado num restaurante de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

Clientes lesados pelo BPN criam Comissão Dinamizadora

Cerca de 100 clientes do BPN, residentes nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Porto de Mós e Leiria, que terão sido lesados pelo BPN, criaram uma Comissão Dinamizadora, constituída por cinco pessoas, para definir as acções a desenvolver junto das entidades ligadas ao processo. A criação da comissão - que vai reunir pela primeira vez na próxima sexta-feira - e de um endereço de e-mail (lesados.bpn@gmail.com), foram aprovados, por unanimidade, numa reunião realizada na segunda-feira à noite, numa freguesia do concelho de Alcobaça.

Ler mais em Diário de Leiria

Cabeças de lista do CDS/PP e do MMS apresentam propostas para distrito em entrevista

Os cabeças de lista do CDS/PP e do MMS - Assunção Cristas e Eduardo Sanfins da Graça, respectivamente - revelam, em entrevista, , a suas propostas políticas para o distrito de Leiria, o círculo eleitoral a que se candidatam nas Eleições Legislativas de domingo, dia 27.
Uma estratégia económica virada para o mar, com relevância para as pescas, aquicultura, turismo, investigação científica e transportes marítimos. A aposta nessas áreas pode tornar a região "numa zona exemplar de crescimento sustentado do País", defende Assunção Cristas, cabeça de lista do CDS/PP pelo círculo de Leiria.
O fim dos distritos e a criação de capitais nas regiões, sendo que Leiria seria a do Centro, é uma das propostas do cabeça de lista, pelo círculo de Leiria, do MMS - Movimento Mérito e Sociedade. Na 'corrida' às Legislativas, Eduardo Sanfins da Graça propõe ainda "quebrar com estruturas ultrapassadas na organização do território"

Entrevistas exclusiva da edição impressa

Projecto ‘Geracções’ quer colocar na mesma casa seniores e estudantes

Fomentar um maior convívio entre as camadas mais jovens e a população sénior de Leiria é um dos objectivos do projecto 'Geracções', ontem apresentado. O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a Junta de Freguesia da cidade do Lis são as duas entidades mentoras de um projecto intergeracional, que pretende, acima de tudo, promover a co-habitação na cidade, como já existe em outras cidades europeias de referência.
De acordo com Isabel Varregoso, coordenadora do projecto, a ideia já não é nova, tendo surgido enquadrada com outros projectos europeus já existentes e com toda uma série de políticas sociais.

Ler mais em Diário de Leiria

Julgamento de burlas no valor de 800 mil euros adiado por ausência de arguido

O Tribunal Judicial de Leiria adiou ontem para Fevereiro de 2010 o julgamento de um homem suspeito de se fazer passar por empresário de sucesso e ter cometido burlas no valor de 800 mil euros, sobretudo a relojoarias.
O adiamento ficou a dever-se à ausência do arguido, António L., de 50 anos, natural de Castro Verde, que está acusado pelo Ministério Público (MP) de seis crimes de burla qualificada e dois crimes de falsificação de documento.

Ler mais em Diário de Leiria

Cidade vidreira presente em Bruxelas pelas mãos da artista plástica Teresa Almeida

A artista plástica Teresa Almeida participa, em Bruxelas, com a obra 'Janelas Suspensas', numa exposição colectiva integrada numa campanha de sensibilização para a reciclagem do vidro e que está patente até domingo, dia 27. "Trabalho com vidros há bastantes anos", disse a artista à agência Lusa.
Professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no Departamento de Pintura, Teresa Almeida, 31 anos, optou pelo vidro quando ainda era estudante. Foi um gosto que ganhou na faculdade, quando escolheu a cadeira de vitral então leccionada por João Aquino Antunes, explicou.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Capa do dia

Hoje é ‘Dia sem Carros’ no centro da cidade do Lis

Um 'bike paper', denominado 'Na rota do Lis', é uma das iniciativas que assinala hoje o ‘Dia Europeu sem Carros’ na cidade de Leiria. O início do percurso, de 10, é determinado no Centro de Interpretação Ambiental.
Além do 'bike paper' e também de um 'peddy paper', pela cidade há teatro, cinema, passeio de interpretação da flora e vegetação (destinado a invisuais e amblíopes), mostra de veículos ecológicos, animação de rua e diversos ateliês, entre as 9h00 e as 20h00. Na área interdita a automóveis, há ainda charretes, segways, insufláveis, carros a pedais, patinagem e uma gincana.

Ler mais em Diário de Leiria

Academia de Cultura de Leiria regressa ao trabalho educativo

Quase como se de adolescente se tratassem, no primeiro dia de aulas, também os alunos da Academia de Cultura e Cooperação de Leiria se mostraram entusiasmados com o início do ano lectivo.
Foi ontem que Helena Carvalhão, directora e professora da Academia de Cultura e Cooperação de Leiria, deu as boas-vindas aos 'caloiros' de 2009/2010. Com um série de avisos e recomendações, a professora que há 10 anos viu nascer o sonho de criar a Academia, incitou os novos alunos a "pensar".

Ler mais em Diário de Leiria

Associação CISCO promove prémio ‘Jovem Literário da Poesia e de Conto’

"Estimular e promover a criação literária nos jovens do concelho da Marinha Grande e fomentar o aparecimento de novos talentos".
É este o objectivo do 1.o Prémio Anual Jovem Literário da Poesia e de Conto, promovido pela Associação CISCO, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e do Instituto Português da Juventude, revelou, ontem, a autarquia da ‘capital’ vidreira.

Ler mais em Diário de Leiria

Vereadora da oposição acusada de difamar presidente da câmara

O Ministério Público acusou a vereadora social-democrata na Câmara de Porto de Mós, Irene Pereira, do crime de difamação agravado ao presidente da autarquia, o socialista João Salgueiro, segundo o despacho a que agência Lusa teve ontem acesso.
Em causa está um texto que a vereadora Irene Pereira assinou no jornal local 'O Portomosense', a 27 Novembro do ano passado, com o título 'Política e politiquice', e no qual escreveu que o presidente do município acumulava a reforma com o vencimento.

Ler mais em Diário de Leiria

Cercipom descentraliza serviços de apoio a utentes

A Cercipom, de Pombal, vai descentralizar os serviços de apoio a deficientes com a criação de um centro de actividades ocupacionais (CAO) e um lar residencial na freguesia da Guia, revelou o seu presidente, Manuel Santos.
"A ideia é descentralizar os serviços", disse Manuel Santos, explicando que "o concelho de Pombal é muito grande e a obrigação da Cercipom é chegar às populações e não exigir que estas venham à sua procura".

Ler mais em Diário de Leiria

Cabeças de lista do BE e da CDU apresentam propostas para distrito em entrevista

Os cabeças de lista do BE e da CDU - Heitor de Sousa e Ana Rita Carvalhais, respectivamente - revelam, em entrevista, a suas propostas políticas para o distrito de Leiria, o círculo eleitoral a que se candidatam nas Eleições Legislativas de domingo, dia 27.
Desemprego, ambiente e transportes são prioridades apontadas pelo cabeça de lista do BE. A ser eleito para a Assembleia da República, Heitor de Sousa acredita que a região pode sair reforçada porque poderá haver um melhor desenvolvimento económico e mais coesão social.
Por sua vez, melhorar os serviços públicos essenciais, particularmente nas áreas da saúde e da educação, assim como defender e valorizar a economia regional, a par da criação de emprego, são objectivos de Ana Rita Carvalhais, cabeça de lista da CDU pelo círculo de Leiria nas Eleições Legislativas.

(entrevistas na edição impressa)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Capa do dia

Acidentes em Leiria e Bombarral matam três pessoas

Um homem, de 84 anos, morreu ontem, vítima de atropelamento, na Rua Principal de Andrinos, na freguesia de Pousos, cerca das 17h15. O acidente, que vitimou João Cid, residente em Leiria, aconteceu na Estrada Nacional 350, numa curva de “má visibilidade”, revelou fonte ligada à investigação, no sentido Andrinos/Leiria.
Ao que o Diário de Leiria conseguiu apurar no local, a vítima mortal, que se fazia transportar numa motorizada, na altura em que foi colhido, por um veículo ligeiro de passageiros, seguiria apeado. Após o embate, o corpo foi projectado alguns metros, tendo os documentos pessoais da vítima ficado espalhados na via.

Ler mais em Diário de Leiria

Não foram favas contadas, não senhor…

Com grandes expectativas o Municipal de Leiria registou a maior enchente até agora, face ao excelente momento do Benfica, adensado pela derrota do Porto no dia anterior. Mas a União de Leiria travou a dinâmica benfiquista e esteve prestes a causar mossa que no entanto a grande penalidade do minuto 78 travou.

Ler mais em Diário de Leiria

Apanhados pela polícia depois de tentativa de burla em ourivesaria

Um grupo de cidadãos de nacionalidade estrangeira tentou burlar as empregadas da ourivesaria ‘Any Jóias’, na Rua Mouzinho de Albuquerque, em Leiria, a meio da tarde de sexta-feira, mas os seus elementos acabaram por ser detidos por agentes da PSP.
Segundo fonte da esquadra de Leiria, o grupo entrou na ourivesaria para comprar “um objecto de baixo valor” com uma nota de 200 euros. Durante a transacção, o grupo pretendia ficar com a peça da ourivesaria e com o dinheiro.

Ler mais em Diário de Leiria

Detido jovem suspeito de atear mais de uma dezena de fogos

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um jovem de 19 anos, suspeito de ser o autor de “mais de uma dezena de crimes de incêndio doloso” que ocorreram nos concelhos de Porto de Mós e Alcobaça.
Em comunicado, o Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Leiria da PJ informa que os fogos ocorreram durante “os meses de Março a Julho deste ano”, tendo ardido “áreas de floresta”. “Trata-se de um co-autor de vários incêndios dolosos e em cujas investigações a Polícia Judiciária deteve já anteriormente três outros indivíduos, os quais se encontram todos sujeitos a medida de coação de prisão domiciliária”, lê-se no comunicado.

Ler mais em Diário de Leiria

Clientes lesados pelo BPN reúnem hoje em Alcobaça

Cerca de 50 clientes lesados pelo BPN, residentes na Zona Oeste, reúnem hoje à noite (21h00) numa freguesia do concelho de Alcobaça, para definir a estratégia a seguir, para exigirem a devolução dos montantes que investiram naquela instituição bancária. Um dos empresários de Alcobaça lesado pelo gestão do ex-administrador Oliveira e Costa - em prisão domiciliária -, revelou ao Diário de Leiria que os clientes pretendem apenas “ser ressarcidos” das verbas que investiram, cujo montante é de “milhões de euros”.
De acordo com o mesmo empresário, a reunião servirá para definir “as medidas” a seguir, depois de respostas “evasivas” aos pedidos de informação solicitados individualmente junto do BPN.

Ler mais em Diário de Leiria

Dia Europeu Sem Carros corta trânsito em várias ruas da cidade vidreira

A Câmara Municipal da Marinha Grande assinala amanhã o Dia Europeu Sem Carros, entre as 08h00 às 20h00. "A pé, de bicicleta, em transportes urbanos ou em qualquer outro meio de transporte amigo do ambiente", a autarquia convida a "conhecer a cidade mais limpa e sem carros".
A iniciativa, que se enquadra-se na Semana Europeia da Mobilidade pretende, de acordo com o município, "promover actividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objectivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização de meios de transporte poluentes e automóvel particular, criando oportunidades para experimentar essa mudança e para viver a cidade de forma diferente".

Ler mais em Diário de Leiria