sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Capa do dia

Primeiro-ministro celebra contratos numa ‘maratona’ de dois dias

O primeiro-ministro José Sócrates vai passar o fim-de-semana na região de Leiria num périplo que prevê a visita a seis concelhos de Norte a Sul distrito, em alguns casos acompanhado por ministros do seu Governo. A visita do governante tem início amanhã, pelas 10h30, para o lançamento de primeira pedra de reconstrução e ampliação da creche do Centro Social e Paroquial do Bombarral, acção em que está também prevista a participação da ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena André. Segue-se, uma hora depois, a inauguração de outra creche em Peniche.

Ler mais em Diário de Leiria

Comerciantes temem quebra no negócio com retirada de objectos dos passeios

A notícia da retirada de artigos religiosos das ruas e passeios que a câmara de Ourém pretende concretizar em Fátima até Maio, aquando da visita do Papa à Cova da Iria, não foi bem recebida pelos comerciantes, que temem uma quebra no negócio, lamentando ainda a falta de fiscalização para cumprir a medida.
"Uma loja que não tenha nada lá fora é um deserto, uma tristeza", lamentou Maria Natália Oliveira.
Comerciante há mais de uma década, Maria Natália Oliveira foi ontem apanhada de surpresa com a notícia, considerando que a medida "vai provocar uma quebra no negócio".

Ler mais em Diário de Leiria

Reunião sobre trânsito provoca ‘colisão’ com deputado do PSD

O deputado municipal eleito pelo PSD e representante da bancada social-democrata no Conselho Municipal de Trânsito, João Cunha, considera uma “inversão de metodologia” o vereador do Trânsito na Câmara de Leiria, António Martinho, ter reunido com a PSP, antes de falar em primeiro lugar com os elementos que constituem aquele órgão.
Segundo João Cunha, o que seria normal acontecer era o vereador marcar uma reunião do Conselho Municipal de Trânsito, que integra representantes de várias entidades, entre as quais a PSP, e depois estender a discussão ao exterior.

Ler mais em Diário de Leiria

Espécie rara de ave foi encontrada em Leiria

Foi há cerca de três semanas que Luís Crespo, engenheiro no Gabinete Técnico Florestal da câmara de Leiria, recolheu uma espécie rara de ave, durante uma intervenção de limpeza junto à ETAR. A ave, uma espécie de 'Painho da Madeira' (oceanodroma castro), foi ontem largada em Quiaios.
De acordo com informações fornecidas pela associação 'Vertigem', trata-se de uma "espécie colonial, com o estatuto de vulnerável ou em perigo, consta no livro vermelho dos vertebrados, com uma população muito reduzida - 400 a 800 indivíduos maturos - e uma ocupação extremamente limitada e de fragmentação elevada dado o seu grau de isolamento". Luís Crespo mostrou-se bastante satisfeito pela libertação da ave, que ajudou a salvar e relembrou o momento.

Ler mais em Diário de Leiria

Explosão de gás feriu gravemente funcionária de supermercado

Uma mulher ficou gravemente ferida, na manhã de ontem, na sequência de um acidente de trabalho num supermercado em Leiria, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Ler mais em Diário de Leiria

União de Leiria cede cinco atletas para a CAN

O campeonato português mal se vai ressentir da Taça das Nações Africanas (CAN), excepção para a União de Leiria que contribui com cinco dos nove futebolista convocados a actuar no país.
Stélvio Cruz (Angola), Rainford Kalaba (Zâmbia), Issouf Ouattara, Saidou Panandetiguiri e Mamadou Tall (Burkina Faso) são os atletas que a equipa leiriense perdeu para a CAN, embora o primeiro tenha regressado em Janeiro ao Sporting de Braga, detentor do seu passe.
Os angolanos Pedro Mantorras (Benfica), Djalma Campos (Marítimo) e Carlos Fernandes (Rio Ave), e o argelino Rafik Halliche (Nacional) completam o lote de ‘portugueses’ a competir na CAN.

Ler mais em Diário de Leiria

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Capa do dia

Câmara quer melhor articulação do trânsito com autoridades

O vereador do Trânsito na Câmara Municipal de Leiria, António Martinho, quer uma "melhor articulação" com a PSP e com outras instituições, designadamente a Associação Comercial Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós (Acilis), nas questões ligadas ao estacionamento e ao trânsito na malha urbana.
Esta foi a principal conclusão de uma reunião de trabalho, realizada anteontem na autarquia, entre o vereador e o comissário Diogo Simões, responsável pela Divisão de Trânsito da PSP de Leiria. O vereador afirma que não fez nenhum pedido especial às autoridades que têm como função a supervisão e fiscalização ligada à circulação automóvel na cidade.

Ler mais em Diário de Leiria

Visita do Papa 'acelera' retirada artigos religiosos dos passeios

A câmara de Ourém está a promover uma campanha de sensibilização junto do comércio tradicional de Fátima, com vista à retirada de artigos das ruas ou passeios.
A medida surge no âmbito de uma "postura municipal, que obriga à retirada dos expositores de artigos religiosos e outros dos passeios públicos" de Fátima, mas foi 'acelerada' dada a visita do Papa Bento XVI à Cova da Iria em Maio deste ano.
"O objectivo da retirada dos artigos dos passeios é, antes de mais, fazer cumprir esta postura camarária, que já obriga os comerciantes a deixarem libertos os espaços públicos, nomeadamente os passeios", explicou a autarquia ao Diário de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

Novos membros querem consolidar qualidade da Escola Profissional de Leiria

Gonçalo Lopes e João Paulo Marques, vice-presidente da câmara de Leiria e vice-presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) respectivamente, tomaram ontem posse como membros da Comissão Permanente da Fundação Escola Profissional de Leiria, desejando para a sua nova função a consolidação da qualidade daquele estabelecimento de ensino.
"Pretendo ver na escola uma referência como tem sido ao nível de escolas profissionais, por isso, o IPL irá contribuir com a sua experiência em termos de ensino", disse João Paulo Marques.

Ler mais em Diário de Leiria

Academia de Cultura e Cooperação celebra Dia de Reis

"Vamos cantar as janeiras / Vamos cantar as janeiras / Por esses quintais adentro vamos / Às raparigas solteiras" cantava Zeca Afonso na sua composição 'Natal dos Simples'.
E foi com essa mesma música que, ontem, teve início a festa do Dia de Reis da Academia de Cultura e Cooperação de Leiria.
Helena Carvalhão, directora da Academia, teve o privilégio de dar as boas-vindas aos alunos que enchiam a sala, onde habitualmente se desenvolvem as aulas. A Academia, que agora entra no seu 11.o ano de actividade, assinalou o regresso às aulas, após um período de férias de Natal com uma pequena festa.
Durante a tarde, que teve início pelas 15h00, foram projectados alguns filmes produzidos por duas alunas, a partir de fotografias de momentos da vida da Academia.

Ler mais em Diário de Leiria

Leiria na 'rota' da liamba entre as drogas apreendidas no País

Leiria integra o grupo de quatro distritos com mais quantidades de liamba apreendidas no País, representando 15 por cento (%) daquela droga apreendida em 2008. Acima da região leiriense está Lisboa (35%), Porto (19%) e Braga (16%), cabendo os restantes 15% aos outros distritos do País.
Assim conclui o relatório do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) sobre 'A Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências', divulgado no final de Dezembro último e referente a 2008, documento que revela ainda que a África do Sul e Cabo Verde são os principais países de proveniência da liamba apreendida em território nacional.

Ler mais em Diário de Leiria

Médio Ricardo Pateiro é baixa para jogo no Dragão

A juntar aos futebolistas Mamadou Tall, Ouattara e Panandetiguiri (Burkina Faso) e Kalaba (Zâmbia), que estão envolvidos no Campeonato Africano das Nações (CAN), junta-se o médio Ricardo Pateiro, castigado.
O defesa-central Nuno Gomes é baixa, devido a lesão, e está a recuperar de uma operação ao joelho direito.
Porém, o técnico Lito Vidigal, conta com mais um jogador que tem dado nas vistas na equipa de juniores.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Capa do dia

União de Leiria com dificuldades em encontrar campo para treinar

A União de Leiria começou ontem à tarde a preparar a deslocação ao Estádio do Dragão, frente ao Futebol Clube do Porto, no próximo domingo (20h15), mas a chuva que caiu nos últimos dias está a dificultar a tarefa dos responsáveis no planeamento dos locais para a realização dos treinos.
O plantel gozou um dia de folga (segunda-feira) depois do empate (1-1), frente ao Trofense para a Taça da Liga, e, ontem, regressou ao trabalho, mas, ao início da tarde, o director desportivo, Rodolfo Vaz, ainda não sabia o local onde iria decorrer o treino, por indisponibilidade dos campos, devido ao mau tempo.

Ler mais em Diário de Leiria

Avanço do mar obriga a retirar equipamento de diversão na Foz do Arelho

O avanço do mar obrigou as autoridades a retirarem um equipamento de diversão infantil do areal, montado há vários anos na praia da Foz do Arelho, Caldas da Rainha.
"Fomos alertados, ontem (segunda-feira) à noite, pelo presidente da Junta da Foz do Arelho de que o mar estava a avançar e esta manhã (ontem) procedemos à desmontagem porque a água já estava a escavar a areia junto a um dos pilares" disse, à Lusa, Hugo Oliveira, vereador do Turismo na câmara das Caldas.

Ler mais em Diário de Leiria

Número de nascimentos diminuiu nos últimos quatro anos em Leiria

Nos últimos quatro anos, o número de nascimentos no Hospital de Leiria diminuiu significativamente, atingindo os 2218 partos em 2009, ano em que, pela primeira vez em 90 anos, Portugal registou um número de óbitos superior ao de nascimentos.
Ao que o Diário de Leiria apurou junto da unidade hospitalar de Leiria, em 2006 foram realizados 2434 partos, número que diminuiu para 2377 em 2007, voltando a descer para 2344 em 2008.

Ler mais em Diário de Leiria

Governo adjudica em Ansião subconcessão do Pinhal Interior

Os municípios do Pinhal Interior Norte vivem domingo um dia histórico, uma vez que vão assistir à adjudicação da Subconcessão do Pinhal Interior, que prevê um conjunto de intervenções em termos de construção e reconversão de vias rodoviárias consideradas fundamentais para o desenvolvimento de toda esta franja territorial, que se estende de Pombal a Proença-a-Nova.
A cerimónia chegou a estar marcada para 18 de Dezembro, mas a presença de José Sócrates em Copenhaga acabaria por ditar o seu adiamento para o próximo dia 10, uma vez que o primeiro-ministro, segundo apurámos, faz questão de marcar presença na cerimónia, a realizar junto ao nó de Avelar, pelas 12h00.

Ler mais em Diário de Leiria

Região candidata património natural a concurso

Batalha, Porto de Mós, Marinha Grande, Peniche e agora Nazaré e Figueiró dos Vinhos. São estes os municípios que candidataram o seu património natural ao concurso '7 Maravilhas Naturais de Portugal'.
Desde Novembro, altura em que abriram as candidaturas ao concurso, que a maioria dos municípios do distrito de Leiria considerou uma mais valia participar num evento que pode potenciar o turismo e promover a riqueza natural existente em cada concelho. É o caso da Batalha, que apresentou as candidaturas das Grutas da Moeda e do maciço calcário estremenho dada a "importância que apresentam no contexto natural da região" e ao "enorme valor turístico" que representam.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Capa do dia

Mulher de 80 anos morre em incêndio na habitação

A localidade de Casais de Carcavelos, freguesia do Olival, em Ourém, 'acordou' ontem da pior forma. Um incêndio urbano, na Rua de Porto Carro, tirou a vida a Arminda Ferreira da Silva Dias, de 80 anos.
A sénior, que completou recentemente 80 anos, vivia sozinha, tinha quatro filhos, sendo que dois deles vivem no estrangeiro. Viúva, Arminda Dias frequentava o Centro de Dia do Olival e, à noite, voltava para casa.
A casa, de construção antiga, encontrava-se com as estruturas queimadas e sem grande parte do telhado.

Ler mais em Diário de Leiria

Clientes do BPN atentos a negócio da reprivatização

O presidente da Associação Nacional de Defesa dos Direitos dos Clientes do BPN, António José Henriques, garante “atenção redobrada” ao negócio de reprivatização do BPN, cujo diploma, que aprova o plano definido pelo Governo, foi promulgado no dia 30 de Dezembro pelo Presidente da República e anunciado ontem.
António José Henriques não ficou surpreendido com a promulgação do diploma que dá o aval para a reprivatização da instituição bancária - “era um cenário previsível”, diz o dirigente -, mas garante que não irão abdicar dos direitos dos seus associados, até que o processo fique concluído.

Ler mais em Diário de Leiria

Turismo de negócios marca pólo de Leiria-Fátima em 2010

Aposta no turismo de negócios e uma imagem renovada vão marcar 2010 no Pólo de Turismo Leiria-Fátima.
Um ano depois de tomar posse como presidente do Pólo de Turismo Leiria-Fátima, David Catarino prefere não fazer qualquer balanço da actividade, uma vez que serviu para "arrumar a casa", optando por enumerar algumas acções que irão marcar 2010 e que servirão como ferramentas potenciadoras do turismo da região.
"Começámos o mandato com algumas indefinições, como o financiamento, e mesmo o próprio pólo não era para existir. Durante este tempo, houve alguma clarificação, foi o arrumar da casa, e tempo de reflectir sobre a missão e os objectivos. Agora, estão criadas as condições para que 2010 seja um ano de resolução de algumas questões", referiu David Catarino.

Ler mais em Diário de Leiria

Escolas dos Capuchos vão ter sinalização rodoviária

A câmara de Leiria deverá vai arrancar, ainda este mês, com obras de requalificação nos Capuchos, com vista à instalação de sinalização rodoviária junto às escolas.
A falta de sinalização existente junto ao jardim-de-infância e Escola Básica dos Capuchos, levou a Associação de Pais a solicitar à Câmara Municipal a colocação de sinais que regulem o trânsito numa zona frequentada diariamente por centenas de crianças.
"Não existia qualquer sinalização escolar", apesar do local ser frequentado por cerca de 200 crianças, refere Filipe Loureiro, presidente da Associação de Pais dos Capuchos.

Ler mais em Diário de Leiria

Natal e Ano Novo sem mortes nas estradas da região

A intensificação das acções do Comando Territorial da GNR de Leiria mostraram-se eficazes nas estradas da região, tanto no Natal como no Ano Novo, com as duas operações a registaram zero vítimas mortais.
Mas se o número de mortos, em relação a 2008, diminuiu, o mesmo não se pode dizer em relação ao número de acidentes registados, que fizeram mais feridos ligeiros.
De acordo com os dados ontem revelados pelo Comando da GNR, entre as 00h00 do dia 31 de Dezembro, e as 24h00 deste domingo, as estradas da região foram palco de 81 acidentes, de que resultaram 40 feridos ligeiros. Comparativamente ao mesmo período de 2008, registou-se um aumento de mais 12 acidentes e mais 22 feridos leves.

Ler mais em Diário de Leiria

Lagoa candidatada às ‘7 Maravilhas Naturais de Portugal’

A Lagoa de Óbidos, nos concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos, pode vir a ser uma das '7 Maravilhas Naturais de Portugal'.
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha revelou ontem que apresentou, em Dezembro, a candidatura da Lagoa à 'New 7 Wonders', entidade responsável pela iniciativa.
Um maior reconhecimento da importância e da necessidade de preservação da "maior e mais bela lagoa da Península Ibérica" é uma das finalidades da candidatura, sublinha o município.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Em jogo morno o empate aceita-se

O Trofense, da Liga Vitalis, começou da melhor forma a primeira jornada da terceira fase da Taça da Liga, conseguindo um precioso empate em Leiria frente à equipa local.
O jogo começou de feição para a turma de Vítor Oliveira, com Silas a inaugurar o marcado aos dois minutos de jogo.
O longilíneo jogador apoderou-se da bola fora da área, deu uns passos com a ´redondinha` e optou por pontapear forte a bola que ainda tocou no pé do capitão Bruno Miguel, que subiu e bateu Duricic que tinha dado uns passos para diminuir o ângulo de remate, mas foi traído.

Ler mais em Diário de Leiria

Quatro nascimentos marcam início do ano

Rafaela foi a primeira de quatro bebés a nascerem no primeiro dia de 2010, no Hospital de Santo André, em Leiria.
O relógio marcava as 7h34, quando Helena Venceslau deu à luz, de parto natural, a bebé Rafaela, que se junta agora ao pequeno Leandro, de seis anos.
“Foi um parto difícil, mais difícil do que o parto do Leandro, porque estava com muitas dores, mas correu tudo bem”, contou a mãe, de 35 anos, ao Diário de Leiria.
Antecipando-se à tada prevista de 6 de Janeiro, Rafaela nasceu com 2,830 quilos, perante o olhar atento do pai David Gaio, que voltou a assistir ao parto.
“Foi menos tempo, mas mais difícil desta vez, sobretudo para a mãe”, disse David Gaio.

Ler mais em Diário de Leiria

‘Casa dos Pintores’ com visitas guiadas

A ‘Casa dos Pintores’ recebe este mês visitas guiadas àquela que é a oficina de arqueologia da cidade do Lis.
Assim, entre 15 e 29 deste mês, entre as 15h00 e as 16h00, serão realizadas visitas ao laboratório e gabinetes de arqueologia e de conservação e restauro.
Nestas visitas, a história do edifício vai sendo revelada à medida que se apresentam as diferentes áreas de trabalho da Oficina de Arqueologia.

Ler mais em Diário de Leiria

Dezenas de foguetes pirotécnicos apreendidos pela PSP

Elementos do Núcleo de Armas e Explosivos (NAE) da PSP apreenderam 41 foguetes de cana, de vários tipos, 12 caixas de baterias mecanizadas, de diversas marcas, seis foguetes miniatura, três candelas sem marca enroladas em alumínio branco, e ainda placas com a indicação 'Vende-se foguetes para a Passagem de Ano e Ano Novo.

Ler mais em Diário de Leiria

Pinheiro danifica telhado de habitação e três viaturas

A queda de um pinheiro de grande porte provocou, na sexta-feira à noite, elevados prejuízos numa habitação e em três automóveis, na localidade de Pega, Bidoeira de Cima.

Ler mais em Diário de Leiria

Tratamento de toxicodependentes sobe 80 por cento no distrito

Leiria aumentou num ano 1.450 toxicodependentes em tratamento, atingindo no final de 2008 um total de 3.262, o que se traduz numa subida de 80 por cento (%) comparativamente com 2007. Aliás, o distrito está no grupo da frente com o "maior número de utentes em ambulatório na rede pública de tratamento da toxicodependência", conclui o relatório de 2008 do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT).
O documento sobre 'A Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências', divulgado no final de Dezembro último, revela, naquele âmbito, que Leiria está atrás, somente, do Porto, Lisboa e Setúbal, surgindo também no pelotão da frente dos distritos com o maior número de novos utentes em tratamento, neste caso 395 (em 2008).

Ler mais em Diário de Leiria

Mecenas doa equipamento multimédia ao Moinho do Papel

A empresa Gradiva doou ao Moinho do Papel, em Leiria, cerca de 62 mil euros, destinados ao Projecto de Tecnologias de Informação e Animação Multimédia daquele espaço museológico.
A doação foi realizada pela mão do leiriense Guilherme Valente, editor e proprietário da Gradiva, que tem dedicado a sua vida ao interesse pelos livros, pela filosofia, pela literatura e pelo conhecimento.

Ler mais em Diário de Leiria