sexta-feira, 31 de julho de 2009

Capa de Hoje

Marinhense recebe União de Leiria em jogo amigável

O Marinhense, cuja equipa principal de futebol de 11 se apresentou na passado segunda-feira, realiza um jogo treino no Estádio Municipal da Marinha Grande, amanhã (sábado), às 10h30, contra a União de Leiria.
A equipa dirigida por Manuel Fernandes realizou, na quarta-feira, um jogo com o Nacional da Madeira, tendo a equipa insular vencido por um golo solitário.
Silas, que nesse dia se apresentou aos novos colegas e equipa técnica, assistiu ao jogo em Rio Maior e afirmou à comunicação social que o técnico unionista fez muita força para o internacional português regressar "e como joga num sistema em losango que me favorece, só me resta retribuir com muito trabalho a aposta", declarou.

Ler mais em Diário de Leiria

De mosteiro em mosteiro entre Alcobaça e Tomar

Vão ser apresentados esta tarde, em Alcobaça, os Roteiros Turísticos do Património Mundial, um conjunto de itinerários temáticos concebidos em torno dos três mais importantes mosteiros da região, o triângulo Batalha-Alcobaça-Tomar.
A cerimónia está marcada para as 16h00, no mosteiro de Alcobaça, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que presidirá à apresentação, onde terá a companhia dos presidentes do Turismo de Portugal, Luís Patrão, da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho, do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d' Oliveira Martins, da vice-presidente do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, Andreia Galvão, além de representantes das autarquias e Entidades Regionais de Turismo.

Ler mais em Diário de Leiria

Tribunal condena arguidos por falsificação de documentos e burla qualificada

O Tribunal Judicial de Leiria condenou ontem, com penas entre os 900 euros de multa e os três anos de prisão, suspensa por igual período, três homens pelos crimes de falsificação de documentos e burla qualificada.
Os três arguidos, eram acusados de burlarem o Estado em centenas de milhares de euros, com a reintrodução de receitas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Ler mais em Diário de Leiria

Parque Urbano do Vale do Ribeiro em S. Pedro de Moel 'abre portas' hoje

O Parque Urbano do Vale do Ribeiro, em São Pedro de Moel, abre hoje ao público, depois das obras de requalificação a que foi sujeito.
A intervenção, salienta a autarquia marinhense, "visou recuperar e reconverter a área para utilização pública não eliminando, no entanto, parte das características que a tornam singular".
O projecto, adjudicado por 250 mil euros, teve como principais objectivos "a salvaguarda dos valores ecológicos presentes no coração daquele aglomerado urbano, definição de espaços de recreio equipados, recuperação de algumas instalações, definição do plano de água e a criação de acessos para eventual circulação de veículos em casos de emergência", explicou a Câmara Municipal em nota de imprensa.

Ler mais em Diário de Leiria

Atropelamento mortal obrigou ao corte da A8 durante várias horas

Um homem morreu atropelado, na madrugada de ontem, auto-estrada A8, que liga Lisboa a Leiria pelo Oeste.
O acidente, que aconteceu ao quilómetro 81, no sentido Sul- -Norte, obrigou ao corte da auto-estrada, revelou fonte do Comando da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Ler mais em Diário de Leiria

Apedrejamento de viaturas na A1 assusta automobilistas

Uma automobilista, de Lisboa, ficou ferida, há poucos dias, na A-1, na zona de Pombal, depois de a viatura em que seguia, ter sido atingida por uma pedra.
Para além da zona de Fátima, onde na madrugada de quarta-feira, pelo menos cinco viaturas foram atingidas, também em Leiria e Pombal o "fenómeno", que é um "crime público", como sublinhou fonte policial, "está a acontecer". De acordo com a mesma fonte, nos últimos dias, "há registo de várias ocorrências" e, embora algumas viaturas não cheguem a ser atingidas, o sucedido está a deixar "as pessoas em pânico", revelou, acrescentando que, para além de danos materiais, uma mulher, de Lisboa, sofreu ferimentos, quando seguia na auto-estrada 1, na zona de Pombal.

Ler mais em Diário de Leiria

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Silas assinou por duas épocas

Silas está de volta a Leiria, com um contrato de dois anos. Há cerca de duas semanas, o nome de Silas foi referido, mas foi descartado, alegadamente, por a SAD procurar um jogador mais novo.
O médio ofensivo resolve um dos principais problemas do técnico, a posição mais avançada do losango do meio campo:
"É um jogador muito bom, com provas dadas e com traquejo. Tem experiência e é já nosso conhecido. Experimentámos outros jogadores para esta posição, mas foi ele que esteve sempre referenciado por nós. Enquadra-se perfeitamente no esquema que vou utilizar e dá-me mais opções para colocar outros jogadores noutras posições", disse, à Lusa, Manuel Fernandes.
Após a chegada de Silas, que assinou contrato por duas temporadas, a União de Leiria procura mais um jogador, "um avançado móvel, dinâmico e rápido", descreve o treinador.

Ler mais em Diário de Leiria

Grupo dos ‘Amigos da Taberna do Lagoa’continua activo

Foi há cerca de 20 anos que António Valentim, Júlio Maria, José Inácio e Rui Viva, este então proprietário da Taberna Lagoa, resolveram formar o grupo que foi crescendo como uma bola de neve.
Infelizmente, estes quatro fundadores já não fazem parte dos vivos, mas outros responderam ao convite, designadamente Joaquim Moreia (actual presidente do grupo), Lé, Zé Seco e Dr. Pombo.
O grupo foi crescendo e, em 2004, na altura do Campeonato Europeu de Futebol, onde Leiria teve a honra de ser obsequiada com dois jogos, falou-se na demolição da taberna, devido às obras no Estádio Municipal. No entanto, esse grupo fez ‘fincapé’ para que tal não acontecesse e a taberna prevalece no mesmo local.
De ‘cara nova’, a taberna continua aberta ao público e um grupo de 12 amigos todas as quartas-feiras reúne e almoça.

Ler mais em Diário de Leiria

Raul Castro faz campanha nas redes sociais da Internet

O candidato do PS à presidência da câmara de Leiria está presente nas principais redes sociais activas em Portugal da Internet, aderindo, assim, aquele meio de comunicação global para difundir a mensagem da sua campanha.
Facebook, Twitter, Youtube, Hi5, Netlog e Myspace são os espaços 'online' onde está presente a candidatura protagonizada pelo independente, as quais são actualizadas diariamente através da inserção de vários elementos que veiculam a sua mensagem, nomeadamente "vídeos e fotografias de acções de campanha, quer com novos amigos e novas mensagens de apoio e incentivo que vão chegando ao candidato através destes canais, numa dinâmica que assenta na ideia de mudança que tem vindo a contagiar os leirienses", esclarece o seu movimento de campanha numa nota de imprensa.

Ler mais em Diário de Leiria

Marques Mendes de 'braço dado' com recandidata Damasceno

O ex-líder nacional do PSD deslocou-se a Leiria para manifestar o apoio à recandidatura de Isabel Damasceno nas Eleições Autárquicas de 11 de Outubro. Marques Mendes invocou a forte amizade com a presidente da câmara de Leiria para a sua presença no concelho, por ocasião da apresentação dos candidatos à Assembleia Municipal (AM), numa sessão que decorreu na freguesia dos Pousos, ao final da tarde de anteontem.
"Não pensem, pelo facto de estar aqui, que significa qualquer regresso à vida política", começou por dizer Marques Mendes, numa "nota prévia", como realçou, passando rapidamente para os elogios à autarca leiriense, sem esquecer o actual presidente da AM e também recandidato à presidência daquele órgão.
"Pode-se abandonar a vida política, mas nunca se abandona as amizades e as solidariedades, e é por isso que estou aqui com a dra. Isabel Damasceno e o dr. Manuel Antunes", disse.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Estado do mar dificulta busca de mergulhador desaparecido

As buscas do mergulhador desaparecido ao largo de Peniche foram retomadas ontem de manhã, mas o agravamento do estado do mar dificultou as operações, disse o comandante de Marinha daquele Porto, Guerreiro Cardoso, adiantando ao Diário de Leiria que as buscas prosseguem hoje.
"O vento começou a soprar com mais intensidade", desde a tarde de segunda-feira, o que "agravou o estado do mar e está a dificultar as buscas" de Nuno Leal, de 33 anos, residente em Marinha da Guia, Pombal, desaparecido desde sábado passado, explicou o comandante de Marinha.

Ler mais em Diário de Leiria

Bajouca sem médico de família há dois meses

Há cerca de dois meses que a freguesia da Bajouca, concelho de Leiria, está sem médico de família.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia da Bajouca, Hilário Estrada, o médico que prestava serviço no Centro de Saúde local "foi de férias, terminou o seu contrato no posto, e ainda não foi colocado mais nenhum médico".
Por isso, explicou ao Diário de Leiria, os cerca de 2.200 utentes "estão sem médico de família há dois meses".

Ler mais em Diário de Leiria

‘Gato Fedorento’ Ricardo Araújo Pereira 'interrogado' por jovens reclusos

Chegou a vender "sandes de panado e imperiais na festa do Avante", garante que não é um "homem da televisão" e que aparecer na caixa que mudou o mundo "foi um acidente".
Este homem, de seu nome Ricardo Araújo Pereira, e que integra o grupo de humoristas 'Gato Fedorento', esteve ontem no Estabelecimento Prisional (EP) de Leiria, onde participou na iniciativa 'Fábrica das Artes' (textos cruzados com as diferentes artes. Ferramentas facilitadoras na adesão ao livro), um projecto dirigido a um grupo de reclusos jovens.
Já depois da conversa com perto de 30 reclusos, que o 'bombardearam' com muitas e variadas perguntas, e em declarações ao Diário de Leiria, Ricardo Araújo Pereira, que ontem entrou pela primeira vez num estabelecimento prisional, confessou que a experiência "foi mais forte" para ele do que para os reclusos.

Ler mais em Diário de Leiria

Luciano de Almeida renuncia ao cargo de presidente do IPL

Luciano de Almeida vai renunciar ao seu cargo de presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) para se apresentar, na próxima sexta-feira, como número dois da lista de Isabel Damasceno às eleições Autárquicas.
Coincidência nas datas das eleições no IPL e do acto eleitoral de 11 de Outubro foi o principal motivo que levou Luciano de Almeida a abdicar do cargo no politécnico.
No documento de renúncia, a que o Diário de Leiria teve acesso, o ainda presidente do IPL - a cessação de funções acontece a partir de sexta-feira, inclusive -, explica que aceitou o convite para integrar a lista às Autárquicas "convicto que este acto eleitoral decorreria em data posterior às eleições para a presidência do IPL e à tomada de posse do seu novo presidente".

Ler mais em Diário de Leiria

Diabéticos participam em sessão prática de ‘Caminhar para o Equilíbrio’

Cerca de 30 diabéticos que integram ou já integraram o programa educacional ‘Caminhar para o Equilíbrio’ foram convidados a participar numa sessão prática ao ar livre, que terá lugar na próxima sexta-feira, na Marinha Grande.
A iniciativa terá início a partir das 10h30, no centro de saúde local, e incluirá uma caminhada e outros exercícios no Parque da Cerca. Os diabéticos, com uma média de idades de 50 anos, irão participar numa actividade cujo tema central será a importância do exercício físico no controlo da doença.
Os participantes no programa ‘Caminhar para o Equilíbrio’, desenvolvido no País pela Lilly Portugal, foram escolhidos pelo centro de saúde e são acompanhados regularmente por uma equipa multidisciplinar constituída por médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeuta.

Ler mais em Diário de Leiria

Olá coloca ecopontos em praia do distrito leiriense

O distrito de Leiria está presente na listagem das 42 praias do País contempladas no projecto ‘EcoPraias’.
O projecto ‘EcoPraias’ é um programa de educação ambiental desenvolvido pela ‘Olá’ e pela Associação Bandeira Azul da Europa que prevê a colocação de ecopontos nos areais.
Nesse âmbito, e à semelhança do ano anterior, das 15 estâncias eleitas da região Centro, do distrito de Leiria, apenas o concelho da Nazaré vai exibir cerca de cinco ecopontos.

Ler mais em Diário de Leiria

"Poderemos não jogar no Estádio Municipal esta época"

Hélder Fernandes continua a ser o 'timoneiro' do Atlético Clube Marinhense (ACM), cujo 'barco' ambiciona levar a 'bom porto' que passa essencialmente pela permanência na II Divisão Nacional. Porém, na passada segunda-feira, revelou grande descontentamento pela carga de horário que foi atribuída pela Câmara Municipal da Marinha Grande na utilização do Estádio Municipal.
"Agora que estamos na II Divisão Nacional foi-nos atribuído menos um treino que na época transacta. Estamos equiparados a uma equipa de juniores que disputa o Nacional. Julgo que está mal. Já houve contactos com um clube da região para nos ceder as suas instalações e poderá acontecer esta realidade: não utilizarmos o Estádio Municipal da Marinha Grande", referiu Hélder Fernandes.

Ler mais em Diário de Leiria

Capa de hoje

terça-feira, 28 de julho de 2009

Marinhense Osvaldo Castro 'deixa' Leiria para avançar por Setúbal nas Legislativas

O marinhense Osvaldo Castro não entra na lista de Leiria no sufrágio das Legislativas, integrando, pela primeira vez, o boletim de voto do PS pelo distrito de Setúbal. O socialista, um dos mais antigos deputados na Assembleia da República, e actualmente presidente da comissão de Assuntos Constitucionais, é o sétimo na lista setubalense.
As listas de candidatos a deputados socialistas foram votadas no sábado à noite em reunião da Comissão Política do PS, sendo que um dos casos mais problemáticos na formação das listas foi a exclusão de Osvaldo Castro dos nomes aprovados pelo PS/Leiria, avançou a agência Lusa.

Ler mais em Diário de Leiria

Instituições aprendem a criar plano de contingência para combater Gripe A

Cerca de 400 pessoas de várias instituições de solidariedade social, públicas e privadas do distrito, participaram ontem, em Leiria, numa sessão de esclarecimento sobre a Gripe A, onde aprenderam a criar planos de contingência para combater o vírus H1N1.
A iniciativa, do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, pretendeu ajudar as instituições a elaborar planos de contingência e ensinar os cuidados de saúde e higiene a ter em conta para fazer face ao vírus H1N1. Durante a sessão, realizada no auditório da Escola de Tecnologia e Gestão de Leiria, responsáveis da Segurança Social e profissionais de saúde apelaram ainda à "serenidade" e "confiança" nas medidas implementadas pela tutela.

Ler mais em Diário de Leiria

Buscas para encontrar mergulhador desaparecido em Peniche prosseguem hoje

O corpo de Nuno Leal, o mergulador de 33 anos, residente em Marinha da Guia, Pombal, continua desaparecido.
As buscas para encontrar o mergulhador, que desapareceu no sábado ao largo do Cabo Carvoeiro, foram retomadas ontem pela manhã, tendo sido reforçadas com mais mergulhadores, disse o comandante da capitania do Porto de Peniche, Guerreiro Cardoso.

Ler mais em Diário de Leiria

Brincadeira e sorrisos no Dia dos Avós

"Gosto muito do meu avô porque me arranja a bicicleta e a minha avó é muito boa porque me dá chocolates", declarou ontem o pequeno João, na Ludoteca de Leiria.
Sofia conseguiu arrancar sorrisos emocionados a mais de uma dezena de avós ao dizer que "os avós são pais duas vezes". Por outro lado, Augustin, jovem moldavo, espelhava nos olhos a tristeza por a avó estar longe.
Estas foram algumas das muitas dedicações feitas pelos netos, que participaram nas comemorações do Dia dos Avós organizadas pela Câmara Municipal de Leiria.
Durante a tarde, a Ludoteca Afonso Lopes Vieira encheu- -se de alegria e boa disposição. Avós e netos defrontaram-se em algumas actividades, como uma divertida prova de pesca num alguidar cheio de água. Ganhava quem apanhasse em primeiro lugar um peixe feito com embalagens de iogurte.

Ler mais em Diário de Leiria

Ladrões que assaltaram loja da Lacoste já foram apanhados

Em apenas três meses, as lojas 'Lacoste', 'Five' e 'Boss', de Leiria, respectivamente na rua Francelino Pimentel (junto à Praça Rodrigues Lobo) e na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, foram assaltadas quatro vezes.
A última aconteceu na madrugada de ontem, cerca das 06h00, e, de acordo com o proprietário, que se queixa da falta de policiamento nocturno, os prejuízos, do material furtado, são de "largos milhares de euros", sem falar da porta de vidro, que foi completamente desfeita, e que ronda os 700 euros.

Ler mais em Diário de Leiria

Capa do dia