sexta-feira, 19 de junho de 2009

Leiria preparada para receber 40 mil pessoas este fim-de-semana

A cidade de Leiria aguarda pelos seus ‘super-heróis’ da pista de tartan, dos saltadores Nelson Évora e Naide Gomes ao velocista Francis Obikwelu, que este fim-de-semana vão participar nos Campeonatos da Europa por Equipas de atletismo, no Estádio Municipal.A um dia da abertura dos portões do palco das competições, as bilheteiras já registam movimento, num evento cuja organização, num total de cerca de 500 pessoas, espera cativar cerca de 40 mil espectadores nos dois dias de competição.

Ler mais em Diário de leiria ...

Assassino confesso da mãe pede o favor de lhe cortarem o pescoço


"Façam-me esse favor". Foi assim que Abel Ribeiro, o assassino confesso da mãe, respondeu, virando-se calmamente para trás, a quem gritou que também devia ser morto.Aconteceu na manhã de ontem à chegada ao Tribunal de Pombal, onde se concentraram dezenas de populares que lhe dirigiram diversos insultos.

Ler mais em Diário de leiria ...

200 mil quilómetros em autocaravana até ao Guiness

Uma viagem de 200 mil quilómetros (km), numa autocaravana, pode parecer loucura, mas para Rui Coutinho é algo "que só se faz uma vez na vida". É com este espírito que Rui Coutinho, acompanhado de Inocêncio Santos, Alfredo Martins e Rui Faria vão embarcar numa viagem, pensada "há muito tempo", e que tem o objectivo de marcar "de forma diferente" as suas vidas.

Ler mais em Diário de leiria ...

Candidato do PS já tem 'staff' para direcção de campanha

O candidato do PS à presidência da câmara de Leiria já tem definido a estrutura da sua Direcção de Campanha com vista às Eleições Autárquicas deste ano. "Há um conjunto de funções ligadas à candidatura que têm a colaboração de várias pessoas", disse Raul Castro ao nosso jornal, que conta com a colaboração de personalidades leirienses de vários sectores e actividades. José Alves, advogado e ex-vereador do PS na câmara de Leiria, será o coordenador geral de campanha, a qual contará com a coordenação executiva de Gonçalo Lopes, que actualmente desempenha as funções de adjunto do governador civil de Leiria. José Maria Faria, funcionário da EDP, ficará com a organização e mobilização, o empresário Ramiro Antunes com a área da logística e abastecimento, e Leonel Pontes, técnico oficial de contas, será o responsável pela coordenação financeira. O nosso jornal sabe ainda que, na mesma Direcção de Campanha, a coordenação política terá à frente Odete João, presidente da Comissão Política Concelhia de Leiria do PS e deputada na Assembleia da República. Por sua vez, a empresa Midlandcom terá a seu 'cargo' a comunicação e estratégia de campanha de Raul Castro. Como adiantámos ontem, o advogado leiriense Vítor Faria é o mandatário da candidatura.

Ler mais em Diário de leiria ...

Mário Brites é o candidato da CDU à câmara de Leiria

Conseguir eleger um vereador é o objectivo da coligação PCP-PEV (CDU) na eleição para a câmara de Leiria, escolhendo para alcançar a meta o advogado e presidente da Assembleia de Freguesia do Arrabal, Mário Brites."De um lote de candidatos foi considerado, unanimemente, o que estava em condições para levar por diante o projecto da CDU", disse ao nosso jornal Sérgio Silva, membro da Comissão Concelhia de Leiria do PCP.

ler mais em Diário de leiria ...

Acrobacias aéreas ‘invadem’ os céus de Leiria

Milhares de pessoas são esperadas amanhã e domingo, no aeródromo de Leiria, em mais uma edição do Festival Aéreo, que traz à cidade do Lis inúmeras acrobacias, realizadas pelos mais variados modelos de aviação.Afonso Vieira, do Aero Clube de Leiria, entidade responsável pelo festival, espera “entre duas mil a três mil pessoas”, à semelhança do que aconteceu no ano passado, num evento que irá “possibilitar aos leirienses a oportunidade de terem acesso a um espectáculo que não é comum, ao mesmo tempo que pretende promover o trabalho desenvolvido pelo Aero Clube e dar a conhecer a sua actividade”.

ler mais em Diário de Leiria ...

Médico leiriense lança nova marca de vinhos

"Desde pequeno que sinto uma grande atracção e admiração pela arte popular. Este vinho, alegre e caloroso, é o meu tributo ao espírito da arte alentejana", confessou Cândido Ferreira, médico Leiriense, que decidiu lançar uma nova marca de vinhos alentejanos, Casa da Urra."As vinhas são uma herdade da minha madrinha. Então para não as arrancar, decidi lançar uma gama de vinhos", explicou ao nosso jornal.

Ler mais em Diário de leiria ...

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Matou a mãe, esquartejou o cadáver e congelou-o na arca de casa


Durante 10 meses, e quando amigos e familiares lhe perguntavam pela mãe, Abel dizia que estava a viver em França com um namorado e que estava tudo bem.Afinal não estava. Maria Dias Leal, de 55 anos, natural de Formigais, Ourém, mas a residir há vários anos em Albergaria dos Doze, concelho de Pombal, estava morta e cortada em pedaços dentro da arca frigorífica do apartamento que partilhava com o filho, desde que se divorciou do marido, há cerca de dois anos. Na manhã de ontem, os habitantes da localidade estavam em choque e incrédulos com tamanha brutalidade, até porque, asseguravam alguns vizinhos, Abel, de 35 anos, era um rapaz "calmo e pacato" e, apesar das "frequentes" discussões entre ambos, nada fazia prever este crime macabro, embora Maria Celeste tenha escutado da boca da amiga que "o filho era capaz de tudo".

Ler mais em Diário de Leiria ...

Grupo de mulheres organiza festas dos Marrazes

Uma dúzia de mulheres residentes nos Marrazes uniram-se e decidiram organizar os tradicionais festejos em Honra de Nossa Senhora da Missão, agendados para os dias 27 e 28.Este grupo de senhoras - com idades compreendidas entre os 25 e os 60 anos - decidiu avançar com a organização do evento, com receio que as festas não se realizassem por não haver uma comissão para levar a efeito a principal festa da freguesia, habitualmente constituída apenas por homensA dificuldade em conseguir constituir um grupo de festeiros começou há dois anos e agravou-se no ano passado, quando o evento esteve em risco de não se realizar por falta de uma comissão e por discordância de outros moradores, que pretendiam apenas realizar as cerimónias religiosas.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Isabel Afonso é a candidata do PS nos Marrazes

Vencer a Junta de Marrazes na Eleições Autárquicas é o objectivo de Isabel Afonso, que se candidata como independente nas listas do PS na maior freguesia do concelho de Leiria. A ex-professora – aposentada há dois anos – assume a “simpatia” política pelos socialistas e aceitou o convite que lhe foi dirigido por várias pessoas, entre elas a presidente da Comissão Política Concelhia de Leiria do PS, Odete João, e do candidato à autarquia leiriense, Raul Castro. Aliás, já há quatro anos foi convidada a integrar a lista do PS concorrente à câmara, mas rejeitou face às responsabilidades que tinha enquanto docente. “Tenho o ‘bichinho’ da política, sou uma mulher interventiva e uma lutadora”, disse ao nosso jornal, sublinhando que está “dedicada a ‘esta causa’ de coração” e que “a freguesia precisa de um novo rumo e de uma nova arrumação, até pela sua dimensão”.

Ler mais em Diário de Leiria ...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Francês acusado de matar dono do Intermarché julgado terça-feira

O cidadão francês, acusado de ter morto, em Agosto do ano passado, o presidente, em Portugal, do grupo ‘Os Mosqueteiros, começa a ser julgado na próxima terça-feira pelo Tribunal de Leiria.O suspeito, que se encontra em prisão preventiva em Portugal, vai responder pelos crimes de homicídio qualificado, violação de domicílio e detenção de arma proibida, alegadamente utilizada para cometer o crime, no interior do apartamento do empresário, em Olhalvas, Leiria, no dia 30 de Agosto de 2008.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Eleitor da Maceira votou em duas freguesias nos concelhos de Leiria e Batalha


Vítor Manuel Teixeira da Costa Santos votou duas vezes, "e no mesmo partido", como fez questão de sublinhar, nas eleições europeias de há duas semanas.Primeiro foi à freguesia da Golpilheira, de onde é natural, e depois à freguesia da Maceira, onde já reside há 28 anos e onde, depois de ter pedido o cartão de cidadão, há pouco mais de um ano, votou pela primeira vez.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Leirienses ameaçam amarrar-se contra abate de choupos

O abate de dois choupos, localizados no Largo Cónego Maia, no centro de Leiria, está a provocar a indignação de vários leirienses, que ponderam a hipótese de se amarrarem às árvores, caso a Câmara Municipal avance com a medida.Segundo faz saber a autarquia, o projecto de requalificação do Largo Cónego Maia, aprovado pelo executivo camarário, "prevê a substituição de dois choupos", tendo em conta que se trata de "árvores inadequadas para aquele espaço".

Ler mais em Diário de Leiria ....

Inauguração da câmara de Ourém é "um bom sinal para o futuro"

O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou ontem a inauguração dos novos Paços do Concelho de Ourém um "bom sinal para o futuro", desejando que a população oureense, tal como o País, possa estar preparada para "agarrar bem as oportunidades" que se avizinham no fim da crise económica."Visitei, no passado, várias vezes Ourém, e posso fazer a comparação daquilo que encontrei e que encontro hoje. Não foi fácil esta mudança que ocorreu no sentido do progresso, com vontade, determinação, coragem e talento das gentes de Ourém. Vai ter que ser assim no futuro. Vamos ter que trabalhar mais, revelar mais capacidades e ter mais determinação para vencer os obstáculos", referiu Cavaco Silva, durante a inauguração dos Paços do Concelho.Para o Chefe de Estado, "não basta ser capaz de responder aos efeitos da crise, ao problema que surge no dia-a-dia".

Ler mais em Diário de Leiria ...

Temos consciência da grande valia empresarial do distrito de Leiria

Diário de Leiria (DL) A abertura de uma Agência e Centro de Empresas em Leiria é, em que medida, uma mais-valia para o crescimento do Banco BIC Português?Mira Amaral (MA) Já temos clientes de Leiria, mas estão a trabalhar, neste momento, a partir do Centro de Empresas de Lisboa. Temos consciência da grande valia empresarial do distrito de Leiria. Como disse na abertura desta sessão [ontem], é um distrito extremamente diversificado em termos sectoriais, como uma estrutura de pequenas e médias empresas privadas e dinâmicas, pelo que, do meu ponto de vista, é um dos melhores distritos em termos económicos do País, que tem já um conjunto de empresas relevantes que estão a operar em Angola. Aliás, algumas delas são nossas clientes, mas a partir de Lisboa, logo, naturalmente tínhamos de estar em Leiria com um Centro de Empresas, para estar mais perto das empresas e prestar-lhes um melhor serviço. Portanto, as contas das empresas de Leiria que trabalhavam connosco em Lisboa serão migradas e passam a trabalhar a partir de Leiria, o que terá um efeito de proximidade e de melhor serviço. Mas tendo um Centro de Empresas em Leiria, vamos querer 'apanhar' mais empresas e clientes do distrito.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Portugal traça objectivos para Campeonato da Europa

A manutenção na superliga, a obtenção de recordes nacionais e algumas vitórias são os objectivos de Portugal no I.o Campeonato da Europa de equipas de atletismo, este fim- -de-semana, em Leiria.As metas foram traçadas pelo seleccionador português, José Barros, que vai contar com uma selecção de 41 elementos, muitos deles já com experiência olímpica, como é o caso do campeão Nélson Évora, que vai fazer o comprimento e o triplo salto, em que conquistou a medalha de ouro em Pequim2008.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Capitão Tiago abandona União de Leiria

O capitão Tiago vai abandonar a União de Leiria, por não ter chegado a acordo com a administração da SAD para prolongar o vínculo com o clube leiriense, que terminou no final desta temporada.As negociações entre o atleta e os administradores do clube começaram há uma semana e terminaram na noite de segunda-feira sem acordo, devido a divergências de verbas.

Ler mais em Diário de Leiria ...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Câmara de Alvaiázere reabilita habitações para famílias carenciadas

A câmara de Alvaiázere vai reabilitar 32 habitações, destinadas a famílias com poucos recursos, num investimento que ascende a mais de 1,6 milhões de euros.O projecto para a criação de habitações condignas para os estratos populacionais de menores recursos económicos constitui uma das prioridades do município, que irá reabilitar os fogos no âmbito de um acordo de colaboração integrado no Programa ‘ProHabita’.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Variante do IC2 à Batalha arranca em Setembro

As obras de construção da variante do IC2 à Batalha deverão arrancar em Setembro deste ano, informou ao nosso jornal a Estradas de Portugal.Este mês, o presidente da câmara batalhense mostrou-se surpreendido com revelações feitas por alguns populares, que afirmaram já ter visto, em diferentes pontos do concelho, máquinas a fazer sondagens, situação que António Lucas não tinha conhecimento, tendo em conta o acordado para uma "interlocução" entre as duas entidades e a posição da autarquia quanto a grande parte do traçado.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Sardinhada e muita animação na abertura da época balnear na Praia da Vieira

O Largo junto ao Monumento ao Pescador, na Praia da Vieira, vai acolher, no fim-de- -semana de 27 e 28 deste mês, a festa popular que visa assinalar a abertura da época balnear.Trata-se de "uma iniciativa já bem conhecida na região, que atrai, todos os anos, milhares de pessoas, oriundas de vários pontos da região e até do País, pela sardinhada, pelos espectáculos de animação musical e etnográficos e pelo fogo de artifício, que encerrará os festejos", sublinha a Câmara Municipal da marinha Grande, promotora do evento.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Leiria inaugura hoje agência do banco BIC Português

São hoje inaugurados a Agência e o Centro de Empresas do Banco BIC Português de Leiria. A inauguração da agência, que vai ficar sedeada nas Galerias Jardins do Lis, está marcada para as 09h00. Depois das agências de Lisboa, em Maio de 2008, Porto, em Fevereiro de 2009, e Viseu e Aveiro, na primeira quinzena de Maio, o Banco BIC Português aposta agora na cidade de Leiria por ser uma das regiões do país com mais relações empresariais com Angola.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Cavaco Silva vai ter a última palavra no projecto base de concessão do primeiro troço TGV

O ministro das Obras Públicas admitiu ontem que o Presidente da República pode vetar as bases de concessão do primeiro concurso do projecto de alta velocidade, mas disse não ver razões para que tal venha a acontecer.Mário Lino, que falava à margem do colóquio Alta Velocidade em Portugal, a decorrer na Assembleia da República, afirmou que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, "vai intervir" no concurso para o primeiro troço do projecto português de alta velocidade, entre Poceirão e o Caia.

Ler mais em Diário de Leiria ...

Freguesia de Marrazes, Leiria

Uma acção tão simples como vigiar ou acompanhar a toma de medicamentos pode fazer toda a diferença na saúde de um doente. Essa é uma das acções de um grupo de pessoas que, em regime de voluntariado, acompanha das mais diversas formas dezenas de utentes da Unidade de Saúde Familiar (USF) Santiago, na freguesia de Marrazes, Leiria. A solidariedade é a 'palavra--chave' que motiva as 14 pessoas - todas aposentadas das mais diversas áreas de actividade - que, desde há cerca de dois anos, são um apoio na "segunda linha" aos utentes seniores da USF, "muitos deles sozinhos em casa".

Ler mais em Diário de Leiria ...

Seis campeões olímpicos ‘deram o sim’ para Leiria

Rússia, Grã-Bretanha (GB), Ucrânia e Polónia foram as primeiras quatro selecções a divulgar os nomes para Leiria, onde se incluem Christine Ohurugu (GB, campeã olímpica de 400 metros), Tomasz Majewski (Polónia, peso), Gulnara Galkina (Rússia, três mil metros obstáculos), Yevgeniya Polyakova (Rússia, 4x100 metros), Yuliya Gushchina (Rússia, 4x100 metros) e Yuliya Chermoshanskaya (Rússia, 4x100 metros).A grande ausente será a russa Yelena Isinbayeva, campeã olímpica e recordista mundial do salto com vara. Em vez dela, a Rússia apresenta Yuliya Golubchikova, quarta nos Jogos Olímpicos e, já este ano, campeã da Europa em pista coberta.Sem Isinbayeva, Gulnara Galkina-Samitova é o nome mais sonante da selecção russa em femininos, vindo a Leiria para correr em três mil metros planos.A selecção russa - grande candidata a ganhar esta primeira edição do Europeu por equipas - conta ainda com Anna Alminova, campeã europeia de pista coberta de 1.500 metros, o excelente grupo de velocistas, sobretudo Polyakova, e Elena Slesarenko, campeã olímpica em Atenas2004 na altura.Ekaterina Kostetskaya, medalha de bronze nos 800 metros em Pequim2008, Ludmila Kolchanova, vice-campeã mundial e campeã europeia do comprimento, e ainda Mariya Abakumova, vice-campeã olímpica do dardo, prometem igualmente grandes prestações para Leiria.A Grã-Bretanha tem, como primeira figura, Ohurugu, só que esta não vai correr os 400 metros em que é campeã olímpica, mas os 200, deixando a distância mais longa para Lee McConell.O vice-campeão olímpico de Pequim 2008 no triplo, Philips Idowu, também está na equipa, pelo que o aguardado ‘duelo’ com Nélson Évora vai ser um dos ‘pratos fortes’ do programa para Leiria.Caso Francis Obikwelu integre a equipa portuguesa, nos 100 metros, também será interessante vê-lo correr lado a lado com Dwain Chambers, o velocista britânico que esteve afastado por doping (e por isso perdeu medalhas) mas regressou, em grande, com recorde europeu nos 60 metros.Mohamed Farah, campeão europeu de três mil metros e vice-campeão europeu de crosse, vai aos cinco mil metros, onde ninguém parece em condições de o seguir.Thomasz Majewski, ouro em Pequim 2008 no lançamento do peso, é o chefe-de-fila da equipa polaca, imparável nos lançamentos - que tem também Piotr Malachowski, vice-campeão olímpico do disco, e Konstantin Ziólkowski, campeão olímpico do Martelo em Sydney2000.Artur Noga, antigo campeão do Mundo e europeu júnior e finalista em Pequim2008, é destaque nas barreiras, nos 110 metros, tal como Anna Jesian, bronze no último Mundial, nos 400 metros. Na vara sobressai Monika Pyrek, que já foi vice-campeã do Mundo e é sempre candidata ao pódio.A Ucrânia conta com um dos mais carismáticos corredores de fundo dos últimos anos, Sergey Lebed, actual campeão europeu de corta-mato.Em grande forma, Yulia Krevsun é a líder mundial do ano nos 800 metros e Anastasia Rabchenyuk a melhor europeia nos 400 metros barreiras.Os inscritos pelas outras oito selecções que vão competir em Leiria no fim-de-semana, incluindo a portuguesa, ainda não foram divulgados, devendo sê-lo no dia de hoje.Vidigalenses orgulhosos e Arneirenses brilhantesNo passado fim-de-semana disputaram-se, em Leiria, os campeonatos nacionais de clubes - I e II divisões - tendo o Sporting vencido no escalão principal (masculinos e femininos), enquanto na divisão secundária, em femininos, o Arneirense (Caldas da Rainha) foi o vencedor.No escalão principal, a Juventude Vidigalense (JV) obteve o 4.o lugar em masculinos, ficando a um ponto do pódio, atrás do JOMA. Em femininos, a equipa da freguesia de Pousos obteve o 6.o lugar, deixando para trás o Giral Sol e o FC do Porto, que participou nos campeonatos em forma de protesto pela FPA não ter permitido a inscrição de atletas estrangeiros.Na II Divisão, o Bairro dos Anjos obteve o 4.o lugar, em femininos, e o 5.o em masculinos. O Clube de Atletismo da Marinha Grande (CAMG) participou na divisão secundária, em femininos, e alcançou o 5.o lugar.Sobre o comportamento dos atletas da JV, Paulo Reis afirmou que o balanço é positivo. "Estamos orgulhosos por termos obtido o 4.o lugar, em masculinos, a um ponto do 3.o. Em femininos, mesmo contando com os rombos que temos tido no plantel no início de cada época, o 6.o lugar foi bom porque as nossas atletas conseguiram boas marcas, alguns recordes pessoais", concluiu.