sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Capa do dia

Agente da PSP acusado de matar ‘mirone’ começa hoje a ser julgado

Paulo S., o agente da PSP que o Ministério Público acusa da autoria material de um crime de homicídio qualificado, que custou a vida a Fernando Oliveira da Silva, então com 53 anos, começa a ser julgado hoje, no Tribunal da Marinha Grande.
De acordo com o despacho de pronúncia, a que o Diário de Leiria teve acesso, no dia 25 de Abril de 2008, cerca das 1h50, o arguido, que completa 29 anos no próximo mês, encontrava-se no parque de estacionamento, próximo do café existente na Praia de Pedras Negras, em S. Pedro de Moel, Marinha Grande, ao volante do seu veículo, na companhia de uma mulher.

Ler mais em Diário de Leiria

Detido homem que ameaçou matar em infantário

A PSP de Leiria deteve, ontem de manhã (09h30), em flagrante delito, um homem de 35 anos, residente na zona da Nazaré, suspeito de ser o autor de um telefonema efectuado anteontem, de uma cabine pública, com ameaças dirigidas a infantários, onde pretendia cometer homicídio.
Em comunicado, a PSP refere que, no seguimento das investigações feitas desde quarta-feira, ontem de manhã procedeu à detenção “em flagrante delito”, de um indivíduo, com 35 anos de idade, supostamente com problemas do “foro psicológico”, quando “se encontrava a efectuar uma chamada telefónica, nos mesmos moldes do dia anterior”.

Ler mais em Diário de Leiria

Falências aumentam em Leiria

No período de 18 meses quase 300 empresas faliram ou entraram em processo de falência no distrito de Leiria, o que coloca a região na quinta posição do País referente às que declaram, apresentaram e requereram acções ou planos de insolvência.
Entre os meses de Janeiro e Setembro de 2008 e do corrente ano registaram-se 283 acções de insolvência no distrito, aponta um estudo da Coface Portugal, subsidiária de um dos maiores grupos financeiros em França.

Ler mais em Diário de Leiria

Maior empresa do concelho fecha e lança 92 pessoas no desemprego

A maior empresa empregadora do concelho de Figueiró dos Vinhos, a Crialme Donna, vai fechar, levando para o desemprego 92 funcionários, revelou o sócio-gerente da unidade de confecção, António Alves.
"A empresa já não está a laborar. Algumas funcionárias acabaram há cerca de uma semana as últimas encomendas", afirmou à Lusa António Alves, justificando a decisão com a crise, mas sobretudo com a concorrência de mercados como a China, Marrocos, Índia e Paquistão, países com mão-de-obra mais barata e para onde se deslocam os pedidos de encomendas.

Ler mais em Diário de Leiria

Últimos dois treinos decorrem à porta fechada

Os dois úlitmos dois treinos de hoje e amanhã de manhã que a União de Leiria vai fazer antes da partida de domingo, frente ao Merelinense, a contar para a 3.a eliminatória da Taça de Portugal, realizam-se à porta fechada no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Esta não é a primeira vez que esta estratégia é definida por Manuel Fernandes para esconder a táctica aos adversários. No encontro frente ao Benfica na Liga Sagres - jogo em que a União de Leiria perdeu por 2-1-, o treinador optou por orientar os treinos à porta fechada, para que os seu pupilos estejam mais concentrados e longe dos olhares dos jornalistas e de possíveis observadores das equipas adversárias.

Ler mais em Diário de Leiria

Leiria acolhe 24 horas de ténis

Vinte e quatro horas a praticar ténis é a proposta do Centro Internacional de Ténis de Leiria (CITL) para hoje, numa nova edição que pretende promover aquela modalidade desportiva junto da população.
A partir das 18h00, os campos de ténis do CITL vão estar a funcionar ininterruptamente até à mesma hora do dia seguinte. A competição é aberta a todos os praticantes, sem reserva de idade.

Ler mais em Diário de Leiria

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Capa do dia

Ameaça de homicídio em infantários de Leiria coloca polícia em alerta

O alerta chegou à PSP de Leiria pouco depois das 13h00 de ontem.
Um homem, via telefone para o 112, e numa chamada que efectuou de uma cabine pública, no centro da cidade, e nas imediações de dois infantários, disse que queria praticar um homicídio num estabelecimento de ensino de Leiria.
"A chamada foi encaminhada para o psicólogo do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)", uma vez que tudo indicava que o homem em causa, estaria mentalmente perturbado, revelou o Comando de Leiria da PSP, através do gabinete de relações públicas.

Ler mais em Diário de Leiria

Associação de Pais apresenta lista de problemas na Escola dos Marinheiros

Luís Faria, presidente da Associação de Pais da Escola do 1.º Ciclo dos Marinheiros, Marrazes, apresentou, na reunião de Câmara de anteontem, uma lista de problemas existente no estabelecimento de ensino, que se arrastam há vários meses.
Na longa lista de preocupações, a Associação de Pais incluiu problemas relacionados com a iluminação da sala de aulas, lembrando que quando falha o fornecimento da electricidade os alunos não podem sair, por não existirem luzes de emergência, para além das lâmpadas do tecto não terem qualquer protecção.

Ler mais em Diário de Leiria

Novo presidente da autarquia começa ronda negocial

O recém-eleito presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Álvaro Pereira, começa hoje a ronda negocial com o vereador eleito nas listas do PSD, uma vez que o PS não conseguiu conquistar a maioria absoluta na autarquia marinhense.
Nas Eleições Autárquicas de domingo, o PS conquistou a autarquia à CDU com maioria relativa, precisando, por esse motivo, de chegar a um entendimento com a oposição para garantir a estabilidade governativa. Os socialistas elegeram três vereadores, os mesmos que a CDU, e o PSD conseguiu votação para eleger António Santos.

Ler mais em Diário de Leiria

A máquina que levou Raul Castro e o PS à câmara de Leiria

Hoje, publicamos uma entrevista com António Laranjeira, director-geral da Midlandcom e responsável pela imagem e comunicação da campanha do PS em Leiria.

ISLA apaga 19 velas em Leiria

Apoiar a carreira dos alunos na sua transição no mercado de trabalho é a principal aposta do Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) de Leiria, que hoje assinala o seu 19.º aniversário.
Ao longo de quase uma década, o ISLA mantém a sua política de não proliferação de cursos, considerando que os existentes se adequam às necessidades da região em que o instituto se insere.
"A partir daqui, as pessoas pensam na sua formação inicial e têm as bases para procurar competências adicionais, ferramentas, que lhes permitam uma melhor adequação ao mercado", explica ao Diário de Leiria Carlos Silva, coordenador de cursos do ISLA.

Ler mais em Diário de Leiria

David Catarino apresentou parceria com empresa Virtualnet

Depois de um mês de 'namoro', David Catarino, presidente da Entidade Regional de Turismo Leiria-Fátima, celebrou ontem o contrato de 'casamento' com a empresa Virtualnet, responsável pelos portais TV Fátima e Fátima Virtual.
De acordo com as declarações daquele responsável pela entidade turística, a comunicação assume uma importância cada vez maior nas instituições, sendo que a Internet "está num modo crescendo".

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Capa do Dia

Milhares de peregrinos despediram-se do santuário prometendo regressar em Maio

Milhares de peregrinos despediram-se ontem de Fátima, muitos com a promessa de regresso em Maio do próximo ano, quando está prevista a primeira visita do Papa Bento XVI a Portugal.
"Vamos ver se a gente pode cá vir. Já cá viemos da outra vez, com João Paulo II", contou Manuel Gomes, de 66 anos, residente na Covilhã, que justificou a presença na peregrinação de Outubro por ter familiares doentes, mas também porque "gosta" de ir "ao encontro de Nossa Senhora".
O peregrino cedo reservou lugar no recinto do santuário para assistir às celebrações, num acto que chamou de "fé".

Ler mais em Diário de Leiria

Escola privada das Caldas da Rainha lidera 'ranking' distrital de exames nacionais

Duas escolas secundárias das Caldas da Rainha, uma privada e outra pública, lideram o 'ranking' do distrito de Leiria nos exames nacionais.
Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação, e apresentam alterações significativas na tabela, com as escolas da região a baixar os resultados no panorama nacional de resultados, mas com a maioria dos estabelecimentos de ensino a registar nota positiva.
Segundo os resultados dos exames nacionais a todas as disciplinas, das primeira e segunda fases, dos alunos internos (numa lista elaborada pelo jornal Correio da Manhã), o Colégio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, surge como a primeira do distrito, com uma média de 12,1 valores, seguida da Escola Secundária Raul Proença, também da cidade caldense, que obteve igual média, mas com menos algumas décimas.

Ler mais em Diário de Leiria

Trabalhadores da Louçarte foram a Lisboa pedir ajuda para manter empresa aberta

Mais de 30 trabalhadores da empresa de cerâmica Louçarte, de Valado de Frades, Nazaré, pediram ontem a viabilidade da empresa e o pagamento dos salários em atraso, numa concentração em Lisboa.
Além da concentração, delegações dos trabalhadores deslocaram-se ao Ministério da Economia e ao Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) para pedir "ajuda" e manter a "viabilidade" da empresa.

Ler mais em Diário de Leiria

Reunião de Câmara demorou cinco minutos

Cinco minutos bastaram para os vereadores da Câmara de Leiria discutirem os assuntos agendados na reunião de ontem, dois dias depois de Isabel Damasceno (PSD) ter perdido a presidência da autarquia para Raul castro (PS) nas Eleições Autárquicas de domingo.
As grandes ausências da reunião do executivo - ainda liderado pelo PSD - foram Raul Castro, a gozar um período de férias e que foi substituído pela vereadora Célia Arneiro, e de Isabel Damasceno, que aproveitou para descansar, após o desgaste das duas últimas semanas de campanha eleitoral.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Capa do dia

Centenas de peregrinos percorreram ontem os caminhos a pé em direcção ao santuário

Centenas de peregrinos estavam, a meio da tarde de ontem, a deslocar-se a pé a caminho do Santuário de Fátima para participarem na peregrinação internacional aniversária.
De Baião, distrito do Porto, um grupo de 10 pessoas estava quase a terminar a caminhada em direcção a Fátima, que começou às 15h00 de segunda-feira da semana passada.
"Tem corrido bem. Ninguém desistiu", disse à agência Lusa Leonor Pinho, de 51 anos, repetente nas peregrinações ao santuário, com o objectivo de sempre que é o de "cumprir promessas".

Ler mais em Diário de Leiria

PS deverá tomar posse no início de Novembro

O novo executivo da câmara de Leiria deverá tomar posse no início do próximo mês, estando já marcada uma Assembleia Municipal para Dezembro, para a aprovação do Plano de Actividades e Orçamento de 2010.
De acordo com a lei, o presidente cessante da Assembleia Municipal (AM), Manuel Antunes, dá posse ao novo executivo depois do apuramento definitivo dos resultados das eleições Autárquicas de domingo, situação que deverá levar dois a três dias.

Ler mais em Diário de Leiria

Médico e farmacêutica acusados de burla com receitas em Tribunal

Um médico e a mulher, directora técnica de uma farmácia de Pombal, negaram ontem no Tribunal Judicial de Leiria terem organizado um plano para que as receitas prescritas pelo clínico fossem levantadas na farmácia da mulher.
O processo inclui um terceiro arguido que seria utente do médico, pronunciado também pelo crime de falsas declarações, que se recusou a prestar declarações.
B. Mendes, médico de Leiria e a mulher, M. F. Mendes, são pronunciados pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documento, em co-autoria.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Capa do Dia

PS ganha em todas as frentes

O PS venceu as presidências da Câmara e da Assembleia Municipal e conqusitou 17 das 29 juntas de freguesia do concelho de Leiria, conseguindo um resultado histórico, retirando ao PSD um dos únicos bastiões do partido a nível nacional.
A vitória do PS começou a festejar-se faltavam cinco minutos para as 22h00, quando o ‘staff’ do candidato Raul Castro, recebeu, via telemóvel, a confirmação oficial de que o partido tinha vencido em todas as frentes. Momentos depois, viveu-se a euforia na sede de candidatura socialista, com a abertura de algumas garrafas de champanhe, ouvindo-se os primeiros gritos de vitória.

Ler mais em Diário de Leiria

Damasceno perde corrida contra Raul Castro

No poder há 12 anos, Isabel Damasceno despediu-se ontem da Câmara Municipal de Leiria, depois de uma derrota pesada com Raul Castro que, à terceira, conseguiu conquistar a presidência.
O relógio marcava as 22h30, quando Isabel Damasceno asumiu a derrota para o PS, visivelmente emocionada, contrastando com a tranquilidade sentida em relação ao resultado eleitoral durante a manhã, na altura de votar.

Ler mais em Diário de Leiria

António Martinho reconhece frustração apesar da eleição

António Martinho, cabeça de lista do CDS-PP, foi o último a ser eleito para a autarquia leiriense.
"O que vou fazer é contribuir o melhor que puder para a resolução dos problemas dos munícipes e, naturalmente, do concelho", afirmou o vereador eleito quando questionado sobre o seu papel na autarquia.

Ler mais em Diário de Leiria

PS faz história em Leiria

Socialistas ganham pela primeira vez câmara de Leiria, um dos 'bastiões' do PSD, com o cabeça de lista e independente Raul Castro a 'cantar' vitória à terceira tentativa. O PS ganha ainda na Assembleia Municipal e vence em 17 de 29 juntas de freguesia do concelho leiriense

E à terceira foi de vez. Raul Castro, candidato independente pela lista do PS, conseguiu vencer a presidência da câmara de Leiria, num resultado que se afigura histórico para os socialistas, que pela primeira vez ganham uma autarquia social-democrata e um dos 'bastiões laranja' do distrito e do País.

Ler mais em Diário de Leiria

Dois ‘bastiões laranja’ caem para o PS

O PSD voltou a ser o grande vencedor no distrito de Leiria, região tradicionalmente 'laranja', mas perdeu, pela primeira vez, a capital para os socialistas, que recuperaram ainda a câmara da Marinha Grande, após quatro anos de liderança da CDU.
No distrito vizinho de Santarém, os resultados das Eleições Autárquicas no concelho de Ourém, que integra a Associação de Municípios da Alta Estremadura com mais cinco municípios do distrito leiriense, foram uma das surpresas de ontem, uma vez que o PSD perdeu, também pela primeira vez, a presidência da câmara para o PS, que passará a ser presidida por Paulo Fonseca.

Ler mais em Diário de Leiria