sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Capa do dia

Gripe A mata em Leiria

Um homem de 58 anos, que se encontrava internado em estado grave no Hospital de Leiria, não resistiu ao vírus da Gripe A e faleceu ontem, vítima de pneumonia causada pelo vírus H1N1.
O doente encontrava-se internado na Unidade de Cuidados Intensivos daquele estabelecimento hospitalar, "com infecção pelo vírus H1N1" desde o dia 1 deste mês, informou o Conselho de Administração do Hospital de Santo André, adiantando que o homem "tinha antecedentes de hipertensão arterial e obesidade mórbida".

Ler mais em Diário de Leiria

Atrasos na distribuição dos CTT afecta milhares de cartas

O atraso na distribuição do correio dos CTT na Marinha Grande está a prejudicar os munícipes, principalmente a população sénior, alerta o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT).
De acordo com esta estrutura sindical, estão armazenadas no Centro de Distribuição Postal da Marinha Grande mais de 25 mil cartas. Porém, o responsável pela distribuição dos CTT nega o atraso.
Uma comunicação sobre a situação foi já enviada aos deputados portugueses no Parlamento Euorpeu por uma cidadã da Marinha Grande.

Ler mais em Diário de Leiria

Mais de 95,7 por cento dos diplomados do IPL têm emprego

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) ocupa o 12.º lugar no ranking das 31 instituições de ensino superior com maior taxa de empregabilidade dos seus diplomados, segundo um relatório divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
No IV relatório, intitulado 'A procura de emprego dos diplomados com habilitação superior', o IPL apresenta uma taxa global de 95,7 por cento do conjunto de todos os graus académicos, sendo que, nalguns cursos de licenciatura, a mesma taxa atinge os 100 por cento, nomeadamente Enfermagem (entrada no 2.º semestre), Gestão (regime pós-laboral), Marketing (regime pós-laboral) e as Engenharias do Ambiente (regime diurno), Electrotécnica (regime diurno), Informática (regime pós-laboral), Redes de Comunicações (regime diurno), e Mecânica (regime diurno), além de Solicitadoria e Teatro.

Ler mais em Diário de Leiria

Papa deverá visitar Portugal de 11 a 14 de Maio

O Papa Bento XVI deverá visitar Portugal de 11 a 14 de Maio de 2010, anunciou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga. “Aquilo que eu penso, que poderei antecipar e que não fugirá muito à verdade, é que o Santo Padre deverá chegar no dia 11 e partir no dia 14” de Maio, afirmou.

Ler mais em Diário de Leiria

Defesa Vitor Moreno deverá parar duas semanas

O defesa da União de Leiria, Vitor Moreno, poderá parar nas próximas duas semanas, se a ecografia que vai realizar hoje confirmar uma distensão ou ruptura muscular numa das coxas, contraída no encontro da última jornada frente à Académica de Coimbra.
O atleta começou a treinar ontem com limitações, mas o departamento considera imprescindível a realização da ecografia para que fiquem desfeitas todas as dúvidas em relação à gravidade da lesão.

Ler mais em Diário de Leiria

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Capa do dia

Politécnico de Leiria atinge maior número de alunos "de sempre"

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) deverá atingir, no ano lectivo 2009/2010, "o maior número de estudantes de sempre", anunciou ontem o presidente da instituição.
Durante a sessão solene de abertura do ano lectivo, Nuno Mangas deu conta da entrada de 11.500 alunos no IPL, nove mil dos quais referentes a licenciaturas. Números que colocam a instituição como uma das "mais procuradas pelos estudantes e com maior número de alunos colocados na primeira fase" do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, estando mesmo entre as 10 instituições "que mais alunos colocou".

Ler mais em Diário de Leiria

Fátima venceu Marítimo mas ficou fora da prova

O Centro Desportivo de Fátima entrou de rompante no encontro e cedo surpreendeu a equipa do Marítimo. Numa jogada pelo lado direito, Pedro Moreira, muito oportuno, abriu o activo. O Marítimo reagiu ao golo, criou algumas jogadas de perigo, mas foi a equipa da casa, que, através do mesmo Pedro Moreira, em jogada muito idêntica à do primeiro golo, dilatou o resultado.
O técnico visitante fez uma alteração táctica, substituindo o defesa esquerdo Alonso por um jogador de características mais ofensivas, e foi esta equipa que começou por dominar o encontro. Aos 23 minutos ocorreu uma jogada de perigo junto à área do Fátima, mas a bola passou ao lado da baliza de Hugo Pinheiro.

Dois doentes com Gripe A em estado crítico

Dois homens com Gripe A estão internados na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santo André em situação crítica, com ventilação assistida e prognóstico reservado.
Segundo dados revelados pelo Hospital, ao fim da manhã de terça-feira, encontravam-se internados na unidade de saúde 15 doentes com gripe A (H1N1), cinco dos quais crianças, sendo que 13 são situações consideradas “sem gravidade, estáveis e em recuperação”.

Ler mais em Diário de Leiria

Curto-circuito deixa cinco mil às escuras

Cerca de cinco mil clientes da EDP dos concelhos de Leiria e Marinha Grande ficaram sem energia eléctrica devido a um curto-circuito num posto de transformação.

Ler mais em Diário de Leiria

Sector da Apicultura na fase da profissionalização

O presidente da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), Manuel Gonçalves, revela que o sector da Apicultura está na fase da profissionalização com o aumento do número de produtores e técnicos especializados, num aumento de 10 por cento nos últimos anos.
Segundo Manuel Gonçalves, a profissionalização do sector é aproveitada por alguns produtores de mel para se dedicarem à polinização e aproveitada por outros para a produção de morangos e framboesa, nomeadamente nas zonas do Alentejo e Algarve.

Ler mais em Diário de Leiria

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Capa do dia

Mulher faz greve de fome para recuperar poder paternal da filha

Há dois dias que Sandra Henriques está a fazer greve de fome em frente ao Tribunal da Marinha Grande, exigindo que a justiça lhe conceda o poder paternal da filha, de 12 anos, e que condene o pai por alegados "maus tratos físicos e psicológicos".
Conforme explicou ao Diário de Leiria, o processo "arrasta-se há 10 anos", depois de Sandra Henriques, entretanto divorciada, ter interposto um processo ao pai, supostamente "pelo não cumprimento da pensão e por motivos comportamentais".

Ler mais em Diário de Leiria

Bibliotecas escolares modernizam aprendizagem para tornar leitores "mais críticos"

Utilizar os 'velhos' manuais e as novas tecnologias nas bibliotecas escolares parece uma tarefa fácil, mas, na verdade, é um dos maiores desafios que se colocam hoje em dia aos professores bibliotecários.
"Aprender a ler é mais complexo do que há uma década", porque "há que saber ler os media, ler através da multimédia, é mais complexo do que antes. Temos que saber mais", explicou ontem, em Leiria, Teresa Calçada, da Rede de Bibliotecas Escolares. No II Encontro de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada disse que "ser professor bibliotecário a tempo inteiro é fazer leitores mais competentes e críticos".

Ler mais em Diário de Leiria

Cogeração é solução para eficiência energética

O presidente da Comissão Executiva da Associação Portuguesa Para a Eficiência Energética e Promoção da Cogeração (Cogen), Álvaro Brandão Pinto, considera que a Cogeração (produção simultânea de energia térmica e energia mecânica a partir de um único combustível) é mais uma das soluções que Portugal tem à disposição para a eficiência energética.
Esta é a conclusão de um projecto de Dinamização da Eficiência Energética e da Cogeração (DEEC) elaborado pela Cogen nos últimos nove meses, cujo objectivo foi verificar as vantagens da Cogeração nas questões de eficiência energética.
Esse mesmo trabalho, desenvolvido por um grupo de especialistas na matéria, concluiu que a instalação de um equipamento de Cogeração traz ganhos para o País e para o consumidor final, pelo facto de não haver tantos desperdícios entre a produção e o consumo.

Ler mais em Diário de Leiria

Presumíveis traficantes aguardam julgamento em prisão preventiva

O Tribunal de Porto de Mós entendeu estipular a prisão preventiva para os dois presumíveis traficantes de droga, detidos sábado pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Leiria, na sequência do cumprimento de mandados de busca em Mira de Aire e em dois locais da localidade de Chão Direito, freguesia da Barreira.
Os interrogatórios, feitos separadamente, iniciaram-se na segunda-feira e prolongaram-se por várias horas, só terminando cerca da 1h00 da madrugada de ontem, com a GNR a conduzir os dois homens, 29 e 35 anos, ao estabelecimento prisional, onde vão aguardar julgamento.

Ler mais em Diário de Leiria

Pais dos Capuchos lançam projecto de recolha de brinquedos

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 1 n.º 7 e Jardim-de-Infância dos Capuchos leva a cabo uma iniciativa de recolha de brinquedos até ao final deste mês. A campanha denominada ‘Este Natal, todas as crianças brincam’ arrancou na quinta-feira, tendo como objectivo a entrega dos brinquedos a uma instituição de Apoio Social.
Os promotores da iniciativa colocaram recipientes no Jardim-de-Infância e Escola Básica 1 n.o7 para que crianças e pais aí possam depositar todo o tipo de brinquedos (peluches, bonecos, peças de legos ou jogos electrónicos).

Ler mais em Diário de Leiria

"Modernidade e sustentabilidade" num concelho com mais de oito séculos de história

O concelho de Pombal assinala hoje o seu feriado municipal com uma sessão solene com início marcado para as 10h00, na Câmara Municipal.
Em entrevista dada ao Diário de Leiria, antes das eleições autárquicas, Narciso Mota definiu como prioridades para Pombal "concluir a rede de saneamento e os centros escolares" e "apostar em novas modalidades desportivas".
Ampliar a Rede de Leitura Municipal, criar um Programa de Bolsas de Emprego para Jovens Licenciados e requalificar os espaços públicos, com particular destaque para as obras de beneficiação do Castelo e as vias de comunicação são também objectivos para os próximos quatro anos.

Ler mais em Diário de Leiria

Plantel leiriense prepara jogo com a Naval

O plantel da União de Leiria regressou ontem ao trabalho (16h00), no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, dois dias depois do empate caseiro frente à Académica (1-1), alcançado no período de descontos.
Com uma posição confortável na tabela classificativa ao fim da décima jornada, os jogadores unionistas já preparam o próximo embate, frente à Naval 1.o de Maio (ver texto em baixo) na terceira jornada da Taça da Liga. No último encontro com a equipa da Figueira da Foz, para a Liga Sagres, os unionistas venceram por dois zeros com os golos apontados pela dupla brasileira Carlão /Cássio.

Ler mais em Diário de Leiria

RF Competição sagra-se vice-campeã

A RF Competição sagrou-se vice-campeã de todo-o-terreno na categoria T8, com a dupla Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro a fazer mais um excelente resultado na 23.aª Baja Portalegre 500 com a sua Nissan Navara.
Luís Carvalho e Pedro Cação conseguiram o terceiro lugar no Evento Nacional, e Ricardo e Manuel Porém terminaram a prova como vencedores da categoria Promoção A.
A prova, que já faz parte da tradição da competição automóvel nacional, realizou-se entre 29 e 31 de Outubro, e contou com mais de centena e meia de participantes, entre autos, motos, quads e buggies. Cada dia da competição correspondia a uma etapa, pontuada de forma independente.

Ler mais em Diário de Leiria

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Capa do dia

Educação é prioridade, mas não pode caminhar "ao sabor dos ventos"

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, defendeu ontem, em Fátima, que a Educação é uma prioridade para o país, mas recusou soluções "ao sabor dos ventos e conveniências".
“Torna-se prioritário olhar para a Educação e reconhecê-la como elemento estruturante da sociedade portuguesa, comportando responsabilidades tanto ao nível social como para a Igreja”, afirmou D. Jorge Ortiga no discurso de abertura da Assembleia Plenária da CEP.
Admitindo que “algumas coordenadas do ensino em Portugal” inquietam a Igreja Católica, o presidente da CEP observou que “importa ter a coragem de o repensar e não adoptar soluções parciais ao sabor dos ventos e conveniências”.

Ler mais em Diário de Leiria

REN sustenta que linha Batalha-Lavos não passa sobre habitações

Respondendo à contestação da população da 11 freguesias de Leiria que serão atravessadas pela linha de Muito Alta tensão, a REN – Redes Energéticas Nacionais emitiu ontem um comunicado onde explica que o projecto de toda a linha, entre a Batalha e Lavos “não prevê a sobrepassagem de casas”.
O documento refere que “a REN procura, como sempre, minimizar quaisquer impactos provocados por estas importantes infra-estruturas”, sendo consequência desta política que, “apesar das naturais dificuldades e exigências foi possível garantir que não existirá qualquer sobre passagem de casas”.

Ler mais em Diário de Leiria

Casa do Professor arranca em 2010

A Delegação Distrital de Leiria da Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP) pretende iniciar em 2010 a construção de uma residência assistida, investimento de um milhão de euros na freguesia de Parceiros, Leiria.
“Acreditamos que a próxima direcção, a eleger em Abril, possa iniciar a construção da obra”, disse à Agência Lusa Manuela André, vogal da delegação da associação, uma instituição particular de solidariedade social que tem por objectivo apoiar os professores reformados e as respectivas famílias.
A obra, que vai ganhar o nome de Casa do Professor de Leiria, terá capacidade para albergar 24 pessoas em regime residencial permanente, adiantou Manuela André, que realçou a “polivalência de serviços” que o espaço poderá proporcionar.

Ler mais em Diário de Leiria

Tribunal Administrativo notifica eleitos da Vieira de Leiria

Os eleitos para a Assembleia de Freguesia de Vieira de Leiria nas Eleições Autárquicas do dia 11 de Outubro começaram, ontem, a ser notificados pelo Tribunal Administrativo de Leiria (TAL), na sequência de uma queixa-crime apresentada no Tribunal Constitucional do Movimento Cívico Independente (MCI) da Marinha Grande.
Joaquim Vidal, presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, confirmou que ontem de manhã recebeu uma notificação do TAL relacionada com o processo. “O documento do tribunal chegou por fax para decidirmos se queremos ou não recorrer da queixa apresentada pelo Movimento Cívico Independente”, refere o autarca socialista, que substituiu Paulo Vicente na presidência da Junta da Vieira de Leiria.

Ler mais em Diário de Leiria

Águas de Leiria recebem prémio de qualidade

A empresa leiriense Simlis foi galardoada com o prémio 'Qualidade de Serviço de Saneamento de Águas Residuais', numa iniciativa promovida pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (antigo IRAR) e pelo jornal Água & Ambiente.
Na entrega do prémio, de periodicidade anual e que vai na terceira edição, o júri destacou "o importante papel da empresa na melhoria ambiental da região no que diz especificamente respeito à resolução ao problema das águas residuais urbanas, através de um sistema complexo que assegura uma qualidade do serviço em alta estável no tempo e de elevado nível", fez saber a empresa gestora do Sistema Multimunicipal de Saneamento do Lis.

Ler mais em Diário de Leiria

Museu do Santo Condestável nasce em Ourém no próximo ano

A celebração do primeiro dia litúrgico dedicado ao Santo Condestável, na sexta-feira à noite, ficou marcada pelo anúncio da criação de um Museu Nacional, cuja abertura está prevista já para o início de 2010.
A novidade foi dada, após a missa, por Carlos Evaristo, presidente do Conselho de Administração da Fundação Oureana, e Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, que anunciaram a formalização de uma parceria tendo em vista a instalação do MNSC – Museu Nacional do Santo Condestável na sede de concelho.

Ler mais em Diário de Leiria

União mantém-se firme no sétimo lugar

A União de Leiria mantém-se firme no sétimo lugar da tabela da Liga Sagres, depois do empate (1-1) alcançado no domingo, frente à Académica de Coimbra, no EstádioMunicipal Dr. Magalhães Pessoa.
Com este resultado, os pupilos de Lito Vidigal continuam à frente do Sporting, que não foi além de um empate (2-2) no terreno do Rio Ave, e levam vantagem sobre os leões. No final da décima jornada, a União de Leiria soma 14 pontos, os mesmos que o sportinguistas, mas tem mais golos marcados e menos sofridos.

Ler mais em Diário de Leiria

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Capa do Dia

Presumíveis traficantes detidos pela GNR

Uma investigação de cerca de meio ano do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana de Leiria (GNR) culminou, no sábado, com a detenção de dois homens, portugueses, de 35 e 29 anos, pela alegada prática de tráfico de droga.
A operação da GNR desenrolou-se com buscas a dois locais em Mira de Aire, e um em Chão Direito, freguesia da Barreira, Leiria, tendo sido apreendidas 1.124 doses individuais de pólen de haxixe, 50 plantas de cannabis e 3.450 kg de folha de cannabis, assim como balanças de precisão e diversos material usado no corte da droga.

Ler mais em Diário de Leiria

Empate agradou às duas equipas

Perante 1.749 assistentes, a União de Leiria e a Académica de Coimbra proporcionaram um jogo lento, mas na maioria das vezes bem jogado e com alguns lances de bom recorte técnico.
Os dois técnicos que estudaram bem os opositores e que têm feito ‘figura’ nos clubes que agora representam, adoptaram tácticas muito idênticas num encaixe perfeito que só a inspiração de um qualquer jogador poderia alterar o rumo dos acontecimentos.
A Académica começou por controlar a partida com os seus jogadores a trocarem bem a bola, mas sem apoquentar o último reduto leiriense.

Ler mais em Diário de Leiria

População aprova dois abaixo-assinados contra alta tensão

Cerca de 60 pessoas aprovaram, sábado à noite, em Pousos, concelho de Leiria, a realização de dois abaixo-assinados contra a localização de linhas de muito alta tensão próximo de habitações e a ausência de informação sobre a sua instalação.
A decisão foi tomada por unanimidade numa assembleia popular que pretendeu sensibilizar sobre os efeitos das linhas de muito alta tensão que vão cruzar onze freguesias do município de Leiria no âmbito do traçado entre Batalha e Lavos.
No primeiro abaixo-assinado, a ser enviado ao governador civil de Leiria, primeiro-ministro e presidente da Assembleia da República, os subscritores manifestam a sua indignação pelo facto de “não ter havido informação nem debate público adequado” sobre esta obra pública.

Ler mais em Diário de Leiria

Proprietária de ourivesaria agredida e assaltada

A Polícia Judiciária está a investigar um roubo que ocorreu cerca das 18h00 de quinta-feira na ourivesaria Marinho, na cidade de Ourém.
A PSP, que primeiro tomou conta do caso explica em comunicado que o assalto, cujo valor do ‘saque’ é ainda desconhecido, foi praticado após a proprietária ter sido agredida.

Ler mais em Diário de Leiria

Mosteiro apresenta ‘graffiti’ com 500 anos

Letras, antropónimos, cruzes de Santa Maria, um rosto humano ou uma cegonha são alguns dos muitos ‘graffiti’ que ilustram há 500 anos as paredes interiores e exteriores do Mosteiro da Batalha, monumento Património Mundial da UNESCO desde 1983.
"É precisamente baseado mais no tipo de letra que surge que nos leva a afirmar que estes 'graffiti' não serão seguramente posteriores à segunda metade do século XVI", explicou o director do mosteiro, Júlio Órfão.
Advertindo que nesta matéria há "mais hipóteses do que verdades adquiridas", Júlio Órfão realçou, contudo, "alguns avanços" no estudo dos "graffiti", resultado do trabalho de historiadores de que destacou Saul António Gomes e Jorge Estrela.

Ler mais em Diário de Leiria

Campanha sensibilizou jovens para riscos da condução 'com álcool'

Milhares de jovens da região de Leiria foram, nas últimas semanas, sensibilizados para os riscos da condução sob o efeito do álcool, através da campanha 'Álcool não é cool', numa iniciativa da Associação de Solidariedade de Leiria (ASL).
A acção, que terminou sábado, quis demonstrar que para se divertir um jovem não tem necessidade de beber.
"Colocámos um bar no recinto das festas da Semana de Recepção ao Caloiro só com bebidas sem álcool para os jovens verem que se podem divertir sem beber", disse à agência Lusa Luís Pinto, presidente da ASL. O responsável explicou que a Semana do Caloiro foi escolhida por ser uma iniciativa "onde se cometem excessos".

Ler mais em Diário de Leiria

Bispos debatem eutanásia e visita do Papa a Fátima

A visita do Papa Bento XVI em Maio de 2010 a Portugal e o debate sobre a Eutanásia e o testamento vital são alguns dos assuntos que vão estar em cima da mesa na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que arranca hoje, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, e termina na próxima quinta-feira.
Entre os temas agendados, o secretariado da CEP destaca dois documentos para avaliação e aprovação, nomeadamente a nota pastoral sobre a Eutanásia e o testamento vital, e a nota sobre a missão dos leigos na Igreja e no mundo.

Ler mais em Diário de Leiria