quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Capa do dia

Ourives ferido em assalto à mão armada

Além do aparato de pessoas junto ao estabelecimento Carlos Joalheiro, no n.o 109, da Avenida Heróis de Angola, algum sangue denunciava o assalto. O estabelecimento, propriedade de Carlos Batista, mais conhecido como ‘Carlos Joalheiro', foi, ontem, alvo de assalto à mão armada, pouco antes das 18h00.
De acordo com testemunhas no local, que pediram para não serem identificadas, os assaltantes seriam dois, que partiram a montra do estabelecimento, levando alguns artigos que compunham a mesma montra.

Ler mais em Diário de Leiria

Homicida confessou o crime mas colocou o ónus na vítima

O homem acusado de ter morto a esposa com mais de duas dezenas de facadas, no início de Março deste ano, confessou ontem o crime ao colectivo que o começou a julgar no Tribunal de Alvaiázere, apresentando como atenuante ciúmes, motivados por alegada traição.
O Ministério Público, contudo, tem entendimento diferente e considera que houve premeditação, sendo o assassínio o culminar de um ano de perseguições à vítima, que havia saído de casa, alegadamente devido aos maus-tratos continuados e ameaças.

Ler mais em Diário de Leiria

Campanha alimentar regressa para ajudar em tempo de crise

Mais de 2.500 voluntários vão estar envolvidos na campanha de recolha de alimentos, que decorre este fim-de-semana na região. Esta será a segunda acção do ano do Banco Alimentar Contra a Fome em todo o País e pretende recolher o maior número de géneros alimentares, para fazer face aos pedidos de ajuda que chegam às delegações todos os dias.
"A crise que o País atravessa continua a provocar um aumento de pedidos de ajuda", constata Adelino Simões, do Banco Alimentar Leiria-Fátima, explicando o facto pelos "problemas sociais das famílias, que recorrem ao Banco Alimentar". "Não é um panorama agradável", frisa.

Ler mais em Diário de Leiria

Adiado julgamento de advogado acusado de ter ficado com mais de 100 mil euros de clientes

O Tribunal Judicial de Leiria adiou, ontem, sem que tenha sido marcada uma nova data, o julgamento do advogado Fernando E., pronunciado por dois crimes de burla qualificada e dois crimes de falsificação de documento.
O adiamento da sessão inicial deveu-se ao facto dos advogados do processo não terem sido notificados do pedido cível.
O processo envolve ainda duas arguidas, funcionárias do extinto 1.ºCartório Notarial de Leiria, que serão julgadas pelo crime de falsificação de documento.

Ler mais em Diário de Leiria

Quatro homens e duas mulheres detidos por suspeita de tráfico de droga

Sete pulseiras, dois crucifixos, 19 brincos, duas medalhas, 19 anéis, um fio de ouro, 3.228 em dinheiro, um televisor LCD, duas máquinas fotográficas, um auto-rádio, sete telemóveis, um ‘subwoofer’, sete pares de sapatos novos, três vasos com plantas de Cannabis, 335 doses de haxixe, e 3,8 gramas de produto de corte de droga. Foi este o material apreendido, entre as 07h10 e as 11h15 de ontem, na sequência de uma operação denominada 'Outono Seguro', levada a cabo pela PSP da Marinha Grande.

Ler mais em Diário de Leiria

Centro de Saúde com 'nota negativa' em estudo da DECO

Um inquérito da associação de defesa do consumidor DECO sobre centros de saúde coloca a unidade da Marinha Grande no último lugar da lista.
O inquérito, publicado na edição de Dezembro da revista Teste Saúde da DECO, teve como objectivo analisar a reforma dos cuidados de saúde primários em curso.
A reforma aposta nas Unidades de Saúde Familiar, mas a maioria dos consumidores ainda está inscrita em centros de saúde tradicionais. Apesar da satisfação dos utentes ter "aumentado nos últimos 10 anos", o estudo da associação de defesa do consumidor revela "longas esperas pelas consultas, falta de informação sobre o funcionamento dos serviços e pouco tempo dedicado ao paciente pelo médico de família".

Ler mais em Diário de Leiria

‘O Quebra-Nozes’ sobe hoje ao palco em Leiria

O Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, recebe hoje, pelas 21h30, ‘O Quebra-Nozes’, de Tchaikovsky, levado à cena pela Companhia de Ballet Clássico de Moscovo.
Dos bailados do grande reportório clássico, ‘O Quebra-nozes’ é dos que mais interesse desperta no grande público, até por se tratar de um tema destinado a crianças e a ser apresentado na época natalícia.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Capa do dia

Ribeira dos Milagres sofre novo atentado ambiental

A Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres (CADRM) denunciou ontem uma nova descarga poluente naquele afluente do rio Lis.
"É o acumular de vários dias, em que vão sendo lançados, sistematicamente, efluentes para a ribeira", explicou Rui Crespo, porta-voz da CADRM, adiantando ter dado conhecimento da descarga à GNR.
Segundo aquele morador na freguesia de Milagres, concelho de Leiria, ontem de manhã, a água apresentava "cheiro, cor escura e muita espuma, que são efluentes característicos de suiniculturas", à semelhança, aliás, do que afirma encontrar naquela zona há cerca de um mês.

Ler mais em Diário de Leiria

Morreu terceira vítima por ingestão de cogumelos venenosos

A morte por ingestão de cogumelos venenosos provocou a terceira morte no concelho de Pombal. Lucinda Jorge Louro, de 66 anos, residente na freguesia de S. Simão de Litém, não resistiu às complicações provocadas pela intoxicação e acabou por falecer, segunda-feira, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Lucinda Jorge Louro tinha sido transferida do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) para lhe serem avaliadas as possibilidades de um transplante hepático.

Ler mais em Diário de Leiria

Escola Rodrigues Lobo com passaporte carimbado para a Noruega

Nove alunos da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, vão representar Portugal na sessão internacional do Parlamento Europeu dos Jovens, que decorrerá em Abril do próximo ano, na Noruega.
Ana Silva, Marta Mourão, Madalena Pena, Francisco Santos, Christopher Marques, António Oliveira, João Rocha, Miguel Morna e Guilherme Sapinho ‘carimbaram’ o seu passaporte este fim-de-semana, no Sardoal, onde decorreu a sessão nacional, e onde apresentaram a sua moção sobre Economia, respondendo, assim, ao pedido da Associação Portuguesa do Parlamento Europeu de Jovens, ou seja, propor um conjunto de medidas concretas para fomentar um espírito empreendedor, no contexto da actual crise económica.

Ler mais em Diário de Leiria

Tribunal de Alvaiázere julga acusado de homicídio da mulher

O Tribunal Judicial de Alvaiá-zere começa hoje a julgar um homem suspeito de, em 5 de Março deste ano, ter morto a mulher de quem estava separado há um ano.
J. M., de 54 anos, está acusado pelo Ministério Público (MP) de um crime de homicídio qualificado e incorre numa pena de prisão até 25 anos.
De acordo com o despacho de acusação, a vítima, Maria Manuela Margarido, abandonou a casa do casal em Março de 2008 devido a "desentendimentos", situação que "o arguido nunca aceitou".

Ler mais em Diário de Leiria

União de Leiria defronta Sporting em Janeiro

A União de Leiria integra o Grupo B na terceira fase da Taça de Liga, onde constam as equipas do Sporting Clube de Portugal, o Sporting de Braga e o Trofense, cuja primeira jornada está agendada para os dias 2 e 3 de Janeiro de 2010.
No primeiro encontro, a União de Leiria recebe o Trofense, enquanto o Sporting, orientado por Carlos Carvalhal, recebe o Sporting de Braga de Domingos Paciência. Na segunda jornada da prova, marcada para o dia 13 de Janeiro, os leirienses recebem os sportinguistas e o Braga desloca-se ao terreno do Trofense, da Liga Vitalis.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Capa do dia

'Aldeia de Natal' abre portas sábado à espera de milhares de pessoas

Uma pista de gelo é a grande atracção da 'Aldeia de Natal', que abre portas no próximo sábado, no 'coração' da cidade do Lis, esperando atrair milhares de pessoas ao longo de quase um mês.
Quatro semanas depois de tomar posse, o novo executivo camarário de Leiria correu contra o tempo para manter uma tradição que, no ano passado, atingiu as 29 mil visitas, mas quis também torná-la mais atractiva, conquistando novos visitantes em época festiva.

Ler mais em Diário de Leiria

José António Silva deixa Concelhia

O presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Leiria, José António Silva, afirma que por sua vontade não será recandidato à liderança da concelhia, nas eleições internas que deverão realizar-se em simultâneo com a distrital, em Janeiro de 2010.
O assunto ainda não foi abordado entre José António Silva e os seus pares, mas o social-democrata adianta que se a decisão depender única e exclusivamente de si, a sua vontade é não ser candidato.

Ler mais em Diário de Leiria

REN desmente expropriações

Mais de 2.700 propriedades vão ser atravessadas pela linha de muito alta tensão entre Batalha e Lavos, rejeitando a Rede Eléctrica Nacional (REN) que esteja a proceder à expropriação de terrenos para a concretização da empreitada.
Na passada semana, um grupo de moradores alertou a população para a colocação de editais nas várias freguesias do concelho de Leiria que serão atravessadas pela linha de muito alta tensão, com vista "a expropriar os terrenos de proprietários que alegadamente não terão sido identificados pela Rede Eléctrica Nacional".

Ler mais em Diário de Leiria

Produtores de Pombal reclamam apoios para fazer face à crise

Agricultores do concelho de Pombal reclamaram ontem, junto do presidente da Câmara Municipal local, apoios para os sectores do leite e do arroz, afectados pelos "altos custos dos factores de produção".
Segundo António Ferraria, presidente da Federação dos Agricultores do Distrito de Leiria (FADL) - estrutura afecta à Confederação Nacional da Agricultura (CNA) - "os sectores da produção de leite, de arroz e também de batata estão a atravessar graves dificuldades" na região.

'Chícharo da Serra' já faz parte de 460 anos de história

Chícharo de Santa Catarina da Serra motiva e dá nome a festival e é principal ponto
de atracção do 460.0 aniversário da freguesia, onde, além da gastronomia tradicional,
não falta o artesanato, a música popular, entre outras actividades de animação

O Festival Gastronómico e Cultural 'O Chícharo da Serra' alia-se aos 460 anos da freguesia de Santa Catarina da Serra, em Leiria, que amanhã assinala mais de quatro séculos de história.

Ler mais em Diário de Leiria

Lito Vidigal deverá ver o jogo com o Braga na bancada

Lito Vidigal foi expulso no jogo do passado domingo em Freamunde.
No final para partida, após os unionistas terem sido eliminadas nos ‘penalties’, o técnico afirmou ao jornal ‘A Bola’ que não ofendeu ninguém “não percebi bem a minha expulsão, só se foi por passar das linhas de área dos técnicos. Não gosto de falar de árbitros nem tenho tempo para isso, mas sou educado, não ofendi ninguém”, frisou. Durante o dia de ontem não foi possível obter um comentário do treinador unionista.
Agora tudo dependerá do relatório de Carlos Xistra que escreverá o que realmente se passou no decorrer da partida para a Taça de Portugal.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Capa do dia

Freamunde lutou para ser feliz e conseguiu eliminar a União de Leiria

A União de Leiria apresentou a sua equipa habitual, exceptuando a entrada de Pananditiguiri em substituição do habitual titular Hugo Gomes.
O Freamunde, contrariamente ao que é habitual, contou com três centrais, com a finalidade de travar os brasileiros Carlão e Cássio, os goleadores da equipa.
No início a partida foi muito enfadonha, com os jogadores a acertarem marcações, embora a equipa da casa revelasse uma ligeira supremacia.

Ler mais em Diário de Leiria

União da Serra insuficiente para desfeitear o Chaves

Dois golos de Diop, um em cada meio tempo, colocaram o Desportivo de Chaves nos oitavos-de-final da Taça de Portugal de futebol, com uma vitória sobre a União da Serra, por 2-0.
O Desportivo de Chaves, utilizou o mesmo "onze" que havia ganho ao Penafiel, em jogo da Liga de Honra, no domingo, demonstrando o respeito que tinha pela União da Serra, equipa da II divisão mostrou no relvado do Municipal de Chaves ser um conjunto aguerrido cujo rigor táctico é visível.

Ler mais em Diário de Leiria

Gripe A faz segunda vítima mortal em Leiria

Um homem, de 39 anos, residente em Vieira de Leiria, foi a segunda vítima do vírus da Gripe A em Leiria, e a oitava no País, tendo falecido na sexta- -feira.
A morte foi confirmada pela ministra da Saúde que revelou tratar-se de um doente "internado em unidade de cuidados intensivos" e "em estado crítico já há alguns dias", no Hospital de Santo André.
"Ocorreu um caso de um doente que estava internado em unidade de cuidados intensivos, em estado crítico já há alguns dias", referiu Ana Jorge aos jornalistas, à margem das cerimónias que assinalaram o 50.ºaniversário do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica no Hospital de Santa Marta, em Lisboa.
Sobre esta caso, o Hospital de Leiria não fez qualquer esclarecimento.

Ler mais em Diário de Leiria

Rixa à porta de café acaba em morte nos Milagres

Quando José António chegou a um café, nos Milagres, por volta da 01h00, acompanhado por dois familiares, a proprietária do estabelecimento, a quem o homem perguntou se podia "beber uma rodada", porque ali se encontrava um conhecido seu, estava longe de imaginar que a noite ia acabar em tragédia, com o homem morto, alegadamente, à facada, no exterior do estabelecimento.
"Ele disse-me que estava aqui um senhor que conhecia e que já não via há algum tempo", explicou a empresária, referindo que, "mal chegou parecia querer arranjar problemas".
A primeira 'pega' foi com um cliente que tinha a carteira em cima da mesa, e a quem José António terá perguntado onde é que tinha a carteira, tendo o homem respondido, assegura a proprietária do café, "em tom de brincadeira", que se calhar havia sido ele (José) a roubá-la.

Ler mais em Diário de Leiria

Mulher que comeu cogumelos morreu sexta-feira

Teresa Maria Louro Gameiro, de 38 anos, filha de uma paciente que se encontra internada no Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) devido à ingestão de cogumelos venenosos, faleceu na sexta-feira, elevando para dois os óbitos registados esta semana em hospitais da cidade pelo mesmo tipo de intoxicação.
"Tentaram (os médicos) por todos os meios estabilizá-la, mas não foi possível", disse fonte do CHC
A mulher de 75 anos, mãe da falecida, ambas naturais de Carvalhal D’ Álem, Santiago de Litém, também se encontra ali internada com “prognóstico muito reservado, com insuficiência hepática”.

Ler mais em Diário de Leiria

Homem de 74 anos suspeito de abusar de menina de oito

Um homem de 74 anos, casado, reformado, foi detido pela Polícia Judiciária de Coimbra, por suspeita da prática de um crime de abuso sexual.
A vítima é uma menina de oito anos, vizinha do suspeito. A situação de abuso terá ocorrido de uma forma isolada, nos últimos dias do mês de Outubro e a mãe da menina formalizou queixa junto do posto da GNR, facto que motivou a investigação dos inspectores da Judiciária de Coimbra, que procederam à detenção do homem ao final da tarde de quinta-feira.

Ler mais em Diário de Leiria