quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Capa do dia

Cabeça de lista do PSD quer campanha "muito ligada às questões sociais"

"Gostaria de ver a campanha muito ligada para as questões sociais". A cabeça de lista do PSD pelo distrito de Leiria expressou, assim, o tema que quer ver mais debatido no 'embate' rumo às Legislativas. Maria Teresa Morais, de 50 anos e natural de Lisboa, esteve, anteontem, na capital de distrito, para dar a conhecer, publicamente, a lista que encabeça por aquele círculo eleitoral, manifestando preferência pelo debate dos problemas sociais.
"Prioritárias são as pessoas", apontou a social-democrata, exemplificando com "as que estão no limiar da pobreza" e "as que estão desprotegidas, como as crianças".

Ler mais em Diário de Leiria

Câmara adopta plano de contingência para a Gripe A

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Pombal elaborou um plano de contingência para Gripe A que pretende ter as melhores orientações sobre esta questão, para uso na estrutura interna do município. No entanto, de acordo com um comunicado da autarquia, o documento pode vir a ser adoptado, como referência, por outros serviços e organizações do concelho.
Para melhor implantação do plano, a Câmara Municipal promoveu já diversas acções de sensibilização junto dos trabalhadores municipais e funcionários das juntas de freguesia, explicando as particularidades do vírus H1N1 e as medidas de auto-protecção a tomar.

Ler mais em Diário de Leiria

Recluso terá sido espancado na prisão de Leiria

Foi lavada em lágrimas, e sem esconder a revolta, que Alcione Isidoro Nunes saiu, na tarde de sábado, do Estabelecimento Prisional (EP) de Leiria, depois de ter visitado o filho, preso na antiga prisão-escola há cerca de quatro meses.
"Venho do Algarve, todos os meses, para o visitar e esta visita foi muito dolorosa. Encontrei o meu filho todo machucado. Ele foi espancado por mais de 10 guardas, a murro, pontapé e bastão, e tem o pescoço e outras partes do corpo marcado", acusou, frisando que para além do filho, de 19 anos, também um outro recluso, igualmente de nacionalidade brasileira, terá sido espancado.
Para Alcione Nunes, e porque, garantiu, "só bateram nos brasileiros", isto tudo não passa de uma acto de "discriminação".

Ler mais em Diário de Leiria

Dispositivo da GNR inclui 200 efectivos e mantém-se até dia 15

Duzentos militares da GNR vão estar na cidade de Fátima a partir de hoje e até sábado, disse à agência Lusa o comandante em substituição do comando territorial de Santarém.
Nuno Paulino explicou que o dispositivo de segurança pretende dar resposta ao fluxo de pessoas e viaturas esperadas para estes dias, nos quais decorre a Peregrinação do Migrante e do Refugiado ao Santuário de Fátima, mas também, e particularmente, para o dia 15, feriado, que se prevê que venha a ser o dia com maior número de fiéis na Cova da Iria.
"É essa a indicação que temos do Santuário de Fátima", declarou Nuno Paulino, acrescentando que no dia 14 o número de militares será reduzido, aumentando, novamente, às 07h00 de sábado.

Ler mais em Diário de Leiria

Bispo brasileiro de Porto Alegre preside à Peregrinação

O bispo auxiliar de Porto Alegre, Brasil, D. Alessandro Ruffinoni, preside hoje e amanhã à Peregrinação do Migrante e do Refugiado, momento aproveitado por milhares de emigrantes em férias para se deslocarem ao Santuário de Fátima.
Esta peregrinação internacional é a que, depois das de Maio e Outubro, maior número de peregrinos leva à Cova da Iria. Insere--se na 37.a Semana Nacional das Migrações, uma iniciativa da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana e da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), que este ano destaca os imigrantes brasileiros.

Ler mais em Diário de Leiria

Fátima vai ter unidades móveis para informar peregrinos

Três unidades móveis de informação e reencaminhamento de pessoas suspeitas de estarem infectadas com gripe A (H1N1) vão ser instaladas sábado em Fátima, disse ontem, à agência Lusa, a delegada de saúde de Alcanena.
Ana Dinis explicou que os espaços, onde vão estar enfermeiros, pretendem "divulgar informação sobre a gripe A", mas também "reencaminhar alguma situação suspeita" .

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Capa do Dia

Movimento quer S. Martinho do Porto integrado nas Caldas

Um movimento de cidadãos residentes em S. Martinho do Porto, Alcobaça, está a desenvolver algumas iniciativas com vista a uma eventual integração daquela vila no concelho de Calda das Rainha.
Este movimento começou a ‘luta’ há 12 anos, com a recolha de 3. 500 assinaturas para a organização do processo com vista à passagem da vila para o concelho caldense, mas acabaram por desistir da ideia, alegando falta de apoio da então Junta de Freguesia. “Como passaram 12 anos e as coisas não melhoraram em S. Martinho do Porto decidimos reactivar o movimento para lutarmos pela mudança de concelho”, explicou António Costa, líder do movimento reactivado há poucas semanas.

Ler mais em Diário de Leiria

Paróquia dos Milagres recupera livros centenários sobre construção do santuário

Há três anos que na paróquia dos Milagres, Leiria, se recupera, pelos livros que a retratam, a história do Santuário Senhor Jesus dos Milagres, cujo início da construção remonta a 1732.
"Recuperar, preservar e catalogar" são os verbos que Hermínio Nunes conjuga todas as tardes de todas as sextas-feiras numa tarefa voluntária com a qual se cruzou por um acaso chamado restauro do relógio do santuário.
O investigador acabou por encontrar um arquivo paroquial "tremendamente rico", mas num "estado lastimável".
"Os livros antigos, da época da fundação do santuário, estavam em risco de perder-se", contou à agência Lusa Hermínio Nunes, descrevendo o trabalho que realiza: "A minha tarefa aqui tem sido a preservação, o conhecimento do que há e o acondicionamento de forma a preservar o espólio".

Ler mais em Diário de Leiria

Mãe de Castanheira de Pera teve bebé em ambulância

Uma bebé nasceu ontem num automóvel conduzido pelo avô na Auto-Estrada do Norte (A1), na zona de Vale de Oliveira, Soure.
O alerta para os bombeiros ocorreu às 01h25 e a mãe é Ana Susana Henriques Trindade, de Castanheira de Pêra.
Ana Susana Trindade, de 31 anos, os pais e um filho de quatro anos, regressavam de férias de Ferreira do Alentejo. Na viagem, Ana Trindade começou a ter sinais de que a criança estaria para nascer e daí que viesse já com destino à Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra.

Ler mais em Diário de Leiria

Jerónimo de Sousa traça objectivo da eleição de um deputado por Leiria

O secretário-geral do PCP apelou na Praia da Vieira ao voto na coligação que o partido integra (CDU), considerando que um bom resultado nas eleições legislativas será "reforçar o número de votos e de mandatos".
No caso do círculo eleitoral de Leiria, cuja cabeça de lista é a professora Ana Rita Carvalhais, Jerónimo de Sousa disse ser justo considerar que "este objectivo da eleição de um deputado" da coligação "serviria, mais do que a CDU, a população do distrito, aqueles que menos têm e menos podem, aqueles que querem viver num distrito melhor".

Ler mais em Diário de Leiria

Helder Roque é mandatário de José Sócrates

A recandidatura do primeiro-ministro José Sócrates, secretário geral do PS, vai ter como mandatário no distrito de Leiria o médico e director do Hospital de Santo André, Helder Roque. Num comunicado, o presidente da Federação Distrital de Leiria do PS escreve que, "sem actividade política por opção pessoal, mantendo apenas uma intervenção cívica activa, para além da sua actividade profissional como médico e gestor hospitalar, Helder Roque honra o PS de Leiria por ter aceitado o convite para ser mandatário da lista do PS por Leiria", que é encabeçada pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

Ler mais em Diário de Leiria

Raul Castro promete apoio incondicional às juntas de freguesia

O candidato socialista à presidência da câmara de Leiria, Raul Castro, assegurou ter conseguido "reunir um naipe de candidatos dos melhores que existem nas freguesias. Pessoas respeitadas, com um passado profissional relevante, pessoas independentes e outros militantes do PS, mas todos, rigorosamente todos, candidatos com grande competência e com grande coragem e determinação".
As palavras do cabeça de lista do PS nas Eleições Autárquicas foram ditas em Monte Real, sábado à noite, numa festa popular que reuniu mais de 600 pessoas, entre elas Luís Amado, cabeça de lista do PS pelo círculo de Leiria, nas Legislativas, por ocasião a apresentação das listas do Partido Socialista e respectivos candidatos à Assembleia e Câmara Municipal de Leiria e juntas de freguesia do concelho.

Ler mais em Diário de Leiria

Protecção Civil assegura medidas preventivas da Gripe A

A Protecção Civil de Santarém vai reunir, hoje, para avançar com os planos de contingência da Gripe A, durante a peregrinação de Agosto a Fátima, avançou ao Diário de Leiria, Joaquim Chambel, comandante daquele organismo.
Em causa estão os milhares de peregrinos de vários países que, todos os anos, se deslocam ao recinto mariano, em oração.
Segundo o gabinete de comunicação do Santuário de Fátima, "até sexta-feira, estavam inscritos, no Serviço de Peregrinos, 29 grupos de cerca de uma dezena de países".
Apesar do número ser elevado, não existe um plano definido, sendo que o Santuário vai seguir as indicações das autoridades de saúde e da Protecção Civil.

Ler mais em Diário de Leiria

Concelhia do PSD apresenta queixa-crime por violação de correspondência partidária

O presidente da Concelhia do PSD de Leiria, José António Silva, revelou ontem que apresentou uma queixa-crime na Polícia Judiciária por alegada violação de correspondência durante o processo polémico de escolha do candidato à Câmara.
A queixa, feita pelo presidente e pelo próprio órgão, refere-se à suposta não recepção de uma carta com o teor do acórdão de 02 de Julho último do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, órgão ao qual a Concelhia recorreu devido ao diferendo quanto à escolha do cabeça de lista à Câmara Municipal de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Capa do dia

“A fome mata mais que a gripe A”

D. Serafim Ferreira e Silva, bispo emérito da Diocese de Leiria-Fátima, confessou-se ontem preocupado com o aumento de casos de Gripe A, mas alertou para a situação da fome, que continua a fazer mais vítimas.
“Nós lamentamos que muita gente morre de gripe. Muito mais morrem à fome, não têm pão para o seu estômago. Há uma diferença satânica entre os muito ricos, que esbanjam, e os pobres, que morrem à míngua, desidratados, desnutridos, sem assistência médica, sem o pão”, disse, no Santuário, na homilia da Eucaristia internacional.

Ler mais em Diário de Leiria

Festival de Gastronomia regressa ao Marachão

Tendo como pano de fundo o Rio Lis, o Marachão, volta a ser o palco escolhido para uma nova edição do Festival Regional de Gastronomia de Leiria.
Com o lema ‘Saber, Sabor e Tradição’, o certame irá decorrer de 29 de Agosto a 6 de Setembro, e pretende proporcionar aos milhares de visitantes esperados uma experiência única de sabores, paladares e sensações requintadas, ao mesmo tempo que visa transmitir as tradições da região.
Este ano, faz saber a Entidade Regional de Turismo Leiria-Fátima numa nota informativa, o festival irá contar com a participação de 11 restaurantes, bem como de diversos expositores sobre várias temáticas da gastronomia regional, nomeadamente vinhos, morcela, pastelaria, gelados, ervas aromáticas, fruta e livros.

Ler mais em Diário de Leiria

Cidade vidreira participa em fórum de competitividade na Itália

A cidade de Milão, em Itália, será palco da iniciativa 'Clusterplast/ European Tooling Fórum', a realizar nos próximos dias 24 e 25 de Setembro.
O projecto Clusterplast, financiado pela Comissão Europeia, pretende, sobretudo, "apoiar e tornar mais competitivas as regiões europeias com forte presença da indústria de plásticos e moldes para plásticos", lê-se numa nota de imprensa do município marinhense.

Ler mais em Diário de Leiria

Abaixo-assinado reclama manutenção de nó do IC9 na freguesia de Alburitel

Cerca de 760 pessoas residentes em Alburitel, no concelho de Ourém, subscreveram um abaixo-assinado a reclamar a manutenção do nó do Itinerário Complementar 9 (IC9) na freguesia.
No documento, que a agência Lusa teve acesso na sexta-feira, os subscritores exigem que o nó "seja construído no local para onde está projectado, aprovado e adjudicado e dele dado conhecimento em três actos públicos".
"Grandes expectativas foram criadas às populações, às quais foi anunciada a construção do nó de Alburitel do IC9 e a sua deslocalização será tudo menos pacífica", lê-se no abaixo-assinado, enviado ao ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

Ler mais em Diário de Leiria

Computadores com internet levam sorrisos às crianças internadas

A Pediatria do Hospital de Santo André (HSA) tem, desde sábado, cinco novos computadores multimédia, no âmbito do programa 'Um sorriso Com as TIC (tecnologias de informação e comunicação)'.
Os portáteis, todos equipados com webcam e Internet de banda larga, têm por missão animar as crianças e jovens internados naquela unidade, mas de acordo com o director da Pediatria, Bilhota Xavier, as novas máquinas também vão também dar uma preciosa ajuda aos pais, que as vão poder utilizar.
"Vamos alargar aos pais das crianças mais pequenas que estão internadas e aos pais dos prematuros que ficam cá semanas muitas vezes", disse aquele responsável, explicando que o hospital quer que "os pais possam também comunicar com os seus outros filhos, com os seus familiares e amigos".

Ler mais em Diário de Leiria

Candidatos do PS apresentados na ‘Festa da Mudança’ em Monte Real

"A mudança em Leiria é possível". A afirmação foi feita por Raul Castro, na noite de sábado, numa festa popular intitulada a 'Festa da Mudança", em Monte Real, e onde foram apresentadas as listas do Partido Socialista à Câmara, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia de Leiria.
O candidato começou por afirmar que quer "governar bem, com justiça, com competência e com equidade" o concelho de Leiria, o que, sublinhou, "não tem acontecido até aqui"
Falando das listas apresentadas, e começando pelas Juntas de Freguesia, Raul Castro sustentou que "a qualidade das pessoas que integram as listas, todas elas, é a prova de que esta dinâmica de mudança está a contagiar Leiria, que finalmente acredita que é possível termos outros protagonistas, outras lideranças, outros dirigentes. E os novos protagonistas, os novos líderes, estão nestas listas de candidatos".

Ler mais em Diário de Leiria